FESTAS DO BODO: SEIS DIAS DE ANIMAÇÃO, DESPORTO E TRADIÇÃO
DESTAQUE: IOLANDA EM ENTREVISTA
MARCA: POMBAL POSICIONA-SE NO “CENTRO NATURAL DE PORTUGAL”
FREGUESIAS: NOITES LONGAS CONVIDAM A ARRAIAIS DE VERÃO
FESTIVAL SETE SOIS SETE LUAS: A MAGIA DAS CULTURAS LUSO-MEDITERRÂNICAS
PEDRO PIMPÃO: “SOMOS UM CONCELHO QUE COLOCA AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR”
REGIÃO: UM TERRITÓRIO QUE CONVIDA À DESCOBERTA
GASTRONOMIA: GUIA PARA PALADARES APURADOS
Editorial À descoberta do território
Oplaneta completou mais uma volta ao redor do sol, marcando a passagem de 365 dias cheios de oportunidades únicas, tarefas rotineiras, momentos de riso e encontros memoráveis. E ainda que a espera tenha sido acelerada, à semelhança do ritmo a que vivemos o dia-a-dia, há um pensamento que nos assola em instantes de nostalgia: as Festas do Bodo.
Mais do que um programa variado de actividades para todas as idades e gostos, estes seis dias representam reencontros, descobertas e amizades renovadas. Laços reforçados. Saudades aliviadas. Os locais aproveitam para rever amigos e relaxar, enquanto os visitantes procuram boa disposição, ambiente acolhedor e celebração.
Nos próximos dias, somos convidados a explorar o território. Assim, embarcaremos juntos numa viagem que, além de oferecer um guia detalhado das actividades que fazem das centenárias Festas do Bodo um evento imperdível, nos permite conhecer Pombal e sua região. Rica em património cultural e natural há museus para visitar, momentos de pausa, caminhadas
obrigatórias e um roteiro detalhado das romarias que ocorrem nas diversas freguesias do concelho.
Esta jornada abre o apetite para aos espaços de restauração locais. A oferta é variada e promete surpreender A oferta é variada e promete surpreender. Numa selecção aleatória (e ingrata), que o leque de (boas) opções é grande, a gastronomia revela-se inovadora.
A viagem expande-se para fora de fronteiras, e convida a passeios demorados, onde o objectivo único é desfrutar da região, descobrir novos pontos de interesse e registar para memória futura algumas das paisagens mais bonitas do país.
Por aqui, neste território a que chamamos região Centro há praias a descobrir, passadiços para palmilhar e baloiços que nos fazem sonhar (e voar). Há também uma nova marca para conhecer. Afinal, Pombal quer afirmar-me como Centro Natural de Portugal. E está certo.
O conceito promete reacções fortes, entre o amor e o ódio, mas há que dizer: cada letra conta uma história, com a promessa de uma viagem pelos quatro cantos do município.
Ficha Técnica
PROPRIEDADE:
B7 Agência de Publicidade & Factos Studio
REDAÇÃO:
Ana Dias
PUBLICIDADE:
B7 Agência de Publicidade
PAGINAÇÃO & DESIGN: Factos Studio
IMPRESSÃO:
LUSOIBÉRIA – Av. da República, n.º 6, 1.º Esq. 1050-191 Lisboa Telf.: +351 914 605 117
Distribuição Gratuita Edição pontual isenta de registo na ERC, ao abrigo da Lei de Imprensa 2/99, 13 de Janeiro, artº 9º, nº 22
5.000 exemplares
CONTACTOS:
B7 Agência de Publicidade: +351 932 026 754 b7agenciapublicidade@gmail.com
Ainda que pareça uma viagem aleatória, há um sentimento que justifica cada paragem: a ‘alma’ pombalense, que as Festa do Bodo tão bem simbolizam. Esperam-se dias bonitos. Desfrutemos.
Ana Dias
Entre 25 e 30 de Julho, com Prof Jam, Rui Veloso, Fernando Daniel... e mais, muito mais
Festas do Bodo preservam tradição de olho na inovação
Bodo é... inovação
A realização do Bodo das Freguesias está de regresso à Praça Marquês de Pombal. A intenção é “envolver todas as freguesias do concelho para que todos os munícipes se identifiquem com as Festas do Bodo”, explica o autarca, enquanto afirma que “o Bodo é dos pombalenses e para os pombalenses”.
Com o apoio da Confraria do Bodo, a iniciativa pretende igualmente
dinamizar o centro histórico da cidade, correspondendo a um desígnio antigo de integrar a dinâmica cultural do Bodo àquela zona.
Destaca-se também o regresso da vertente rural com o AgroBodo, no espaço junto às piscinas municipais. O objectivo é recuperar uma tradição antiga para valorizar e incentivar os produtores agrícolas locais, com destaque para a exposição de diferentes raças de ovinos, caprinos e bovinos, e com
a realização de várias actividades relacionadas com o sector, destinadas a miúdos e graúdos.
Na mesma zona, surge mais uma vez o Bodo dos Pequeninos, este ano dedicado à arte circense, com diversas actividades que farão certamente as delícias dos mais novos.
J ulho até pode ser sinónimo de Verão e de praia, mas para os pombalenses o sétimo mês do ano é muito mais que isso, é sinónimo de festa, e de reencontros. Em Pombal, quando se pensa em Julho, pensa-se automaticamente nas Festas do Bodo. Assim, de 25 a 30 de Julho, as ruas da cidade voltam a encherse de vida, para seis dias, e seis noite, de animação constante, onde os festejos religiosos se entrelaçam com divertimentos mundanos: “perspectivam umas grandes festas”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão.
Bodo... é animação
Quanto à animação cultural, o programa é diversificado e distribuído pelos diversos espaços da cidade e todos com entrada gratuita. Pelo palco principal, instalado no Largo do Arnado, passarão artistas de índole nacional com espectáculos dirigidos às várias gerações: D.A.M.A,
Por seu turno, será comemorado, a 26 de Julho, o Dia dos Avós, com a presença dos utentes das várias instituições de solidariedade social e lares privados do concelho, com a animação a cargo de Augusto Canário.
Fernando Daniel, iolanda, Matias Damásio, Catraia, Prof Jam, Rui Veloso, Xico à Portuguesa e Toy.
De realçar a continuidade na divulgação do que de melhor se faz no concelho, com a aposta nos agentes locais, quer com espaços destinados a artesãos, quer com a novidade do Bodo das Freguesias, que trará associações locais à Praça Marquês de Pombal e dinâmicas culturais promovidas pelos próprios.
Está garantida a participação de mais de 40 agentes culturais com participação activa directa nas festividades. De acordo com a autarquia, haverá um maior envolvimento da comunidade local com a actuação de diversas escolas de música e dança do concelho, no palco do Jardim do Cardal, e com animação de rua e arruadas.
Bodo... é desporto
Na vertente desportiva, mantémse a realização a Prova do Bodo, denominada de Corrida João Faria, e que, se a saúde assim o permitir, participará na mesma à semelhança do ano anterior.
A edição deste ano volta a contar com as provas de 10 km do Bodo, Corrida das Farturas (três quilómetros) e Caminhada do Bodo (três quilómetros). As inscrições podem ser realizadas até dia 23 de Julho, com o custo de 10 euros para a participação na Prova do Bodo e cinco euros para a Corrida das Farturas. No que toca à participação na caminhada a inscrição é gratuita, ainda que obrigatória
Bodo... é tradição
Por sua vez, a devoção à Nossa Senhora do Cardal é a essência das Festas do Bodo. A tradição
cumpre-se com a Missa seguida de Procissão de Velas, e Pregação, sendo um dos pontos mais altos a celebração de Missa e Grandiosa Procissão, na tarde de domingo, 28 de Julho.
Destaca-se igualmente a realização do tradicional Festival de Folclore, em colaboração com o Rancho Típico de Pombal, onde está confirmada a presença do Grupo Folclórico de Vila Verde (Braga), do Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique (Santarém), Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros Arrimal (Porto de Mós), do Grupo de Biscarrosse (França) e do anfitrião, Rancho Típico de Pombal.
À semelhança do ano anterior, as Festas do Bodo encerrarão na terçafeira, dia 30 de Julho, com o Dia da Diáspora, no Castelo de Pombal. Um momento que pretende prestar reconhecimento à comunidade emigrante do concelho.
Bodo... é associativismo e economia
Quanto à vertente económica, regista-se já uma participação significativa do tecido empresarial local nos diversos espaços de mostra de actividades económicas, existindo ainda quatro espaços comerciais que registam, actualmente, uma elevada presença de empresa de fora do concelho nas diferentes áreas de actividade.
As festividades representam uma organização tripartida entre o Município, a PMUGest – Pombal Manutenção Urbana e a Adilpom – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal, em parceria com várias entidades como a Confraria do Bodo, a Paróquia de Pombal e o Rancho Típico de Pombal.
18H00 – ABERTURA OFICIAL AGROBODO – PARQUE DE ESTACIONAMENTO DAS PISCINAS MUNICIPAIS
21H00 – MISSA E PREGAÇÃO SEGUIDO DA TRADICIONAL PROCISSÃO DAS VELAS – IGREJA DO CARDAL
21H30 E 23H30 – ANIMAÇÃO DE RUA: TOCA SEM DÓ 23H30 – ESPECTÁCULOS – LARGO DO ARNADO:
D.A.M.A | DJS KID LOCO E LOS MISTÉRIOS |DJ NS
23H30 – BAILE – PÉRGOLA: BIG JOVEM
09H00 – ALVORADA DE 21 TIROS
10H00 ÀS 12H00 E 17H00 ÀS 19H30 – ARRUADA PELAS RUAS DA CIDADE:
GIGANTONES COM O GRUPO DE GAITEIROS DE POMBAL
14H00 ÀS 17H00 – COMEMORAÇÃO DO DIA DOS AVÓS (IPSS’S DO CONCELHO) – PARQUE VERDE DO AÇUDE
16H00 ÀS 23H00 – BODO DOS PEQUENINOS – ESPAÇO EXTERIOR DAS PISCINAS MUNICIPAIS: JOGOS TRADICIONAIS | PINTURAS FACIAIS E MODELAGEM DE BALÕES |INSUFLÁVEIS |AIR BUNGEE
16H00 – ARRUADA PELAS RUAS DA CIDADE: FILARMÓNICA ARTÍSTICA POMBALENSE
17H00 E 19H00 – COCOMELON (ESPECTÁCULO) – ESPAÇO EXTERIOR DAS PISCINAS MUNICIPAIS
17H00 ÀS 00H00 – BODO DAS FREGUESIAS – PRAÇA MARQUÊS DE POMBAL
17H30 – SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DAS FESTAS DO BODO – SALÃO NOBRE DOS PAÇOS DO CONCELHO
18H00 E 22H00 – ANIMAÇÃO PELAS RUAS DA CIDADE: ESCOLA DE CONCERTINAS E ACORDEÃO CARLOS BARBOSA
21H00 – MISSA E PREGAÇÃO – IGREJA DO CARDAL
22H00 – BODO ANTIGO – JARDIM DO CARDAL ESPERANÇAS – GRUPO DE MÚSICA TRADICIONAL
22H00 – ESPETÁCULOS – LARGO DO ARNADO: IOLANDA | FERNANDO DANIEL | DJ WILSON HONRADO | DJS BAGUNÇADA
23H30 – BAILE – PÉRGOLA: SÍNCOPA
09H00 – ALVORADA DE 21 TIROS 10H00 ÀS 12H00 E 17H00 ÀS 19H30 – ARRUADA PELAS RUAS DA CIDADE: GIGANTONES COM O GRUPO DE GAITEIROS DE POMBAL 10H30 – CERIMÓNIAS COMEMORATIVAS DO XVII CAPÍTULO DA CONFRARIA DO BODO – DESFILE PELAS RUAS DA CIDADE 16H00 ÀS 23H00 – BODO DOS PEQUENINOS – ESPAÇO EXTERIOR DAS PISCINAS MUNICIPAIS: JOGOS TRADICIONAIS | PINTURAS FACIAIS E MODELAGEM DE BALÕES |INSUFLÁVEIS |AIR BUNGEE 17H00 – SESSÃO COMEMORATIVA DOS 40 ANOS DE GEMINAÇÃO ENTRE POMBAL E BISCARROSSE – SALÃO NOBRE DOS PAÇOS DO CONCELHO 18H00 – THE INCREDIBLE BOX (ESPECTÁCULO) – ESPAÇO EXTERIOR DAS PISCINAS MUNICIPAIS 17H00 ÀS 00H00 – BODO DAS FREGUESIAS – PRAÇA MARQUÊS DE POMBAL 18H30 E 22H30 – ANIMAÇÃO PELAS RUAS DA CIDADE: GLUSGLUS 19H00 – 40ª PROVA DO BODO “JOÃO FARIA” – PARTIDA: VIADUTO ENG. GUILHERME SANTOS 20H00 – CORRIDA DAS FARTURAS E CAMINHADA DO BODO – PARTIDA: EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO 21H30 – MISSA E PREGAÇÃO – IGREJA DO CARDAL 22H00 – BODO ANTIGO – JARDIM DO CARDAL: FILARMÓNICA ARTÍSTICA POMBALENSE
22H30 – ESPECTÁCULOS – LARGO DO ARNADO: CATRAIA | MATIAS DAMÁSIO | DJ MELLO | DJ XANDI 23H30 – BAILE – PÉRGOLA: ANDRÉ CARDOSO
09H00 – ALVORADA DE 21 TIROS 17H00 ÀS 21H00 – ARRUADA PELAS RUAS DA CIDADE: GIGANTONES COM O GRUPO DE GAITEIROS “OS CANÁRIOS” 16H00 ÀS 23H00 – BODO DOS PEQUENINOS – ESPAÇO EXTERIOR DAS PISCINAS MUNICIPAIS: JOGOS TRADICIONAIS | PINTURAS FACIAIS E MODELAGEM DE BALÕES |INSUFLÁVEIS |AIR BUNGEE 16H00 – ARRUADA PELAS RUAS DA CIDADE: FILARMÓNICA ARTÍSTICA POMBALENSE, FILARMÓNICA DA GUIA E SOCIEDADE FILARMÓNICA LOURIÇALENSE
17H00 ÀS 00H00 – BODO DAS FREGUESIAS – PRAÇA MARQUÊS DE POMBAL
17H00 – MISSA SOLENE EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO CARDAL, SEGUIDA DE PROCISSÃO PELAS RUAS DA CIDADE, COM AS TRADICIONAIS INSÍGNIAS DE TODAS AS CAPELAS DA PARÓQUIA – IGREJA DO CARDAL
18H00 E 22H00 – ARRUADA PELAS RUAS DA CIDADE: BOMBOS DE CARNIDE
21H00 – DESFILE DOS GRUPOS PARTICIPANTES NO FESTIVAL DE FOLCLORE:
PERCURSO: ROTUNDA DA ESCOLA CONDE CASTELO MELHOR – JARDIM DO CARDAL
21H00 – BODO ANTIGO – FESTIVAL DE FOLCLORE – JARDIM DO CARDAL:
GRUPO FOLCLÓRICO DE VILA VERDE – VILA VERDE (BRAGA) | RANCHO FOLCLÓRICO OS CAMPONESES DE MALPIQUE – CONSTÂNCIA (SANTARÉM)
RANCHO FOLCLÓRICO LUZ DOS CANDEEIROS ARRIMAL – PORTO DE MÓS | GRUPO DE BISCARROSSE (FRANÇA)
RANCHO TÍPICO DE POMBAL (POMBAL)
22H30 – ESPECTÁCULOS – LARGO DO ARNADO: PROF JAM | DJ ANGEL E MC FUBU | DJ VILLAGER
00H00 – ESPECTÁCULO PIROTÉCNICO – CASTELO DE POMBAL
00H30 – BAILE – PÉRGOLA: ARTUR JOÃO
09H00 – ALVORADA DE 21 TIROS
09H00 – MISSA DE ENCERRAMENTO DAS FESTAS RELIGIOSAS – IGREJA DO CARDAL
10H00 ÀS 12H00 E 17H00 ÀS 19H30 – ARRUADA PELAS RUAS DA CIDADE:
GIGANTONES COM O GRUPO DE GAITEIROS “OS CANÁRIOS”
16H00 ÀS 23H00 – BODO DOS PEQUENINOS – ESPAÇO EXTERIOR DAS PISCINAS MUNICIPAIS: JOGOS TRADICIONAIS | PINTURAS FACIAIS E MODELAGEM DE BALÕES |INSUFLÁVEIS |AIR BUNGEE
17H00 ÀS 00H00 – BODO DAS FREGUESIAS – PRAÇA MARQUÊS DE POMBAL
18H00 – OS PÁSSAROS TAMBÉM VOAM (ESPECTÁCULO) – ESPAÇO EXTERIOR DAS PISCINAS MUNICIPAIS
18H00 – APRESENTAÇÃO DO I VOLUME DO I TOMBO DA OBRA COMPLETA POMBALINA – MUSEU MARQUÊS DE POMBAL:
PROFESSOR JOSÉ EDUARDO FRANCO
18H00 E 22H00 – ARRUADA PELAS RUAS DA CIDADE:
CONCERTINAS DO MARQUÊS ASSOCIAÇÃO MARQUÊS DE POMBAL
22H00 – BODO ANTIGO – JARDIM DO CARDAL:
BANDA VENCEDORA DO CONCURSO DE BANDAS DE GARAGEM DO CAFÉ CONCERTO DE POMBAL
22H00 – ESPECTÁCULOS – LARGO DO ARNADO:
VANDO BARROS | RUI VELOSO | DJ KISS KISS BANG BANG | DJ VITO
23H30 – BAILE – PÉRGOLA: ÂNGELO MIGUEL E ANABELA
16H00 ÀS 23H00 – BODO DOS PEQUENINOS – ESPAÇO EXTERIOR DAS PISCINAS MUNICIPAIS:
JOGOS TRADICIONAIS | PINTURAS FACIAIS E MODELAGEM DE BALÕES |INSUFLÁVEIS |AIR BUNGEE
18H00 – OXALÁ – VIRGINA MILLEFIORI E HÉRDER DAVID DUARTE (ESPECTÁCULO) – ESPAÇO EXTERIOR DAS PISCINAS MUNICIPAIS
17H00 – DIA DA DIÁSPORA – CASTELO DE POMBAL
18H00 E 22H00 – ARRUADA PELAS RUAS DA CIDADE: ACORDEONISTAS DE POMBAL
21H30 – BODO ANTIGO – JARDIM DO CARDAL: TOMÁS COM A URBAN DANCE FUSION
22H00 – ESPECTÁCULOS – LARGO DO ARNADO: XICO À PORTUGUESA TOY | DJ CAZÉ | DJ LINO F
Lenda do Bodo: Praga de gafanhotos e fogaças no forno
Reza a lenda que as festas do bodo estão intrinsecamente ligadas a uma praga que atingiu Pombal e a uma mítica D. Maria Fogaça, pessoa muito devota que deu origem à secular festa.
“Conta-nos a tradição que, uma praga de gafanhotos e lagartas afligiu os pombalenses, invadindo as suas habitações, contaminando os alimentos, e até caindo em nuvem dentro dos vasos onde as mulheres levavam a água, obrigando ao uso de um pano para a coar. Esta vexação era tão insuportável que obrigou o povo a ir à Igreja de S. Pedro, então Matriz da Vila, e aí principiarem uma procissão de preces, que acabou na Capela de Nª Sr.ª de Jerusalém. Realizouse missa cantada, prometendo-se uma festa, se esta os livrasse de tão grande calamidade”, revela Nelson Pedrosa, historiador.
Ao que parece, “a Senhora de Jerusalém rapidamente atendeu os rogos e súplicas do povo aflito”: porque na manhã não havia sinal do ‘inimigo’. “Reconhecido o milagre, celebrou-se nova missa solene em acção de graças pelos benefícios recebidos, ajustandose desde logo as festas para o ano vindouro”. No ano seguinte, D. Maria Fogaça “decide tomar por sua conta o total dispêndio da festa religiosa, tal foi o empenho que houve canas, escaramuças, touros, fogos e danças”. Nessa festa, foram oferecidos ao pároco da vila, dois grandes bolos, que saindo de extraordinária grandeza, ao serem deitados no forno, um ficou mal colocado. “Um criado da casa, invocando o nome da Sra de Jerusalém, atreveu-se a entrar rapidamente no forno, consertou-o e saiu ileso”. Tal facto correu logo todo o povo, como um novo
milagre, e deu origem à festa do bodo. A partir de então, a festa passou a fazer-se com temerária devoção ao bolo, ao qual a população deu o nome “fogaça”.
Inicialmente realizada nos finais de Junho, passaram a realizarse no último fim-de-semana de Julho, visto estar mais de acordo com o calendário das colheitas. Contudo, nas quatro semanas anteriores, continuaram-se a promover cerimónias em honra da Senhora. Para tal, no último dia das festas, a Câmara nomeava quatro mordomos, cada um de casais diferentes, que se encarregavam de fazer a festa, um deles vinha na primeira sexta-feira, procurar a bandeira de Nossa Senhora do Cardal que levava para o seu casal.
"A fogaça"
“Quatro homens com o bolo numa padiola ladeado pelas mulheres que o haviam confeccionado, o andor com a imagem de Nossa Senhora do Cardal, o pároco, a filarmónica e muito povo, dava a volta às ruas da vila, dirigindo-se depois para o local do forno, tendo o homem que devia entrar nele, passado todo o dia sob o andor a rezar.
Chegados ao forno, o “homem tirava da mão de Nossa Senhora um cravo e caminhava para o forno, ia quase sempre vestido de preto e de chapéu de dois bicos e no momento que os vários homens tentavam meter o bolo no forno, o homem que tinha de entrar dizia “Viva Nossa Senhora do
Cardal”, a seguir metia o cravo na boca, punha o chapéu na cabeça e entrava juntamente com o bolo, dava uma volta à roda deste, como que a consertá-lo e voltava; tirava o chapéu e renovava os valores à virgem”. Logo que a procissão recolhia à igreja, a boca do forno era tapada com adobes de terra.
Pouco depois da implantação da República, foi demolido o forno e alguns anos depois, o bispo de Coimbra, proíbe a entrada do homem no forno, não só em Pombal, mas também nas freguesias de Santiago de Litém e de Abiúl (Concelho de Pombal) e no Avelar (Concelho de Ansião) que tinham semelhante prática.
Termina assim a entrada do homem no forno, mas o Cardal vai continuar a ser o coração das Festas, que “permaneceram, chegando aos nossos dias e mesmo nos anos em que não terão sucedido, nunca deixaram de estar presentes no espírito dos pombalenses, demonstrando ser a celebração mais importantes do concelho de Pombal”, remata.
iolanda: "Desistir nunca fez parte do meu dicionário"
Aos 29 anos, iolanda [sim, com i minúsculo, como gosta a artista] deu o “Grito” que a levou a representar Portugal no Festival a Eurovisão que teve lugar em Maio desde ano na Suécia. A cantora e compositora pombalense acabou por ficar em décimo lugar com 152 pontos.
A jovem acaba de lançar o novo EP, ‘Olhar P’ra Baixo’, sucessor do aclamado ‘Cura’. O registo de estúdio já se encontra disponível nas plataformas digitais, conta com o single “Calma” e ainda as faixas “Olhar P’ra Baixo”, “Complicado”, “Água” e “P’ra Sermos 1 Agora”. Com letra e música de iolanda, o trabalho inclui colaborações de Luar, Tayob J, Ned Flanger e Dør.
iolanda sobe ao palco do Largo do Arnado a 26 de Julho, sexta-feira.
Pombal ComVida (PCV) - Quando é que surgiu o interesse pela música?
iolanda (i) - Desde muito miúda que manifestei interesse por música e dança no geral. Sempre fui uma criança cheia de energia e os meus pais na altura levaram-me até uma escolinha de música onde estudei nos
primeiros anos de infância.
PCV - O que sentiu quando ouviu o seu nome na revelação do vencedor do festival da Canção?
i - Senti muita felicidade, muitos nervos e algum medo também. É uma responsabilidade gigante ao
mesmo tempo que é muito desafiante mas nunca deixa de ser super super divertido.
PCV - Que balanço faz da participação no Festival da Eurovisão, na Suécia?
i - Estou muito feliz com o nosso resultado. Era importante para mim chegar ao Top 10 de participações na Eurovisão 2024 e conseguimos. Trabalhámos muito para ali chegar e sinto que toda a equipa está muito feliz com o que alcançámos.
PCV - Percebemos que durante a participação no evento criou laços de amizade com os outros participantes, e acabou por lançar um videoclipe, do single ‘Calma’, gravado durante a passagem pela Eurovisão. É importante para si criar estes elos de ligação?
i - Claro. O objectivo principal, para mim, deste tipo de concursos é criar ligações com os artistas participantes e fomentar a comunicação com artistas de outros países. Acho crucial para a nossa cultura portuguesa, que conectemos mais com artistas estrangeiros.
PCV - Durante a participação no Festival da Eurovisão, este ano muito polémico devidos a questões políticas, a iolanda aproveitou para transmitir alguns ‘recados’. Que mensagem quer passar ao Mundo?
i - Que a paz é crucial para que possamos viver em harmonia.
PCV - O seu percurso fica marcado pela participação noutros concursos,
com desfechos diferentes… Pode dizer-se que essas provações a tornaram mais resiliente?
i - Sem dúvida. Desistir nunca fez parte do meu dicionário.
PCV - Tem sido descrita como uma pessoa muito lutadora e persistente… É assim que se vê ao espelho?
i - Sou uma pessoa com um sonho e vivo o meu sonho porque trabalhei muito para aqui chegar. É essa a mensagem que quero passar às gerações vindouras. Que o talento é 5% e o resto é trabalho.
PCV - É considerada uma das próximas grandes divas da música feita em Portugal para a próxima década. Até onde quer chegar?
i - Quero continuar a fazer a minha música e fazer com que essa música chegue a quem me quer ouvir.
PCV - Com que artistas gostaria de trabalhar?
i - Tenho várias colaborações de sonho. Ana Moura, Slow J, Sara Correia, são alguns dos nomes.
PCV - Lançou o EP “Cura” em 2023, trouxe-nos a música “Grito” em 2024. Que planos tem para o futuro?
i - Estamos a trabalhar no meu primeiro disco, mas para já, podem ouvir o meu novo EP “Olhar Pra Baixo” que conta com 5 temas novas, escritos na fase entre o Festival da Canção e a Eurovisão.
Nova marca apresentada recentemente
Pombal quer posicionar-se no "Centro Natural de Portugal"
O Município de Pombal apresentou recentemente a sua nova marca turística “Pombal - Centro Natural de Portugal”. O lançamento foi realizado durante a conferência “A importância da marca na afirmação territorial”, que reuniu diversas personalidades de destaque no sector do turismo e branding.
A nova marca, desenvolvida pela Ivity Brand Corp, surge alinhada com o Plano de Acção Estratégico “Pombal 2030”. Segundo Carlos Coelho, CEO da Ivity Brand Corp, a marca tem o objectivo de “recontar um pouco da história de Pombal: uma história muito sedutora, que precisa de ser contada”, desafia a percepção de que Pombal é apenas um “ponto de passagem” entre Porto e Lisboa e pretende “destacar as qualidades únicas de Pombal”.
Assim, Pombal é agora apresentada como uma “marca central da natureza de Portugal”, englobando a natureza
geográfica, natural, cultural e histórica da região, com a marca a reflectir tanto o passado quanto o presente, realçando a actualidade e a qualidade de vida, bem como o futuro do município.
O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, descreveu o lançamento como um “momento único, histórico e inesquecível” para a cidade, enfatizando que a nova marca é muito mais do que um logotipo, e representa a essência do território e da comunidade. “Identifica Pombal como um território naturalmente aberto, acolhedor e surpreendente para todos os que cá vivem, visitam e empreendem,” afirmou.
Por sua vez, Carlos Coelho destacou que o objectivo da nova marca é mostrar a centralidade do concelho e posicionar Pombal como um ponto de convergência no mapa nacional. “Todos os caminhos vão dar a Pombal,” resumiu, destacando a
natureza, história, cultura, geografia e economia locais.
Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, presente no evento, reconheceu a importância das marcas para alcançar notoriedade e reforçar a atractividade territorial. “As marcas já não estão só nas empresas, são decisivas para os territórios,” disse Machado, sublinhando que as marcas precisam de “dizer a verdade” e “comunicar com a emoção”.
O desenvolvimento da nova imagem e marca teve um custo de 55.280 euros para o município pombalense.
A conferência contou também com a presença do director da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria, Sérgio Leandro, e de Paulo Santos, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Além deles, estiveram presentes o Presidente e
Vice-Presidente do Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida e Jorge Sampaio, respectivamente.
Cada letra representa um aspecto único da região:
P das pombas e de Al-Pal-Omar
O do olhar atento da Nossa Senhora da Estrela
M do mar, dos mergulhos na Praia do Osso da Baleia e das memórias
B da beleza profunda dos pinheiros e da natureza
A da cabeleira do Marquês de Pombal
L das lendas do castelo templário
Com espectáculos até 1 de Setembro
Festival Sete Sois Sete Luas: A magia das culturas luso-mediterrânicas
Amagia da música do mundo mediterrâneo e lusófono regressa a Pombal para uma nova edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, que decorre até 1 de Setembro. A iniciativa, que conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes, do Ministério da Cultura, tem entradas gratuitas.
O arranque, em Pombal, aconteceu a 11 de Julho ao som do 7 Sois Revolution Orkestra, uma produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas, inspirada num repertório de “músicas da revolução” em homenagem aos 50 anos da Revolução dos Cravos.
O evento transforma o Jardim do
Cardal em palco principal, e viaja até às freguesias de Carriço, Abiul, Vermoil e Almagreira para dar a conhecer o que de melhor se faz um pouco por todo o Mundo.
Ao todo estão agendados mais 11 espectáculos, divididos em concertos musicais, apresentações de circo e uma residência artística, que se irá traduzir na criação de uma obra de arte urbana, a cargo do artista plástico marroquino Rosh.
O evento, que arrancou a 11 de Julho, e que se estende até 1 de Setembro, tem como objectivo incentivar o diálogo intercultural e o intercâmbio de artistas, com
o Sete Sóis Sete Luas a fazer uma forte aposta na programação assente na música popular contemporânea e nas artes plásticas. Promovido por uma rede cultural que une 30 cidades de 12 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono - Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia -, o festival tem em Pombal uma das cidades portuguesas há mais tempo vinculadas ao projecto, desde 2015.
A programação prossegue em Agosto, com concertos da italiana Flo, Korrontzi, grupo proveniente do País Basco, Jeunesse VII das
cidades 7 Sóis, Teo Collori, com o seu grupo musical Momento Cigano, vindos da Eslovénia. Segue-se a apresentação do grupo espanhol Omblingo e do italiano Luca Bassanese. No que toca às artes circenses, Pakipaya, da Catalunha, mostram o seu ‘shake, shake, shake’, num espectáculo que funde a paixão artística pelo circo, teatro e humor, criando um estilo próprio, onde a técnica circense está ao serviço da dramaturgia teatral, sem esquecer a actuação da Luso 7Luas Band, que reúne seis músicos vindos de Brasil, Cabo Verde, França, Itália, La Réunion e Portugal, que desenvolvem um repertório original inspirado nos valores multiculturais do festival.
FLO (NÁPOLES, ITÁLIA)
3 de Agosto | 22H00 - Jardim do Cardal
FLO, cantora e compositora, autora e actriz de teatro, seduz com a sua vocalidade visceral e com a sua escrita original e persuasiva. Pesquisadora musical incansável, viaja em constante busca de histórias, tradições e contaminações. As suas performances são ritmo, história, ritual: um equilíbrio entre o êxtase, a melancolia e a teatralidade típica do sul da Itália.
FLO, uma das mais prestigiadas cantoras e compositoras da world music de autor, apresenta histórias de um sul misterioso e fascinante. Na sua carreira artística já colaborou com figuras importantes da música italiana como Stefano Bollani, Paolo Fresu, Daniele Sepe, Enrico Rava, Peppe Servillo…
KORRONTZI (PAÍS BASCO)
10 de Agosto | 22H00 - Jardim Do Cardal 11 de Agosto | 22H00 - Carriço [Associação de Silveirinha Grande e Claras] 12 de Agosto | 22H00 - Abiúl [Coreto]
Korrontzi, fundado em 2004, é um dos grupos mais prestigiados da música do País Basco, que descobriu a antiga tradição do “trikitixa” (“concertina”). O grupo quer homenagear a cultura popular basca, dando-lhe uma lufada de ar fresco, com influências de todo o mundo, proporcionando um concerto cheio de energia e de alegria, onde a música e a dança se fundem num estado incandescente. Tudo isto, ao som dos temas compostos por Agus Barandiaran, cuja energia parece inesgotável. Em 2024 o grupo Korrontzi festeja 20 anos de actividades com um espectáculo novo, onde a dança basca vai se fundindo com a música do grupo.
JEUNESSE VII DAS CIDADES 7SÓIS (CABO VERDE, LUXEMBURGO, MOÇAMBIQUE, PORTUGAL)
13 de Agosto | 22H00 - Vermoil [Largo da Igreja Nova] 14 de Agosto | 22H00 - Almagreira [Parque Verde]
Este projecto original prevê a criação de uma produção musical original com a participação de mestres e de jovens de grande talento vindos das diferentes culturas musicais enraizadas nos Países da Rede Sete Sóis Sete Luas. A direcção musical será da responsabilidade do grande mestre português José Peixoto, que irá orientar e arranjar o repertório musical deste novo projecto, cheio de energia jovem, que pretende valorizar os novos talentos dos Países SSSL. Produção musical original do Festival Sete Sóis
TEO COLLORI & MOMENTO CIGANO (ESLOVÉNIA)
16 de Agosto | 22H00: Jardim do Cardal
Teo Collori, com o seu grupo musical Momento Cigano, gravou 6 discos de originais durante os seus vinte anos de carreira. Actualmente é o autor mais activo na cena jazzística eslovena. A sua guitarra pode ser ouvida em mais de 100 álbuns. Ele começou a tocar rock, depois passou para metal, funk, jazz e “jazz cigano”. Devido a essa amplitude, a sua música incorpora vários estilos. Momento Cigano foi fundado em 2015 e o seu álbum de estreia ganhou o prémio “Álbum do Ano 2015” no portal MuzikObala.
OMBLIGO (ESPANHA)
17 de Agosto | 22H00: Jardim do Cardal
Em 2016, Anika (violino, voz e charango) e Angel (guitarra, voz e silbido), conheceram-se num parque em Madrid e, improvisando com uma guitarra e uma garrafa, deram vida a um projeto musical que levou à formação do grupo. Ombligo apresentou-se por toda a Espanha, passando por salas emblemáticas, como o Teatro Circo Price ou a sala Galileo Galilei.
LUCA BASSANESE (ITÁLIA)
24 de Agosto | 22H00: Jardim do Cardal
O cantor, compositor, activista, poeta e músico italiano Luca Bassanese, juntamente com a sua Piccola Orquestra, há mais de 20 anos leva aos grandes palcos da Europa o seu repertório original caracterizado por um poderoso som inspirado na musica popular italiana. As suas letras, acompanhadas por música rítmica do sul da Itália, unem as duas margens do Adriático e falam principalmente sobre questões sociais, ambientalistas e de compromisso civil.
PAKIPAYA (CATALUNHA): «SHAKE SHAKE SHAKE»
30 de Agosto | 22H00 - Jardim do Cardal
Circo acrobático humorístico.
A Compañía PakiPaya nasceu em 2008 do encontro entre Noemí Díaz e Adrià Mascarell que fazem do amor a sua profissão e a sua razão de viver. Fundadores, encenadores, produtores, criadores e performers fundem a sua paixão artística pelo circo, teatro e humor, criando um estilo próprio, onde a técnica circense está ao serviço da dramaturgia teatral. Exploradores da risa e da emoção, eles procuram a interacção com o público para que possa vibrar com a magia e com a ilusão.
LUSO 7LUAS BAND (MEDITERRÂNEO)
31 de Agosto | 22H00 - Jardim do Cardal
A «LUSO 7LUAS BAND» é o projecto musical original 2024 que reúne seis prestigiados músicos vindos de Brasil, Cabo Verde, França, Itália, La Réunion e Portugal que desenvolvem um repertório original inspirado nos valores multiculturais do Festival Sete Sóis Sete Luas e realizado em chave musical de acordo com as tradições de cada músico. Produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas – Estreia nacional
STREET ART - ROSH (MARROCOS)
Residência artística de 16 a 20 de Agosto
A expressão, a provocação, a perfeição da grande e bela Natureza, somada a uma imaginação em constante acção no quotidiano, estes são os sinais identificadores que melhor resumem a sensibilidade criativa de Mohammed Rochdi, em arte ROSH, um escrutinador incansável de todos os elementos que o rodeiam. Os rostos e os temas foram, no seu design gráfico, o que dá sentido e relevo às suas obras. Recentemente, Rochdi experimentou a arte do graffiti, marcando as fachadas e paredes de várias cidades de Marrocos com esta técnica de “protesto”, rejeitando qualquer falso classicismo obsoleto.
CONCERTOS SOLIDÁRIOS:
7SÓIS REVOLUTION ORKESTRA 12 de Julho | 11H00
KORRONTZI 12 de Agosto | 11H00 14 de Agosto | 11H00
LUSO7LUAS BAND 1 de Setembro | 11H00
Descubra Portugal à Boleia da
Viaturas até 9 Lugares
Evite custos e desgastes com o seu carro pessoal Entregas em todo o país, incluindo Aeroportos
Opte por franquia zero e desfrute da nossa Região
Roteiro das festas de Verão por todo o concelho
No Verão os dias longos convidam a convívio e as noites quentes a um pé de dança. No concelho de Pombal há festas para todos os gostos, espalhadas pelas várias freguesias. Desde a feira taurina, em Abiul, até às celebrações em honra dos santos padroeiros, o difícil será escolher. Com sorte, pode conciliar a agenda e dar um saltinho a cada uma delas. Não nos parece que se vá arrepender…
Abiul: Festas do Bodo e Feira Taurina atrai centenas de aficionados
Avila de Abiul vai estar em festa de 2 a 6 de Agosto, a 11, 12 e 14 do mesmo mês, para celebrar as tradicionais Festas do Bodo de Abiul, em honra de Nossa Senhora das Neves. A autarquia, presidida por Sandra Barros, pretende manter os usos e costumes do povo, através de um programa de actividades a reviver os tempos antigos.
O Bodo de Abiul devia ser um caso de estudo. Para além de dispensar qualquer apresentação, ainda consegue fazer com que os ‘assíduos’ contem os dias até que a festa comece. Assim, para além de ser um tradição com algumas centenas de anos, a romaria “é
uma promessa dos Abiulenses à padroeira da freguesia, Nossa Senhora das Neves”, desta forma, “as festas do Bodo são também um local de reencontros entre os Abiulenses que se encontram espalhados pelos quatro cantos do Mundo e que regressam às suas origens durante estes dias”, num “momento de partilha e convívio, onde se pretende promover o rico património histórico, a cultura e a boa gastronomia”, da freguesia, uma vez que a realização deste certame “assume um importante papel na promoção, nos usos e nos costumes da Freguesia”.
É de relembrar que estas festas surgiram, segundo reza a tradição,
na sequência da peste que atingiu a região em 1561/2. Ligada a estas festas estão indelevelmente as touradas. Por altura das festas, Nossa Senhora das Neves, padroeira da paróquia, fazia todos os anos um milagre. Num enorme forno onde se queimavam seis ou sete carradas de lenha, era metido um bolo de trigo de 110 a 120 quilos. Em seguida um homem entrava no forno, depois de confessado e comungado, dava a volta ao bolo e saia, sem lesões. Tudo se passava em frente da imagem da Virgem, colocada em frente ao forno. A tradição foi mantida até 1913.
Falar do Bodo de Abiul é falar,
forçosamente, nas tradicionais corridas de touros e os cartéis para 2024 não vão deixar Abiul de fora das atenções dos aficionados.
O certame arranca no sábado, 3 de Agosto, com um cartel onde estão presentes os cavaleiros Marcos Bastinhas, Miguel Moura e Duarte Fernandes. Pegam os Forcados Amadores de Santarém e de Turlock. Lidam-se toiros de António Charrua.
A 4 de Agosto pelas 18h00 será realizada a corrida mista da feira. Em praça estarão os cavaleiros Filipe Gonçalves e Luís Rouxinol Jr. e o matador de toiros António Ferrera. Pegam os Forcados Amadores Académicos de Coimbra e lidam-se toiros de Fale Filipe.
A feira termina a 14 de Agosto tradicional corrida à portuguesa terá em praça os cavaleiros Rui Fernandes, Manuel Telles Bastos e Francisco Palha. Pegam os Forcados Amadores do Aposento da Chamusca e de Alcochete. Lidam-se toiros de Fernandes de Castro.
No que diz respeito às tradicionais Festas do Bodo de Abiul, em honra de Nossa Senhora das Neves, estão já confirmados a banda Funk FF, Duo Musical Tomané, John Mitchell e Válter Gonçalves, mas há mais… muito mais.
Carnide: Cinco dias de festa em honra de Santo Elias
Omês de Agosto já não vem longe, e na freguesia de Carnide já não se pensa noutro assunto que não na realização das grandiosas festas em honra de Santo Elias, que se realizam entre 8 a 12 de Agosto.
A dispensar qualquer apresentação, o certame conta com cinco dias de festa riga, onde a tradição se entrelaça com a modernidade e
para isso a organização, a cargo da Comissão de Festas, preparou para este ano um evento repleto de novidade.
Os festejos têm início no dia 8, com a abertura do recinto às 16h00. A noite será animada por André Cardoso, que sube ao palco às 21h00 para dar início aos bailes que vão marcar todos os dias do
evento.
No dia 9, a celebração religiosa será destaque com uma Missa e a Procissão das velas com a imagem de Nossa Senhora, marcada para as 20h00. A partir das 22h00, Nélson Marto animará o baile, seguido de um espectáculo musical com Usados com Garantia às 22h30 e música a cargo do DJ Andrél L. Artistas que garantem uma noite cheia de ritmos variados.
A programação do dia 10 começa com uma Missa Vespertina às 18h00. A partir das 22h00, The Cartel sobe ao palco, seguido do baile com Tomané, às 22h30. Às 23h00, o palco recebe Hybrid Theory, com mais uma actuação de peso. A noite prolonga-se até de madrugada com Kid Loco & Los Mysterios, segue-se Nuno Fernandez, que começa a sua performance às 3h00.
O dia 11 é marcado pela Missa Solene e Procissão às 10h30. Às 16h00, os Bombos de Carnide, acompanhados pelo grupo SAMP Bajouca, trazem a tradição ao recinto. O ponto alto da tarde arranca com o XXII Festival Internacional de Folclore, às 17h00,
que já tem participação de vários ranchos nacionais e internacionais confirmados, incluindo o Estúdio de Danza Identidades da Bolívia. A noite encerra com o Duo Ângelo Miguel e Anabela às 21h30, um concerto com Jorge Guerreiro às 22h30 e a música do DJ AC a partir da meia-noite.
O último dia, 12 de Agosto, começa com o baile de Graciano Ricardo às 21h30, seguido do sorteio de rifas às 22h00. A partir das 22h30, João Pedro Pais promete um concerto emocionante, fechando a noite com o DJ Vito M a partir da meia-noite.
As Festas de Santo Elias em Carnide são uma excelente oportunidade para desfrutar de momentos de diversão, cultura e fé. Com uma programação tão rica e variada, este evento é preparado a pensar em todas as idades e interesses.
Recorde-se que o certame é, ainda, reconhecido, pela sua área gastronómica, onde se podem provar as iguarias da região. A zona de restauração abre ao público no sábado (10) e segunda-feira (12), a partir das 19h30. No domingo (11), os almoços servem-se pelas 12h30, e os jantares a partir das 19h30.
Vieirinhos: Celebração e alegria nas Festas em Honra de Nossa Senhora
dos Remédios
A
localidade de Vieirinhos, na freguesia de Carriço, preparase para celebrar mais uma edição das Festas de Honra de Nossa Senhora dos Remédios, um evento tradicional que promete quatro dias de celebração, devoção e muita animação de 1 a 4 de Agosto.
As festividades começam no dia 1 de Agosto com uma Missa e Procissão das velas, marcadas para as 21h00. Momento de fé e introspecção, onde a comunidade se reúne para honrar Nossa Senhora dos Remédios.
No dia 2 de Agosto, a noite começa com um animado baile conduzido por Nelson Marto às 21h45. A animação continua com um espectáculo dos Spice Boys à meia-noite, seguido da performance energética de Kid Loco & Los Mysterios às 02h30, garantindo uma noite cheia de
música e diversão.
A manhã de 3 de Agosto iniciase com uma arruada às 10h00, trazendo alegria e movimento às ruas de Vieirinhos. À noite, a Banda Kibomba inicia o baile às 21h30, seguido de espectáculo da banda Prova de Fogo. A festa prolonga-se pela madrugada com o DJ Menasso, que começa a sua actuação às 02h30.
O último dia de celebrações, 4 de Agosto, começa com Missa seguida de Procissão às 14h30, acompanhada pela Banda Filarmónica de Lares. Às 16h30, haverá a tradicional venda de Ramos e o sorteio de rifas às 17h30. A tarde continua com a actuação do grupo Os Amigos da Concertina. À noite, o baile com Toc & Foge começa às 21h30, e a festa termina com o DJ Cláudio Sousa a partir da 01h00.
Barreiras prestam homenagem a Nossa Senhora de Fátima com quatro dias de festa
Omês de Agosto parece pequeno para tanta actividade, o difícil é mesmo escolher. Barreiras, na freguesia de Redinha também se veste de festa para um tradicional arraial de Verão. O certame realiza-se de 2 a 5 de Agosto e apresenta-se com um cartaz forte, no que diz respeito à animação.
No primeiro dia de celebrações (2 de Agosto), a abertura do bar faz-se pelas 14h01. A noite fica reservada a baile, com André Cardoso. De acordo com a organização, a animação arranca pelas 21h59. Haja pontualidade. Para sábado, o programa é semelhante, sendo que a animação, com o mesmo horário de início, fica a cargo de Graciano
Ricardo. No domingo, o foco vai para a vertente religiosa, com a realização de Missa Solene, em honra de Nossa Senhora de Fátima, seguida de Procissão. Pelas 19h13 tem inicio a actuação do Grupo de Danças e Cantares de Pousadas Vedras.
A noite fica reservada ao baile com a banda Só Ritmo, que começa pelas 21h59 e animação musical termina ao som de Dj Pedro Silva, que dá início ao ‘after hours’ pelas 02h02.
No último dia de festejos (5 de Agosto), a abertura do bar faz-se pelas 17h01. Segue-se sardinhada “regada com boa pinga da região”, servida ao com da banda Big Jovem.
Charneca: quatro dias de festa celebram Sagrado Coração de Jesus
Outra das festas de Verão que merecia um caso de estudo são as festas em honra do Sagrado Coração de Jesus, na Charneca. O certame, que tem tanto de religioso como de mundano realiza-se de 14 a 18 de Agosto.
O evento arranca a 14 de Agosto, com baile a cargo de Graciano Ricardo, seguido de espectáculo musical com Bombocas + Banda. A noite termina com a continuação de baile.
Recorde-se que as Bombocas são
uma dupla feminina de música popular portuguesa. Ao longo da carreira, o grupo passou por algumas mudanças relativamente aos elementos. É actualmente constituído por duas cantoras: a Paula Santos e a Rita Almeida.
Para 15 de Agosto, quinta-feira, o dia será preenchido com a habitual Missa seguida de Procissão, com inicio pelas 15h00. Segue-se o concerto da Filarmónica Artística Pombalense. Com o cair da noite, sobe ao palco Vânia Marisa, que dá inicio ao animado baile. João
Seabra inicia o espectáculo pelas 22h30. Pelas 00h00, está prevista uma explosão de cor nos céus da Charneca, com fogo-de-artifício. A animação nocturna continua com baile.
A sexta-feira (16) está reservada a baile com Duo Tomané e noite de fados com a participação de Isa Cardoso. No dia seguinte, o destaque vai para o animado baile a cargo de Nini e Carlos Monteiro, espectáculo com Mov, sem esquecer que a tarde se faz com uma tradicional sardinhada.
No último dia de festividades a manhã fica reservada para Missa e arruada pelas ruas da localidade, ao som dos Gaiteiros de Pombal. Durante a tarde realiza-se mais uma edição do Festival de Folclore, que conta com a participação do Rancho Folclórico da Chaneca, Rancho Folclórico do Azinhal (Algarve), Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca (Alentejo) e do Grupo Folclórico de Sesimbra. Para os mais enérgicos, a animação nocturna faz-se com baile, a cargo da banda Big Jovem.
Louriçal: Nossa Senhora da Boa Morte celebra-se entre 14 e 18 de Agosto
Arrancam a 14 de Agosto, e terminam no dia 18, as tradicionais festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Morte, que todos os anos se realizam no Louriçal. Os festejos, organizados pela Junta de Freguesia e pela Associação Critérios e Tradições, sedeada no Louriçal, apresentam
um cartaz de luxo com destaque para as presenças de Micaela, Augusto Canário, Syro, Miguel Gameiro & Polo Norte, e Elsa Gomes & Dr. Rex, garantindo uma variedade de estilos musicais para agradar a todos os públicos Para finalizar a noite, está prevista a actuação dos DJ’s Lino F
Menasso, NS, Nuno Fernandez e Midikloryan.
Serão cinco dias que juntam o profano ao religioso, com um dos momentos altos a acontecer na noite de quarta-feira, dia 14, com a celebração de missa seguida de procissão de velas em honra de Nossa Senhora da Boa Morte. Uma procissão que regressará às ruas da vila na tarde do dia seguinte, feriado (15 de Agosto).
De acordo com a organização, “sendo as nossas Festas conhecidas e reconhecidas como um dos mais importantes eventos do concelho e até mesmo da região quisemos mais uma vez contratar um conjunto de artistas de renome nacional, juntando a grande componente religiosa, gastronómica e de exposições, que ano após ano vai aumentando na sua dimensão de milhares de pessoas que nos visitam nestes dias”, desta forma mantem-se o modelo das edições anteriores, com entradas livres. Assim, o público é convidadoo a usufruir de toda a festa de forma gratuita, e onde a organização quer que a “Vila seja o palco de todos os festejos”, e onde o principal
objectivo passa pelo “aproximar mais as festas das pessoas”.
Os festejos visam a promoção e o desenvolvimento da Freguesia do Louriçal e englobam a realização de actividades nas vertentes cultural, recreativa, económica, religiosa e gastronómica, relativa à economia local e regional.
As festas contarão com uma feira de actividades económicas, uma mostra gastronómica, com as habituais tasquinhas e as barraquinhas de comes e bebes e a degustação do exlibris conventual, o Biscoito do Louriçal; o tradicional Festival de Folclore organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico do Louriçal na tarde do dia 15, e a Feira de Velharias ao longo desse mesmo dia.
Segundo a organização, “estão reunidas as condições para que seja uma grande festa”, desta forma, vão ser cinco dias de muita animação, com uma componente religiosa muito marcada, sendo “o ponto alto dos festejos”, que costuma, habitualmente, atrair “muitos milhares de pessoas, vindas de todo o país”.
Meirinhas: Festas em honra de Nossa Sra. das Dores e Santo António de 16 a 19 de Agosto
e 16 a 19 de Agosto Meirinhas será palco de uma das celebrações mais aguardadas da região – a festa em honra de Nossa Senhora das Dores e Santo António. Este evento promete trazer alegria, tradição e muita animação para todos os visitantes.
Para celebrar a efeméride, a organização preparou um cartaz de luxo, onde está prevista a actuação de Chef Duro & Seus Adversários, Graciano Ricardo, Darromba Trio
A festa inicia-se na noite de 16 de Agosto com a actuação do DJ
Presidente, a partir das 22h00, a dar o pontapé de saída para um fimde-semana repleto de actividades e entretenimento.
No dia 17 de Agosto, as festividades começam às 18h00 com a abertura do arraial, onde os participantes poderão deliciarse com um tradicional porco no espeto. A noite segue animada com um baile ao som do grupo musical Darromba Trio às 21h00, seguido de uma vibrante festa dos anos 80 com o DJ Cazé, a partir das 22h30. Para encerrar a noite em grande, DJ Kid Loco & Los Mysterios prometem agitar as pistas depois das 02h30.
O sábado, 18 de Agosto, é marcado por uma manhã tradicional com uma arruada pelos Gaiteiros de Abiul, às 11h00. À tarde, a partir das 15h30, a celebração religiosa toma o centro das atenções com a Missa e Procissão. A animação continua às 17h30 com a actuação da centenária Banda Filarmónica Ilhense e, logo depois, às 19h00, com o Rancho Folclórico dos Conqueiros. A noite reserva um
baile com o organista André Cardoso, seguido por um tributo aos Queen, de Freddie Mercury, pela banda One Vision, com início pelas 22h30. Para terminar a noite, BJ Bagunçada promete muita diversão a partir da 01h00.
No último dia de festividades, 19 de Agosto, haverá uma Missa e Procissão às 18h00, seguida da actuação da Escola de Concertinas Carlos Barbosa, às 19h30. O baile é animado pela teclista Vânia Mariza. A noite encerra com a actuação dos ansianenses Chef Duro & Seus Adversários, às 22h30. DJ Vito Pereira encerra a festa, a partir da 01h00.
Recorde-se que a banda liderada por Bruno Duro elevou o nome de Ansião, e da região, com a participação no programa da RTP ‘Got Talent Portugal’, tendo mesmo chegado às fases finais do concurso.
No recinto das comemorações há, ainda, quermesse, sorteio de rifas, jogos tradicionais e insufláveis para os mais pequenos.
Vermoil: Sagrado Coração de Jesus junta o profano ao religioso
ermoil já anda a preparar as grandiosas festas em honra do Sagrado Coração de Jesus, que se realizam de 22 a 25 de Agosto, naquele que é o penúltimo fim-desemana do oitavo mês do ano. O certame conta com um cartaz e programa com vários eventos, concertos e tasquinhas. As festas em honra do Sagrado Coração de Jesus são consideradas uma das maiores festas do ano na freguesia de Vermoil, apenas comparadas ao Bodos das Castanhas, que se realiza em Outubro, e juntam habitualmente milhares de pessoas vindas não só da freguesia, do concelho, como também de todo o país, sem esquecer uma grande percentagem de emigrantes, que escolhem esta data para regressar à sua terra natal.
Várias são as celebrações que normalmente juntam o profano com o religioso, com destaque para a eucaristia, seguida de procissão, concertos musicas e até uma… vacada.
O evento arranca na noite de 22 de Agosto, com um concerto de Verão, organizado pela Sociedade Filarmónica Vermoilense, seguido
de baile, a cargo do pombalense Gracioano Ricardo. Para sextafeira (23 de Agosto) está prevista a actuação de catedral Music, seguindo-se a música com Dj Vito M.
A 24 de Agosto, as celebrações arrancam com a tradicional ‘garraiada’, uma iniciativa que reúne anualmente centenas de curiosos. Sandrinho da Memória anima a tarde e prepara os visitantes para o baile, a cargo de Zezita. A noite termina ao som de DJ Bagunçada, mas antes sobe ao palco a afamada artista Rebeca.
Para o último dia de festividades, a organização, a cargo da Comissão de Festas do Sagrado Coração de Jesus, o dia está reservado para uma arruada e actuação da Filarmónica Vermoilense, A eucaristia celebrase pelas 15h00, seguida de procissão e durante a tarde actua o rancho ‘Pedrinhas de Sicó’ e Rancho Típico de Pombal. A noite fica reservada ao Teatro de Aldeia, com inicio pelas 21h30, e seguese a actuação de Sérgio Mirra. O fogo-de-artifício acende-se pelas 00h30, e marca o encerramento das festividades para este ano.
Foz: Senhor da Vila celebra-se de 2 a 4 de Agosto
pequena localidade da Foz, na extinta freguesia da Mata Mourisca, está a preparar mais uma edição das tradicionais festas em honra do Senhor da Vila. O evento anima a região de 2 a 4 de Agosto, com garraiada, música e celebrações religiosas.
O certame arranca a 2 de Agsoto, com a actuação de DJ Phill. No dia seguinte, o destaque vai para o desfile de carros e motas antigas, que arranca pelas 09h00, e para a garraiada, que conta com a
participação da Ganadaria Santos Silva, que abre o apetite para um convívio gastronómico com sabor a porco no espeto, regado com vinho da região. A noite prossegue ao com baile, a cargo de Sons do Zêzere, e termina ao som de DJ Valelo.
No último dia de festividades a Missa Solene tem hora marcada para as 10h00. A actuação das Concertinas do Marquês realizase pelas 18h00. E o encerramento das festividades faz-se com baile, animado pelo Duo Big Banda.
em festa...
Ansião: Nininho Vaz Maia e Barbara Tinoco nas festas do Concelho
Município de Ansião anunciou os artistas que irão animar a edição deste ano das Festas do Concelho, que se realizam de 8 a 11 de Agosto. Com uma programação diversificada, o evento promete atrair moradores e visitantes para quatro dias de muita celebração e entretenimento.
As festividades começam no dia 8 de Agosto, com a estreia no palco de Ivandro, prometendo uma noite cheia de energia e boa música. No sábado, 10 de Agosto, é a vez de Nininho Vaz Maia subir ao palco, trazendo seu estilo único e carismático para animar o público. Para encerrar as
comemorações com chave de ouro, a cantora Barbara Tinoco se apresentará na última noite, garantindo um espectáculo memorável para todos os presentes.
A pouco menos de um mês do início das celebrações, a organização promete divulgar mais novidades, incluindo uma programação rica em momentos culturais e desportivos. Uma das atracções mais aguardadas é a Expo Ansião Coração de Sicó, um espaço dedicado à mostra e promoção do empreendedorismo e das tradições locais. Este evento é uma oportunidade imperdível para os expositores representarem as actividades económicas de produtores e artesãos da região, além de contar com a participação do movimento associativo, das juntas de freguesia e de outras instituições do concelho.
Segundo o regulamento tornado público pela ADILCAN – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais do Concelho de Ansião, que colabora com o Município na realização das festas, a Expo Ansião Coração de Sicó tem como objectivo principal promover o potencial económico do concelho e da região. “A iniciativa envolve e mobiliza não só o artesanato, a produção local e o associativismo, mas todo o sector económico e empresarial, incluindo artesãos, entidades associativas concelhias, autarquias e, em sentido lato, empresas comerciais, industriais e de serviços”, destaca o documento.
Com uma programação abrangente, as Festas do Concelho de Ansião prometem ser um evento imperdível, onde se celebra a cultura, economia e o espírito comunitário da região.
Soure: Némanus, Syro e Toy nas festas de São Mateus
m Soure, a antecipação já está em alta para as tradicionais festas de São Mateus, que este ano se realizam entre 19 e 23 de Setembro.
Este evento, conhecido pela sua atmosfera vibrante, promete mais uma vez encantar os visitantes com uma programação diversificada.
O palco principal do certame acolhe alguns dos grandes nomes da música portuguesa, incluindo Toy, Syro e Tiago Bettencourt, acompanhado pela Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense. A abertura das festividades está marcada para 19 de Setembro, uma quinta-feira, e conta com a energética actuação de Némanus.
No dia seguinte, 20 de Setembro, a programação reserva um espaço especial para a final do Festival Metamorfose. A noite culmina com a performance de Diogo Lopes, conhecido artisticamente como Syro, que promete encerrar o palco principal com chave de ouro.
O sábado, 21 de Setembro, será marcado pela actuação do talentoso jovem sourense Guilherme Batista, que alcançou o terceiro lugar no popular concurso de talentos The Voice Portugal, transmitido pela
RTP1. Guilherme abrirá o caminho para o espectáculo de Expensive Soul, que certamente animará o público com o seu estilo único e contagiante.
No domingo, 22 de Setembro, a tradição de colaborações especiais continua. Após o sucesso do ano anterior, quando a Banda do Cercal se apresentou ao lado de Mimi Cat, este ano a Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense juntará forças com Tiago Bettencourt, oferecendo um espectáculo que promete ser inesquecível.
Para encerrar o certame em grande estilo, no dia 23 de Setembro, o palco instalado no Parque dos Bacelos recebe o renomado Toy.
Recorde-se que qstas festividades não são apenas uma celebração local, mas também um convite para todos aqueles que apreciam boa música, convívio e cultura.
M Cantanhede: Expofacic promete sete palcos com música para todos os gostos
FIGUEIRÓ DOS VINHOS
Festas de Feira de São Pantaleão - 26 a 28 de Julho
Música, Teatro e o tradicional Folclore estão de volta para as Festas da Feira de São Pantaleão em Figueiró dos Vinhos.
A edição 2024, deste certame com mais de 500 anos de história, realiza-se entre os dias 26 e 28 de Julho, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, prometendo diversão, música e tradição.
As Festas da Feira de São Pantaleão iniciam-se, assim, com a Noite de Folclore, na noite de 26 de Julho. A noite seguinte é reservada à música dos Calema e de Wilson Honrado.
A Festa termina a 28 de Julho com o indispensável espectáculo de comédia, este ano com a produção da AliArte, “De sogra e de louco… todos temos um pouco”.
FREIXIANDA - OURÉM
Festa do Emigrante - 08 de Agosto
A 8ª edição da Festa do Emigrante da Freixianda, no concelho de Ourém, está marcada para 8 de Agosto, no Largo dos Bombeiros, organizada pela secção local dos Bombeiros Voluntários de Ourém e respectiva Liga de Amigos.
A festa terá início com a abertura do bar e do restaurante com o habitual frango assado, às 18h00 e às 19h00, respectivamente, com possibilidade de venda das refeições para fora.
úsica para todos os gostos em sete palcos ao longo de 11 dias é uma das promessas da comissão organizadora da 32.ª edição da Feira Agrícola Comercial e Industrial de Cantanhede (Expofacicque se realiza de 25 de Julho a 4 de Agosto.
O certame com mais de 600 expositores, com actividade que vão deste o tecido empresarial, industrial, comercial e associativo, e os sete palcos dispersos pelo recinto de 10 hectares, que receberão, ao longo de 11 dias, perto de 200 artistas e grupos musicais, espectáculos e demonstrações culturais e desportivas.
No palco principal, cujo recinto comporta 32 mil pessoas (sensivelmente dois terços da lotação total diária da feira, que é de 50 mil pessoas) os destaques de origem internacional são todos brasileiros.
A cantora Luísa Sonza atua no dia 26, o Grupo Revelação, banda de pagode formada no Rio de Janeiro
na década de 1990, que lançou 16 álbuns e meia centena de singles ao longo da carreira, tem actuação agendada para 27 e o artista de funk MC PH actua em 1 de Agosto, na mesma noite dos portugueses António Zambujo e Miguel Araújo.
Se os destaques do cartaz do palco principal vão para artistas brasileiros e portugueses, os canadianos Magic!, que têm quase 15 milhões de ouvintes por mês na aplicação Spotify, são outra das atracções do cartaz, que inclui, ainda e entre outros, os ‘habituais’ Tony Carreira (dia 28) e Xutos e Pontapés (no encerramento da Expofacic, a 4 de Agosto).
Os Magic!, banda de fusão de reggae formada em 2012, são autores do tema “Rude”, sucesso internacional em 2013 e ouvida no Spotify mais de mil milhões de vezes até hoje.
Actuam a 3 de Agosto, penúltimo dia da Expofacic, partilhando o palco com o brasileiro Livinho e os portugueses Piruka e Kappa Jota.
FAZUNCHAR [Festival de Arte Urbana] 10 a 18 de Agosto
O FAZUNCHAR 2024 está de regresso a Figueiró dos Vinhos para a sua 6ª edição, que decorre entre 10 e 18 de Agosto. Além das artes essenciais que caracterizam este Festival de Arte Urbana, o FAZUNCHAR traz, também, novas áreas para explorar e celebra antigas tradições.
O FAZUNCHAR apresenta-se como uma festa construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território, fazendo jus ao seu nome, que significa “fazer” em Laínte, um dialecto local utilizado por comerciantes locais.
CEM SOLDOS - TOMAR Festival Bons Sons - 08 a 11 de Agosto
A data está marcada! E a Aldeia de Cem Soldos está pronta para, voltar a ser a rainha da música portuguesa.
Este é um festival de música que decorre de 8 A 11 de Agosto, na Aldeia de Cem Soldos, em Tomar, e pretende ser uma forma de divulgação de música portuguesa, onde o público descobre projectos emergentes e reencontra músicos consagrados.
A Aldeia de Cem Soldos transforma-se durante o festival, é fechada e o seu perímetro delimita o recinto que acolhe vários palcos, perfeitamente integrados nas suas ruas, praças, largos, igreja e outros equipamentos.
MONTEMOR-O-VELHO
Feira do Ano - 31 Agosto a 08 Setembro
O Largo da Feira, em Montemor-o-Velho, será o palco de nove dias de animação. Com entrada gratuita, o programa da Feira do Ano foi pensado para todas as idades, contando com a actuação de artistas nacionais, mas também de artistas de expressão regional e local, bem como o tecido associativo concelhio, com as Freguesias em Festa.
Pedro Pimpão: "Somos um concelho que coloca as pessoas em primeiro lugar"
Pombal ComVida (PCV) - As festas do Bodo estão aí para cumprir uma missão junto da população, agentes económicos e emigrantes. O que podemos esperar do Bodo 2024?
Pedro Pimpão (PP) - O Bodo é uma celebração de um momento único e tão especial para a comunidade. Celebra a sua identidade, a sua história, a sua cultura e também a nossa devoção à Senhora do Cardal.
Durante estes dias, os corações dos pombalenses enchem-se de gratidão e alegria, pois testemunham mais um capítulo da tradição que os une e fortalece como comunidade.
Deste belo livro escrito pelas mãos dos seus antepassados e que é dever zelar, preservando as tradições e os valores sem esquecer de inovar e de adaptar as tradições aos dias de hoje.
Nestes dias os seus corações também se enchem de generosidade, ao dar as boas vindas aos milhares de familiares, descendentes e visitantes que retornam a Pombal. Em 2024, quem nos visitar pode esperar uma das maiores edições de sempre, com uma forte aposta nas dinâmicas comunitárias que fazem
do BODO o ponto de encontro especial de todos os pombalenses.
Sinto que as pessoas nos apoiam e estão do nosso lado
PVC - Estão marcadas para o próximo ano eleições autárquicas. Que balanço faz deste primeiro mandato?
PP - A avaliação do mandato será sempre feita pelos pombalenses que é por eles que nos temos dedicado diariamente.
O que posso afirmar é que temos concentrado as atenções em honrar os vários compromissos que assumimos quando apresentámos esta nova ambição para Pombal e que está bem espelhada nas iniciativas que já implementámos e nos projectos que estão a ver a luz do dia.
O balanço que faço da execução do nosso Plano de Acção é muito positivo e sinto que as pessoas nos apoiam e estão do nosso lado, contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento do nosso concelho.
PVC - Até ao final do mandato, quais são as grandes prioridades?
PP - Até ao final do mandato queremos lançar a obra do Grande Parque Verde Urbano de Pombal, que está já em fase de projecto, assumindo-se como um desejo antigo da nossa comunidade e que nós vamos tornar realidade. Queremos apresentar publicamente o projecto do Polo de Inovação e Conhecimento onde vai nascer a nova Escola Superior de Pombal num estudo que está a ser desenvolvido por um grupo de trabalho liderado pelo Politécnico de Leiria. Queremos ainda lançar a nossa Incubadora de Empresas e dar a conhecer ao mundo as potencialidades do Explore Sicó.
PCV - Já está a preparar uma recandidatura?
PP - Ainda não. Creio que será prematuro falar disso quando estamos ainda tão concentrados em executar bem os compromissos que assumimos até Outubro de 2025. O nosso foco é no trabalho diário em prol da melhoria das condições de vida dos nossos concidadãos e na promoção do aumento da atractividade do nosso território.
PCV - Houve, recentemente,
O presidente da Câmara Municipal de Pombal mostrase confiante em relação ao futuro do território e admite que o executivo “leva muito a sério a área social”, Neste sentido, o autarca afirma que “colocamos sempre as pessoas no centro das políticas públicas” de forma a criar “um concelho cada vez mais solidário e inclusivo”.
Em entrevista ao Pombal ComVida, quando Pombal vive por estes dias as tradicionais Festas do Bodo, Pedro Pimpão aborda, ainda, as estratégias delineadas e acções municipais com vista ao desenvolvimento da região.
uma reformulação dos pelouros atribuídos aos vereadores a tempo inteiro. De que forma sentiu a necessidade destas alterações? O que trazem de novo?
PP - Como qualquer organização, os principais objectivos e desafios são dinâmicos, pelo que as alterações nos pelouros delegados aos senhores vereadores foram pontuais, no sentido de colocar algum foco em matérias estratégicas para o Executivo, nesta final do mandato autárquico.
PCV - Pombal tem uma Área Social muito diversa, com ofertas inovadoras, como a Casa Abrigo, a Casa da Criança, uma Santa Casa da Misericórdia muito activa, as áreas residenciais para idosos, o Laboratório Internacional de Estudos para o Envelhecimento Activo. O que significa isto para o concelho?
PP - A nossa dinâmica social significa que somos um concelho que coloca as pessoas em primeiro lugar.
A verdade é que, em Pombal, levamos muito a sério a área social e colocamos sempre as pessoas no centro das políticas públicas e de
promoção de um concelho cada vez mais solidário e inclusivo.
Somos reconhecidos, pelas diversas entidades, nomeadamente pelos serviços da Segurança Social, como um município de referência a nível nacional, pela rede social que disponibilizamos. É um trabalho extraordinário desenvolvido pelas várias instituições de solidariedade social, que temos a felicidade de ter, pelas suas técnicas, auxiliares e dirigentes, que ficou bem evidente no período de pandemia que tantas marcas deixou no sector social.
PCV - A autarquia está a avançar com projectos como “grande parque verde da cidade” e do novo pólo de ensino superior, inovação e empreendedorismo de Pombal. Como se sente com a realização destes projectos?
PP - Se me permite, acrescento muitos outros projectos, como a requalificação do nosso parque escolar e a melhoria das infraestruturas na área da saúde, entre outros…
Enquanto autarca, são passos decisivos na concretização de compromissos que assumi com os pombalenses quando me propus a desempenhar estas funções. Mas, como cidadão e pombalense de alma e coração, estas são decisões importantes para o nosso futuro colectivo.
Quanto ao tão desejado Parque Verde Urbano de Pombal é o culminar de um processo que se arrastava há décadas e que, depois de um período de negociações, do cumprimento dos trâmites legais, do envolvimento dos órgãos autárquicos e do respectivo visto do Tribunal de Contas, teve agora finalmente o ponto final.
Este é um investimento muito importante, pois são cerca de 60.000 m2 em pleno perímetro urbano, assumindo-se como uma das “obras” mais ambicionadas pelos pombalenses ao longo dos tempos e que agora será efectivamente uma realidade.
Relativamente ao ensino superior, o Município tem participado activamente na dinamização do
Núcleo de Formação do IPL em Pombal, nomeadamente, na oferta formativa de CTeSP na cidade e, reiteradamente, tem demonstrado a sua disponibilidade para cooperar com o Politécnico de Leiria no sentido de afirmar o ensino superior em Pombal, designadamente através da criação de condições efectivas para a concretização de uma nova escola superior nesta cidade.
O futuro Pólo de Inovação e Conhecimento, a implementar na zona do Casarelo, é uma obra estrutural e inovadora que poderá vir a albergar uma futura escola superior do Instituto Politécnico de Leiria e respectivas unidades de investigação
Relembro que o Politécnico de Leiria constituiu um grupo de trabalho, incorporando elementos oriundos de diferentes áreas, da Instituição e não só, com a missão específica de avaliar a viabilidade da criação, em Pombal, de uma nova escola superior do Politécnico de Leiria, nas áreas científicas da Sustentabilidade, do Bem-Estar e da Transição Digital.
Precisamos urgentemente de mais profissionais de saúde
PCV - A saúde é um tema que continua a fervilhar. Há o anúncio da criação de um novo centro de saúde e a ampliação de outro no concelho de Pombal, no entanto muitos utentes continuam sem médico de família…
PP - Tenho defendido um aumento do investimento nacional no sector da saúde e exigido o reforço de médicos nas freguesias e unidades de saúde.
É o assunto que mais preocupa os cidadãos e não posso deixar de estar solidário com eles na justa reivindicação de mais e melhor prestação de cuidados de saúde. Se queremos melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, como factor de atractividade das nossas comunidades, temos que exigir mais e melhores cuidados de
saúde.
Precisamos urgentemente de mais profissionais de saúde, elemento fundamental para a coesão territorial. Temos vindo a trabalhar em estreita articulação com a Unidade de Saúde Local da Região de Leiria e temos vindo a fazer o que é possível no âmbito das nossas competências, considerando que esta é uma estratégia prioritária e urgente. Estamos a preparar investimentos significativos, na ordem dos 14 milhões €, para proporcionar as melhores infra-estruturas para melhorar a qualidade da resposta assistencial às populações, com mais valências e serviços.
PCV - O ExploreSicó é outro dos temas quentes da actualidade. Em que ponto se encontra o projecto? Já há uma data prevista para a inauguração?
PP - Sou um entusiasta do Explore Sicó, enquanto centro de promoção e divulgação da sub-região de Sicó, daquele maciço calcário, de todas as atividades que podem ser associadas – do pedestrianismo, da espeleologia, da escalada, e de todo um conjunto de iniciativas que vão ser dinamizadas a partir do Explore Sicó.
A obra, neste momento, já está em fase de conclusão. Agora, aquilo que é mais relevante é o que nós queremos com aquela intervenção. E aquilo que nós queremos é dinamizar, efectivamente, todo o território de Sicó, independentemente dos limites administrativos do nosso concelho. O que nós queremos é que quem visite o nosso território fique a conhecer um bocadinho melhor Sicó, e que se sinta entusiasmado a voltar. E nós vamos conseguir isso, juntos!
A técnica que está, neste momento, a coordenar o Explore Sicó é uma das pessoas mais competentes e dedicadas ao nosso território. E, naturalmente, é uma maisvalia enorme, é das pessoas com mais integração no território, porque aquilo que nós queremos é que o Explore Sicó também ajude a valorizar cada uma das comunidades envolventes
a esta intervenção, e isso está a ser conseguido, tanto que a primeira exposição temporária que nós vamos ter é sobre os Poios, as pessoas, a etnografia, as tradições da aldeia, das pessoas que vivem ali no dia-a-dia, e que nós queremos cativá-las para este projecto, porque é um projecto que também visa valorizar aquilo que é o trabalho de muitos anos dessas pessoas em prol da comunidade. Queremos abrir o Explore Sicó ao mundo neste mandato.
PCV - A Câmara tem também apostado no apoio e incentivo à prática desportiva e à cultura. Pode dizer-se que estes incentivos são uma marca do seu mandato?
PP - Acreditamos que a promoção do desporto e de estilos de vida saudáveis junto dos mais novos são um caminho a seguir. É por isso que o Município tem um plano de apoio ao desporto muito abrangente e ambicioso, que potencia a formação dos mais jovens em quase duas dezenas de modalidades diferentes, com um investimento anual que supera o meio milhão de euros.
Por outro lado, a dinâmica de eventos desportivos no nosso território é constante e com resultados de sucesso, de acordo com as mensagens recebidas das várias organizações. Pombal quer afirmar-se no contexto desportivo nacional e internacional, pelo que está de portas abertas para receber cada vez mais provas de relevo no concelho, com todas as vantagens que isso traz aos agentes económicos e turísticos.
Quanto à cultura, em Pombal assumimo-la como uma área estratégica de fomento da atractividade do território, de dinamização comunitária e de abertura de novos horizontes, onde todos têm lugar.
É importante valorizarmos a dedicação extraordinária dos milhares de dirigentes associativos que temos e que, voluntariamente, dão vida às nossas comunidades, mobilizando milhares de pessoas e dinamizando as áreas da cultura, do recreio e do desporto. Pombal tem futuro!
Pombal: mais que uma cidade, um teritório a descobrir
Com cerca de 626 quilómetros quadrados, o concelho de Pombal é rico em patrocínio edificado e natural. Nas próximas páginas convidamo-lo a conhecer, ou relembrar, alguns dos mais importantes pontos de interesse do concelho, e da região envolvente. Desde o areal dourado da Praia do Osso da Baleia, até ao Grand Canyon português, leia-se Canhão do Vale dos Poios, há visitas obrigatórias por passadiços e parques de lazer, sem esquecer um passeio à descoberta das paisagens mais bonitas, de preferência a ‘voar ’ num baloiço panorâmico.
Praia do Osso da Baleia: um postal inesquecível
Situada em plena Mata Nacional do Urso, sabia que o seu nome se deve ao aparecimento de um esqueleto de baleia que, segundo testemunhos orais, terá dado à
costa naquele areal no início do século passado?
A única praia do concelho de Pombal voltou, este ano, a receber
as bandeiras Azul e de Praia Acessível. Para além da Bandeira Azul, hasteada pelo.º ano consecutivo, foram também içadas a bandeira de Praia Acessível e de Praia com Qualidade de Ouro.
Desta forma, a praia do Osso da Baleia é, desde 1998 considerada Praia Dourada por apresentar valores singulares do ponto de vista geológico, florístico, faunístico, paisagístico e patrimonial, sendo que recebe, desde 2004, o galardão Bandeira Azul renovando o título, ano após ano, o que “representa um esforço dos agentes locais em cumprir os 32 critérios exigidos para o efeito, e que estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos
e Segurança e Serviços”. Desde 2005, a praia recebeu também o galardão Praia Acessível, isto porque oferece aos visitantes condições e infra-estruturas para pessoas com mobilidade condicionada.
Nesta zona de singular beleza, recentemente recomendada num artigo do canal americano CNN, pode ainda explorar a envolvente, bem como alguns aspectos associados à fauna e flora, realizando os percursos pedestres “Trilho da Lagoa de São José” e “Trilho da Baleia Verde”.
COMO CHEGAR:
Latitude: 40.00275
Longitude: -8.91255
Canhão do Vale dos Poios: a natureza em estado puro
OCanhão do Vale dos Poios é um dos maiores canhões fluviocársicos (“canyon”) em território nacional, formado por grandiosas vertentes escarpadas que outrora a água escavou e modelou.
Ao longo deste espaço os visitantes conseguem apreciar a paisagem impressionante e esmagadora deste vale, e as pequenas aldeias tradicionais desta região, com os seus campos de cultivo e paisagem eminentemente rural. Pelo caminho ainda existe a oportunidade de admirar a capela da Senhora da
Estrela, encaixada numa imponente escarpa e de onde se podem admirar belos panoramas. Com uma fauna selvagem muito rica, com destaque para o bufo-real, o peneireiro e o andorinhão-real, a zona é muito apreciada para escalada e passeios pedestres.
Na aldeia dos Poios, na freguesia da Redinha, estão a ultimar-se as obras de construção de um dos “projectos mais importantes para a sub-região de Sicó”, falamos do Explore Sicó, um empreendimento que “já tem vários anos” e que de acordo com o presidente da Câmara Municipal
de Pombal, “deverá estar concluído até ao final deste ano”, sendo que “depois avançamos com outro processo, o de equipar e começar a programar actividades”.
Pedro Pimpão entende que “o nosso maciço de Sicó precisa de ter uma infra-estrutura e um ponto de referencia para a dinamização de actividades de promoção e de valorização da nossa Sicó, seja para a escalada, o parapente, para os passeios de BTT, o bird watching, ou para espeleologia, este Explore Sicó será um ponto comum de valorização destas actividades em
Sicó, e já aí acho que é um elemento agregador muito importante, porque ainda não temos as actividades de animação e de valorização da Serra de Sicó como um produto global organizado”.
“Noutra área, não temos neste momento, e passaremos a ter, com o Explore Sicó, um sítio onde pessoas que não conheçam ficam a conhecer perfeitamente tudo aquilo que são as particularidades e a riqueza natural das terras de Sicó”, onde o público passará a ter acesso a “exposições temporárias e permanentes que vão mostrar toda a riqueza natural deste território”. Para além disso, “vamos a ter a oportunidade de intensificar o turismo científico”, de forma a “promover campus de investigação neste território, que é um laboratório a céu aberto”, com a assinatura de “protocolos com várias instituições de ensino superior e unidades de investigação”, de forma a “ter mais áreas de exploração e aumentar o conhecimento sobre Sicó”, assegura.
Buracas do Casmilo: um segredo bem guardado
Provavelmente nunca ouviu falar do spot super instagramável que é o vale das Buracas de Casmilo, no vizinho concelho de Condeixa, em plena serra de Sicó. Pois bem, fique a saber que é ali que fica a maior concentração de buracas de Portugal. Estas buracas são pequenas grutas que se desenvolveram horizontalmente e cujas entradas podem atingir os dez metros. Tanto quanto se sabe, estas formações calcárias desenvolveram-se em épocas em que o clima era mais frio do que é actualmente. Era nestas zonas que se abrigavam os rebanhos de cabras e ovelhas.
O impacto da acção humana na natureza é um fenómeno que não se verifica naquela região. Infelizmente, a água à superfície é uma miragem, o que acaba por afectar a pitoresca aldeia de Casmilo, que se localiza a pouco mais de um quilómetro do vale. Mesmo assim, continua a ser um destino que merece uma visita obrigatória, especialmente devido
ao contraste que proporciona quando comparada com grandes metrópoles. Enquanto que nestas barulho é constante, por lá reina o silêncio quase ensurdecedor.
O passeio da aldeia até ao vale é tão simples quanto magnífico. O percurso está bem sinalizado, e é feito por uma estrada de terra batida para facilitar a caminhada entre a paisagem verdejante, plena de árvores e plantas de diversas espécies.
Os trilhos continuam ao longo do vale, embora aí sejam mais naturais e o levem de buraca em buraca. Embora sejam desconhecidas para uma grande maioria dos portugueses, as Buracas do Casmilo têm, ao longo dos anos, angariado bastantes fãs, graças à experiência de escalada que proporcionam.
COMO CHEGAR:
Latitude: 40.04616627
Longitude: -8.49594645
Paul da Madriz: um oásis de biodiversidade
OPaul da Madriz situa-se na margem direita do rio Arunca, a cerca de 2 km de Vila Nova de Anços e 1,5 km da povoação do Casal do Redinho - Alfarelos. Apresenta uma área de cerca de 40 hectares e um km de comprimento, em forma trapezoidal alongada.
Trata-se de uma zona húmida, onde, outrora, foi praticada a orizicultura, praticamente abandonada, devido ao aparecimento, nos antigos campos de arroz, de vegetação típica dos pauis.
Este paul é composto por vários biótopos nomeadamente, o caniçal, - composto por caniço, bunho, junco e tabúa, de grande importância para a nidificação, abrigo e alimentação de várias espécies como o rouxinol-doscaniços, a marrequinha, a garçavermelha, o guarda-rios ou a águiasapeira; as valas, lagos e charcos onde se podem observar nenúfares, erva-pinheirinha, espadana ou lírios-amarelos, que servem de habitat a vários peixes, anfíbios ou patos-reais; os arrozais, que antes da sementeira, servem de local de alimentação a várias espécies da
avifauna; as florestas e matos, onde os pinheiros e eucaliptos coexistem com o carvalho-cerquinho, sobreiro, tojo ou giestas; as formações aluvionares e ripícolas, constituídas por salgueiros, amieiros, freixos ou ulmeiros, onde se podem encontrar o gavião, o açor ou a coruja-do-mato; nos terrenos agrícolas ocupados por olival, vinha, horta ou pomar, encontramos o tentilhão, a cotovia, a ferreirinha ou o papa-moscaspreto.
De toda a riqueza faunística existente no Paul da Madriz, destaca-se a lontra em vias de extinção; dentro da família dos répteis merecem destaque a salamandra e os cágados; da avifauna, destacam-se o patomarrequinho, o pica-pau, a garça vermelha, o falcão e outras aves de rapina. A visita a este oásis de biodiversidade, não dispensa o uso de roupa e calçado apropriado.
COMO CHEGAR:
Latitude: 40.13022
Longitude: -8.639803
Um convite a despertar os sentidos: Vamos caminhar?
V
ale a pena conhecer os Passadiços da região. Todos merecem a sua visita pois as paisagens são de cortar a respiração. Entre a beleza da serra e a maresia do oceano, deixe-se levar…
Corredor Ribeirinho do Arunca: um passeio à beira rio
PASSADIÇO DA RIBEIRA DE QUELHAS [Coentral Grande, Castanheira de Pera]
ARibeira de Quelhas, com as suas cascatas e lagoas, é um lugar imperativo de se conhecer. O Passadiço torna a sua visita mais acessível pelo que já não terá desculpas para não conhecer este local idílico. Os Passadiços da Ribeira das Quelhas têm início junto à aldeia do Coentral Grande, e seguem pela margem direita da Ribeira das Quelhas por aproximadamente 1200m.
Avisita a Pombal continua fora do núcleo urbano, seguimos em direcção ao Parque Verde do Açude. O caminho percorre e acompanha de forma constante o rio Arunca. Designada por rua do Rio, esta via é complementada por uma ciclovia que passa junto do Parque Infantil do Açude, ideal para miúdos e graúdos.
Envolvido pelas árvores e pela beleza natural do espaço, o Parque Verde do Açude é o local ideal para passear ou apenas para descontrair. Além disso, um vasto parque de merendas oferece churrasqueiras, equipamentos de ginásio, um parque de estacionamento e casas de banho públicas.
Como se já não fosse um óptimo local de passeio e relaxamento, o corredor ribeirinho do Arunca numa extensão de 4,1 quilómetros, a maioria em
PASSADIÇO DAS FRAGAS DE SÃO SIMÃO [Figueiró dos Vinhos]
No concelho de Figueiró dos Vinhos encontramos o Passadiço das Fragas de São Simão, em plena Aldeia do Xisto. O Passadiço das Fragas de São Simão tem sensivelmente 2 km e liga agora a Aldeia do Xisto de Casal de São Simão, a Praia Fluvial das Fragas de São Simão e o Miradouro. É um local a não perder e com todas as condições disponíveis para um dia bem passado.
passadiços, convida a passeios demorados por entre a natureza.
Trata-se, mais precisamente, do prolongamento do caminho que já ligava o centro de Pombal ao açude, agora até à localidade de Ranha de Baixo. Esta infra-estrutura de lazer e bem-estar permite uma maior fruição do espaço junto ao rio, e incentiva os passantes para a prática de actividade física.
A Câmara de Pombal anunciou, recentemente, o prolongamento desta infra-estrutura, num investimento de cerca de 600 mil euros, que vai ligar Ranha de Baixo a Vermoil, prevendose que no final da empreitada o percurso passe a ter cerca de 10km de distância. No entanto, é objectivo municipal executar este corredor até à nascente do rio Arunca, em Albergaria dos Doze.
PASSADIÇO DO AGROAL [Agroal, Ourém]
Das águas frias do Rio Nabão nasceu a praia fluvial do Agroal, numa piscina fluvial construída para relaxar nas águas frias da nascente do Agroal, no concelho de Ourém. A piscina natural para onde corre o rio Nabão é vigiada e o lugar seguro, limpo e pronto a acolher os seus visitantes. E para lá chegar terá de percorrer o novo Passadiço do Agroal, com aproximadamente 800m, inserido no Parque Natureza.
Porque andar de baloiço não é só para crianças...
São os miradouros mais procurados do país, com cenários do nosso imaginário, onde não faltam motivos para sair de casa e partir à descoberta. Hoje, os baloiços são motivo de atracção para as mais belas vistas sobre os pontos altos da região. Parta à descoberta destes locais incríveis...
Baloiço da Pelariga [Pombal]
Aimponente serra de Sicó tem agora um novo motivo de atracção para os adeptos da natureza e dos desportos ao ar livre.
A Junta de Freguesia da Pelariga instalou um balancé na zona de Vérigo, próximo das eólicas, e a infra-estrutura, em madeira,
tem sido ponto de paragem de praticantes de BTT e de trail ou caminhadas, mas tem despertado, de igual modo, a atenção de inúmeros curiosos.
Baloiço da Serra de Alvaiázere
M
em dias de céu limpo, o mar; a este, o Avelar, a serra da Nexebra, Vendas, Maçãs de Caminho, Maçãs de Dona Maria e a Serra de São Neutel. COMO
Latitude: 39.902762
Longitude: -8.395509
iguel Torga escreveu que este é o “miradouro mais vasto de Portugal”. A serra de Alvaiázere corresponde à maior elevação do Maciço de Sicó, com 618 metros de altitude. No seu cume o panorama é vastíssimo: a oeste vislumbra-se o maciço montanhoso calcário de Aires e Candeeiros, o Vale da Mata, a Serra de Sicó, e mais distante,
Baloiço do Seminário Maior [Coimbra]
Éna cidade dos estudantes, em Coimbra, que nasce o Baloiço do Seminário Maior. Perfeito para relaxar e com uma vista privilegiada sobre o Mondego, é sem dúvida o local tranquilo e perfeito para relaxar e aproveitar momentos românticos a dois. Fica localizado atrás do
Latitude: 39.830993
Longitude: -8.406171
Seminário Maior de Coimbra, frente ao rio Mondego, com uma vista soberba sobre a cidade.
COMO CHEGAR:
Latitude: 40.202632
Longitude: -8.421535
Baloiço do Val Grande [Serro Ventoso, Porto de Mós]
Localizado no Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros, na Freguesia de Serro Ventoso, e a cerca de 450m de altitude proporciona-lhe uma vista maravilhosa para o Oceano Atlântico e Berlengas, com uma
panorâmica pela zona Oeste.
Baloiço Isto é Timor [Figueira da Foz]
Junto à maior lagoa situada entre Quiaios e a Tocha, a norte da Figueira da Foz, o baloiço “Isto é Timor” é mais um lugar de uma tranquilidade e serenidade imensas. O seu nome deve-se a uma placa com o nome “Timor” que ali foi encontrada depois de ter afundado um barco nesse mesmo
local. Dispõe de infra-estruturas de apoio, construídas pelos locais, e um pequeno parque de convívio.
Parques de merenda de comer e chorar por mais
V
erde é a palavra de ordem quando pensamos em parque de merendas e, em Pombal, são várias as opções para passar um dia inesquecível, ao ar livre, em plena comunhão com a natureza. Os Parques de Merendas do concelho estão equipados com todas as condições e infra-estruturas necessárias para os tradicionais piqueniques em família ou com amigos, com espaços de brincadeira para os mais novos e, claro, sombras para ajudar a para ajudar a passar os dias mais quentes.
Parque de Merendas do Cotrofe
já inaugurou requalificação
Localizado a cerca de 4 quilómetros do centro da cidade de Pombal, o Parque de Merendas do Cotrofe é outras das opções para um dia bem passado, em contacto com a natureza, e onde se podem organizar diversos eventos. Afinal, o espaço dispõe de mesas, forno a lenha, barbecue, lava-louças com água canalizada, casas de banho e boas sombras.
Há muito desejada, a requalificação do Parque de Merendas do Cotrofe acaba de ser inaugurada, num investimento superior a 250 mil euros.
Para o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, este é um parque de convívio que é um “grande exemplo de um trabalho feito por uma comunidade inteira,
que vai ajudar a promover o território” e que tem “uma conexão extraordinária com a natureza”.
Assim, além da possibilidade de visita e observação da mostra etnográfica relacionada com os usos, costumes e tradições de outra época patenteados na exposição de trajes tradicionais, equipamentos e alfaias agrícolas e relacionadas com a produção da Broa, a edilidade pretende “proporcionar a “experimentação”, desafiando os visitantes para serem actores e participarem nas diferentes etapas de produção desta iguaria”.
O Parque de Merendas do Cotrofe fica na N.237 em direcção ao Louriçal com o corte à esquerda no alto da ladeira da Granja, olhe para a direita… está sinalizado.
Mata Mourisca: Vale de Sobreira convida ao convívio
Um espaço relvado e arborizado que antes era um antigo lagar de azeite, onde após a oferta dos herdeiros de Joaquim Pedreiro à Junta de Freguesia, foi transformado num parque de lazer e de merendas. É um local agradável para uma tarde de convívio, piquenique, dar uns mergulhos na piscina e os mais pequenos tem parque infantil para se divertirem.
Mas o encanto do lugar vai além do património existente. Saltam à vista as inúmeras mesas, a churrasqueira à disposição e um forno a lenha que convidam a passar o dia e confeccionar petiscos na hora.
O Parque de Lazer do Vale da Sobreira, na Mata Mourisca, foi palco da apresentação da Pequena Rota Caminhos do Oeste, promovida pela União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca com o apoio do Município de Pombal e financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR202).
Sob coordenação técnica da Culnatur – Animação Turística, a Pequena Rota Caminhos do Oeste é um percurso circular de cerca de 22 km que une e dá a conhecer os principais pontos de interesse e paisagens das três antigas sedes de freguesia que compõem a actual União de Freguesias. A rota pode ter início em
qualquer uma das três localidades, e as suas variantes permitem descobrir diferentes perspectivas daquele território, dando ainda para adaptar o trajecto à condição física de cada um.
Durante o percurso, é possível caminhar entre pinhais, paisagem que terá atraído grande parte da população para o território e que se tornou o principal recurso para o desenvolvimento da indústria local, mas também por terrenos cultivados e outros vestígios de um mundo rural que aqui se mantêm vivo. Em certas alturas do ano pode-se encontrar o bracejo, planta que é a matéria-prima do artesanato típico da região: o Bracejo da Ilha.
Nos aglomerados populacionais dispersos pelo território, um olhar atento permite reconhecer a evolução dos materiais de construção dos edifícios e a importância do elemento água para a fixação da população no passado.
O caminhante vai, por isso, encontrar várias fontes e lavadouros ao longo da rota, mas também igrejas, capelas e alminhas de grande valor patrimonial e religioso. Destaca-se a Ermida de Nª Srª da Guia, na vila da Guia, classificada como monumento de interesse público e associadas a uma das principais lendas da região.
Ilha tem novo centro urbano focado na prática desportiva
Opresidente da Câmara Municipal de Pombal enalteceu a importância do desporto e da actividade física para a prevenção da saúde, como escola de valores, como formação para a vida e para o convívio e partilha. Pedro Pimpão falava durante a inauguração do Parque de Recreio e Desporto da Ilha, que decorreu recentemente, e contou com a presença do secretário de Estado do Desporto.
O recém-inaugurado espaço representa um investimento a meio milhão de euros e resulta da requalificação do centro urbano da Ilha, na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, abrangendo uma área de 9.476 metros quadrados, junto ao centro escolar.
O projecto consistiu, essencialmente, na criação de espaços equipados para a prática
de actividades recreativas e desportivas, criação de um parque infantil inclusivo e adequado aos vários escalões etários, assim como a criação de um parque de fitness de ar livre. Contemplou ainda a beneficiação das instalações desportivas existentes, designadamente o polidesportivo e o edifício de apoio/balneários.
Para o secretário de Estado do Desporto, Pedro Miguel Dias, “as instalações desportivas são um factor determinante para que possamos melhorar, de forma significativa, aquilo que são os indicadores que não nos orgulham, em termos da União Europeia”. Para isso, “precisamos muito deste tipo de iniciativas, que é planear, projectar, e construir equipamentos desportivos que estejam adequados a cada um dos contextos, que estejam no local certo”.
Reconhecendo o apoio que o Município atribuiu ao desporto, desde logo com a atribuição de 500 mil euros anuais para subsidiar a prática desportiva, o autarca pombalense realçou o “grande exemplo” do Grupo Desportivo da Ilha, o segundo clube do concelho
com mais atletas inscritos, bem como o facto de Pombal ser palco de “grandes eventos desportivos” de ´varias modalidades.
Para Pedro Pimpão, “o desporto é estratégico para o desenvolvimento do concelho, para aumentar a nossa atractividade e para melhorarmos a qualidade de vida das pessoas”, tendo realçado a importância do novo Parque de Recreio e Desporto, num investimento a rondar o 550 mil euros, que visa, essencialmente, “incentivar a fruição comunitária, juntar famílias e gerações em torno do bem-estar e da actividade física”.
Uma opinião corroborada pelo presidente da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca. Reconhecendo tratar-se de um “dia feliz para a Ilha, para a União de Freguesias e para o concelho”, Gonçalo Ramos destacou a concretização daquele “projecto especial multifuncional” que disponibiliza novas valências a toda a comunidade, desde o parque infantil para as crianças, o circuito de manutenção para os seniores, sem esquecer os jovens.
A Casinha: 40 anos de história, simpatia e dedicação
N o coração pulsante de Pombal, há uma loja que está prestes a comemorar um marco extraordinário. São 40 anos de história, tradição e dedicação, onde se oferece uma vasta gama de produtos que encantam gerações.
Desde sua inauguração que a loja tem sido um refúgio para aqueles que apreciam a beleza e a exclusividade. As longas prateleiras prateleiras são um
verdadeiro tesouro, onde ser abrigam artigos de artesanato que contam histórias, flores que nunca perdem o viço, e artigos para casa que transformam qualquer ambiente num lar acolhedor. Cada produto é escolhido com um cuidado minucioso, reflectindo o compromisso da loja com a excelência.
A arte do artesanato é uma das pedras angulares desta loja. Aqui,
cada peça é única, criada com uma paixão que transcende gerações e cada item carrega consigo a essência da cultura e da tradição pombalense.
Além disso, as flores artificiais disponíveis na loja são um deleite para os olhos. Com uma aparência incrivelmente realista, elas trazem cor e vida para qualquer ambiente, sem a necessidade de manutenção. Ideais para quem deseja decorar a casa ou o escritório com beleza duradoura.
Outro destaque são os artigos para casa, que vão desde utensílios práticos a elementos decorativos sofisticados. A loja oferece uma selecção diversificada que atende aos mais variados gostos e necessidades. Seja para renovar a cozinha com novos utensílios ou adicionar um toque especial à sala de estar com elegantes peças decorativas, os clientes encontram sempre algo que enriquece seu espaço.
E quem poderia esquecer os charmosos chapéus? Os chapéus,
com seus estilos variados, são perfeitos para qualquer ocasião, proporcionando um toque de elegância e personalidade.
A loja, dirigida pelo simpático Sr. Casinha e pela esposa, convida todos os pombalenses e visitantes a celebrarem juntos esta jornada de sucesso. Com promoções especiais, eventos comemorativos e um ambiente festivo, é a oportunidade perfeita para relembrar momentos passados e criar novas memórias.
Ao longo de quatro décadas, a loja não só resistiu ao teste do tempo, mas também prosperou, adaptando-se às mudanças e mantendo-se sempre relevante. O seu sucesso é um testemunho do amor e da dedicação dos seus fundadores e clientes fiéis.
Morada: R. de Santa Lúzia 66Pombal
Contacto: 236 213 023
Horário: Segunda a Sábado: das 8h30 às 19h30
Churrasqueira Mergulhar nos Sabores: uma experiência gastronómica única
Situada na pitoresca localidade de Carnide, a apenas 18 km de Pombal, a Churrasqueira Mergulhar nos Sabores convida todos os amantes da boa comida a desfrutar de uma experiência gastronómica inigualável. Este restaurante e churrasqueira é um verdadeiro oásis para os apreciadores de carne de qualidade, servida tanto no
local como para take-away, garantindo conveniência sem comprometer o sabor.
Na Churrasqueira Mergulhar nos Sabores, a qualidade é uma prioridade. Todas as carnes são 100% nacionais, adquiridas através de uma cuidadosa distribuição local que assegura
frescura e sabor autêntico. Aqui, cada prato é uma celebração da tradição culinária portuguesa, preparada com ingredientes frescos e seleccionados com rigor.
A diversidade do cardápio é um dos grandes atractivos da Mergulhar nos Sabores. Entre as delícias disponíveis, destacam-se o entrecosto suculento, a picanha tenra, as tradicionais migas, o frango de churrasco com sabor inconfundível, o coelho de churrasco que derrete na boca, as salsichas toscanas e o clássico arroz de feijão. Cada prato é preparado com uma paixão evidente, que garante uma explosão de sabores a cada dentada.
Para aqueles que procuram uma refeição deliciosa sem gastar muito, a Churrasqueira Mergulhar nos Sabores oferece menus económicos tanto ao almoço como ao jantar. Durante os almoços, por apenas 7.5€, os clientes podem desfrutar de pão e azeitonas, um prato principal, uma bebida e um café. Já nos jantares e aos domingos, o menu económico está disponível por 8.5€, incluindo manteigas e patés com pão e azeitonas, um prato principal, uma bebida e um café. Estes menus são a escolha perfeita para quem deseja uma refeição completa,
saborosa e acessível.
A equipa da Churrasqueira Mergulhar nos Sabores é composta por profissionais dedicados que se esforçam para proporcionar um serviço eficiente, cordial e acolhedor. Desde o momento em que os clientes entram no restaurante, são recebidos com um sorriso e uma atenção especial, garantindo que cada visita seja memorável.
Seja para um almoço descontraído com amigos, um jantar em família ou simplesmente para levar para casa uma refeição deliciosa, a Churrasqueira Mergulhar nos Sabores é o destino ideal. A combinação de um ambiente agradável, um atendimento impecável e pratos preparados com paixão torna este local uma verdadeira jóia gastronómica em Carnide.
Morada: Estrada Guia, 45 – Carnide
Contacto: 236 098 142
Horários:
Quarta a Segunda-feira: 08:00- 22:00
Terça-feira: Fechado
Planeta dos Gaiatos: a melhor opção para festas inesquecíveis
Está à procura da fórmula perfeita para uma festa de aniversário que será recordada por muitos anos? O Planeta dos Gaiatos é a resposta! Especializada em aluguer de insufláveis e organização de festas de aniversário, esta empresa, liderada por Sónia Domingues, é conhecida por transformar qualquer celebração num evento verdadeiramente memorável.
Nada encanta mais as crianças do que a diversão proporcionada pelos insufláveis. No Planeta dos Gaiatos, existe uma vasta gama de insufláveis de alta qualidade, que variam desde castelos e escorregas, até circuitos de obstáculos. Cada insuflável é rigorosamente inspeccionado para garantir a máxima segurança, permitindo que os pequenos se divirtam à vontade, enquanto os pais desfrutam de momentos despreocupados.
Sabendo que cada criança é única, é assim deve ser a sua festa de aniversário. O Planeta dos Gaiatos oferece pacotes personalizados que podem incluir desde decoração temática, pinturas faciais, animação
com personagens preferidos, até serviços de catering adaptados às necessidades e preferências dos pequenos convidados. Quer seja uma festa de princesas, super-heróis ou uma aventura intergaláctica, garante-se que a imaginação dos mais pequenos não tem limites.
Para além do alugues de insufláveis, que podem ser disponibilizados num local à escolha dos cliente, o Planeta dos Gaiatos também tem um espaço disponível, onde as crianças são o centro das atenções, localizado na sede da Associação Desportiva e Recreativo-cultural da Estrada (ADERCE), em Pombal.
Preparado para transformar a próxima festa de aniversário em um evento mágico? Entre em contacto hoje mesmo para discutir as suas necessidades e reservar a data, com a certeza de que a equipa está disponível para fornecer todas as informações e ajudar a planear cada detalhe.
Morada: Estrada - Pombal
Contacto: 961 694 020
Descubra sabores autênticos na Churrasqueira e Pizzaria Refúgio do Boneco
AChurrasqueira e Pizzaria Refúgio do Boneco é o local ideal para quem deseja desfrutar de uma experiência gastronómica única e deliciosa em Matos da Ranha, Pombal. Com um menu variado que celebra a tradição culinária portuguesa e oferece uma vasta gama de opções da gastronomia italiana, com pizzas para todos os gostos.
No Refúgio do Boneco os comensais podem deliciar-se com especialidades como o autêntico Cozido à Portuguesa, Bacalhau à Refúgio, uma interpretação especial do bacalhau, preparado com os melhores ingredientes para garantir um sabor inesquecível.
Para os apreciadores de carne, o Leitão à Bairrada é uma escolha imperdível. Este prato emblemático da culinária portuguesa é preparado com um leitão cuidadosamente assado, resultando em uma carne suculenta e crocante. Além disso, o Refúgio do Boneco oferece uma selecção de carnes que garantem uma verdadeira viagem pelos melhores sabores da região.
O Refúgio do Boneco não só proporciona uma experiência
PORQUE A SUA PELE PEDE SUAVIDADE
LASER ALEXANDRITE
UTILIZAMOS O LASER MAIS EFICAZ DO MERCADO NA REMOÇÃO DE PELO
ESTÉTICA AVANÇADA
NA LA’SKIN DESENVOLVEMOS PROTOCOLOS EXCLUSIVOS PARA MELHORAR ROSTO E CORPO
HARMONIZAÇÃO FACIAL
TEMOS UMA EQUIPA ESPECIALIZADA PARA REALIZAR PROCEDIMENTOS DE HARMONIZAÇÃO FACIAL, APLICAR BOTOX E ÁCIDO HIALURONICO
ACOMPANHA-NOS
culinária excepcional com serviço de take-away, que permitindo que desfrute dos seus pratos favoritos no conforto da sua casa. Porém, para quem procura um ambiente mais reservado, o Refúgio do Boneco dispõe de uma sala privada: um espaço exclusivo, perfeito para eventos especiais, reuniões privadas ou qualquer ocasião que mereça um toque extra de privacidade e personalização. Com um atendimento dedicado e um ambiente confortável, a sala privada garante uma experiência única e memorável.
Visite a Churrasqueira e Pizzaria Refúgio do Boneco em Matos da Ranha, Pombal, e descubra porque são uma referência em qualidade e sabor. Seja para um almoço descontraído, um jantar especial ou um evento privado.
Morada: Matos da Ranha, Pombal
Contacto: 910 031 050
Horário: Terça-feira a Sábado: das 11h00 às 21h00 Domingo: das 11h00 às 14h00
+351 910 897 237
OU EM WWW LASKIN PT
LOCALIZAÇÃO
POMBAL | SALDANHA | ODIVELAS
Jorge Figueiral: o fotógrafo que eterniza momentos, agora com novidades tecnológicas
Descreve-se como sonhador, e quem o conhece retracta-o como um romântico incorrigível e sentimentalista nato. Talvez por isso, Jorge Figueiral tenha conseguido, ao longo dos mais de 30 anos de carreira, atingir um estatuto inconfundível no mundo da fotografia.
“Nutro uma paixão pela simplicidade da vida e pela verdadeira essência das pessoas”, admite o profissional enquanto revela que “o que mais gosto de fotografar são pessoas”, de “captar o momento e a essência de cada rosto”, que procura transmitir em cada imagem que capta.
Fá-lo de tal forma, que “cada sessão fotográfica é um momento único, uma recordação para a vida”. E se falarmos em casamentos, então é aí que se conhece o verdadeiro
Jorge Figueiral: “adoro fotografar casamentos”, e cada evento que faz “é como se fosse o primeiro”. Sabe que tem a responsabilidade de registar “um momento único”, que fará parte da memória colectiva de uma família inteira e dos seus amigos.
“Para mim a arte de fotografar é muito mais que um negócio, é um meio e nunca um fim. É a possibilidade de eternizar o amor, as emoções, e registar
histórias que nunca mais se repetiram”, na verdade é mais que um fotógrafo, é um contador de histórias, em imagens.
“Tenho a noção de que as pessoas vão sempre acabar por rever as fotografias que faço em alguma altura da sua vida, e por isso quero que experienciem o mesmo sentimento que sentiram no momento em que foi captada a imagem”. É essa a magia da fotografia e é esse o objectivo que tem cada vez que regista um momento: captar o sentimento de quem estou a fotografar.
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, e para Jorge Figueiral, o ditado não poderia estar mais correcto. Para além de registar casamentos, o fotógrafo pombalense também realiza sessões de estúdio a crianças, famílias e individuais, assim como produz baptizados e eventos em escala, sem esquecer os delicados registos de gravidez.
Com um apurado sentido de modernidade, Jorge Figueiral revela que tem agora um conjunto de novos equipamentos capazes de tornar um casamento, baptizado ou festividade especial num momento ainda mais divertido. Falamos das cabines fotográficas e das camaras de filmar em 360 graus, óptimas opções para animar
festas e eventos, oferecendo uma experiência interactiva e memorável para os convidados.
Desta forma, o evento torna-se ainda mais divertido, afinal, os convidados tem a possibilidade de ficar com uma lembrança física do evento, uma vez que as fotografias são impressas instantaneamente, e os vídeos podem ser descarregados através de uma aplicação, tornando a experiencia mais imersiva, que pode ser utilizada para criar conteúdos interactivos para as redes sociais e outros meios digitais.
Se ficou curioso, então podemos dizer-lhe em primeira mão que pode experienciar todas estas ofertas durante as seculares Festas do Bodo, que se realizam entre 25 e 30 de Julho, de forma gratuita, no pavilhão das Actividades Económicas, onde o fotógrafo estará presente. Para celebrar a efeméride, Jorge Figueiral também estará a fazer sessões fotográficas gratuitas, de forma a que todos tenham a oportunidade de se sentir uma verdadeira estrela.
O estúdio de Jorge Figueiral fica situado no Largo Manuel Henriques Júnior, junto ao Teatro-Cine de Pombal, e convida-o a registar momentos para memórias futuras.
Bricomarché de Pombal: Renovação completa, satisfação garantida
OBricomarché de Pombal acaba de reformular completamente as suas instalações, consolidando-se como uma referência no atendimento e satisfação dos clientes. Com um compromisso inabalável com a qualidade, o Bricomarché de Pombal oferece agora uma experiência de compra ainda mais agradável e eficiente, que abrange uma vasta gama de produtos e serviços especializados em bricolage, decoração, jardim, construção civil e pet-shop.
A recente renovação do Bricomarché de Pombal foi meticulosamente
planeada para melhorar todos os aspectos da experiência de compra. As novas instalações foram desenhadas para proporcionar um ambiente mais acolhedor e intuitivo, que facilita a visita pelos diversos sectores da loja. Desde os corredores mais amplos e bem iluminados até as áreas de exposição cuidadosamente organizadas, cada detalhe foi pensado para oferecer máxima conveniência aos clientes.
Os amantes de bricolage e decoração encontram no Bricomarché de Pombal um verdadeiro paraíso de possibilidades. A loja oferece uma
vasta gama de ferramentas, materiais e acessórios que atendem tanto aos iniciantes quanto aos profissionais mais experientes. Além disso, a secção de decoração está repleta de opções elegantes e modernas, perfeitas para dar aquele toque especial em qualquer ambiente.
Para os entusiastas de jardinagem, o Bricomarché de Pombal oferece uma selecção impressionante de plantas, sementes, e equipamentos de jardinagem. Os espaços dedicados ao jardim foram ampliados e melhorados, permitindo aos clientes explorar uma variedade de produtos que atendem às suas necessidades de cultivo e manutenção de espaços verdes, desde pequenos jardins até grandes áreas externas.
Os profissionais da construção civil encontram no Bricomarché de Pombal uma parceira de confiança. A loja dispõe de um vasto inventário de materiais de construção de alta qualidade, prontos para atender desde pequenas renovações aos maiores projectos de edificação. A equipa especializada está sempre disponível para oferecer conselhos e assistência técnica, garantindo que cada projecto seja realizado com excelência.
Também o sector de pet-shop foi cuidadosamente redesenhado para proporcionar o melhor em produtos e serviços para animais de estimação. A oferta inclui uma ampla variedade de rações, acessórios, brinquedos e produtos de higiene, tudo para garantir o bem-estar e a felicidade dos seus amigos de quatro patas (e não só…).
Um dos pilares do sucesso do Bricomarché de Pombal é o atendimento ao cliente, onde a equipa é conhecida pela sua simpatia, conhecimento técnico e disposição em ajudar, o que transforma cada visita ao Bricomarché uma experiência positiva e gratificante.
Além de oferecer produtos e serviços de alta qualidade, o Bricomarché de Pombal está profundamente comprometido com a comunidade local, reforçando seu papel como um negócio responsável e solidário.
Assim, a renovação do Bricomarché de Pombal, liderada por Nuno Teixeira e Joana Cuco, não só melhorou as instalações físicas, mas também elevou o padrão de atendimento e satisfação do cliente, com foco na inovação, qualidade e serviço.
O Teu Lugar: Uma viagem gastronómica onde cada prato é uma obra-prima
O Se procura uma viagem culinária que une a sofisticação da cozinha francesa, a frescura dos pratos italianos e a descontracção tropical havaiana, “O Teu Lugar”, localizado em Pombal é o destino perfeito. Este restaurante não é apenas um lugar para comer, é um santuário gastronómico onde cada prato é uma obra-prima.
Ao entrar em “O Teu Lugar”, é-se imediatamente acolhido por um ambiente que mistura elegância e conforto: a decoração cuidadosamente escolhida cria um espaço onde cada detalhe foi pensado para proporcionar uma experiência única aos clientes.
O segredo do sucesso de “O Teu Lugar” está na meticulosa selecção de ingredientes de alta qualidade. Cada item do cardápio é elaborado com os ingredientes mais frescos e seleccionados, garantindo que cada prato oferece uma explosão de sabores. O chef, com a sua habilidade excepcional, transforma esses ingredientes em verdadeiras obras de arte culinária. A paixão pela cozinha é visível em cada criação, fazendo com que cada refeição seja uma celebração para os sentidos.
Uma fusão de sabores
Imagine começar a refeição com uma entrada francesa sofisticada, seguida por um prato principal italiano que celebra a frescura e a simplicidade dos ingredientes, e terminar com uma sobremesa que traz a alegria e a descontracção dos sabores havaianos. Este é o tipo de experiência que você pode esperar em “O Teu Lugar”. A mousse de salmão é uma entrada singular que abre o apetite para uma refeição feita de sabores inesquecíveis. Até final de Agosto há sushi ao jantar terças e sextas. Desde os tradicionais nigiris aos criativos rolls, cada peça é uma obra-prima de frescura e sabor.
O ambiente de “O Teu Lugar” é ideal tanto para um jantar romântico a dois quanto para uma celebração em grupo. A equipa atenciosa, e dedicada, garante que cada visita é especial.
Horário: Segunda a Sábado: 12h00 às 15h00 - 19h30 às 23h30
Carlos Baptista: De mercearia tradicional a ponto de referência em Pombal
Quando precisa de um parafuso, de um par de botas, de uma garrafa de gás ou de enviar uma carta registada, não é preciso palmilhar meia cidade para encontrar. Basta visitar um sítio. Sim, um único sítio: falamos da histórica loja ‘Carlos Baptista, Lda’.
Com uma história que se funde com a expansão da própria cidade, a empresa Carlos Baptista nasceu nos meados do século passado. Inicialmente dedicava-se ao comércio em geral, com a venda de produtos de mercearia, drogaria, loja de ferragens e alfaias agrícolas: e até já foi conhecida pelo fiambre ou pelas bolachas vendidas a peso.
Porem, com o tempo, a parte da mercearia deixou de ser rentável e os proprietários decidiram focarse noutras áreas de negócio que já operavam, como materiais de construção e ferramentas, que continuavam (e continuam) a ter uma boa procura.
Desde 1982, a empresa passou por várias mudanças na sociedade, até que, em 2003, Francisco Sousa assumiu a liderança, partilhada, desde essa altura, com Fernanda Caramonete, a esposa. A eles juntaram-se, também, os três filhos, Francisco e Marianella e Rita. E poderá ser este espírito familiar o segredo do negócio, que transparece no atendimento
aos clientes. Afinal, um dos aspectos diferenciadores da Carlos Baptista Lda. é o atendimento personalizado. Apesar de ser uma loja com uma grande variedade de produtos expostos, a empresa mantém um serviço onde os clientes recebem orientação e ajuda na escolha dos produtos.
Por ali, nenhuma máquina sai da loja sem ser testada e sem que o cliente receba uma explicação completa sobre o seu funcionamento, o que distingue o espaço comercial das grandes cadeias de bricolage.
Actualmente, a loja Carlos Baptista oferece uma vasta gama de produtos, incluindo máquinas
e ferramentas profissionais que muitas vezes não estão disponíveis em outras lojas, disponibilizam, também materiais como silicones, espumas, e sapatos de protecção, sendo representantes de várias marcas de prestígio nacional e internacional, como a Galp-Gás, da qual é distribuidora para todo o concelho, a Outilwolf, Milwaukee, Suc, a karcher, ou a pombalense Dikamar.
Além disso, a loja adaptou-se às novas necessidades dos clientes ao tornar-se um posto CTT, oferecendo serviços de entrega e levantamento de encomendas e correio postal. Para breve esperamse grandes novidades, sem que se possa ainda levantar o véu, revela Marianella Santos.
De acordo com a empresária, o sucesso contínuo da Carlos Baptista, Lda. deve-se à capacidade de adaptação e à procura constante por novas oportunidades de negócio que atendam às necessidades dos clientes. A empresa também exporta produtos, como o calçado de protecção, para clientes em França e outros países, o que demonstra a sua capacidade de crescimento e inovação.
Com uma forte base familiar e um compromisso com a qualidade e o atendimento personalizado, a Carlos Baptista continua a ser uma referência em Pombal, oferecendo uma experiência de compra diferenciada e um portfólio de produtos que atende tanto clientes comuns quanto profissionais de diversos sectores.
Barbearia Nova Ramos: Tradição e excelência em cada corte
S e procura uma experiência autêntica e clássica em Pombal, a Barbearia Nova Ramos é o destino perfeito. Renascida e totalmente remodelada, esta é a barbearia mais antiga da cidade, agora revitalizada
para oferecer o melhor do atendimento tradicional com um toque de modernidade.
Na Barbearia Nova Ramos, cada detalhe é pensado para proporcionar um serviço de excelência: imaginese envolto em uma toalha quente, sentindo o frescor da espuma de barbear artesanal e o cuidado preciso de um corte à navalha. Aqui, Joel Martins, trata cada cliente com o máximo de atenção e respeito, garantindo uma experiência única e personalizada.
Venha conhecer o espaço, onde tradição e inovação se encontram para oferecer o melhor em cuidados masculinos. Com profissionais altamente qualificados e um ambiente acolhedor, a Barbearia Nova Ramos é mais do que um lugar para cortar o cabelo e fazer a barba – é um refúgio para cavalheiros que apreciam a arte da barbearia tradicional.
Morada: Largo 5 de Outubro, n.º 5
- Pombal
Contacto: 911 047 121
Horários: Segunda a Sábado, das 9h00 às 13h00 e das 15h às 19h00
Pombal vai dar refeições não consumidas
nas escolas
O Município de Pombal vai dar a pessoas carenciadas as refeições não consumidas em três escolas através de um protocolo com a Sociedade de São Vicente de Paulo.
À agência Lusa, a vereadora Catarina Silva, que tem o pelouro do Desenvolvimento Social, explicou que a Câmara tem sido alertada por parte de juntas de freguesia, em especial a de Pombal, e que a sua equipa de nutricionistas “também tem esta preocupação sempre em mente”, de que “há sempre um conjunto de refeições que são feitas diariamente e que acabam por não ser consumidas”. Catarina Silva precisou que esta situação se deve ao facto de ser “feita comida a mais”, mas, sobretudo, porque as famílias não comunicam antecipadamente que a criança vai faltar”, referindo tratar-se de um número elevado de refeições.
Em Setembro, este projecto de combate ao desperdício alimentar arranca nas escolas básica integrada Gualdim Pais, 2.º e 3.º ciclos Marquês de Pombal e secundária de Pombal, todas na sede do concelho, nas quais a gestão das cozinhas está sob a alçada
do município.
Após cada refeição, a Sociedade de São Vicente de Paulo vai recolher as que não foram consumidas, para distribuir por agregados familiares carenciados.
Catarina Silva adiantou que o objectivo é alargar esta medida a outros estabelecimentos de ensino.
A autarca assegurou que os impactos desta iniciativa vão ser avaliados, assim como a operacionalidade, com o objectivo de melhorar.
Segundo a edilidade, o desperdício alimentar (refeições marcadas e não consumidas) naquelas escolas “é maior do que seria desejável e representa, em média, 3,6% das refeições em Outubro, Novembro e Dezembro de 2023 e Janeiro de 2024”.
De acordo com os dados da autarquia “nos referidos meses, verificou-se que são desperdiçadas mensalmente, em média, 291,5 refeições na EBI Gualdim Pais, 214,8 refeições na EB 2,3 Marquês de Pombal e 132,8 refeições na Escola Secundária de Pombal”, adiantou.
Receitas para um Verão delicioso
Receitas para um Verão delicioso
O s meses de Verão pedem receitas frescas, práticas e deliciosas, de saladas a sanduíches, de sopas a massas. Nesta época do ano é normal que nos apeteça comer coisas frescas e leves, que não comprometam a digestão. Por outro lado, não também não queremos passar mais tempo que o necessário perto do calor do fogão ou do forno. No Verão queremos aproveitar todos os minutos para as idas à praia ou à piscina — sobretudo se estivermos de férias.
O truque é usar a imaginação e, para poupar, recorrer aos alimentos que tem sempre em casa. Sabemos que com a correria diária é difícil pensar em receitas diferentes todos os dias da semana, porém, é possível preparar almoços e jantares frescos, saudáveis e deliciosos em menos de dez minutos. Reunimos algumas sugestões para lhe abrir o apetite…
PIZZA DO MAR
Do que precisa:
200g de miolo de camarão; 200g de miolo de mexilhão; base para pizza integral; pimento verde; pimento vermelho; azeite; bacon em cubos; polpa de tomate; queijo ralado
Como fazer:
Pré-aqueça o forno a 200 ºC
Coloque o miolo de camarão e o de mexilhão num passador e deixe descongelar.
Numa bancada enfarinhada, estenda a massa com ajuda de um rolo.
Forre 2 tabuleiros com papel vegetal. Disponha a massa nos tabuleiros.
Corte os pimentos em rodelas e limpe-os de sementes e películas brancas. Numa frigideira, salteie o bacon em azeite até estar ligeiramente tostado.
Distribua a polpa de tomate pelas pizzas. Por cima acrescente as rodelas dos pimentos, o bacon, o miolo de camarão e o de mexilhão, o queijo e as azeitonas às rodelas.
Polvilhe com os orégãos e leve ao forno durante 30 minutos.
Retire as pizzas e polvilhe com cebolinho picado. Sirva de imediato.
PAVLOVA DE VERÃO
Do que precisa:
120g de clara de ovo; 220g de açúcar; 1 colher de sopa de vinagre; 1 colher de sobremesa de Maizena; 1 embalagem de natas; fruta à escolha.
Como fazer:
Para fazer o merengue batemos as claras em velocidade média até começarem a espuma. Quando as claras tiverem espumado, acrescente metade do açúcar, aumente a velocidade e misture na potência máxima.
Quando o merengue formar picos moles, adicionamos o restante do açúcar previamente misturado ao amido de milho e ao vinagre. Nós batemos para integrar e obter um merengue muito firme. Coloque o merengue sobre uma bandeja com papel vegetal, um círculo, como uma base e dando a forma desejada, a tentar deixar um buraco no centro e, em seguida, adicionando o enchimento.
Asse o merengue durante uma hora e meia, com um forno pré-aquecido a 100 ° C. Desligamos o forno e deixamos a Pavlova arrefecer completamente dentro do forno. Batemos Chantilly e colocamos por cima, um pouco de compota e fruta fresca.
FRANGO GRELHADO COM SALADA DE VERÃO
Do que precisa: 2 peitos de frango; alho em pó; sal; pimenta moída; tomilho seco; azeite; feijão preto cozido; tomate cherrie; pepino; cebola roxa; vinagre de sidra; limão.
Como fazer:
Tempere os peitos de frango com o alho em pó, metade do sal, pimenta moída no momento e tomilho.
Aqueça muito bem um grelhador eléctrico ou de chapa, pincele o frango com uma colher de sopa de azeite e coloque no grelhador. Deixe cozinhar cerca de 8 a 10 minutos, até a carne estar bem marcada.
Entretanto, deite o feijão num escorredor de rede e passe-o por água. Escorra bem e deite-o numa taça. Junte o tomate, o pepino e a cebola descascada cortados em cubos pequenos, tempere com os restantes azeite e sal, e com o vinagre. Polvilhe com o cebolinho picado e envolva bem.
Sirva o frango grelhado fatiado sobre a salada. Decore com o limão cortado em meiasluas.
QUEQUES DE FRAMBOESA E LIMÃO
Do que precisa: 170g de farinha de espelta; 70g de açúcar amarelo; 70g de açúcar mascavado: 2 ovos; 2 limões; 100ml de óleo de coco: 150 ml de leite; 1 c. de chá de fermento; 50g de flocos de aveia; 150g de framboesas.
Como fazer:
Pré-aquecer o forno a 180ºC; Numa taça batem-se os ovos com o açúcar.
Adiciona-se o óleo o leite e a raspa de limão e mexe-se bem.
Peneira-se a farinha e o fermento, juntam-se os flocos de aveia e metade das framboesas, incorporando com cuidado, apenas o suficiente para que a farinha desapareça - não bater em demasia senão a massa fica muito pesada.
Distribui-se a mistura pelas formas de papel, coloca-se por cima de cada queque uma framboesa e polvilha-se com flocos de aveia para se obter o topo crocante.
Levam-se os queques ao forno por cerca de 15 minutos, ou fazendo o teste do palito, este saía seco.
Retiram-se do tabuleiro e deixam-se arrefecer na grelha.
PREVISÕES PARA OS SIGNOS EM AGOSTO DE 2024 por Maria Helena
CARNEIRO BALANÇA
Carta do Mês: 4 de Paus, que significa Ocasião Inesperada, Amizade.
Amor: É importante saber agir no momento certo e enfrentar os problemas sem lhes dar demasiado valor.
Saúde: Procure fazer exercício com maior regularidade.
Dinheiro: Não é o momento ideal para contrair nenhum empréstimo.
Números da Sorte: 7, 19, 23, 42, 43, 48 Pensamento positivo: Eu valorizo os meus amigos.
CARANGUEJO
Carta do Mês: A Lua, que significa Falsas Ilusões.
Amor: Este é um momento favorável para a conquista. O seu poder de sedução está em alta.
Saúde: Vigie o seu estômago. Tendência para digestões pesadas.
Dinheiro: Observe e oiça mais, procure conhecer e compreender as razões dos outros.
Números da Sorte: 3, 24, 29, 33, 38, 40
Pensamento positivo: A alma não tem idade, jamais envelhece!
Carta do Mês: Rainha de Copas, que significa Amiga Sincera.
Amor: Lembre-se que quando não arriscamos, por medo de perder a estabilidade que conseguimos, estamos a deixar de viver. Abra o seu coração.
Saúde: Com disciplina e autocontrolo melhorará certamente de qualquer situação difícil.
Dinheiro: Uma pessoa amiga vai precisar da sua ajuda, não lhe falhe.
Números da Sorte: 2, 8, 11, 28, 40, 42 Pensamento positivo: Dedico-me às pessoas que amo.
TOURO ESCORPIÃO
Carta do Mês: O Mágico, que significa Habilidade.
Amor: O seu charme e simpatia vão ajudá-lo a manter a harmonia afectiva à sua volta.
Saúde: Não tenha medo de experimentar aquilo que lhe parece novo ou diferente. É essa mudança que lhe vai permitir evoluir.
Dinheiro: Deixe os seus investimentos darem frutos.
Números da Sorte: 19, 26, 30, 32, 36, 39 Pensamento positivo: Eu tenho Fé para ultrapassar todos os momentos.
GÉMEOS
Carta do Mês: 4 de Ouros, que significa Projectos.
Amor: Dê mais atenção aos seus, dedique-se mais àqueles que ama e que o amam, não tenha medo nem preguiça de começar coisas novas!
Saúde: Combata a rotina, faça algo novo mesmo em casa.
Dinheiro: Cuidado com os gastos supérfluos, corte com as despesas que não são realmente necessárias.
Números da Sorte: 4, 11, 17, 19, 25, 29
Pensamento positivo: Procuro manter-me sereno e ouvir a voz de Deus!
CARPICÓRNIO
Carta do Mês: 10 de Paus, que significa Sucessos Temporários, Ilusão.
Amor: Evite ter qualquer tipo de atitude egoísta ou egocêntrica, pense duas vezes para não magoar o seu par.
Saúde: Cultive a boa forma através de gestos simples: ande a pé, troque o elevador pelas escadas, etc.
Dinheiro: Tente conter-se um pouco mais nos seus gastos.
Números da Sorte: 3, 11, 19, 25, 29, 30
Pensamento positivo: Estou atento a tudo o que se passa à minha volta.
LEÃO AQUÁRIO
Carta do Mês: Cavaleiro de Espadas, que significa Guerreiro, Cuidado.
Amor: Lembre-se que estamos sempre a tempo de começar de novo, de fazer mudanças, vencer as frustrações e a impaciência.
Saúde: Está mais susceptível a dores de garganta.
Dinheiro: Tenha força para agarrar a vida com coragem!
Números da Sorte: 5, 17, 22, 33, 45, 49
Pensamento positivo: O meu coração está disponível para o amor.
VIRGEM
Carta do Mês: Rei de Ouros, que significa Inteligente, Prático.
Amor: Reconheça que ninguém consegue dominar as suas emoções em todos os momentos e não se recrimine quando não reage como gostaria. Admitir que não é perfeito é o primeiro passo para se sentir em paz.
Saúde: Cuidado com as quedas, anda muito distraído.
Dinheiro: Tudo irá correr pelo lado mais favorável neste sector.
Números da Sorte: 8, 9, 22, 31, 44, 49
Pensamento positivo: Eu sei que mereço ser feliz.
Nota : Esta é uma versão resumida das previsões para o
Carta do Mês: Rainha de Paus, que significa Poder Material.
Amor: Seja mais carinhoso com o seu par.
Saúde: Procure o seu dentista, pode estar a precisar de fazer uma limpeza.
Dinheiro: Não se deixe abater por uma maré menos positiva nesta área da sua vida, pois nem tudo está perdido.
Números da Sorte: 2, 4, 22, 36, 47, 48 Pensamento positivo: Vivo cada momento com felicidade.
SAGITÁRIO
Carta do Mês: Ás de Espadas, que significa Sucesso.
Amor: Em vez de culpar os outros por aquilo que nos acontece, lembre-se que podemos escolher ultrapassar os obstáculos com que nos deparamos, utilizando-os para amadurecer e evoluir.
Saúde: Valorize mais as suas qualidades.
Dinheiro: Cuidado com as intrigas no trabalho, afaste-se de boatos. Em cada circunstância faça sempre o que lhe parece mais certo.
Números da Sorte: 2, 8, 11, 25, 29, 33
Pensamento positivo: Eu venço os meus medos!
Carta do Mês: 7 de Espadas, que significa Novos Planos, Interferências.
Amor: Terá de adoptar uma nova atitude para superar as provas com que se pode deparar na sua vida amorosa, quer esteja só, quer tenha par.
Saúde: Procure dormir mais horas.
Dinheiro: Aproveite esta fase para dar um novo impulso à sua vida profissional, diversifique as suas fontes de rendimentos.
Números da Sorte: 1, 18, 22, 40, 44, 49
Pensamento positivo: Eu valorizo os meus amigos.
PEIXES
Carta do Mês: O Louco, que significa Excentricidade.
Amor: Ao enfrentar algum problema lembre-se que este só poderá ser resolvido se for abertamente discutido pelos dois elementos do casal.
Saúde: Cuidado com a alimentação hipercalórica, não abuse.
Dinheiro: Procure cultivar o bom humor, pois num ambiente agradável as pessoas procuram dar o seu melhor.
Números da Sorte: 5, 9, 17, 33, 42, 47
Pensamento positivo: Tenho cuidado com o que digo e com o que faço para não magoar as pessoas que amo.
mês de AGOSTO de 2024 – Saiba mais na revista Maria Helena Previsões 2024, já à venda nas bancas ou pelo telefone 210 929 040.