Manual do aluno - EFII

Page 1

1



Caro(a) estudante, Este manual apresenta algumas orientações a respeito do que se espera da postura de um(a) aluno(a) do Ensino Fundamental II (EFII). Também explica as regras gerais do nível (e as sanções previstas no caso de seu descumprimento), os usos esperados dos espaços coletivos, o processo de avaliação, bem como os critérios para promoção e retenção. Além disso, traz o calendário anual. O intuito é expor com mais clareza os direitos e deveres dos(as) estudantes na escola. Em caso de dúvida ou necessidade de ajuda, procure a Orientação. Orientação do EFII

3


I – POSTURA DE ESTUDANTE A postura de estudante é fundamental para o processo de aprendizagem. Inclui atitudes como: presença em aula com atenção e boa participação; organização de agenda e materiais; entrega das atividades bem feitas e dentro do prazo; registro do conteúdo das aulas; compromisso e responsabilidade. Além de focar a aquisição de senso de responsabilidade e autonomia, o Gracinha prepara o(a) estudante para uma relação de respeito com os colegas, com os educadores e consigo mesmo(a), com base em um olhar de colaboração e empatia, bem como por meio de uma postura de abertura à diversidade, de autoconhecimento e autocuidado. O desenvolvimento de tais atitudes é fundamental não apenas para o percurso escolar, mas para outras instâncias da vida.

ii – REGRAS GERAIS Horário das aulas As aulas no período da manhã têm início às 7h15 e terminam às 12h40. Não é permitida a saída de alunos(as) da escola no horário de aula e no recreio. Se houver necessidade de saída durante o período escolar, o(a) aluno(a) deverá apresentar uma autorização escrita do responsável e só poderá sair no intervalo entre as aulas.

4


Atrasos Não há tolerância para atrasos. Após às 7h15, o(a) estudante deverá passar na Orientação para registrar o atraso e só poderá entrar para a segunda aula. Somados três atrasos no mês, a família será comunicada por escrito. Se houver um quarto atraso no mês, o(a) aluno(a) somente poderá entrar em sala com justificativa dos(as) responsáveis, mesmo que chegue na escola antes da segunda aula. Entradas após a segunda aula só serão permitidas com a justificativa dos(as) responsáveis. Atenção: Se houver prova agendada para a primeira aula e o(a) aluno(a) chegar atrasado(a), ele(a) não poderá realizar a avaliação. Nesse caso, terá de fazer a prova substitutiva.

Entrega de materiais em sala A aula não poderá ser interrompida para entrega de materiais esquecidos em casa. Trazer agenda, trabalhos e material completo faz parte do dever de estudante. Materiais e trabalhos entregues na portaria deverão ser retirados no intervalo das aulas pelo(a) aluno(a).

Faltas Sempre que ocorrer de o(a) aluno(a) faltar à escola, independentemente do motivo, este(a) deve consultar um(a) colega ou professor(a) para se informar sobre o conteúdo que perdeu e 5


para tomar conhecimento das solicitações realizadas, como leituras, tarefas, trabalhos e prazos de entrega. No caso de atividades desenvolvidas em aula, o(a) aluno(a) deve trazê-las prontas na aula seguinte; ainda que o(a) professor(a) não aceite a entrega fora do prazo, a realização da tarefa terá servido como instrumento de estudo. No que se refere à Educação Física, o(a) estudante que apresentar atestado médico ficará dispensado(a) da atividade, mas deverá estar presente em aula. Somente justificativas médicas (atestados), justificativas familiares (falecimento) e convocações esportivas oficiais poderão ser observadas pela Secretaria Escolar para efeito de frequência mínima no bimestre.

Permanência no período da tarde As aulas do Fundamental II acontecem das 7h15 às 12h40, todos os dias da semana. No período da tarde acontecem as aulas do Fundamental I, aulas do período integral do Ensino Médio, aulas de recuperação do EFII e aulas dos cursos extras. Quando o(a) aluno(a) precisar vir à escola, no período da tarde, em caráter de exceção (não inclui as aulas dos cursos extras, nem as recuperações), deverá solicitar autorização da Orientação com antecedência. Os(as) professores(as) reservam tempo suficiente para que os trabalhos em grupo sejam feitos em sala de aula. É dever do(a) estudante se organizar para isso.

6


Baralho Não é permitido o uso de baralho na escola, exceto para fins pedagógicos e com supervisão dos(as) professores(as).

Avental e colete Avental e colete são materiais obrigatórios para as aulas de laboratório e educação física, respectivamente. O(a) estudante jamais poderá interromper a aula para pegar esse material emprestado com o(a) colega.

Celular e eletrônicos Durante as aulas, não é permitido o uso de celular e eletrônicos sem a autorização do(a) professor(a). Esses aparelhos deverão permanecer desligados e dentro da mochila. Aparelhos utilizados indevidamente serão recolhidos e entregues na Orientação e só poderão ser retirados no final do dia (12h40).

Cabular aula Não é permitido que se cabule aulas no Ensino Fundamental II. Se o(a) estudante cabular qualquer aula, será advertido(a) por escrito. Atenção: sempre que o aluno se atrasar ou for retirado de sala de aula deve se dirigir à Orientação para que sejam feitos os encaminhamentos necessários. Caso contrário, será considerado ato de cabulação. 7


Agressões físicas Qualquer conflito entre estudantes que envolva agressão física terá como consequência advertência por escrito ou suspensão das aulas, dependendo da gravidade da situação (que será avaliada pela Orientação).

III – SANÇÕES Diante das seguintes situações: • Atraso entre aulas; • Falta de colete e avental; • Uso de celular não autorizado pelo(a) professor(a); • Postura inadequada no espaço escolar.

As consequências serão: • Primeira ocorrência: registro na Orientação; • Segunda ocorrência: comunicado de comportamento; • Terceira ocorrência: advertência por escrito.

Suspensões Em caso de suspensão das aulas, o(a) estudante ficará com nota zero em qualquer atividade avaliativa realizada nesse dia. 8


Atenção: Cabe à Orientação definir a gravidade da situação ocorrida, considerando o momento e o histórico do(a) aluno(a), podendo avaliar se a sanção deverá ou não seguir os parâmetros anteriormente descritos. Comunicados de comportamento, advertências e suspensões devem ser trazidos no dia seguinte ao envio, com a assinatura dos(as) responsáveis.

IV – ESPAÇOS COLETIVOS Os espaços coletivos da escola são de uso comum. Cuidar deles é dever de todos. Para garantir a boa convivência, bem como o direito ao uso desses locais de maneira que se atenda a todos(as), é importante o respeito às regras que regulam esses espaços.

Sala de estudo A sala deve ser usada unicamente para estudo e trabalho em grupo. O uso desse espaço deverá ser respeitoso e adequado. A sala de estudo não é local para bate-papo, conversas e brincadeiras que atrapalhem os(as) demais. Caso esse comportamento ocorra, o(a) estudante poderá perder o direito de utilizá-la. A sala deverá ser reservada antecipadamente com as secretárias da Orientação. Caso não seja feita a reserva, o local só poderá ser utilizado pelo(a) aluno(a) se houver mesa livre. Ao fazer a reserva, o(a) estudante receberá um comprovante com o 9


horário e a data de uso. Esse comprovante poderá ser solicitado pelos(as) inspetores(as) ou outros(as) funcionários(as) da escola durante o período em que o(a) aluno(a) estiver dentro da sala. Em caso de desistência da reserva, é fundamental comunicar à Orientação. Dessa maneira, será possível comunicar em tempo hábil ao(a) próximo(a) da lista de espera. Não é permitido permanecer na sala com alimentos e bebidas, exceto água.

Grêmio A sala do Grêmio é um espaço cedido dentro da escola para uso dos(as) estudantes. Para que o direito a esse espaço seja garantido, é fundamental apresentar postura adequada. Isso inclui a responsabilização coletiva pela manutenção do espaço.

Auditório O auditório é o espaço de eventos e atividades letivas da escola. Para garantir a boa manutenção do local, é importante observar alguns cuidados: não comer ou beber no local sem autorização de um adulto responsável; não apoiar os pés na cadeira ou no encosto das cadeiras à frente; desligar aparelhos eletrônicos quando solicitado; evitar entrada e saída do auditório durante a atividade para que a interrupção não atrapalhe o andamento do evento.

10


Sala de aula As salas de aula são de uso comum. Na maioria dos casos, esses espaços são compartilhados com turmas do período da manhã e da tarde. Assim, o uso adequado é fundamental para que esse espaço possa ser usado sem a supervisão constante dos adultos da escola. Não é permitido jogar lixo no chão ou debaixo das carteiras, bem como danificar material da escola ou dos demais alunos, nem rabiscar mesas, paredes ou murais.

V – PROCESSO DE AVALIAÇÃO Plano de avaliação Todo início de bimestre, o(a) professor(a) de cada disciplina postará no Moodle o plano de avaliação para aquele período. Nesse plano de avaliação, o(a) estudante encontrará o conteúdo daquele bimestre, as atividades avaliativas e a fórmula para cálculo da média final. É importante criar o hábito de consultar esse plano e se preparar para o bimestre com base nele, tirando as dúvidas existentes com os(as) professores(as).

Provas bimestrais No Gracinha, não existe um calendário anual com as datas das avaliações bimestrais nem das outras atividades avaliativas. Cada professor(a) decide qual o momento mais apropriado do bimestre para aplicação dessas atividades e comunica à Orientação, que organiza o calendário de provas bimestrais e posta no 11


Moodle, na pasta da Orientação. A organização dos registros de aula e do conteúdo a ser estudado para as avaliações é de responsabilidade do(a) aluno(a).

Prova substitutiva Em caso de perda, as provas mensais ou bimestrais poderão ser repostas. Nessas situações, o(a) responsável pelo(a) estudante deverá levar o documento de solicitação carimbado pela Orientação para a secretaria e pagar uma taxa estipulada pela escola. Ao(à) estudante cabe comparecer em dia e local marcados para a prova com material necessário para a sua realização. Alunos(as) com atestado médico ou que sejam federados e tenham comprovante de participação em torneios no dia da prova agendada são isentos de pagamento. A secretaria controla o número de pedidos de reposição e encaminha à Orientação, que providencia a impressão das provas e informa ao(à) aluno(a) o local e horário de realização da avaliação. A data das provas substitutivas é disponibilizada no início de cada ano letivo no calendário geral do nível. Elas ocorrem após o fim de cada um dos quatro bimestres.

IMPORTANTE: O(a) professor(a) poderá decidir se o(a) estudante fará a prova perdida na data de retorno à escola em vez da prova substitutiva. Essa é uma decisão do(a) professor(a). Cabe ao(à) aluno(a) estar preparado(a) para a avaliação perdida na data de seu retorno à escola. 12


VI – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO Considerando os princípios e características da avaliação na escola, o processo de recuperação ocorre da forma descrita a seguir.

Recuperação bimestral (do primeiro ao terceiro bimestre) O(a) aluno que obtiver resultado inferior a 5,0 em qualquer disciplina no fim do bimestre será convocado(a) a participar da recuperação bimestral no período da tarde; os(as) que obtiverem resultado entre 5,0 e 6,0 poderão ser convidados. Nas disciplinas de História, Português e Matemática, as recuperações acontecem por meio de aulas presenciais no período da tarde. Para as outras disciplinas, a recuperação é feita mediante roteiro de trabalho, postado no Moodle, com prazo de entrega. A participação do(a) estudante é fundamental para garantir uma melhora no seu aproveitamento. No caso da impossibilidade de participação, é necessário que seja encaminhada à Orientação uma justificativa escrita e assinada pelos(as) responsáveis. A atividade de recuperação NÃO substitui o trabalho individual em casa. Por isso, é importante que o(a) aluno(a) estude previamente para levar suas questões e dúvidas mais específicas à recuperação. Faz parte do compromisso de estudante ser pontual, manter a frequência, trazer todo o material da disciplina, fazer as tarefas 13


pedidas e se comportar de forma adequada nas aulas. Se esse compromisso não for cumprido, o(a) aluno(a) poderá perder o direito de participar das aulas. O(a) estudante convocado(a) para a recuperação poderá receber até 0,3 pontos na média do bimestre seguinte, quando atender às orientações e critérios de avaliação estabelecidos pelo(a) professor(a).

Recuperação final A recuperação do quarto bimestre corresponde à recuperação final. Serão submetidos aos estudos de recuperação final os(as) alunos(as): com média anual (soma dos quatro bimestres dividido por quatro) inferior a 5,0 e superior a 4,0 em até três disciplinas (Recuperação por Nota – RN); com média anual igual ou superior a 5,0 e média do quarto bimestre inferior a 5,0 (Recuperação por Regressão – RR), em qualquer número de disciplinas. Durante os estudos de RN ou RR, o(a) estudante deverá realizar as atividades e avaliações planejadas pelo(a) professor(a) e seu desempenho será expresso em nota de 0 a 10. A duração da recuperação final é de aproximadamente duas semanas, com aulas para retomada de conteúdo, elaboração de atividades, trabalhos e provas. Após a recuperação final, será promovido(a) o(a) aluno(a) que: 14


RN: obtenha média anual igual ou superior a 5,0 por meio da soma da média final com a média da recuperação anual dividida por dois; RR: obtenha média igual ou superior a 5,0, por meio do resultado da recuperação.

VII – PROMOÇÃO/RETENÇÃO Promoção A promoção deverá resultar da avaliação de competências, sendo levados em consideração o aproveitamento global em todo o período letivo e o cumprimento da frequência mínima de 75% do total de horas letivas durante o ano, inclusive para a disciplina de Educação Física. Nos termos do Regimento Escolar, será considerado(a) promovido(a) para a série subsequente, o(a) aluno(a) que: obtiver frequência anual igual ou superior a 75% das horas letivas em todas as disciplinas; obtiver Média Anual (MA) igual ou superior a 5,0 em todas as disciplinas e média no último bimestre também igual ou superior a 5,0 em todas as disciplinas. Retenção Ao término do último período letivo, será considerado(a) retido(a) o(a) aluno(a) que obtiver: MA inferior a 4,0 em qualquer disciplina; 15


MA inferior a 5,0 em mais de três disciplinas; frequência inferior a 75%.

VIII – Orientação educacional E pedagógica Denise Soares – secretária da orientação do 6o ao 9o ano (orientacaoef2@gracinha.g12.br). Ligia Augusta Mori – coordenadora do nível e orientação pedagógica (ligiaam@gracinha.g12.br). Sandra Cirillo – orientadora educacional de 6o e 7o anos (sandra@gracinha.g12.br). Juliana Boarati – orientadora educacional de 8o e 9o anos (julianabb@gracinha.g12.br ). Rodrigo Berezovsky – estagiário da orientação do 6o ao 9o ano (rodrigob@gracinha.g12.br).

16


CALENDÁRIO ESCOLAR 2019 – do 6º ao 9º ano INÍCIO E ENCERRAMENTO DAS AULAS Início

Encerramento

1o semestre

30 de janeiro

28 de junho

2o semestre

31 de julho

16 de dezembro

INÍCIO E ENCERRAMENTO DOS BIMESTRES Início

Encerramento

1o bimestre

30 de janeiro

12 de abril

2o bimestre

15 de abril

28 de junho

3 bimestre

31 de julho

27 de setembro

4o bimestre

30 de setembro

16 de dezembro

o

Divulgação de resultados – 3 de dezembro. Recuperação final – 3 a 16 de dezembro. Divulgação dos resultados finais – 17 de dezembro. SÁBADOS LETIVOS

COMPENSAÇÃO

Abril

Avaliação

Emenda de Carnaval – quartafeira (6/3)

Maio

Desafios das Ciências e da Matemática

Emenda Corpus Christi – sextafeira (21/6)

Junho

Festa Junina

Emenda de Carnaval – segundafeira (4/3)

Setembro

Avaliação

Reposição – quarta-feira (15/4)

Outubro

Mostra de Trabalhos

Emenda Semana Santa – sextafeira (18/4)

17


JANEIRO

FEVEREIRO

30 – Início das aulas e do 1o bimestre 11 – Entrega do planejamento anual e do plano de avaliação 1o bimestre 13 – Reunião de pais 6o ano – 7h30 (somente com a orientação) 4 – Emenda Carnaval 5 – Carnaval (feriado) 6 – Quarta-Feira de Cinzas (não haverá aula) 11 – Data limite para revisão do planejamento anual (se necessário)

MARÇO

11 – Reunião de pais 8o ano – 20h 14 – Reunião de pais 7o ano – 20h 18 – Reunião de pais 6o ano – 20h 20 – Reunião de pais 9o ano – 20h 21 – Canguru de Matemática – período da manhã

3 – Reunião de pais 8o ano Estudo do Meio – 7h30 6 – Sábado letivo – Avaliação 8 a 10 – Vivência externa – 9º ano 10 e 11 – Estudo do Meio – Bom Retiro – 6º ano ABRIL

15 – Entrega de notas e conselho de classe 18 e 19 – Semana Santa – feriado 22 – Provas substitutivas 22 – Entrega do plano de avaliação do 2o bimestre e cadastramento das fórmulas 23 a 26 – Estudo do Meio – Petar – 8º ano

18


1 – Dia do Trabalho (feriado) 8 e 9 – Estudo do Meio – Santana e Pirapora – 7º ano MAIO

18 – Sábado letivo – Desafios das Ciências e da Matemática 23 – Reunião de pais e estudantes 9o ano – 20h – Travessia Ensino Médio

8 – Festa Junina JUNHO

27 – Entrega de notas e conselhos de classe 28 – Término das aulas

1 a 30 – Férias escolares JULHO

31 – Volta às aulas e início do 3o bimestre

5 – Conselhos de classe 12 – Entrega do plano de avaliação do 3o bimestre e cadastramento das fórmulas AGOSTO

13 – Provas substitutivas 14 – Reunião de pais 7 o ano e Estudo do Meio – 7h30 20 a 23 – Estudo do Meio – Paraty – 7o ano

6 – Reunião de pais 6o ano e Estudo do Meio – 7h30 19 e 20 – Estudo do meio 6o ano SETEMBRO

21 – Sábado letivo – Avaliação 30 – Entrega de notas e conselhos de classe

19


3 – Provas substitutivas 7 – Entrega do plano de avaliação do 4o bimestre e cadastramento das fórmulas OUTUBRO

19 – Mostra de Trabalhos 25 – Avaliação diagnóstica de alunos(as) novos(as) 26 – Vivência para alunos(as) novos(as) e sábado esportivo

15 – Proclamação da República (feriado) NOVEMBRO 20 – Consciência Negra (feriado)

2 – Entrega de notas e conselhos de classe DEZEMBRO

3 – Divulgação dos resultados/provas substitutivas/início da recuperação 12 – Evento de encerramento do 9o ano 17 – Conselhos de classe e divulgação dos resultados finais

20




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.