__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Newsletter

PÁGINA1

Agrupamento de Escolas do Crato ABRIL 2020 | N. º 0 1 7

N E S T A E D I ÇÃO: Dia do Patrono

2

Curta-metragem

3

Missão País 2020

4

Fórum Educação e Mudança

4

Reunião Sectorial dos Psicólogos

4

Dia da Internet Mais Segura

5

La Chandeleur

5

Dia da Amizade/Namorados

6

Sobre o Dia dos Afetos

6

“Dia dos Afetos” na nossa escola

6

Escola Virtual no Crato!

7

Atividades do SPO

7

Desfile de Carnaval 2020 do Agrupamento de Escolas do Crato

8

Visita de Estudo a Lisboa

8

Aprender com os Bombeiros e salvar vidas!

9

Higiene postural

10

Dia Internacional da Mulher

10

Um simples e colorido arco-íris ou o ARCO CELESTIAL DA ESPERANÇA?

Violência em Contexto Escolar

11

Este tempo, excecional e inesperado, exige de nós sentimentos e energias muito

Da escola para o teatro

11

positivas e fortes.

Projeto Ciência a Brincar

12

Cabeçudos – Cabeças com Ideias

13

Mais uma semana da Leitura…

14

Jogos matemáticos para os mais pequenos

15

Projeto piloto na área da programação

15

Plataforma E-du.Crato

16

A marca do desporto escolar na nossa escola

16

Os nossos recreios são uma animação!

17

Incentivar hábitos alimentares saudáveis!!!

17

Família no refeitório por um dia

18

Atenção!!! Nunca é demais relembrar…

19

O Projeto internacional LOOKING FOR FOOTPRINTS vai continuar em ação!!!

19

Era uma vez o Arco-Íris…

20

Uma escola diferente, uma casa diferente e uma nova sociedade…

21

A adversidade pela qual estamos a passar não nos pode roubar a ESPERANÇA, nem a CORAGEM para acreditar que JUNTOS seremos capazes de a ULTRAPASSAR! UNIDOS, mesmo que o espaço físico seja restringido à nossa CASA e as relações

fiquem limitadas à FAMÍLIA, faço votos que CADA UM DE NÓS seja uma fonte de ESPERANÇA para o próximo. Que a PACIÊNCIA e o AMOR não falhem! Ainda bem que estes ingredientes não se vendem e, como tal, não podem ser açambarcados, nem correm o risco de se esgotar, estando ao alcance de qualquer UM. Em tempos de privação, olhemos para todos os arcos íris que nos rodeiam e neles procuremos a ALEGRIA das cores, a LUZ do sol e o EQUILÍBRIO da forma. O arco íris também pode ser um SORRISO. Até breve e… cuidemos muito bem uns dos outros, cumprindo o que nos é pedido, porque queremos ver-NOS a todos, daqui a um tempo, que agora nos parecerá LONGO, mas que na VIDA DESTE PLANETA TERRA, é muito CURTO. Em nome de TODOS e para TODOS.

A Cidadã Diretora, Lúcia Gonçalves


PÁGINA2

Dia do Patrono Celebrou-se, no dia 8 de janeiro, mais um Dia do Patrono, homenageando a Prof.ª Ana Maria Ferreira Gordo. Como acontece todos os anos, foram entregues, pela escola e pela Câmara Municipal do Crato, os prémios do Quadro de Mérito, quer de Excelência, quer de Valor, referentes ao ano letivo 2018/2019, e o Prémio Municipal de Excelência Escolar que distingue os alunos pelo seu percurso escolar ao longo dos 2º e 3º ciclos.

Todos os alunos distinguidos estão de parabéns! Sublinha-se, contudo, o desempenho dos alunos Mariana Leitão Martins e Salvador Filipe Nicolau Dias que ficaram radiantes com o prémio que receberam… Esperemos que, no próximo ano letivo, possamos entregar tantos prémios como este ano!...

(A direção)


PÁGINA3

Curta-metragem Nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, um grupo de alunos do 3º ciclo, voltou, pela segunda vez, a viver uma experiência didática interessantíssima, ao terem a oportunidade de vivenciar, testar e trabalhar com equipamentos de som e imagem de “última geração”, em oficinas de guionismo, sonorização, realização e filmagens com o intuito de realizar uma curtametragem, que será (à semelhança do ano anterior) apresentada em Festival a realizar em local ainda indefinido, naquele que, passará a ser a II Edição do Festival Alto Cinema. A temática da curta-metragem, que este ano teria que estar inserida nos 17 objetivos das medidas de desenvolvimento sustentável, propostas pela União Europeia, é a “Violência no Namoro”, que neste caso, se insere no objetivo 5, da Igualdade de Género. Esta é uma iniciativa, integrada num projeto desenvolvido pela empresa Cabeçudos, com o apoio da Rede de Promoção do Sucesso Educativo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que envolve alunos dos 2.º e 3.º ciclos dos agrupamentos de escolas de Alter do Chão, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Portalegre e Sousel. Agradecemos, assim, a oportunidade que a Câmara Municipal do Crato nos proporcionou para podermos participar nesta iniciativa. (Prof. Jorge Graça)


PÁGINA4

Missão País 2020 À semelhança de anos anteriores, voluntários da Missão País, cujo lema, este ano, é Desce depressa! Eu fico contigo deslocaram-se à nossa escola entre os dias 27 e 31 de janeiro para, com todos os alunos da escola, desenvolverem atividades lúdicas, não só em contexto de sala de aula, como durante os intervalos dos alunos. A visita destes missionários é sempre muito apreciada pelos alunos.

Fórum Educação e Mudança No passado dia 1 de fevereiro, a nossa escola esteve presente no Fórum Educação e Mudança (FEM) pela Técnica Superior da Autarquia, na área da Educação Básica, Prof.ª Maria João Florindo e Coordenadora do projeto E-du.Crato. Neste evento estiveram 800 participantes oriundos de várias regiões do nosso país e a presença do economista e professor na Universidade de Oxford e coautor do livro “The Future of the Professions: How techonogy will transform the work of human experts”. Este Fórum foi organizado pela Porto Editora que é responsável pela Plataforma da Escola Virtual e cujo acesso foi adquirido e oferecido pelo município do Crato a todos os alunos do nosso Agrupamento. Um dia a refletir por uma Escola de Transformação Digital, onde vivemos o presente e projetamos o futuro à velocidade da luz, com a influência da inovação e das tecnologias no ensino e na aprendizagem. A agenda foi bastante rica, centrada na importância da tecnologia no mundo escolar, onde o grande desafio foi lançado. Como preparar os trabalhadores do futuro? (Técnica Maria João Florindo)

Reunião Sectorial dos Psicólogos No passado dia 5 de fevereiro decorreu no nosso Agrupamento de Escolas a Reunião Sectorial dos Psicólogos, que reúne os técnicos de psicologia da região do Alentejo. Estiveram presentes os psicólogos representantes dos Agrupamentos de Escolas de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, nº1 de Elvas, nº3 de Elvas, Gavião, Sardoal, Sousel, Agrupamento de Escolas José Régio – Portalegre, Agrupamento de Escolas Raúl Proença - Caldas da Rainha, Escola Secundária de São Lourenço e da Equipa Local de Intervenção Precoce na Infância de Castelo de Vide, Marvão e Crato e da Instituição de Solidariedade Social Coração Delta de Campo Maior. Foram debatidos assuntos relacionados com a intervenção dos psicólogos nas escolas e o trabalho desenvolvido nos diferentes locais. Foi um momento de partilha de experiências e de práticas que, por um lado, permite enriquecer o trabalho desenvolvido por cada técnico e, por outro, possibilita a uniformização de procedimentos nos diferentes Serviços de Psicologia e Orientação. (Serviço de Psicologia e Orientação)


PÁGINA5

Dia da Internet Mais Segura O “Dia da Internet Mais Segura” comemora-se nas terças-feiras da primeira ou segunda semana do mês de fevereiro de cada ano. Em 2020, ocorreu no dia 11 do mês supramencionado. A internet tem sido, é e será, cada vez mais, um meio muito utilizado. Com efeito, é preponderante que a sua utilização seja feita, efetivamente, de uma forma segura e consciente. Com o intuito de abranger todos os discentes dos 2º e 3º ciclos, esta ação de sensibilização e de consciencialização decorreu entre os dias 11 e 14 do mês de fevereiro. Espera-se que, futuramente, estes discentes sejam cidadãos verdadeiramente instruídos e responsáveis! (Prof. Nuno Gama)

La Chandeleur No dia 14 de fevereiro comemorou-se uma festividade francesa chamada “La Chandeleur” que, habitualmente, é celebrada a 2 de fevereiro, mas que este ano foi associada ao Dia de S. Valentim, para tornar este dia ainda mais doce. Esta atividade foi organizada pelos alunos finalistas do nosso Agrupamento juntamente com disciplina de Francês. Como manda a tradição foram confecionados e vendidos crepes que deliciaram os mais gulosos. Voilá!!! (Prof.ª Sofia Morais)


PÁGINA6

Dia da Amizade/Namorados A sala da Educação Pré-Escolar (sala A) festejou o Dia dos Amigos (14 de fevereiro). As crianças desenharam o seu melhor amigo/a num coração que posteriormente deu origem à lagartinha do Amor. Foi muito divertido. Viva à Amizade, ao Amor e à União. (Educação Pré-Escolar – sala A)

Sobre o Dia dos Afetos Entre os dias 3 e 12 de fevereiro, o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família convidou toda a comunidade escolar a pôr a demonstração de afetos e a criatividade à prova e a escrever uma dedicatória a alguém da escola por quem tivessem um carinho especial. Estas mensagens foram colocadas no Correio dos Afetos, junto da papelaria. No dia 14 de fevereiro, os Cupidos fizeram chegar as demonstrações de afeto aos seus destinatários. Foi fantástico contar com a participação de todos nesta partilha de afetos, carinho, amizade e respeito! (Equipa GAAF)

“Dia dos Afetos” na nossa escola Lembrando que “o ingrediente mais importante é o amor!”. Durante a semana de 10 a 13 de fevereiro, a Equipa E-du.Crato dinamizou, junto dos alunos do 1º ciclo, um ateliê de confeção de gomas de gelatina com formatos amorosos. No âmbito da Animação de Recreios os alunos criaram postais carinhosos e decoraram o puzzle dos “Afetos e União”. As crianças da Educação Pré-Escolar puseram de pé a “Árvore dos Afetos”, decorando-a com imensas mensagens e desenhos coloridos. No Dia dos Afetos, 14 de fevereiro, na companhia da mascote Álvaro, os alunos distribuíram carinho por todos, através de gomas e de cartas retiradas do correio dos afetos. (Equipa E-du.Crato)


PÁGINA7

Escola Virtual no Crato! A Escola Virtual esteve no Crato nos passados dias 11 e 12 de fevereiro, visto que a Autarquia adquiriu licenças para todos os alunos do nosso Agrupamento dos 1º, 2º e 3º ciclos. Foi feita uma ação de sensibilização dirigida aos Encarregados de Educação, que contou com a presença de cerca de 30 participantes. Nesta ação, os encarregados de educação mostraram interesse na plataforma, apresentaram algumas dúvidas na sua utilização e foram esclarecidos relativamente a essas dúvidas. Também os alunos dos 2º e 3º ciclos e respetivos professores receberam formação em sessões preparadas para cada um destes públicos-alvo.

As ações foram desenvolvidas pelo professor Rui Moura, responsável da Escola Virtual, a quem agradecemos todo o apoio dispensado. (Equipa E-du.Crato)

Atividades do SPO As psicólogas dos Serviços de Psicologia e Orientação Vocacional e a diretora de turma do 9º A foram à Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, no dia 18 de fevereiro, para melhor poderem aconselhar os nossos alunos sobre a oferta formativa disponível para 2020/2021. Quem dinamizou o workshop, foi um antigo aluno da nossa escola, Miguel Picado, agora Chefe e formador da EHTP, a quem agradecemos a dedicação. (Serviço de Psicologia e Orientação)


PÁGINA8

Desfile de Carnaval 2020 do Agrupamento de Escolas do Crato No dia 21 de fevereiro de 2020 decorreu, no Crato, o desfile de Carnaval da nossa Escola, com diversos trajes, máscaras multiculturais e muita alegria. Subordinado ao tema “Multiculturalidade”, os alunos disfarçaram-se com trajes de várias regiões de Portugal, com trajes representativos de vários países do Mundo e até de etnias. Índios, mexicanos, africanos, espanhóis, ciganos, havaianos (e havaianas), alentejanos, cowboys, chineses, árabes, entre outros, cumpriram um percurso que teve início na Escola até ao Campo 1º de Maio, passando depois pelo Lar da Santa Casa da Misericórdia e pela Praça do Município. No Campo 1º de Maio, ponto central da vila, os participantes desfilaram à frente do Rei e da Rainha, tendo cada turma apresentado uma dança ao som de uma música relacionada com o subtema escolhido. Ouviram-se músicas alegres e viram-se coreografias engraçadas e criativas. O desfile contou com a participação dos alunos, professores e funcionários do Agrupamento de Escolas do Crato, do Centro Infantil da “Eira”, da Escola Profissional Agostinho Roseta e do Lar da Santa Casa da Misericórdia. Foram muitas as gargalhadas e serpentinas no chão. Esta foi, sem dúvida, uma forma interessante de mostrar diferentes culturas. (Tiago Figueira, 8º A)


PÁGINA9

Visita de estudo a Lisboa No passado dia 27 de fevereiro, as turmas dos 8º e 9º anos realizaram uma visita de estudo à cidade de Lisboa, mais concretamente ao Museu de Arte Contemporânea, ao Museu Story Center, à Baixa Pombalina, Martin Moniz e Intendente. Esta visita foi programada no âmbito das disciplinas de Geografia, História e Educação Visual,

contribuindo

para

a

aquisição

de

aprendizagens in loco, muito importantes para o desenvolvimento das competências inerentes às várias disciplinas, como o traçado da Baixa Pombalina, a reestruturação urbana da cidade de Lisboa, a história da própria cidade e da visualização de obras de arte. (Prof.ª Lígia Vieira)

Aprender com os Bombeiros e salvar vidas! No dia 27 de fevereiro realizou-se na nossa escola uma ação de sensibilização sobre Suporte Básico de Vida (SBV), dinamizada por dois Bombeiros Voluntários do Crato, destinada aos alunos de 9º ano. Correspondeu a uma aula prática,

pois

os

alunos

tiveram

oportunidade

de

conhecer um conjunto de procedimentos que permite reconhecer situações em que há perigo de vida iminente, pedir ajuda e iniciar ações que mantêm a circulação e a oxigenação dos órgãos nobres, cérebro e coração, até à chegada de ajuda especializada.

Todos os alunos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos, com a orientação dos bombeiros, ficando assim preparados para iniciar o SBV em situações de paragem Cardiorrespiratória (PCR), o que significa… ajudar a salvar vidas. (Prof. José Ruas)


P Á G I N A 10

Higiene postural A Turma do 3.º A, na segunda-feira dia dois de março, assistiu a uma sessão de Higiene postural na Escola, organizada pelo Fisioterapeuta António Semedo. No final da sessão foi distribuído um folheto com informações sobre alguns cuidados diários a ter em conta para mantermos um esqueleto saudável. (Prof.ª Paula Mendes)

Dia Internacional da Mulher A sala da Pré A participou com uma flor por cada criança no painel do Agrupamento. Havia flores pintadas com dedos, esponjas, pinceis e rolhas. Também havia colagens com diferentes materiais. As crianças adoraram homenagear mães, irmãs, avós, tias, primas e professoras como sendo as mulheres mais importantes das suas vidas. As crianças e os alunos da nossa escola desenvolveram diversas atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher como forma de assinalar esta data alertandoos para o tema da igualdade de género. (Educação Pré-Escolar – sala A)

Este dia é comemorado anualmente a 8 de março. A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países do mundo, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade. Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico. Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Desejamos a todas as mulheres do mundo muitas felicidades. (alunos do 5º A)


P Á G I N A 11

Violência em Contexto Escolar Em estreita articulação com a GNR, os alunos da nossa escola tiveram hoje oportunidade de saber mais sobre como evitar a violência em contexto escolar. Resta-nos agradecer à Escola Segura pela participação. (alunos do 6º A)

Da escola para o teatro Nós, os alunos do 2º ciclo, deslocámo-nos neste 2º período a Lisboa, no início do mês de fevereiro, para uma visita de estudo ao Museu da Marinha, em Belém, onde almoçamos. Assistimos, depois, à peça de teatro “Ulisses”, da Companhia Cultural kids, no Parque das Nações. Foi um dia maravilhoso!!!! Divertimo-nos e aprendemos imensas coisas!!!! (alunos do 2º ciclo)


P Á G I N A 12

Projeto Ciência a Brincar O grupo da Pré do Centro Infantil “A Eira”, quando visitam o nosso agrupamento, sentem-se uns verdadeiros cientistas! Durante o 1º e 2º períodos realizaram as seguintes atividades: “Misturar com a água”, “Flutua, não flutua”, “É batata ou maçã?”, “Seremos todos atraídos”, ”O papel absorve a água ou não?” e “ O que mantém mais tempo um cubo de gelo?”. No meio da diversão e da brincadeira houve muita aprendizagem! Iremos continuar a brincar e a aprender Ciência. (Prof.ª Carla Heitor)


P Á G I N A 13

Cabeçudos – Cabeças com Ideias No âmbito do projeto “Estratégia Nacional de Alterações Climáticas”, a empresa “Cabeçudos – Cabeças com Ideias” realizou uma atividade com a nossa Escola, que consistiu na escrita de textos (4º ano) e na ilustração dos mesmos (3º ano) para a construção de um livro intitulado: “56 bolotas”. Esta

atividade,

na turma de 3º ano realizou-se em duas sessões, na primeira sessão fizeram os desenhos e respetivos moldes, “stencils”, para que o trabalho ficasse concluído na segunda sessão. Neste projeto estão incluídos nove concelhos. Cada um produz trabalhos sobre uma área da “Estratégia Nacional de Alterações Climáticas”. A área/tema escolhido para o nosso concelho/Agrupamento foi “Recursos Hídricos”, tendo em conta a futura construção da barragem do Pisão. Os alunos revelaram-se bastante interessados e motivados ao longo de toda a atividade. Cada aluno, do primeiro Ciclo, do Agrupamento vai receber um exemplar do livro.


P Á G I N A 14

Mais uma semana da Leitura… Este ano, um pouco perturbada pela situação que o "coronavírus" tem vindo a gerar, a Semana da Leitura cumpriu-se. Desenvolveu-se um Plano curricularmente articulado que se revelou muito gratificante e eficaz. Como sempre, a Semana foi desenhada pela bibliotecária escolar e pela bibliotecária municipal que procuraram cumprir a costumada oferta para todos os públicos escolares, sem esquecer a população em geral. Esta edição foi especialmente rica, porque contou, para a sua concretização, com a colaboração ativa da Associação de Pais (APEEAEC), do Projeto ECO escolas e da disciplina de CiDes. Decorreram sessões de leitura de contos que operacionalizaram a proposta "Vamos ouvir um conto" destinada a todas as turmas do Agrupamento, desde a educação pré-escolar até ao 3º ciclo. Esta atividade foi preparada de forma a ir ao encontro dos curricula, estreitando, assim, a sequencialidade das aprendizagens, tendo em consideração o perfil do aluno à saída do ensino básico. A ilustração é, por definição, parte integrante do livro infantil e infantojuvenil e, por esta razão, recebemos o ilustrador Paulo Galindro que nos presenteou com uma belíssima ilustração, agora ao dispor de todos na BE da nossa escola. Em relação à articulação com o programa Eco escolas e com a disciplina de CiDes, foi divulgado o livro "Planeta limpo do Filipe Pinto", estando prevista a vinda do autor, em data ainda a definir, mas a quem ofereceremos um “cenário” que está já a ser preparado pelos alunos. Ainda neste âmbito, foram feitas apresentações que pretenderam sensibilizar para a problemática ecológica e que, como tal, visaram contribuir para a construção de comportamentos

ecológicos

e

cívicos adequados e preventivos. Resta agradecer a todos a vossa colaboração. Só assim a Semana da Leitura continuará a fazer sentido!!!! Obrigada!

(Clotilde Soares, Prof.ª Bibliotecária)


P Á G I N A 15

Jogos matemáticos para os mais pequenos No âmbito dos projetos CEM/ InforMat, as crianças da educação pré-escolar usufruem de uma hora semanal para aprender Matemática, através do jogo. Para construir as noções matemáticas e incentivar o gosto por esta disciplina o jogo é fundamental, permitindo que as crianças aprendam a partir dos seus próprios erros, para além de promover o respeito pela diversidade e o desenvolvimento das capacidades da atenção, da concentração, da persistência, da memória e da resolução de problemas. Durante este período realizaram jogos online em diversos sites (SeguraNet, HypatiaMat, Ruca, entre outros). Além da utilização das tecnologias, os alunos fizeram os seus próprios puzzles, conheceram a história do Tangram, recontaram-na através de desenho e exploraram este jogo de uma forma muito criativa. Estão de parabéns as nossas crianças! (Equipa CEM/Informat)

Projeto piloto na área da programação Os alunos do 4º ano da nossa escola estão a desenvolver competências na área da programação, através de um projeto piloto financiado pelo Município. O projeto tem como objetivo desenvolver competências do século XXI, como, por exemplo, pensamento crítico, resolução de problemas, concentração/atenção, criatividade, comunicação e colaboração. Os alunos partem de lendas locais para criarem uma história interativa (storytelling) e posteriormente um jogo (em scratch). O Scratch faz lembrar o bem conhecido Lego. No final do ano letivo, todo o trabalho realizado será apresentado à comunidade!! Até lá! (Equipa E-du.Crato)


P Á G I N A 16

Plataforma E-du.Crato Os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo realizaram algumas atividades na Plataforma Edu.Crato, de modo a explorar os diferentes menus (Mural, Jogos, Desafios e Concursos) e submenus ( conteúdos programáticos, Currículo Local, Educação Cidadania e Conteúdos Curriculares) numa vertente lúdico-pedagógica. Alguns alunos tinham já acedido a esta plataforma a partir de casa, mas esta oportunidade enriqueceu o conhecimento e o partido que dela podem tirar. Ficaram satisfeitos com esta experiências e, mais ainda, quando receberam um crachá alusivo à atividade!!! (Técnica Maria João Florindo)

A marca do DESPORTO ESCOLAR na nossa Escola!!!! Conforme consta do Plano Anual de Atividades, o Desporto Escolar tem vindo a afirmar-se com uma série de atividades que, ao longo do ano, contribuem para o desenvolvimento

integral

dos

nossos

alunos.

O

reconhecimento é sempre um orgulho para a Escola e para os alunos que integram os 2 Grupos-Equipa. Desta feita, importa felicitar os alunos David Moura, João Gomes, Pedro Vinagre e Henrique Calado que se consagraram campeões distritais na modalidade de Ténis de Mesa no grupo de Iniciados Masculinos. Já o 3º lugar, em Infantis Masculinos, foi atribuído aos alunos Francisco Chambel, Pedro Silva, Gonçalo Morais e Mateus Rodrigues. Já no que respeita ao Grupo Equipa de Natação, na final distrital realizada em Portalegre, há a salientar o 1º lugar para a Maria Carvalho (Infantil A Femininos/50 metros livres), para o Ovidiu Lapuste (Infantil A Masculinos/ 50 metros livres) e para o Lucas Souza (Iniciados Masculinos/ 50 metros livres). A Miriã Pereira granjeou-nos com um 2º lugar no grupo Infantil B Femininos (50 metros bruços). Estão Todos de Parabéns!!!!!! (Prof. João Ramos/Coordenador do Desporto Escolar)


P Á G I N A 17

Os nossos RECREIOS são uma ANIMAÇÃO! No decorrer do 2º período, a Equipa E-du.Crato dinamizou semanalmente o Programa de Animação de Recreios, com os alunos do 1º ciclo. Foram realizadas diversas atividades para assinalar algumas datas comemorativas (Dia de Reis, Dia Mundial do Puzzle, Dia de São Valentim e

Carnaval).

dinamizados

Foram jogos

também

tradicionais,

nomeadamente saltar à corda, jogo do pião, jogo do elástico e jogo do galo. Os alunos puderam fazer outros jogos de estimulação do raciocínio, da agilidade e da coordenação motora, como por exemplo: o jogo do dominó, o jogo da memória, o loto, os quatro em linha, o bowling, o jogo do labirinto com berlindes, o jogo das cadeiras, o jogo “Mochilas Saltitonas” e o Twister. Houve também oportunidade para as crianças realizarem jogos educativos, utilizando os tablets, aprender a atar os sapatos, através de moldes em cartão, e, como forma de comemorar o Dia Internacional da Matemática, aprenderam a história e as regras do jogo do dominó, através da construção do jogo, utilizando pedrinhas que pintaram. Os alunos foram muito participativos e assíduos, mostrando bastante interesse nas dinâmicas desenvolvidas. (Equipa E-du.Crato)

Incentivar hábitos alimentares saudáveis!!! No âmbito do Regime da União Europeia de Distribuição de Fruta, Hortícolas e Leite Escolar, com o apoio financeiro e logístico do Município, são fornecidas frutas e produtos hortícolas (duas vezes por semana) e leite (três vezes por semana) aos alunos do 1º ciclo da nossa Escola. Já às crianças da Educação PréEscolar, é fornecido leite escolar todos dias que venham à escola. Esta iniciativa tem como objetivo incentivar as crianças ao consumo de fruta, produtos hortícolas e leite simples, contribuindo, assim, para a criação de hábitos alimentares saudáveis.

(Equipa E-du.Crato)


P Á G I N A 18

Família no refeitório por um dia Acontece semanalmente na nossa Escola, de 3 de fevereiro a 7 de maio. É uma ação conjunta e conta com a estreita colaboração e participação da Câmara Municipal do Crato, através da Equipa Edu.Crato. Esta atividade consiste em convidar os encarregados de educação a almoçar no refeitório escolar e tem como principal objetivo promover o convívio entre alunos, pessoal docente e não docente e famílias, bem como dar a conhecer as condições e o modo de funcionamento do refeitório escolar. Pretende-se que os encarregados de educação, para além de almoçarem com os educandos, participem na dinâmica do refeitório, ou seja, estimulem os alunos a levar no tabuleiro a sopa, as hortícolas cruas ou cozinhadas e uma peça de fruta, uma vez que alguns alunos oferecem alguma resistência à ingestão destes alimentos. Também se propõe que sejam os próprios familiares a incentivar os alunos a comer todos os alimentos que trouxerem no tabuleiro, contribuindo para a redução do desperdício alimentar. No final, os encarregados de educação são convidados a responder a um breve inquérito que avalia a atividade e o funcionalmente do refeitório. Previsivelmente, participarão nesta atividade cerca de 230 encarregados de educação, sendo o valor das refeições assegurado pela Edilidade.

(Equipa E-du.Crato)


P Á G I N A 19

Atenção!!! Nunca é demais relembrar… Temos de agradecer à Leonor a composição deste cartaz, porque se é verdade que o ARCO-ÍRIS nos dá ALEGRIA e ESPERANÇA NO FUTURO, também é necessário SEGUIRMOS ESTAS REGRAS MUITO À RISCA!! Porque, sabem…?? TUDO VAI FICAR BEM…!!! Tomem lá atenção ao que a Leonor nos diz…e pede!!! (Adélia Palma/Prof.ª de CiDes) “Olá! O meu nome é Leonor Rodrigues. Com a ajuda da minha irmã, fiz este cartaz que me foi proposto no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. A minha intenção é dar a conhecer algumas medidas de prevenção para ultrapassarmos esta horrível epidemia (COVID19). No cartaz estão algumas ilustrações que deveriam ser transmitidas a muitas pessoas, para que tomem conhecimento de como devem agir perante esta situação. Se o fizerem a probabilidade de ficarem infetadas e transmitirem a doença, será muito menor. Assim, esta doença não se espalhará tão facilmente. Não custa nada ajudar a prevenir e cumprir! TUDO VAI FICAR BEM!”

O Projeto internacional LOOKING FOR FOOTPRINTS vai continuar em ação!!!

Esta é uma não notícia. É uma não notícia, porque, ao invés de publicitar a concretização de uma mobilidade a Múrcia, vem anunciar que essa deslocação não se efetuou!! Efetivamente, fazia parte do Plano Anual de Atividades da nossa escola e tínhamos tudo preparado para a viagem e estada em Múrcia com os nossos alunos do 6º ano. Lá, encontrar-nos-íamos com outros alunos do mesmo nível etário e professores das nossas escolas parceiras neste projeto LOOKING FOR FOOTPRINTS, no âmbito do Programa Erasmus+. Eis senão quando, fomos todos surpreendidos por um impedimento invisível!! Um vírus que nos empurrou para casa, que nos fez pensar e repensar nos verdadeiros valores da vida! Gostaria de aqui deixar uma palavra de solidariedade para com os nossos parceiros italianos e espanhóis, respetivas famílias e concidadãos! Neste momento de grande apreensão, há que acreditar que tudo vai voltar a uma normalidade que nos permitirá cumprir os objetivos estabelecidos para este projeto europeu e que, muito em breve, poderemos todos, em Múrcia, em frente à Sé Catedral daquela cidade, conforme estava previsto, gravar a nossa coreografia, dizendo ao mundo que, juntos, conseguimos ultrapassar a ameaça do COVID-19. Sim, porque nós sabemos que VAI TUDO FICAR BEM! (Prof.ª Adélia Palma/Coordenadora de Projetos Internacionais)


P Á G I N A 20

Era uma vez o Arco-Íris…


P Á G I N A 21

Uma escola diferente, uma casa diferente e uma nova sociedade… Viver numa sociedade de risco é isto, nunca saber o dia de amanhã… Quem diria que os países mais ricos e desenvolvidos, os homens mais importantes e poderosos não seriam capazes de combater e eliminar “uma coisa tão insignificante…", um simples vírus, que nem organismo será… Foi preciso enfrentarmos o Covid19, que colocou em causa a Saúde Pública Global, para se perceber que, afinal, as diferenças entre as pessoas… não existem… pois todos podem ser contagiados, desde os mais conhecidos, poderosos e mediáticos aos desconhecidos, desde os que detêm o poder, até ao cidadão comum, fazendo agora sobressair que todos são seres humanos! Há, contudo, aspetos positivos que devem ser destacados no meio desta desordem globalizada, criada pelo Covid19:  Antes, não havia tempo para estar em família! Agora, há tempo a mais!  Antes, o trabalho era o mais importante! Agora, a prioridade é ficar em casa!  Antes, o papel da escola era pouco valorizado! Agora, tem um dos papéis mais importantes na dinâmica do dia-a-dia de uma família em isolamento social!  Antes, o papel do professor era, não raras vezes, desconsiderado! Agora, questionam-se muitos pais como é possível trabalhar com as crianças todos os dias!  Antes, a maioria dos alunos gostava pouco da escola, da sala de aula! Agora, anseiam deixar as aulas virtuais!  Antes, médicos, enfermeiros e demais agentes de saúde… eram simplesmente isso… médicos, enfermeiros e demais agentes de saúde! Agora, são os nossos heróis! O ser humano tende a valorizar o que não tem!!!! Por isso, nunca é demais relembrar que, este, é o momento de todos nós nos centrarmos em tudo o que temos de bom, por mínimo que seja, na família, nos valores morais que devem orientar uma sociedade!!!!! SIM! Tudo mudou com o Covid-19 Vamos aproveitar agora, o tempo a mais, para refletir e perceber que afinal somos todos mais iguais do que alguma vez se pensou, que devemos respeitar e valorizar mais o papel de cada um, pois só todos juntos vamos conseguir sobreviver nesta sociedade de alto risco. Agora, em tempos em que sobra tempo ao tempo, só nos resta utilizar a única vacina possível… “Ficar em casa e cumprir os apelos que nos são dirigidos!” Entretanto, que saudades da nossa escolinha…

José Ruas (Presidente do Conselho Geral)

Profile for EscolaCrato

Agrupamento de Escolas do Crato - Newsletter do 2º período  

Algumas das atividades realizadas, durante o 2º período, no Agrupamento de Escolas do Crato.

Agrupamento de Escolas do Crato - Newsletter do 2º período  

Algumas das atividades realizadas, durante o 2º período, no Agrupamento de Escolas do Crato.

Advertisement