Abril

Page 3

MARÇO/ABRIL

2015

|

Nº.003

Visita de Estudo à Delta Cafés

PÁGINA

No passado dia 16 de abril, os alunos do curso vocacional realizaram uma visita de estudo à Delta Cafés, no âmbito da disciplina de Geografia. Esta unidade industrial fica localizada no concelho de Campo Maior e dedica-se ao processo de torrefacção do café, seguida dos processos de criação dos lotes “Blends” e posterior embalamento para comercialização. Nesta visita pudemos ver todo o percurso do café, desde que chega às instalações da fábrica até ao produto já acabado. O café chega em grão, verde, vindo de vários países do mundo (cerca de 30 diferentes), destacando-se o Brasil, seguindo depois para os torradores. Posteriormente são feitos os lotes e o café é embalado.

S E M A N A DA L E I T U R A O início das atividades ocorreu na segunda feira com a participação de dois jovens saxofonistas, Diana Anselmo e André Relvas, que trouxeram alegria e dinâmica à abertura da “Feira do Livro usado” e de uma exposição – “Nas bocas do mundo”- sobre a alimentação no mundo. Foi um momento que também contou com a leitura de alguns poemas, tendo como fundo o som dos saxofones (Saxoleituras). A semana trouxe à escola o escritor Carlos Canhoto, com apresentações para o segundo ciclo, e a escritora Odete Canha direcionada para a Educação préescolar e 1º ciclo. Estes dois últimos grupos puderam ainda participar num projeto que conjugou a audição de poemas com atividades do foro sensorial – “Riscos e linhas, Poemas às cores e às bolinhas”- CLDS+Crato. Esta semana também incluiu atividades abertas à comunidade em geral, nomeadamente um encontro de leitores, na Universidade Sénior, no qual se partilharam leituras, dando-se continuidade aos encontros “Leituras Conversadas” que têm vindo a ser realizadas ao longo deste ano letivo. O culminar das atividades teve lugar na passada sexta feira com o espetáculo “Música-palavra do mundo”, desenvolvido na escola e que contou com a participação do Coro da Misericórdia do Crato, o grupo de Cante Alentejano “Os Lagóias” e o músico António Eustáquio que apresentou o Guitolão. Foi um momento muito agradável, com contornos pedagógicos na medida em que pretendeu dar a conhecer estes artistas e as áreas musicais em que se movem. Foram homenagens merecidas ao Coro do concelho, ao Cante Alentejano e ao Guitolão. Em resumo, foi uma semana rica e dinâmica que deixou uma marca positiva e que só foi possível graças à cooperação entre várias instituições que se assumiram como parceiras na nobre tarefa de educar. A escola quer deixar aqui o seu agradecimento à Camara Municipal, à CLDS+Crato, à Universidade Sénior e aos supracitados artistas que se disponibilizaram para abrilhantar a noite.

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.