__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CRATO

NEWSLETTER M A R Ç O / A B R I L

2 0 1 5

|

N º . 0 0 3

Dia da Árvore Para comemorar o Dia da Árvore, os alunos do 2º ciclo em Educação Visual e Educação Tecnológica construíram árvores com materiais recicláveis e cartazes alusivos ao tema. Esta atividade contou com a colaboração dos encarregados de educação, que participaram com bastante entusiasmo. A ação teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância da floresta, da reciclagem e para os problemas que afetam o meio ambiente.

Sessão sobre Higiene Postural No dia 10 de abril, os alunos do 6º e 8º anos participaram numa sessão de educação para a saúde sobre higiene postural nas escolas. A sessão faz parte do plano anual de atividades e foi dinamizada pelo Fisioterapeuta António Semedo. Ao longo da sessão foram debatidos assuntos como a posição correta de estar sentado, a arrumação e transporte da mochila pelos alunos, entre outros. Os alunos foram alertados para os erros que cometem no dia-a-dia e aprenderam que esses erros poderão comprometer a sua saúde no futuro.

Tertúlia No dia 18 de março, os alunos do 3º ciclo participaram numa atividade sobre a prevenção do consumo de substâncias nocivas, intitulada "Tertúlia: Cantigas de Prevenção e Alguns Dizeres". Esta atividade, proposta pelo projeto de Educação para a Saúde, realizou-se no âmbito da candidatura ao Programa "Cuida-te" e foi dinamizada pelo Centro de Respostas Integradas de Évora / Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências. Os alunos consideraram esta atividade uma mais valia para os seus conhecimentos sobre o tema. Gostaram especialmente da relação dos dinamizadores com grupo alvo, considerando que formam uma boa equipa e conseguem chegar até aos jovens de uma maneira muito informal e cativante.


PÁGINA

Encontro de Alunos de EMRC

2

No dia 17 de março realizou-se o esperado encontro da família EMRC da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, este ano em Alcains. A nossa escola participou uma vez mais, partilhando o autocarro com a escola de Alter do Chão. Apesar do tempo pouco agradável, com chuva e frio, os alunos aproveitaram da melhor maneira para refletirem sobre a sua vida e para conhecerem outros jovens com os mesmos ideais.

Visita de Estudo a Lisboa 18 de março foi o dia da visita de estudo a Lisboa, ao Parque das Nações. O 5º ano e o 3º ano deslocaram-se à grande cidade para visitar o Oceanário e participar numa atividade promovida pelo Pavilhão do Conhecimento sobre formas de representação da terra e orientação com mapas. No final ganharam todos, em conhecimento e experiências significativas, em cooperação e espírito de convívio .

Batatas Semeadas! Hoje, dia 19 de março, os alunos do 2º ano e os do grupo B do Pré-escolar estiveram a semear batatas na horta da escola. O senhor Zé Dias veio ajudar a fazer a sementeira que correu muito bem. Antes, os alunos do curso vocacional da escola prepararam a terra que estava muito fofinha. Na sala de aulas, o Martim descobriu que como tinham feito 22 regos com 6 batatas em cada um, tinham semeado 132 batatas. Tantas! Quando regressarem das férias da Páscoa, os alunos irão plantar alfaces. Todos se divertiram muito e as batatas foram semeadas!

Regionais do Desporto Escolar em Évora O aluno António Ferreira, do Agrupamento de Escolas do Crato ficou classificado no 3º lugar, 50 m livres, prova com quatro séries, a mais participada dos regionais em Évora. .

NEWSLETTER


MARÇO/ABRIL

2015

|

Nº.003

Visita de Estudo à Delta Cafés

PÁGINA

No passado dia 16 de abril, os alunos do curso vocacional realizaram uma visita de estudo à Delta Cafés, no âmbito da disciplina de Geografia. Esta unidade industrial fica localizada no concelho de Campo Maior e dedica-se ao processo de torrefacção do café, seguida dos processos de criação dos lotes “Blends” e posterior embalamento para comercialização. Nesta visita pudemos ver todo o percurso do café, desde que chega às instalações da fábrica até ao produto já acabado. O café chega em grão, verde, vindo de vários países do mundo (cerca de 30 diferentes), destacando-se o Brasil, seguindo depois para os torradores. Posteriormente são feitos os lotes e o café é embalado.

S E M A N A DA L E I T U R A O início das atividades ocorreu na segunda feira com a participação de dois jovens saxofonistas, Diana Anselmo e André Relvas, que trouxeram alegria e dinâmica à abertura da “Feira do Livro usado” e de uma exposição – “Nas bocas do mundo”- sobre a alimentação no mundo. Foi um momento que também contou com a leitura de alguns poemas, tendo como fundo o som dos saxofones (Saxoleituras). A semana trouxe à escola o escritor Carlos Canhoto, com apresentações para o segundo ciclo, e a escritora Odete Canha direcionada para a Educação préescolar e 1º ciclo. Estes dois últimos grupos puderam ainda participar num projeto que conjugou a audição de poemas com atividades do foro sensorial – “Riscos e linhas, Poemas às cores e às bolinhas”- CLDS+Crato. Esta semana também incluiu atividades abertas à comunidade em geral, nomeadamente um encontro de leitores, na Universidade Sénior, no qual se partilharam leituras, dando-se continuidade aos encontros “Leituras Conversadas” que têm vindo a ser realizadas ao longo deste ano letivo. O culminar das atividades teve lugar na passada sexta feira com o espetáculo “Música-palavra do mundo”, desenvolvido na escola e que contou com a participação do Coro da Misericórdia do Crato, o grupo de Cante Alentejano “Os Lagóias” e o músico António Eustáquio que apresentou o Guitolão. Foi um momento muito agradável, com contornos pedagógicos na medida em que pretendeu dar a conhecer estes artistas e as áreas musicais em que se movem. Foram homenagens merecidas ao Coro do concelho, ao Cante Alentejano e ao Guitolão. Em resumo, foi uma semana rica e dinâmica que deixou uma marca positiva e que só foi possível graças à cooperação entre várias instituições que se assumiram como parceiras na nobre tarefa de educar. A escola quer deixar aqui o seu agradecimento à Camara Municipal, à CLDS+Crato, à Universidade Sénior e aos supracitados artistas que se disponibilizaram para abrilhantar a noite.

3


Agrupamento de Escolas do Crato Rua da Fonte do Crespo 7430-909 CRATO Tel: 245990010 Fax: 245990019 E-mail: escoladocrato@net.sapo.pt WebPage: aecrato.drealentejo.pt

NEWSLETTER

Dia da prevenção dos maus tratos na infância: 24 de abril Sendo a proteção das crianças e jovens uma responsabilidade de toda a sociedade, assinalase em abril o mês da prevenção dos maus-tratos na infância, com o intuito de consciencializar a comunidade para a importância de prevenir esta problemática. O GAAF e a CPCJ realizaram um trabalho de sensibilização junto de todas as crianças do Crato que frequentam a educação pré-escolar e o primeiro ciclo, numa perspetiva de apresentação e exploração dos direitos da criança. Nesta ronda de sessões, cada grupo-turma foi convidado a criar uma ilustração conjunta alusiva à temática dos direitos da criança e a elaborar uma pequena apresentação para um evento a realizar no dia 24 – dia da prevenção dos maus-tratos na infância. A equipa organizadora envolveu toda a comunidade escolar, que das mais variadas formas participou na concretização desta celebração, tendo sido convidados todos os encarregados de educação e familiares dos alunos envolvidos no projeto. Assim, no dia 24 de abril, realizou-se uma celebração com a presença de toda a comunidade escolar, a quem se pediu que usasse uma peça de roupa azul. Todas as crianças envolvidas neste projeto participaram ativamente com leituras dos direitos da criança, canções alusivas ao tema, dramatizações e dança expressiva. A cerimónia teve o seu auge com a realização de um laço humano composto por 200 balões, seguido de um lanche-convívio, em que foram distribuídos panfletos com a divulgação da história do laço azul e algumas informações/orientações para a denúncia de casos de maus-tratos às entidades competentes.

Profile for EscolaCrato

Abril  

Abril  

Advertisement