Page 1

PÁGINA1

Newsletter Agrupamento de Escolas do Crato JULHO 2019 | N. º 0 1 5 N E S T A E D I ÇÃO: Visita ao Museu Municipal do Crato

1

DAC – Cientistas

1

O Projeto HIVEMIND (Programa Erasmus+) – Em Discurso Direto

2

O Projeto HIVEMIND (Programa Erasmus+) – Em Discurso Direto (cont.)

3

Fábrica de histórias

3

Visita de estudo ao Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco

4

Visita de estudo a Lisboa

5

últimas atividades realizadas neste período, mostrando, uma vez mais, que a nossa

Desporto Escolar

5

escola é dinâmica e proativa.

Desporto Escolar

6

Boa pausa letiva para todos. Que venha 2019-2020.

O Padel

6

II Bienal de Artes

7

Sarau de fim de ano letivo

7

Brigada Verde

8

Vencedores do EcoCódigo 2019

8

Uma aventura literária 2019

8

Mais um ano letivo que termina e outro que se prepara! É assim a vida nas escolas, uma constante mutação que não tem fim. O ano que termina apresentou-se com algumas mudanças significativas ao nível da Autonomia e Flexibilidade Curricular e Inclusão, mudanças essas que se mostraram proveitosas e inovadoras para uns, e receosas ou discutíveis para outros. Mas é assim que se vai construindo o futuro, é esta constante tentativa de melhorar e procurar o melhor para os nossos alunos, não podendo esquecer o principal propósito que é a formação holística das nossas crianças.

Um Dia Mil Cores

9

Arraial 2019

10

O nosso projeto de internacionalização – Em jeito de balanço

11

Respeito e autoestima

12

Arte na Matemática

12

Terminamos assim esta última edição da nossa Newsletter, onde se apresentam as

A Diretora Lúcia Gonçalves


PÁGINA1

Visita ao Museu Municipal do Crato No dia Internacional dos museus, os alunos do 1º Ciclo foram visitar o Museu Municipal do Crato e aprender um pouco mais sobre a história deste concelho. (Alunos da turma B do 1º ano – Professora Helena Moreira)

DAC – Cientistas “O coração” Este período, um grupo de alunos dos Cientistas mostrou curiosidade em aprender mais sobre o coração. Após pesquisa em enciclopédias e visionamento de vídeos acerca do mesmo, decidiram arregaçar mangas, ver com os seus próprios olhos e mexer num coração de verdade. Com a colaboração das professoras, deslocaram-se a um estabelecimento comercial da vila do Crato onde compraram um coração de porco. Já na sala de aula, a Professora Ilda dissecou o coração de porco no qual todos puderam mexer para perceber a sua função e o seu funcionamento. (Professoras Alice Fernandes e Vera Duque)


PÁGINA2

O Projeto HIVEMIND (Programa Erasmus+) – Em Discurso Direto Nada melhor do que dar a palavra a alunos que viajaram para Billingshurst, no Reino Unido, e ouvir/ler o que nos dizem

eles

sobre…A

MINHA EXPERIÊNCIA EM INGLATERRA: “No dia 20 de maio eu, a Mariana Merêces, o Tiago Abreu, a Maria Sommer, as Professoras Alice, Emília e Sofia, partimos numa aventura muito divertida. Nesta semana aprendemos vários desportos e muitas coisas novas. Fomos muito bem recebidos pelas famílias e, para além de ter conhecido a cidade de Londres, também fizemos novos amigos. Temos de agradecer, em especial, à Professora Adélia por nos ter dado a oportunidade de participar neste projeto. Foi uma experiência muito divertida que, sem dúvida, gostaríamos de voltar a repetir” (Leonor Vinagre, 8ºA). “Na semana de 20 a 26 de maio, fui para Billingshurst com três alunos e três professores da escola com o objetivo de convivermos com alunos e professores de outros países – Inglaterra, Espanha e Países Baixos – e de participarmos na semana do desporto

da

Weald

School.

Pudemos

aprofundar os nossos conhecimentos da língua inglesa e adquirir novas experiências. A região onde ficámos é muito bonita e bastante diferente de Portugal. Para além disso, tivemos sorte em apanhar bom tempo a semana toda. A família que me acolheu foi super querida e prestável. Os pais da Ella, a colega que me recebeu, fizeram-me sentir como outro membro da família. Todos fizemos programas muito giros e visitámos muitos locais em Londres (Sky Garden, Tower Bridge, Westminster Abbey, House of Parliament…). Uma semana que, sem dúvida, quero repetir!” (Maria Sommer, 8ºA)


PÁGINA3

O Projeto HIVEMIND (Programa Erasmus+) – Em Discurso Direto (cont.) “A minha semana em Billingshurst foi uma das minhas semanas favoritas porque visitei um novo país, novas culturas e porque fiz amigos lá. Adorei esta experiência e espero poder voltar a participar em projetos internacionais. A família e os alunos ingleses receberam-nos muito bem!” (Mariana Merêces, 8ºA)

“Esta semana foi uma semana em cheio e muito divertida! Gostei muito desta aventura. A família Inglesa recebeu-me com muito carinho e os alunos da escola são muito simpáticos. Billingshurst é uma terra muito bonita. Adorei a experiência!” (Tiago Abreu, 7ºA)

Na qualidade de coordenadora deste Projeto, gostaria, uma vez mais, de reiterar os meus agradecimentos a todos os intervenientes – alunos, pais e encarregados de educação, professores, assistentes e autarquia - que, de uma forma tão confiante e colaborativa, sempre se prontificaram a integrar as atividades previstas e propostas e, desta forma, contribuir para o êxito deste projeto. Não posso deixar de endereçar um agradecimento muito especial à Direção pela confiança depositada e apoio incondicional. (Professora Adélia Palma)

Fábrica de histórias No dia 24 de maio, as turmas do 3º e 4º ano, foram a Arronches participar no Lançamento do livro “O segredo dos Caminhos”, feito ao longo do ano e em conjunto com outros agrupamentos do nosso

distrito.

Este

projeto

permitiu promover a leitura e a escrita. (Professor Francisco Lopes)


PÁGINA4

Visita de estudo ao Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco No dia 5 de junho, as turmas do 3º e 4º ano, foram a Castelo Branco visitar o Centro de Interpretação Ambiental.

Os

oportunidade exposição

alunos

de

tiveram

visitar

temática

sobre

uma o

território do Parque Natural do Tejo Internacional.

Descobriram,

de

forma interativa, mais sobre o seu património natural (fauna, flora, geologia e hidrologia) deste território e navegaram virtualmente no Rio Tejo. (Professores António Rato e Vera Duque)

Os alunos do 1º Ciclo também visitaram o Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco. Estes realizaram várias atividades e divertiram-se muito, enquanto aprendiam! Foi um dia diferente e muito especial. Apresentaram-nos

uma

exposição

temática sobre o território do Parque Natural do Tejo Internacional, constituída por 14 equipamentos de exploração interativa. Esta exposição aborda aspetos distintos deste território, desde o seu património natural (fauna, flora, geologia e hidrologia), património construído, atividades de turismo de natureza e uma viagem virtual no Rio Tejo. Ao longo da visita fomos ouvindo as explicações do guia e consultando informação nos equipamentos disponíveis para esta atividade. Adorámos a visita. (Professoras Helena Moreira e Paula Mendes)


PÁGINA5

Visita de estudo a Lisboa No dia 18 de junho, os alunos do 4º ano realizaram uma visita de estudo a Lisboa, com a colaboração da CMC, onde puderam visitar e conhecer melhor o Estádio da Luz, o Museu Cosme zona

Damião, histórica

Mosteiro

a do dos

Jerónimos e o Museu da Marinha. Esta atividade foi organizada com a ajuda da Professora de Educação Física e foi uma belíssima maneira de terminar este ano letivo, pois somos finalistas e uma nova etapa nos espera no próximo ano letivo. (Professores António Rato e Francisco Lopes)

Desporto Escolar Durante o terceiro período, os alunos do Agrupamento de Escolas do Crato, participaram com muito empenho e determinação nas seguintes atividades do Desporto Escolar:  Campeonatos Regionais de Ténis de Mesa, dias 10 e 11 de maio, em Alandroal;

Campeonatos

Regionais

de

Natação, dias 10 e 11 de maio, em Extremoz; 

Campeonatos

Nacionais

de

Natação, dias 31 de maio, e, 1 e 2 de junho, em Campo Maior;


PÁGINA6

Desporto Escolar  Torneio de Badminton, dias 12 e 13 de junho, na EBI JI Professora Ana Maria Ferreira Gordo;

 Torneio de Futsal, dias 13 e 14 de junho, na EBI JI Professora Ana Maria Ferreira Gordo. (Professor João Ramos)

O Padel Os alunos do 1º ciclo, nomeadamente dos 3º e 4º anos, participaram, em Elvas, numa atividade desenvolvida pela Professora de Educação Física e acompanhada pelos professores titulares de turma, com intuito de experimentar uma modalidade desportiva, o Padel. No final, constatamos a alegria dos nossos alunos, pela prática desta modalidade. (Professora Teresa Rocha)


PÁGINA7

II Bienal de Artes Realizou-se, de 30 de maio a 15 de junho, a II Bienal de Artes no Mosteiro de Flor da Rosa.

Nesta exposição puderam ser comtempladas verdadeiras obras de arte realizadas pelos nossos artistas do 1º A, 1º B, 2º A, 5º A, 6º A e 6º B.

Parabéns a todos. Continuem a desenvolver a vossa criatividade. (Professora Gregória Rosa)

Sarau de fim de ano letivo No último dia de aulas, realizou-se a nossa festa de final de ano. A nossa turma participou na passagem de modelos com todos os meninos do 1º Ciclo e realizou-se uma dança (rancho) ensaiada pela Professora Teresa Rocha. Estávamos um pouquinho nervosos porque havia muita gente para assistir ao nosso espetáculo.

Foi uma “correria” entre as duas apresentações, mas depois ficámos mais calmos e pudemos desfrutar da festa juntamente

com

as

nossas

famílias.

Brincámos durante a festa com os nossos amiguinhos. (Professora Paula Mendes)


PÁGINA8

Brigada Verde No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi criada a Brigada Verde que ajudou a melhorar o ambiente da escola e teve como missão sensibilizar a população escolar para a aplicação dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Esta equipa vai continuar a estar em ação no próximo ano letivo. (Equipa Eco-Escolas)

Vencedores do Eco-Código 2019 No âmbito do Programa Eco-Escolas, a construção do EcoCódigo é o 7º e último passo a cumprir. Este ano letivo, a Catarina Raposo e a Matilde Antunes (5º A) foram as vencedoras. (Equipa Eco-Escolas)

Uma aventura literária 2019 CATARINA RAPOSO foi distinguida com uma Menção Honrosa no concurso nacional “Uma aventura literária 2019”. No âmbito da disciplina de Educação Visual, a turma A do quinto ano participou no concurso “Uma aventura literária 2019”, que consistia na ilustração de uma história a lápis de grafite. A Catarina recebeu uma menção honrosa, entre cerca de 14 mil trabalhos participantes. Parabéns a todos, em especial à Catarina. (Professora Gregória Rosa)


PÁGINA9

Um Dia Mil Cores “Um Dia Mil Cores” é um dia diferente na nossa escola. Organizado pelo departamento de Expressões do Agrupamento de Escolas do Crato, este evento contou mais uma vez, com cerca de 3 centenas de participantes. Para além de alunos, encarregados de educação e outros familiares vindos de todo o concelho, marcaram ainda presença, participantes dos municípios vizinhos. “Um Dia Mil Cores” é, acima de tudo, um convívio de gerações que pretende aproximar docentes, alunos e encarregados de educação. Para além das já habituais “explosões” de cor, os participantes puderam ainda desfrutar de outras atividades lúdicas. O Agrupamento de Escolas do Crato, agradece aos seus colaboradores o excelente contributo para a realização deste evento. À Câmara Municipal, às juntas de freguesia do concelho, aos Bombeiros Voluntários, à Associação de Pais (APEEAEC) e à GNR, o nosso muito OBRIGADO.


P Á G I N A 10

O nosso projeto de internacionalização – Em jeito de balanço… Prestes a terminar mais um ano escolar, resta-nos olhar para o que foi feito com o objetivo de enfrentarmos o futuro. E o que foi feito dá-nos alento para perspetivarmos o próximo ano letivo com muito ânimo e otimismo. Para além das atividades desenvolvidas no

âmbito

do

processo

de

internacionalização da nossa escola, a partir da concretização de alguns projetos, em estreita colaboração, tanto com organismos oficiais portugueses, como com outras escolas da União Europeia, relembramos, por exemplo, a comemoração do “Dia Europeu da Línguas”, a do “Dia da Europa” e a colaboração estreita com a Europe Direct, representante da Comissão Europeia em Portugal. Gostaríamos, contudo, de enfatizar as atividades que se inscreveram nos diferentes projetos internacionais: - HIVEMIND: resultou de uma candidatura ao Programa Erasmus+ e foi realizado em parceria com escolas da Holanda, do Reino Unido e de Espanha e integrou duas mobilidades de professores e alunos. É nossa convicção que podemos qualificar esses momentos, todos os que precederam a sua preparação e todas as “recordações” que ficam… de marcas culturais, sociais e “humanísticas” importantes, tendo em conta o perfil de aluno que se pretende para a construção de um cidadão respeitador das diferenças que caracterizam o ser humano. - MOBILIDADE DE LONGA DURAÇÃO. Importa igualmente ressalvar este projeto que na nossa escola foi implementado pela primeira vez: a receção e acolhimento da Maartje, uma aluna holandesa que aqui frequentou, durante o 2º período, grande parte das disciplinas do seu currículo. - IMPACT: para os mais pequenos, alunos do 1º e 2º ciclos, foi concluído este projeto de dois anos que, de uma forma articulada com as demais escolas parceiras europeias, congregou igualmente aprendizagens transversais e significativas que se pretendem para os nossos alunos. - CRASAL: no início de abril, recebemos na nossa escola um grupo de 12 alunos espanhóis, de Salamanca, e respetivos professores e durante essa semana foi desenvolvido um programa intenso que envolveu toda a comunidade educativa. O grupo de professores dinamizadores destas atividades inscritas nos Projetos Internacionais crê, assim, ter contribuído para a concretização de um dos desígnios da Escola e da Educação: ajudar os nossos jovens a crescer e a tornarem-se mais cidadãos do mundo.

A todos, alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e autarquia, que tornaram possível a concretização deste projeto, reiteramos o nosso MUITO OBRIGADO. (Coordenadora dos Projetos Internacionais – Professora Adélia Palma)


P Á G I N A 11

Arraial 2019 Realizou-se no dia 19 de junho o já tradicional Arraial da Escola do Crato, organizado pelo pessoal não docente com o apoio de alguns docentes, Câmara Municipal do Crato e União de Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso. Este ano a novidade passou pela nova localização dos festejos, o pátio de entrada da escola e pela configuração do espaço que proporcionou o convívio perfeito entre todos os presentes.

Foi uma noite agradável, divertida e animada, como é apanágio deste evento. Voltamos no próximo ano. Obrigada a todos! (A secretaria)


P Á G I N A 12

Respeito e autoestima No âmbito da componente de CIDES, os alunos do 1º A, a partir da audição e visualização da história “Dragão das Mil Flores”, realizaram um pequeno debate sobre O ser Diferente e o valor do respeito associado às questões da Diferença: devem-se aceitar as nossas diferenças. De seguida realizaram ilustrações sobre a história para construção de um painel, que foi colocada na parte exterior da sala. (Alda Pais)

Arte na Matemática A Matemática está diretamente ligada à estética e foi esta vertente que trabalhámos em geometria. Visualizamos algumas imagens e identificamos que conteúdos da Matemática podíamos trabalhar com o que estávamos a observar. De imediato descobriram as formas, mas outros componentes foram encontrados: contagens, grandezas e medidas. Concluímos que a partir da simplicidade de uma imagem, podemos fazer muitas aprendizagens. (Alda Pais)

Profile for EscolaCrato

Agrupamento de Escolas do Crato - Newsletter do 3º período  

Algumas das atividades realizadas, durante o 3º período, no Agrupamento de Escolas do Crato.

Agrupamento de Escolas do Crato - Newsletter do 3º período  

Algumas das atividades realizadas, durante o 3º período, no Agrupamento de Escolas do Crato.

Advertisement