Revista Energia 53

Page 10

F

elipe Barbieri iniciou os estudos de mágica em 2004. No ano seguinte já realizava suas primeiras apresentações. Algumas pessoas dizem que ninguém se torna mágico, mas nasce assim. Talvez isso explique o dom do mágico profissional Felipe Barbieri, 22. Independente das teorias, o jovem começou a praticar e estudar a arte do ilusionismo aos 12 anos por meio de livros e DVD´s relacionados à arte. Mas seu primeiro kit de mágicas veio antes, quando tinha apenas 8 anos de idade. Aos 13 anos fez o primeiro show de mágica na escola em que estudava. Dali seguiu apresentando-se em festas de aniversário e programas de TV regionais. Em 2007 deu um grande passo na carreira e ingressou na Academia Átila e Rosi de Artes e Ilusionismo. Dois anos mais tarde atingiu grande destaque na carreira participando de eventos de mágica nacionais e internacionais, e diversos programas de TV em rede nacional. Aos 18 anos uniu os números de mágica a textos e esquete de humor trazendo à tona uma grande paixão de criança: as idas ao circo onde assistia atento as apresentações dos palhaços e mágicos. Nos anos em que morou nos Estados Unidos fez apresentações para o público mostrando sua versatilidade e fluência em inglês. Contando com alguns diferenciais como iphone, ipad e outros gadgets em vários de seus números, o mágico mantém um clima intimista em suas apresentações. “Geralmente circulo entre os convidados como forma de fazê-los interagir e participar ativamente do show”, diz.

Ídolos O jovem se espelha em grandes nomes como David Copperfield, Lance Burton e Harry Houdini. Ao ser questionado sobre a razão que o levou a se tornar mágico profissional, enfático conta que as coisas foram acontecendo. “No começo era um hobby, mas as oportunidades foram aparecendo e fui abraçando. Cheguei a um ponto que mesmo que eu queira, não consigo mais me desvincular da mágica”. Começou fazendo festas infantis, mas logo viu que ali não era o seu lugar. Em função disso partiu para a mágica para adultos, colocando sempre um toque de humor nos seus shows, o que fez com que empresas se interessassem por seu trabalho. “Comecei a fazer shows corporativos em confraternizações de empresas, lançamento de produtos ou serviços e feiras empre-

10 Revista Energia

sariais, mas o que eu mais gosto de fazer é mágica na televisão ou vídeos para a internet, e esse é o meu foco nesse momento, sem deixar de lado as apresentações convencionais”.

Projeção Focado e bastante dedicado, Barbieri começou a participar anualmente de congressos por todo o Brasil, até que surgiu o primeiro convite para participar do Programa do Ratinho. “Esta não foi a minha primeira apresentação em rede nacional, mas foi a que mais impulsionou minha carreira, abrindo diversas portas, inclusive para a Virada Cultural de 2012, onde apresentei quatro shows”. Com carreira promissora, o mágico se apresentou em programas de destaque nacional, dentre eles o extinto “Qual é o Seu Talento” do SBT; esteve várias vezes no Programa do Ratinho, quatro vezes no Revista da Cidade, da TV Gazeta, e recentemente gravou o especial de natal do programa “Okay Pessoal”, do apresentador Otávio Mesquita, do SBT. Em 2014 ele fez um show beneficente na cidade chamado “Arte Solidária” cuja renda foi revertida para o canil da APAJA. “Foi muito legal, o público compareceu e ainda pude contar com a participação do meu amigo Marcos Polo e do grupo de teatro Epifania”. Em meio à reportagem, Barbieri faz questão de salientar que está aberto para colaborar em projetos sociais. “Eu não tenho mais tempo de organizar um evento como o Arte Solidária, mas se alguém tiver algo em mente pode entrar em contato comigo que ficarei muito honrado em poder participar”.

Planos Atualmente o mágico mantém um projeto chamado Magic N’ Roll, para o YouTube, que consiste em um canal de mágica de rua misturado com rock and roll. “Vamos gravar pelas ruas de São Paulo e Campinas, com pessoas normais, sem truques de câmera ou figurantes, além de buscar parcerias com grandes nomes do rock nacional”. A ideia, segundo ele, é que as pessoas vejam nos vídeos o que estão vendo ao vivo, misturando as emoções que só o rock and roll e o ilusionismo conseguem transmitir. Quem quiser conferir é só acessar o youtube.com/ magicnroll. Além disso, ele vai continuar com a série de mágicas de 15 segundos no instagram @felipe.barbieri, grande sucesso em 2014. 


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.