1 minute read

PRO DU TOR CONECTADO

Tecnologia possibilita produção mais limpa e sustentável

Com a revolução tecnológica, dispositivos e recursos de última geração estão cada vez mais inseridos no campo da agricultura, dando início ao AGRO 4.0. Para manter o produtor cada vez mais conectado, o Senar/MS oferece cursos, que auxiliam o alcance de elevados níveis de desempenho, qualidade e sustentabilidade nas operações agrícolas.

De acordo com o último Censo Agrope cuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,5 milhão de produtores rurais acessam dados por meio de dispositivos eletrônicos, 1.900% a mais do que há 10 anos.

O médico veterinário e doutor em Ciência Animal Luiz Gustavo Cavalca, diretor do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar/MS, esclarece que a transformação digital no campo, além de garantir uma produção mais sustentável, eleva o potencial produti vo do agronegócio. Segundo ele, as tecnologias apoiam o produtor para a melhor tomada de decisão.

Entre as principais vantagens da revolução tecnológica do agronegócio, Cavalca aponta a diminuição dos custos de produção e melhora na produtividade, favorecendo, assim, a rentabilidade. Além disso, os avanços tecnológicos otimizam os afazeres do dia a dia, garantindo melhor qualidade de vida.

“O conceito Agro 4.0 está intimamente ligado à agricultura de precisão, uma agricultura conectada, com alto nível tecnológico, utilizando-se de sensores, comunicação entre máquinas, armazenamento na nuvem, software e análise de dados. Assim, temos uma produção mais limpa e sustentável”, disse.

Novas Solu Es No Campo E Otimiza O De Recursos

Para auxiliar o produtor a se manter cada vez mais conectado, o Senar/MS oferece, de forma gratuita, cursos técnicos em agropecuária, agronegócio, fruticultura, florestas e zootecnia, além de especialização técnica. De 2015 a 2021, mais de 282 mil pessoas concluíram os cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social realizados para trabalhadores e produtores rurais.

O instrutor de informática básica e avançada do Senar/MS, Edgar Umar, reforça que a tecnologia no agronegócio, além de aumentar a produtividade e reduzir perdas, fortalece a competitividade dos produtores no mercado internacional e contribui para a sustentabilidade do meio ambiente.

“As tecnologias facilitam a vida do produtor e estão elevando a organização produtiva do campo, trazendo inúmeras facilidades a quem se dedica a esse setor. O Senar/ MS ajuda o produtor nas transformações digitais através de capacitação de mão de obra. Nossos alunos aprendem na teoria e na prática”, destaca.