
2 minute read
ATeG muda a realidade de 168 ovinocultores
NOVO PATAMAR
ATeG muda a realidade de 168 ovinocultores
Acriadora Juci Mari Parro se dedica há oito anos à produção de ovinos em Tacuru. Apesar do empenho, enfrentava muitas dificuldades para fazer a atividade deslanchar. A reviravolta veio com a oportunidade de participar do programa de assistência técnica do Senar/MS. O trabalho foi árduo, mas graças a orientação que recebeu, já está rendendo frutos.
“A ajuda de uma técnica me instruindo e auxiliando no manejo foi sem dúvida um divisor de águas. Apesar de criar ovinos há muitos anos, não possuía o conhecimento necessário para o sucesso do empreendimento. Sempre me via envolta em muitas dúvidas. Mesmo que buscasse informações novas, nada se compara às orientações que recebi”.
As ações implementadas na propriedade de Juci Mari fazem parte das ferramentas disponibilizadas aos produtores pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Ovinocultura. Somente na atividade são atendidos 168 criadores em 26 cidades do estado.
A coordenadora da ATeG em Ovinocultura, Janaina Menegazzo Gheller, comenta que, nos últimos anos, a assistência técnica do Senar/MS ajudou a alavancar a atividade. “Em 2020, por exemplo, os abates de ovinos dos produtores atendidos pelo programa representaram 23,6% do total do estado. Nas propriedades atendidas houve melhora de diversos indicadores, como a mortalidade de animais com até 90 dias, que caiu 40%, em média”, analisa.
Janaina explica que a maioria das propriedades atendidas, cerca de 54% do total, é de pequeno porte. “São realidades muito distintas, mas aplicamos toda a metodologia do programa. Tudo começa com um diagnóstico produtivo individualizado para cada produtor, depois é elaborado um planejamento estratégico para a propriedade que pode passar por adequações tecnológicas para fomentar a produção. Além disso, os produtores recebem capacitação profissional complementar por meio de cursos e oficinas e com essas etapas funcionando, conseguimos realizar uma avaliação sistêmica dos resultados e promover uma melhoria contínua”.
Com a ATeG oferecendo orientação gratuita a um número crescente de produtores do estado, o Senar/MS está melhorando a qualidade de vida no campo e ajudando a mudar a realidade de milhares de famílias em Mato Grosso do Sul.
“Nós conseguimos ver a diferença não somente na propriedade, mas na vida dos produtores rurais. Eles conseguem produzir mais e utilizam melhor os recursos que dispõem. Da falta de perspectiva, ganham condições de realizarem seus sonhos. É uma revolução. A aplicação, na prática, do nosso lema. Vemos isso se realizando, todos os dias. O Senar/MS transformando vidas”.