2 minute read

Saúde do Homem e da Mulher já fez mais de 31 mil atendimentos

FOCADO NA MEDICINA PREVENTIVA,

SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER FAZ MAIS DE 31 MIL ATENDIMENTOS EM MS

Aprevenção é um dos principais recursos da medicina. Impede que a doença aconteça, ou, se tiver acometido o paciente, possibilita com o diagnóstico precoce, a melhoria da qualidade de vida e da eficácia de tratamento.

Voltado para levar o atendimento médico preventivo ao campo, demanda de trabalhadores e produtores rurais, o Senar/MS desenvolve, desde 2016, o programa especial Saúde do Homem e da Mulher Rural.

Promovido em parceria com sindicatos rurais e prefeituras, oferece atendimentos gratuitos em urologia, ginecologia, dermatologia e oftalmologia à população do campo. Um dos principais focos da ação é a prevenção ao câncer. No entanto, também são disponibilizados exames, aplicação de vacinas, preventivo, testes rápidos e outros serviços sociais e de saúde.

EM SEIS ANOS DE PROGRAMA E 75 EDIÇÕES, MAIS DE 21 MIL PESSOAS FORAM BENEFICIADAS COM MAIS DE 31 MIL ATENDIMENTOS

“Viabilizamos acesso mais fácil para realização de exames. Observamos a carência e a falta das especialidades nos municípios. As palestras ajudaram as pessoas a entenderem a importância do diagnóstico precoce, da higiene e da alimentação saudável”, explica a analista educacional e coordenadora da iniciativa, Pauline Cury.

Nestes seis anos de programa foram 75 edições, em 44 municípios. Mais de 21 mil pessoas beneficiadas e mais de 31 mil atendimentos realizados.

O alcance da iniciativa é tão grande que supera, por exemplo, o número de consultas, atendimentos e acompanhamentos na atenção básica, efetuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no município de Três Lagoas, um dos maiores do estado, em janeiro deste ano (21.469).

“O objetivo do programa é criar a oportunidade de educar e fazer a prevenção e o diagnóstico de doenças. Isso possibilita o cuidado da saúde integral do homem e da mulher rural e contribui para aumentar sua autoestima, além de melhorar a qualidade de vida”, comenta Marcelino Chehoud Ibrahim, médico urologista do programa.

Em 2022, o calendário do Saúde do Homem e da Mulher foi aberto no município de Miranda, em fevereiro. A edição trouxe uma novidade: ações do Senar/ MS e do Sistema Famasul voltadas para desmistificar e orientar a população do campo sobre educação sanitária.

Entre os atendidos está a produtora Ana Carla Queiroz. Ela aguardava há mais de três anos pela consulta com um oftalmologista. Em sua chácara, era o filho quem tomava conta das criações e da pastagem, porque ela não tinha condições de ajudá-lo nos afazeres.

“Eu estava com meus óculos quebrados e não conseguia fazer um novo porque não tinha um médico especializado. Para mim foi excelente”.

Depois da consulta, óculos novos e agora ela está enxergando tudo perfeitamente. Para Ana, o atendimento melhorou a qualidade de vida. “O Senar/ MS e a Famasul estão de parabéns pelo atendimento. Faz a diferença na vida da gente”, disse.

Em 2022, a programação prevê a realização de mais 27 edições do Saúde do Homem e da Mulher Rural no estado.

This article is from: