{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

Newsletter

PÁGINA1

Agrupamento de Escolas do Crato DEZEMBRO 2019 | N. º 0 1 6 N E S T A E D I ÇÃO: Internacionalização em curso – looking for footprints

2

Festival das sopas

3

“O melhor presente é estar presente.” De todas as datas que a escola festeja, o

Alterações climáticas

3

Natal é, sem sombra de dúvida, a mais especial.

Alterações climáticas (cont.)

4

Igualdade de género

4

1ª fase do V campeonato dos jogos matemáticos

5

A escola, nas suas inúmeras e diversas competências, é um local nobre para ensinar e

Visita ao lar do Crato

6

aprender.

Jardim das cores

6

A escola de hoje está a voltar-se para uma pedagogia mais humanista. Mais voltada

Jardim das cores (cont.)

7

A equipa E-du.Crato na nossa escola

7

A equipa E-du.Crato na nossa escola (cont.)

8

A Europa está no Crato com o Projeto ERASMUS+ Hivemind

8

A Europa está no Crato com o Projeto ERASMUS+ Hivemind (cont.)

9

No Natal, a escola enche-se de cor, sorrisos, música, companheirismo, solidariedade e espírito de equipa. O Natal une a escola.

para tornar os nossos alunos bons e ativos cidadãos. Estamos num tempo em que é muito importante saber pesquisar e selecionar o conhecimento, mas também é cada vez mais importante saber ser um cidadão ativo na sociedade local e global. Neste período em que o avanço da tecnologia e a publicidade nos querem convencer que tudo se pode alcançar num simples clique e a qualquer hora. Em que parece que o princípio da satisfação imediata irá vencer, convicta vos digo que a melhor prenda que podemos dar às nossas crianças e alunos não se vende. O seu valor é

Hivemind Project (13th – 19th January 2020)

10

Hivemind Project (13th – 19th January 2020) (cont.)

11

incalculável. A melhor prenda não se embrulha. Tão pouco se manda vir da internet. Nem se coloca debaixo da árvore de Natal. Nem tão pouco num envelope. As nossas crianças e alunos para serem bem-sucedidos na escola e pela vida fora

My impressions about … 3rd Project Meeting Hivemind Portugal (13th to 19th January 2020)

12

My impressions about … 3rd Project Meeting Hivemind Portugal (13th to 19th January 2020) (cont.)

13

Mensagem de boas vindas

14

necessitam de uma família que lhes dê uma casa, amor e regras para nela viver. Necessitam de proteção e ao mesmo tempo de disciplina. Necessitam de acompanhamento e ao mesmo tempo que a família lhe proporcione momentos de aprendizagem para saber estar na escola. Necessitam de projetos de vida, de ambição e que a família lhes explique o que vêm fazer à escola. Precisam do tempo da família e de tempo na família. Com tudo isto quero dizer que a melhor prenda que podem dar aos vossos filhos é proporcionar-lhes condições para que sejam, um dia, adultos felizes, saudáveis, bemsucedidos e boas pessoas. E porque o Natal é a festa da família, a família educa e a escola ensina.

Educar é muito mais difícil do que ensinar, por isso, para terminar, a melhor prenda que podem dar a estas crianças e jovens é uma família que cumpra o seu papel. (A Direção)


PÁGINA2

Internacionalização em curso (looking for footprints) Em resultado do desejo de oferecermos aos nossos alunos a possibilidade de conhecerem novas realidades europeias neste mundo globalizado, foi realizada uma reunião preparatória em Múrcia, na qual participaram as professoras Adélia Palma (coordenadora do projeto e simultaneamente professora do 2º ciclo), Alice Fernandes (em representação da Direção da escola), Ana Semedo (enquanto professora do 2º ciclo) e Clotilde Soares (professora Bibliotecária e responsável por aquela valência escolar como polo aglutinador de atividades escolares). Este projeto, que terá a duração de 2 anos e que contará com a participação de escolas de Portugal, Espanha e Itália, destina-se a alunos do 2º ciclo. Pretende-se que os nossos alunos tomem uma maior consciência do património cultural local, regional e europeu que é de todos, mas que é também de cada um, para além de estabelecer contacto direto com outras realidades culturais e sociais que, embora tão próximas de nós, são simultaneamente tão diferentes. Cremos, com este tipo de intervenção, poder contribuir, enquanto

escola,

para

a

concretização

das

metas

curriculares em vigor e para a construção do perfil de aluno que se deseja. Sob o auspício do Programa Erasmus+, cujo financiamento nos permite levar a cabo este projeto, podemos dizer que estamos a contribuir para que os nossos alunos aprendam a “olhar” o “outro” como “diferente” e, simultaneamente, como “igual”, contribuindo assim para o sonho de “amanhã” podermos ter um mundo melhor. (Professora Adélia Palma)


PÁGINA3

Festival das sopas No dia 13 de novembro festejámos o Dia de S.Martinho e realizámos o Festival das Sopas. Começámos o dia com o Corta Mato Escolar, onde a nossa turma participou. Seguiu-se o Festival das Sopas, onde as turmas confecionaram diferentes sopas, mas todas deliciosas. A nossa turma trouxe sopa da pedra, feita pela mãe da Bianca, que adorámos. A seguir recebemos medalhas, fizemos um magusto e brincámos. Foi um dia muito divertido. (Alunos da turma B do 2º ano – Professora Helena Moreira)

Alterações climáticas O 5º A está preocupado com AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS No dia 4/12/2019, na aula de Cidadania e Desenvolvimento, fizemos uma Assembleia de Turma para falarmos sobre as alterações climáticas. As alterações climáticas dizem respeito à variação do clima no nosso planeta, ao longo do tempo: temperatura, precipitação, nebulosidade, etc. Ao longo da assembleia fomos percebendo que o aquecimento global que está a acontecer no nosso Planeta é um fator de muita preocupação porque está a levar à destruição do mundo onde vivemos, devido aos gases, ao fumo das fábricas e dos transportes, ao excesso de lixo, etc. A professora mostrou-nos alguns vídeos sobre a Greta Thunberg, uma jovem ativista de 16 anos que, em 2018, com 15 anos, começou a fazer greve nas sextas-feiras por causa do clima. Sentava-se sozinha nas escadas do parlamento sueco com um cartaz que dizia: “Greve à escola por causa do clima.”. Todas as sextasfeiras fazia a mesma coisa, e de cada vez se foram juntando mais pessoas à greve por causa do clima. A Greta não come carne, não tem muita roupa pois isso também polui o ambiente, e anda mais a pé ou em outro meio de transporte que não polui o ambiente. Estes são comportamentos que nós devemos começar a praticar.


PÁGINA4

Alterações climáticas (cont.) Por exemplo, a reciclagem é algo que todos conseguimos fazer e, assim, já estamos a ajudar a ter um Planeta melhor. Se não começarmos a preservar o ambiente agora, daqui a alguns anos o mundo acaba e não temos outro Planeta para viver. E é isto que a Greta Thunberg quer transmitir a todos. Ela defende que devia existir uma disciplina na escola sobre as alterações climáticas, para que os alunos possam adquirir muitos conhecimentos sobre o assunto e começarmos a fazer algo para evitar a destruição e preservar o Planeta de forma consciente. Uma das formas de poluição que está a afetar o nosso Planeta Terra é a poluição da água. (Aluna da turma A do 5º ano – Rita Tomé)

Igualdade de género No dia 6 de dezembro assistimos a uma Sessão de Educação para a Saúde, dinamizada pela APAV, sobre “Igualdade de Género”. Vimos um PowerPoint e um vídeo sobre o tema. Participámos com muito interesse e relembrámos o que já tínhamos aprendido anteriormente. Os materiais utilizados nesta sessão foram bastante pertinentes e apelativos para a nossa faixa etária. (Alunos da turma A do 3º ano – Professora Paula Mendes)


PÁGINA5

1ª fase do V campeonato dos jogos matemáticos No dia 11 de dezembro participámos nos “Jogos Matemáticos” com os colegas de 4.ºano de escolaridade. Jogámos os jogos do “Semáforo” e dos “Gatos e Cães”.

Foram atribuídos certificados de participação aos três primeiros lugares: “Gatos e Cães”: Rafael Ramos, Margarida Gouveia e Maria Francisca Leitão; “Semáforo”: Carolina Moura, Maria Mar Certainho e Rodrigo Neves. Todos os alunos que participaram receberam um prémio de participação e os vencedores receberam um presente! Esta iniciativa foi realizada pelos docentes de Matemática e Informática, do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, com o apoio da Técnica Superior (Educação Básica). Estávamos um pouquinho nervosos com esta atividade…era novidade para nós! Com o decorrer dos jogos fomos ficando mais calmos. Passámos por várias eliminatórias até à final. Gostámos muito desta atividade. (Alunos da turma A do 3º ano – Professoras Maria João Florindo e Paula Mendes)


PÁGINA6

Visita ao lar do Crato No dia 16 de dezembro fomos desejar as boas festas aos idosos acamados do Lar do Crato. As crianças cantaram canções de Natal e distribuíram cartões e gestos de muito carinho. Os idosos receberam-nos com muita alegria. (Alunos da turma B do 2º ano – Professora Helena Moreira)

Jardim das cores O projeto inclusivo “Jardim de Cores” continua a afirmar o ”leit motiv“ que levou à sua conceção e implementação - “com TODOS …crescer é mais fácil, mais bonito e muito mais saboroso”. A Equipa Local de Intervenção Precoce dos Concelhos de Castelo de Vide, Marvão e Crato mantém as atividades trimestrais do projeto, acreditando que uma sociedade mais inclusiva se prepara precocemente, sendo da responsabilidade de pais e educadores proporcionar, às crianças, experiências de vida que contribuam para o verdadeiro crescimento na inclusão. Desta vez foi com uma leitura animada que nos visitaram. A história “Escuro” foi lida na casa do escuro com a ajuda de uma banda sonora e umas lanternas. A animação suscitou suspense e entusiasmo, o qual foi transferido para o momento de exploração da história. As crianças participaram na conversa identificando situações do seu quotidiano e locais onde é possível encontrar o escuro, que como todos nós, ficará muito contente se for cumprimentado. - Olá Escuro! Mais uma vez os afetos integraram a atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Jardim de Cores”. Ana Lopes As docentes Ana Lopes e Helena Pitacas prometeram voltar para o próximo período letivo, nós ficamos a aguardar.


PÁGINA7

Jardim das cores (cont.) A Nossa Porta de NATAL! O Natal está a chegar…gostamos muito de decorar a nossa porta, com pequenas árvores de Natal, que decoramos em casa com a ajuda dos pais. Com elas, nós construímos uma árvore grande e brilhante. Obrigada Pais!!! Feliz Natal (Alunos da Educação Pré-Escolar (grupo B) – Professora Maria Rosário)

A equipa E-du.Crato na nossa escola A Equipa E-du.Crato dinamizou diversas atividades, no sentido de promover o sucesso escolar, com os alunos da Educação Pré-Escolar e 1º ciclo durante o 1º período. Na Animação de Recreios foram realizadas atividades para assinalar

algumas

datas

comemorativas, tais como: Semana pelo clima, Semana da Alimentação saudável, Halloween e Natal.

Foram também

dinamizados jogos tradicionais nomeadamente, o pião, elástico, galo, cabra cega, macaca e pé de galinha. Os alunos foram bastante participativos e assíduos, apresentando uma taxa de participação de 52%. Fez-se uma avaliação do grau de satisfação dos alunos em relação a estas atividades, tendo-se obtido 90% de satisfação máxima. Foram ainda apresentadas algumas sugestões que irão ser tomadas em consideração no próximo período.


PÁGINA8

A equipa E-du.Crato na nossa escola (cont.) No âmbito da alimentação saudável, foi realizado

Jogo

“Os

Super

saudáveis”

disponibilizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, cujo objetivo principal foi estimular os alunos

a

ingerir

determinados

alimentos

considerados saudáveis. A cada alimento estava associado uma carta do jogo com super poderes. A taxa de adesão a esta atividade foi de 100%.

A Europa está no Crato com o Projeto ERASMUS+ Hivemind O ser humano não é uma ilha. Vive inserido na comunidade e no seu tempo! Sendo os tempos

atuais

assume

hoje

particularmente especial

exigentes,

importância

o

conhecimento do mundo e do contexto que nos rodeia. Por tudo isto é fundamental o conhecimento que possamos ter da Europa e dos Europeus, trabalhando nas escolas, com os alunos, a dimensão europeia da educação. Conhecer as culturas, as instituições e as pessoas no contexto da união europeia é um dos objetivos a que nos propomos dentro do quadro de internacionalização em que nos temos vindo a movimentar. E porque ao conhecermos os outros nos conhecemos melhor a nós próprios, o Agrupamento de Escolas do Crato tem participado em várias iniciativas e está atualmente envolvido no Projeto ERASMUS+ HIVEMIND, destinado a docentes e alunos do 3º ciclo e financiado pela União Europeia. As escolas parceiras deste projeto são, para além da nossa, o Instituto Quercus de Espanha, RSG Slingerbos/Levant da Holanda e The Weald School do Reino Unido. Na semana de 13 a 19 de janeiro realizou-se, no Crato, o 3º encontro de alunos e professores destas escolas.


PÁGINA9

A Europa está no Crato com o Projeto ERASMUS+ Hivemind (cont.) A Escola do Crato pode, assim, através de um programa de atividades recheado de trabalho e lazer, sem esquecer a componente cultural e artística, provar que é possível a concretização de um trabalho conjunto, onde as diferenças individuais não constituem qualquer tipo de barreira e, ao invés, são um contributo inestimável para que objetivos comuns se possam alcançar. Respeitando o tema deste encontro – ARTE E CULTURA – todos os alunos apresentaram

trabalhos

previamente preparados nas suas escolas dos países de origem,

pintaram

e

construíram murais de azulejos, produziram aguarelas e visitaram museus no Crato, em Portalegre e Castelo Branco. Os alunos espanhóis, ingleses e holandeses foram alojados pelas famílias dos alunos portugueses, podendo, desta forma, vivenciar uma realidade que, sendo diferente da das respetivas famílias e meios sociais, é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de integração num país estrangeiro, no que diz respeito a vida familiar e vida de escola. Os professores do Agrupamento de Escolas do Crato estão, assim, convictos de que, ao aderirem de uma forma empenhada a um projeto com estas características, estão a contribuir para que os seus alunos possam ser, por um lado, cidadãos mais críticos e criativos e, por outro, mais intervenientes numa sociedade cada vez mais globalizada.

Resta-nos agradecer a todos os que contribuíram para a concretização desta semana!

A todos, todos sem exceção, o nosso MUITO OBRIGADO!! Adélia Palma Coordenadora dos Projetos Internacionais


P Á G I N A 10

Hivemind Project (13 th – 19 th January 2020) Hi! I’m Inês. My surname is Manaças and I attend the year 6. I’m Portuguese and I want to tell you something about this international week that took place in my school in Crato: This week was a great week of great learning and I’ll tell you something about it: On Monday, we welcomed our guests and took them to our homes.

On Tuesday, we played several games and we went to show the school to our guests. For me, this day was the day to adapt to our guests and them to us. On Wednesday, we saw the presentations of the Portuguese, Dutch, Spanish and English students and we visited the Monastery of Flor da Rosa and went to the pottery school where we produced some masterpieces. This was an incredible day.

On Thursday, we went to Castelo Branco to Cargaleiro museum and painted a tile in a painting workshop. On this day I learned a lot about art.


P Á G I N A 11

Hivemind Project (13 th – 19 th January 2020) (cont.) On Friday, we had a physical education lesson, I went with Britt, Nienke and Maaike to my farm and each one of them planted a tree, so I will never forget them and it’s a very important memory for me.

we performed the show we had been preparing all week long and we had a dinner with our families, our guests and our teachers. On Saturday, we went to visit Belém Tower, the Pattern of the Discoveries and the exhibition of Harry Potter, in Lisbon. On this day we left our friends in Lisbon and that moment was a little bad because it was then that we had to say Goodbye. It was too sad, because I was already missing them. I’m sure will never forget them.

THE END


P Á G I N A 12

My Impressions about … 3rd Project Meeting Hivemind Portugal (13th to 19th January 2020) This week was the best week of my life! I learned many things about other cultures, and I really liked it… I learned a lot of english and also my way to “look at the other”! On Monday I met the Spanish students and I loved that!!! Besides the diferences among us… there’s something very familiar: language. Our languages are very, very similar!! I just met the other people (English and Dutch) on Tuesday, I talked so much with them!!!!! I also loved this experience because these people are so, so kind!!!! We had many different

activities, games, everything was different during this week!!!! And… I learned so much with these people only on a single day.!!! On Wednesday I stayed a little nervous, because I was a bit worried and even afraid because of the presentations of our work. I had to speak in English and that as a big worry indeed. On that day, I couldn’t be at school for personal reasons. It was a pity!!


P Á G I N A 13

My Impressions about … 3rd Project Meeting Hivemind Portugal (13th to 19th January 2020) (cont.) On Thursday we went to Castelo Branco, we visited Manuel Cargaleiro Museum, and in geral I liked, we had lunch in Mc DONALD´S. I spent my day in Castelo Branco with them and was really fine to be with them. I really liked this week, and I’m so sad because I got too attached to them… and they had to go back to their countries! I liked and still like these guys, I will really miss these guys and thank you, teachers, for this so special week!!! I hope that you have also enjoyed this week and can feel proud of your students! (Matilde Dias, from Portugal)


P Á G I N A 14

Mensagem de boas vindas Aos professores, alunos, funcionários, pais e encarregados de educação, autarquia e restantes membros da comunidade educativa desejo as boas vindas a este ano letivo de 2019/2020. A educação das crianças e dos jovens é uma tarefa, não só da escola, mas de toda a sociedade. É na família, primeiro, e na escola, depois, que reside a máxima responsabilidade pela educação dos jovens e pela formação de cidadãos. Pretende-se, pois, que a Escola cumpra a sua missão. No entanto, as escolas e os agrupamentos são, hoje, confrontados com profundas reformas, que têm implicações significativas, aos níveis da organização, do funcionamento e da governação. Apesar destes fatores e de todas as dificuldades e alguns constrangimentos, temos de aproveitar a oportunidade, que mais um início de ano letivo nos proporciona, para trabalharmos o melhor possível, gerir o melhor possível, ensinar o melhor possível, aprender o melhor possível e acompanhar o melhor possível, para que os resultados sejam os melhores possíveis. O sucesso do nosso trabalho depende do contributo de todos e da conjugação e sinergia de esforços entre a gestão de topo, a gestão intermédia, os professores, os pais e encarregados de educação, os funcionários e os alunos, devendo estes, no início de cada ano letivo, interiorizar que aprender exige esforço, dedicação e cumprimento de regras, para que o seu trabalho e o trabalho dos seus professores possam resultar em sucesso. Aos nossos alunos, relembro que o sucesso educativo não cai do céu: exige trabalho, trabalho, muito trabalho! O sucesso educativo está ao alcance de todos, mas cada um tem o dever de contribuir com o seu esforço para o obter. Termino com uma palavra de esperança e de incentivo, certo de que, com o nosso esforço, o esforço de todos, contribuiremos para que o Crato seja um concelho mais próspero, mais desenvolvido, mais moderno, mais culto, mais europeu e mais global. Bem hajam e um ano cheio de trabalho, alegria e bons resultados. Muito obrigado. (Presidente do Conselho Geral, José Ruas)

Profile for EscolaCrato

Agrupamento de Escolas do Crato - Newsletter do 1º período  

Algumas das atividades realizadas, durante o 1º período, no Agrupamento de Escolas do Crato.

Agrupamento de Escolas do Crato - Newsletter do 1º período  

Algumas das atividades realizadas, durante o 1º período, no Agrupamento de Escolas do Crato.

Advertisement