Catálogo - Mostra Cultural Percursos 2018

Page 1

Mostra Percursos CATĂ LOGO DE PROJETOS

Ensino Fundamental II


6° ANO

Ensino Fundamental II


6° ANO | HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA | CARLA HABIF E EVELIN AZAMBUJA

Uma viagem à Grécia Antiga Nesta sala, ambientada pela turma com aspectos da Antiga Grécia, os alunos do 6º ano irão expor o que aprenderam e produziram interdisciplinarmente nas aulas de História, História Judaica e Português sobre essa rica sociedade que influenciou e ainda influencia o mundo ocidental na atualidade. Dentre os assuntos abordados, eles falarão sobre Democracia, Olimpíadas e Mitologia Grega. Os visitantes ainda poderão presenciar releituras do texto “Os argonautas”, do livro "Heróis e suas jornadas", obra de Rosana Rios trabalhada em sala de aula.


6° ANO | INGLÊS | GISELE REZNIK E MARIA AUGUSTA LOPES

Região dos Lagos Leaflet Os alunos do 6º ano elaboraram um panfleto turístico sobre Cabo-Frio (leaflet), cidade visitada durante o Estudo de campo da série em 2018. No trabalho, detalham sobre os restaurantes, as belas praias, o clima e hotéis da cidade. Todos falam com fluência sobre a cidade para convencer o leitor a conhecer este paraíso. No dia da mostra, além do cenário de litoral, os nossos visitantes experimentarão o sabor de umas das delícias do verão.


6° ANO | CIÊNCIAS | MARIA ISABEL SARVAT

Brincando de Ciências Ciência pode ser divertido. Nossos alunos convidam vocês para participar de um jogo envolvendo temas de ciências estudados por eles ao longo do ano.


6° ANO | MATEMÁTICA | ELAINE PINTO

Quiz matemático Nesse projeto você vai participar de uma investigação em que as pistas vem da resolução de problemas matemáticos. Venha descobrir que Matemática pode ser divertida!


6° ANO | LABORATÓRIO MAKER | ESTHER ÂNGELO

Design de jogos O currículo Maker de nossa escola propõe uma integração das disciplinas exteriores ao Makerspace, nosso laboratório de aprendizagem e criação. Seguindo tal proposta, nossos alunos do 6º ano trabalharam dedicadamente em um projeto de Design de Jogos. Começamos discutindo a importância dos jogos para o desenvolvimento das civilizações antigas e fizemos uma análise dos usuários para entender o que nos leva a buscar atividades lúdicas. Ao longo de 6 aulas, traçamos um projeto: empregamos métodos de Design Thinking, realizamos pesquisa desk, utilizamos técnicas de prototipagem rápida e aplicamos storytelling para construir um jogo do início ao fim - tudo isso dentro de um cronograma. Os resultados incríveis foram demonstrados em nosso Demo Day - um evento de demonstração de projetos comum no universo Maker.


6° ANO | LABORATÓRIO MAKER | ESTHER ÂNGELO

Maquete interativa Para o segundo e terceiro trimestres do ano, a turma do 6º ano se aprofundou no tema “Desastres naturais”. Abordando noções de geografia e geologia, buscaram compreender quais tipos de desastres naturais ocorrem em diferentes áreas do globo e, além disso, qual é o papel dos seres humanos no contexto de tais desastres - desde a prevenção dos mesmos até a contribuição para que eles ocorram. Produzimos uma maquete interativa exemplificando um desastre elencado pelas turmas, com o intuito de visualizar a situação e iniciar uma discussão. O trabalho é um resultado da cooperação entre as duas turmas do 6º ano, que se organizaram para que o projeto fosse gerido levando em consideração as decisões de ambas as turmas.


7° ANO

Ensino Fundamental II


7° ANO | CIÊNCIAS E PORTUGUÊS | PATRÍCIA DANON E ELIS SPYKER

Jogo das migrações A migração de aves é um fenômeno extraordinário, observado em centenas de espécies ao redor do mundo. Prepare-se para guiar os gansos em sua jornada anual de migração do seu ninho original para a área de inverno, participando de um JOGO VIVO DE TABULEIRO, em que as pessoas são as próprias peças a serem movidas. Nesse percurso, você terá que enfrentar vários perigos. Intempéries como forte nevoeiro e tempestades de neve podem comprometer de voo e navegação, habilidades de um ganso. A caça é outra ameaça grave para a chegada segura de gansos migratórias. Você conseguirá guiar o seu bando durante a migração sazonal?


7° ANO | CULTURA JUDAICA e LÍNGUA PORTUGUESA | SONIA MEHL E ELIS SPYKER

Bnei Maavar: Vivência de responsabilidade O Bnei Maavar é um dos projetos icônicos da Cultura Judaica no Eliezer Max. Remetendo aos rituais de passagem da tradição judaica, o Bar e o Bat-Mitzvá, o projeto propicia uma ponte entre a infância e a adolescência para que os alunos continuem no processo de construção de suas identidades com autonomia, reconhecendo as dimensões identitárias do “outro” e sua responsabilidade para com o mundo ao seu redor. Para os alunos do 7º ano, um dos questionamentos mais desafiadores no Bnei Maavar foi: o que é ser judeu? Nesse sentido, a mostra convida as famílias a compartilhar suas respostas. Além disso, um tema que marcou o Bnei Maavar no segundo semestre foi "Migração", eixo do estudo de campo em São Paulo e de várias visitas recentes. Os alunos vão reproduzir uma dinâmica que fizemos em sala, com o intuito de perceber quem são os imigrantes, as razões que os fazem sair e os desafios que encontram em um novo lugar.


7° ANO | LÍNGUA PORTUGUESA| REDAÇÃO | ELIS SPYKER

Making off Agora estou sozinha / Cartas de amor Português: Agora estou sozinha

Redação: cartas de amor

O livro Agora estou sozinha, de Pedro Bandeira, é uma releitura de Hamlet, peça de William Shakespeare, adaptada para o público infanto-juvenil. A partir de sua leitura, os alunos do 7º ano foram convidados a participar do teatro shakespeariano, tanto como atores quanto como produtores. Assim, elaboraram encenações dramáticas de eventos que acontecem na narrativa de Pedro Bandeira, que tem a menina Telmah (“Hamlet” ao avesso) como personagem principal da crise existencial que vive diante do assassinato de sua mãe. Em nossa exposição, você está convidado a conhecer as etapas de construção do trabalho e o making off da produção teatral. Vamos nessa?!

O gênero textual carta foi um dos trabalhados nas aulas de Redação ao longo deste ano. Como ponto de partida para suas produções, os alunos do 7º ano assistiram e interpretaram o filme Para todos os garotos que amei: cartas de Lara Jean. Em nossa exposição, você está convidado a conhecer um pouco da história das cartas de amor da personagem. Além disso, os alunos do 7º ano propõem a seus visitantes uma dinâmica divertida e desafiadora, que une o estudo das classes gramaticais com a estrutura e sentimentos envolvidos na escrita de uma carta: Que tal escrever, de modo interativo e coletivo, uma carta de amor? Vamos nessa?!


7° ANO | HISTÓRIA| CARLA HABIF

Povos nativos do Brasil Nesta sala, os alunos do 7º ano irão apresentar alguns aspectos dos povos que viviam na região atualmente conhecida como Brasil, antes dos portugueses chegarem aqui. Eles mostrarão fotos, farão pinturas e a experiência envolve, inclusive, alguns alimentos típicos.


6° ANO | MATEMÁTICA | ELAINE PINTO

Quiz Matemático Nesse projeto você vai participar de uma investigação, em que as pistas vem da Matemática. Venha descobrir que Matemática pode ser divertido!


8° ANO

Ensino Fundamental II


8° ANO | LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA | MATHEUS FREITAS

Pictogramas Os alunos do 8º ano irão apresentar diversos Pictogramas e um gráfico de imagens do tipo barra, sobre diversos temas baseados em pesquisas estatísticas publicadas em jornais e revistas.


8° ANO | LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E CULTURA JUDAICA| EVELIN AZAMBUJA, CARLA HABIF E PAULO MIRAGAYA

Minas Cultural Muitos foram os aspectos estudados no trabalho de campo Minas Cultural, no qual os alunos puderam dar vida a tópicos discutidos em sala de aula. Junto às esculturas dos profetas de Aleijadinho, travamos uma discussão sobre o papel de profetas no mundo bíblico e na atualidade. Pelas ruas de Ouro Preto e bosques do Instituto Inhotim, discutimos o papel da arte na sociedade. Respiramos história em cada esquina, e nossas conversas sobre a Inconfidência Mineira, traçando paralelo com os profetas e o compromisso social que assumiam, tiveram papel central na viagem. Na sala Minas Cultural, os alunos vão expor um pouco da experiência da viagem e propor uma reflexão sobre o personagem histórico conhecido como Tiradentes, incluindo suas representações como herói nacional. Através de fotos, textos diversos e um quiz interativo, os alunos poderão narrar as experiências vividas nas cidades históricas e em Inhotim.


8° ANO | CULTURA JUDAICA, PORTUGUÊS, HISTÓRIA, HIST. JUDAICA E GEOGRAFIA | PAULO MIRAGAYA, EVELIN AZAMBUJA, CARLA HABIF E INÊS FRIDMAN

Avodat Shorashim O projeto Avodat Shorashim (“trabalho das raízes”) é uma oportunidade para os alunos terem um olhar mais atento para sua própria história, para as origens de sua família e para os processos históricos que possibilitaram que eles estivessem no Rio de Janeiro em 2018. A partir da coleta e análise de documentos e de entrevistas com familiares, os alunos foram os protagonistas no processo de documentação de suas narrativas familiares, culminando na produção de um artefato (um álbum, livro digital, site etc.) que documenta todo este processo. A culminância do Projeto Avodat Shorashim terá início às 18h no salão Eliezer Max e os projetos serão expostos na Mostra Cultural na sequência.


8° ANO | CIÊNCIAS E MAKER | PATRICIA DANON E ESTHER ÂNGELO

Braço Mecânico + Exoesqueleto Braço Mecânico Um dos grandes desafios no campo do ensino-aprendizagem é a aplicação prática de algum conceito ou teoria apresentada em sala de aula. Usando o espaço Maker, os alunos do 8º ano construíram um modelo de braços mecânicos que possibilita a visualização de como os ossos, os músculos e as articulações participam dos movimentos do braço e do antebraço. Venha receber um tchauzinhos dos nossos braços! Exoesqueleto Na década de 80, o cinema exibiu uma amostra perfeita do uso do exoesqueleto. No filme Aliens – O Resgate, a suboficial Ripley, interpretada pela atriz Sigourney Weaver, veste um exoesqueleto e vai à luta contra a rainha dos Aliens. Saindo da ficção e embarcando na alta tecnologia, os alunos do 8º ano construíram modelos de exoesqueleto para a mão humana.


8° ANO | CIÊNCIAS| PATRICIA DANON

DNA do Morango Todo mundo já ouviu falar de DNA. Como você imagina que ele seja? Os alimentos que comemos são partes de seres vivos e, portanto, têm células com DNA. Então, quando comemos um simples morango, estamos ingerindo água, sais minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos e o famoso DNA. Usando uma técnica muito simples, os alunos vão dividir com você, nosso visitante, a experiência de extrair o DNA da fruta. Siga o protocolo e observe o surpreendente e belo resultado no tubo de ensaio. Seja um cientista por alguns momentos guiado pelos alunos do 8º ano!


8° ANO | HISTÓRIA JUDAICA| CARLA HABIF

Correntes Judaicas O que é judaísmo pra você? Ao longo do século XIX, o judaísmo passou por um importante processo de diversificação. Com a Haskalá - o Iluminismo Judaico surgiram correntes judaicas diversificadas na Europa, sendo algumas delas o Judaísmo Ortodoxo, Conservador, Reformista e Humanista.

Os alunos do 8º ano apresentam sua produção impressa sobre as correntes do judaísmo moderno e convidam a todos para uma reflexão.


8° ANO | HEBRAICO| ILANA LONDON E MIRIAM REMBISCHEVSKI

Beit Cafe A partir do estudo do Hebraico em sala de aula e explorando os temas propostos nos livros didáticos, os alunos vão receber os convidados em uma cafeteria onde só se fala hebraico.


8° ANO | LÍNGUA PORTUGUESA| EVELIN AZAMBUJA

Reflexões sobre ser mulher Inspirados na leitura do livro “Ciumento de carteirinha”, de Moacyr Scliar, os alunos do 8º ano promoveram um júri simulado, em que a ré era Capitu, personagem do emblemático livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. A partir do papel da personagem no livro e de situações pelas quais passou, como ser acusada de traição e sofrer com o ciúme excessivo do marido Bentinho, os alunos refletiram sobre temas muito relevantes nos dias atuais: o papel da mulher na sociedade e a violência contra a mulher. Nesta sala, os alunos promoverão um debate a respeito desses temas e você será convidado a refletir sobre o assunto, além de poder assistir a trechos do júri produzido em sala.


Projetos Integrados: 6°, 7° e 8° anos

Ensino Fundamental II


MÓDULO DE CULTURA JUDAICA: MÍDIAS DIGITAIS | MARCIO GONÇALVES

70 posts com personalidades de Israel Em Mídias Digitais, a turma buscou compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais - incluindo as escolares - para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimento, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Nesta atividade os alunos realizaram a pesquisa acerca de 70 celebridades de Israel e simularam postagens a partir de templates do Instagram para mostrar ao público informação sobre essas pessoas. Neste sentido, desenvolveram habilidades técnicas de edição de imagens e de busca de informação em imagem e em texto. Quem assistir a projeção dos 70 posts, terá mais informação sobre personalidades da música, da política, das artes cênicas etc.


MÓDULO DE CULTURA JUDAICA: MÚSICA | FELIPE REZNIK

“Imagine um ano de aula de música” clipe com imagens do processo das aulas de música “No módulo de música, reunimos diversos assuntos, temas e processos musicais em um único clipe, que mostra, de forma resumida, todos os aspectos abordados na aula de música deste ano. A música de fundo escolhida para o clipe foi uma canção de John Lennon, “Imagine”. A música fala sobre o ato de tentar imaginar um mundo pacífico, com uma sociedade harmoniosa” (texto escrito pela aluna Maria Papelbaum do 6º ano) Nesta sala, além de assistir o clipe, vocês terão a oportunidade de vivenciar um pouco do processo vivido pelos alunos através do método d’O Passo, tocando percussão e brincando de pular com o jogo do “Saltos no tempo”.


MÓDULO DE CULTURA JUDAICA: ARTES VISUAIS | MICHELE BLAJCHMAN

70 anos de Israel Para a realização desse projeto estudamos 3 artistas diferentes relacionados à Israel e para cada artista trabalhamos temas e propostas diferenciadas: ●

Nome Judaico/ Alander Espécie: Inspirados nas pinturas com letras hebraicas do artista, os alunos foram convidados a trabalhar a partir do seu nome judaico, ou de algum nome/palavra que expresse sua identidade. Retratos e Caricaturas/Hanoch Piven: A proposta foi fazer como o artista e brincar com os objetos criando retratos ou caricaturas de famosos. Histórias da Torá: Inspirados no designer gráfico Noma Bar e nas ilustrações dos ‘contos de fada minimalistas’, os alunos buscaram de forma minimalista através da pintura, trazer alguma passagem da Torá.


MÓDULO DE CULTURA JUDAICA: TEATRO | KAREN LIBERMAN

Montagem de curtas inspirados nos contos de Kishon Na mostra deste ano, preparamos três curtas-metragens nos quais os alunos ficaram responsáveis pela produção, interpretação e criação das cenas. Os textos do cronista israelense Efraim Kishon serviram de inspiração para criação das mesmas. Ao longo do ano, trabalhamos o humor e falamos sobre o que as pessoas riem, através de cenas teatrais. Através dos contos de Kishon, pudemos aprender um pouco mais sobre o que estimula o humor em Israel. Esperamos que se divirtam com nossos curtas!


OFICINA LITERÁRIA | ELIS SPYKER

Oficina Literária Sejam muito bem-vindos à Oficina Literária Eliezer Max! Ao longo deste ano, a nossa Oficina proporcionou encontros entre alunos do Fundamental II, que, juntos, pensaram, dialogaram e compartilharam suas interpretações sobre textos literários de autores diversos. Além disso, produziram seus próprios textos, a partir de gêneros e atividades de escrita múltiplas. Observando a necessidade de um acervo que contemplasse todas essas produções, os alunos de nossa Oficina deram início à criação de um grande texto: o site da Oficina Literária Eliezer Max. Aqui, você poderá conhecer e navegar através de alguns dos textos que produziram ao longo do ano, organizados de acordo com gêneros textuais e dinâmicas propostas. Desejamos a todos uma ótima navegação literária!


7º E 8° ANOS | INGLÊS | DIANA GILCHRIST E MARIA AUGUSTA LOPES

Getting Creative with Digital Tools Os alunos do 7° e 8 ° anos escolheram filmes ou séries para darem informações sobre os personagens ou detalhes das cenas escolhidas. Como isto ocorreu? A partir de um café da manhã de abertura do projeto, em abril, definimos o objetivo da nossa Mostra Cultural. Convidamos a coordenadora de Tecnologia, Mariana Ochs , para orientar os alunos em relação ao uso de ferramentas digitais. A partir daí, eles escolheram filmes ou séries de preferência para que, com estas ferramentas digitais, mostrassem às famílias detalhes de cenas, informações ou momentos especiais das suas escolhas. Alguns escolheram cartazes interativos focando nos personagens, outros preferiram quiz para conquistar os visitantes através de um jogo. O mais interessante é que, usando a Língua Inglesa, todos receberão os interessados in English, of course!!!


6º ANO E.F. À TERCEIRA SÉRIE E.M. | GEOGRAFIA | ALLYNE FELLER E INES FRIDMAN

PROJETO “CONVIVER” Enquanto a intolerância, o extremismo e a xenofobia imperam no mundo, escolhemos falar sobre o que dá certo. Em uma escola judaica, que atende membros de um povo perseguido há milênios, o diálogo torna-se ainda mais importante. Ter um olhar através de fatos da atualidade ou de um passado recente, que venha a enriquecer a proposta de uma revista que revisite valores tão caros para todos nós. Pretendemos buscar sempre o que de melhor e enriquecedor existe, e está por trás de cabeças tão incríveis, cheias de vontade de se colocarem, e por que não, através desse trabalho? Esperamos tocar a todos com esse material criativo e cheio de mensagens desses alunos maravilhosos. Com certeza eles têm muito a dizer.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.