Catálogo EXPLORATORIUM Ensino Fundamental I 2019

Page 1

16.06.2019

Mostra Interativa de Ciências e Artes do Ensino Fundamental I O Exploratorium integra as disciplinas de Ciências, Matemática, Artes e Tecnologias Criativas e apresenta os fundamentos dos trabalhos, que se baseiam na observação atenta, no levantamento de hipóteses, na testagem e na solução de problemas. A integração se dá na forma como abordamos os diferentes conteúdos, enfatizando a pesquisa, o registro de descobertas, a criação de protótipos, a interação com a linguagem multimídia e a utilização da linguagem artística. Os alunos participam de forma ativa, crítica e criativa das aulas, compreendendo a importância do diálogo e do entendimento, as incertezas do conhecimento científico e valorizando a ética e a estética como formas de se relacionar com o mundo.


1° ANO | IDENTIDADES: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS | ARTES INTEGRADAS / MICHELE BLAJCHMAN

QUAL A COR DA PELE? “Humanae é um inventário cromático, um projeto que reflete sobre as cores além das fronteiras de nossos códigos, usando como referência o sistema de cores Pantone.” (Angélica Dass) Muitos são os tons da nossa pele. A artista Angélica Dass traz essa discussão através do seu projeto ‘Humanae’. Angélica fotografa pessoas do mundo todo catalogando os tons de pele pela coloração Pantone demonstrando a grande diversidade existente. Depois de observar o trabalho dessa artista e da artista plástica Adriana Varejão e de ver vídeos sobre o assunto, debatemos sobre o tema. Cada aluno teve a oportunidade de fazer as misturas necessárias de tinta para chegar ao seu tom de pele. Foram feitos lindos autorretratos com os tons de pele encontrados.



O NÚCLEO COMUM, PREOCUPADO COM O DESPERDÍCIO DE MATERIAIS, CRIOU JUNTO COM A TURMA UM CADERNO RECICLADO PARA OS REGISTROS DAS AULAS DE CIÊNCIAS. DESDE CEDO NOSSOS ALUNOS PARTICIPAM DE MINI PROJETOS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA UM AMBIENTE MAIS HARMONIOSO E SUSTENTÁVEL.



1° ANO | EMPATIA E PERTENCIMENTO | CIÊNCIAS / DANIELA, LUCY, TABATTA, IZA E SABRINA

IDENTIDADE Os alunos do 1º ano se dedicaram ao estudo sobre a identidade e reconhecimento pessoal. Diante de tantas vivências e discussões filosóficas, eles puderam perceber a relevância da aceitação de cada indivíduo como um todo e da valorização das diferenças pessoais. Foram discutidas questões relacionadas à etnia, pigmentação pela melanina, herança genealógica e proporções do corpo humano. As atividades expostas proporcionaram reflexões sobre como nos enxergamos e como nos colocamos diante do mundo. Em tempos atuais, mais do que a aceitação individual, faz-se necessária a compreensão e o respeito da individualidade do outro e a sensação de pertencimento ao todo.


1° ANO | SEQUÊNCIA NUMÉRICA | MATEMÁTICA / DANIELA E LUCY

TRILHAS As trilhas fazem parte da rotina do primeiro ano e são muito mais que brincadeiras. Na confecção, as crianças colocaram em prática os diversos conceitos matemáticos da série como: representação numérica, sequência numérica, antecessor, sucessor, ordem crescente, ordem decrescente, adição e subtração. Elas proporcionam também o diálogo com as outras áreas do conhecimento e ainda favorecem a sociabilidade, tão importante para essa faixa etária.


1° ANO | MATEMÁTICA | DANIELA E LUCY

ESTIMATIVA Iniciamos o trabalho de estimativa apresentando potes transparentes com diversos materiais como: tampinhas, lápis de cor e letras do alfabeto móvel. Os alunos, ao longo das atividades, observaram os potes e emitiram opiniões sobre quantos objetos achavam ter dentro dele. Após esta etapa, anotamos as respostas no quadro e decidimos, para facilitar a contagem dos objetos, contarmos de dez em dez. Em seguida, verificamos quais alunos se aproximaram do resultado. No evento, criamos um painel com tampinhas e todos foram estimulados a estimar quantas tampinhas foram utilizadas.


1° ANO | MATEMÁTICA É VIDA | ARTES INTEGRADAS / MICHELE BLAJCHMAN

PIET MONDRIAN Conhecemos o trabalho e a história do famoso artista holandês Piet Mondrian, conhecido por ser o precursor da Arte Abstrata Geométrica (Formal). Exploramos diversos conceitos das Artes Visuais em relação às cores primárias e às formas geométricas, principalmente as retangulares e as quadradas presentes na obra do artista. Diferenciamos Arte Figurativa de Arte Abstrata. A partir dessa inspiração, criamos um quadro- jogo de quadrados e retângulos de cores neutras e primárias, integrando também dessa forma conceitos explorados em Artes e Matemática.


1° ANO | MÚSICA E MATEMÁTICA | BIA NIRENBERG

DIVISÕES DO TEMPO NA MÚSICA O que fizemos? Música! Como?


2° ANO | NATUREZA | CIÊNCIAS / CLAUDIA, ELISABETH, TABATTA, CLARA E AMANDA

AVES DA MATA ATLÂNTICA Os alunos do 2º ano se dedicaram ao estudo dos seres vivos e do bioma Mata Atlântica. Foram muitas reflexões ecológicas e, diante de uma fauna tão vasta, escolhemos o grupo das aves como mote para o estudo de Ciências. Existe uma grande variedade de aves e, apesar de possuírem características em comum, cada espécie é única. Um dos tópicos estudados foi sobre a comparação dos bicos e as especializações nutricionais. Entretanto, mais importante do que conhecer os tipos de aves é valorizar a aproximação e identificação desses indivíduos. As atividades expostas proporcionaram a compreensão do papel desses indivíduos na manutenção do ecossistema e das diversas adaptações aos seus nichos ecológicos.


2° ANO | JOGOS DIDÁTICOS | MATEMÁTICA / CLAUDIA E ELIZABETH

JOGO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Cada jogador ou dupla escolhe a sua cor de tampinha. Jogando um dado ou dois, você pode somar ou subtrair. O vencedor é o que completar, uma linha, uma coluna ou a cartela com mais quantidade de tampinhas.


2° ANO | JOGOS DIDÁTICOS | MATEMÁTICA / CLAUDIA E ELIZABETH

JOGO SOME 10 Procure uma carta da sua mão que, com uma carta da mesa, some 10. O jogo termina quando todos os jogadores não tiverem mais cartas nas mãos. O vencedor é o que formar a maior quantidade de pares de cartas com soma igual a 10.


3° ANO | NATUREZA | CIÊNCIAS / CAROLINA, ROSANA, TABATTA, ANA CAROLINA E LUIZA

ANIMAIS Os alunos do 3º ano se dedicaram ao estudo sobre os animais. Por se tratar de um tema bastante abrangente, direcionamos as aulas para discussões referentes à anatomia e fisiologia comparada. Eles aprenderam a diferenciar invertebrados de vertebrados e a valorizar cada grupo de acordo com suas características. Foram discutidas questões evolutivas e adaptações relacionadas à alimentação, cobertura corporal, defesa, morfologia, locomoção, habitat, dentre outras. As atividades expostas proporcionaram a vivência e a percepção do mundo a partir de habilidades e estratégias de alguns animais excluídos por muitos, como alguns invertebrados e animais noturnos.



2° ANO | ARTES INTEGRADAS | MICHELE BLAJCHMAN

ARTE ABSTRATA FORMAL E INFORMAL Passamos o primeiro trimestre nos debruçando sobre os estudos e diferenças dentro da Arte Abstrata. Uma dita ‘Formal’, das formas geométricas; e outra dita ‘Informal’, em que não há formas nem figuras. No campo da pintura, estudamos diferentes artistas e comparamos os dois tipos de arte. Na prática unimos as duas num mesmo trabalho tendo como inspiração o artista Wassily Kandinsky. Numa primeira etapa, exploramos as manchas (etapa informal) e depois entramos com as linhas e as formas geométricas (etapa formal). No campo da escultura, estudamos o artista Alexander Calder e os alunos produziram esculturas com formas geométricas.


3° ANO | MEDIDAS DE TEMPO | MATEMÁTICA/ ROSANA E CAROL

O RELÓGIO DE SOL Esse relógio consistia, originalmente, em uma vareta fincada no solo em local iluminado pela luz solar durante todo o dia, e é o objeto mais antigo usado pelo homem para medir o tempo. O relógio de sol apresentava desvantagens: só funcionava no período diurno e em dias ensolarados. Essa dificuldade fez com que se procurasse novas formas de medir o tempo. As turmas do 3º ano construíram seus relógios de sol.


3° ANO | ARTES INTEGRADAS | MICHELE BLAJCHMAN

COR QUENTE X COR FRIA Depois de estudarmos o Círculo Cromático e suas funções, utilizamos como inspiração duas obras do artista Van Gogh, “Doze girassóis numa jarra” e “Noite Estrelada”. Cada aluno produziu então uma pintura com cores frias e outra com cores quentes.


3° ANO | ARTES INTEGRADAS | MICHELE BLAJCHMAN

JOSÉ BECHARA Em cima dos estudos de sólidos, trouxemos algumas obras do artista chamadas ‘Esculturas Gráficas’. Cada aluno produziu cubos vazados e cheios e juntos criamos nosso protótipo de escultura.


4° ANO | VIDA E MATÉRIA | CIÊNCIAS / FÁTIMA, TABATTA E NORMA

VIDA MICROSCÓPICA Os alunos do 4º ano se dedicaram ao estudo sobre substâncias e transformações da matéria. Eles percorreram um longo caminho inicial com o objetivo de reconhecer e diferenciar os estados físicos da matéria, a formação e separação de misturas, as transformações reversíveis e irreversíveis e como as condições físico-químicas e os processos influenciaram a origem e a manutenção da vida na Terra. Foram discutidas algumas hipóteses evolucionistas a respeito da vida microscópica, que favoreceram o reconhecimento a respeito da complexidade e diversidade existente nesse mundo invisível aos olhos humanos. As atividades expostas proporcionaram um novo olhar sobre esse mundo tão diverso e muitas vezes desconhecido.


4° ANO | GEOMETRIA | MATEMÁTICA / FÁTIMA

A DELÍCIA DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Os alunos do 4º ano trabalharam a geometria de forma muito criativa. Descobriram o que são vértices, arestas e faces em diferentes FIGURAS TRIDIMENSIONAIS. Eles puderam manusear e construir diferentes prismas e pirâmides, colocando em prática o que aprenderam. Na mostra, familiares e alunos criaram os SÓLIDOS GEOMÉTRICOS usando deliciosas jujubas e palitos de dentes. Será possível criar uma esfera, um cone ou um cilindro?


4ºANO | SIMETRIA | MATEMÁTICA / FÁTIMA

A SIMETRIA NA MAGIA DAS MANDALAS As MANDALAS, aqueles desenhos que causam fascinação, trazem benefícios e também são uma forma de concentração, tiveram seus primeiros registros datados do século VIII. Esses desenhos de formas geométricas concêntricas, ou seja, que se desenvolvem a partir de um mesmo centro, possuem inúmeros eixos de SIMETRIA. A turma 401, que teve excelentes momentos de prazer e relaxamento durante a confecção das suas mandalas, convidou as famílias a fazerem o mesmo.


HOMEM VITRUVIANO, SÍMBOLO DA SIMETRIA BÁSICA DO CORPO HUMANO Por volta de 1490, Leonardo da Vinci produziu HOMEM VITRUVIANO, considerado frequentemente como um símbolo da SIMETRIA básica do corpo. Sua obra foi inspirada numa passagem do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, na sua série de dez livros intitulados de De Architectura. No terceiro livro, são descritas as proporções do corpo humano masculino, como por exemplo: - O comprimento dos braços abertos de um homem é igual à sua altura. - O tamanho do pé é equivalente ao tamanho do antebraço.


4° ANO | TECNOLOGIAS CRIATIVAS | ESTHER ANGELO

TRANSPORTES - ENERGIA LIMPA Durante o 1º e 2º trimestres do ano, entrou em debate o assunto dos meios de transporte. Discutimos a história dos transportes, suas modalidades e o tipo de energia que utilizam. Imaginando como seriam os transportes que utilizam energia limpa, desenvolvemos protótipos de veículos que se movem com força elástica, do ar ou da propulsão mecânica.



4° ANO | ARTES | ALINE COHEN

ABRAHAM PALATNIK - ARTE CINÉTICA No 4º ano, pesquisamos sobre a Arte Cinética e seu precursor, Abraham Palatnik. Suas obras contêm instalações elétricas que criam movimentos e jogos de luzes. Esse trabalho foi realizado em parceria com o Makerspace. A partir desse estudo, os alunos puderam criar esculturas inspiradas no artista.


4° E 5° ANO | COMPOSIÇÃO | MÚSICA BRASILEIRA / FABIO SIQUEIRA SILVA

MÚSICA E TECNOLOGIA Utilizamos o Chrome Labs Music Maker da Google para criar uma peça simples e demonstrar a ferramenta. Posteriormente, utilizamos uma música previamente escrita nesta ferramenta para os pais lerem e executarem nos Boomwhackers® com as crianças. Utilizamos um gravador e um microfone condensador para gravar a música que foi tocada com os pais e posteriormente enviaremos a gravação por e-mail.


5° ANO | ESTUDO DO ESPAÇO | CIÊNCIAS / GIOVANA E FERNANDA

UMA VIAGEM ESPACIAL Luzes apagadas, curiosidades e muito conhecimento tomaram conta de todos que aqui visitaram. A combinação de sons, músicas, imagens e efeitos especiais levaram a uma inesquecível viagem espacial.

A


5° ANO | REALIDADE AUMENTADA | CIÊNCIAS / GIOVANA E FERNANDA

MERGE CUBE O Merge Cube é um brinquedo de realidade aumentada – um cubo preto e prateado que interage com aplicativos. Esses aplicativos usam a câmera do celular para “ler“ os padrões gráficos nas faces do cubo, da mesma forma que lêem um QR Code. Ao focar em um desses padrões, o aplicativo insere uma imagem em 3D sobre a imagem real que vemos na câmera – daí no nome “realidade aumentada”, ou seja, a imagem real acrescida de alguma coisa que de fato não está lá. Ao movimentar o cubo, sempre olhando através do celular, podemos explorar diversos ângulos dessa imagem em 3D. Existem alguns aplicativos educativos e de entretenimento que podem ser utilizados com o Merge Cube. Também é possível inserir o celular em um visor tipo Google Cardboard para uma experiência mais imersiva. Embora o brinquedo não esteja disponível no Brasil, nossos amigos do Makerspace fizeram uma versão em papelão para nós.


5° ANO | UNIVERSO | CIÊNCIAS / GIOVANA, FERNANDA E TABATTA

ENERGIA E FORMAÇÃO DO UNIVERSO No mundo atual, quem vê tantas teorias e postulados bem estabelecidos mal desconfia que no início do método científico isso tudo não passava de misticismo e magia. Não é de se surpreender que, diante de tantas mudanças, a ciência continue despertando a curiosidade e a busca por novas respostas e desafios. As atividades expostas proporcionaram discussões sobre alguns dos assuntos mais debatidos, como: a origem do universo, força de atração gravitacional e a possibilidade de vida em outros planetas.




5° ANO | ARTES | ALINE COHEN

CARLOS VERGARA Carlos Vergara é um gravador, fotógrafo e pintor brasileiro, conhecido como um dos principais representantes do movimento artístico da “Pop Art Brasileira” ou “Nova Figuração”. Desde a década de 1980, Vergara dedica-se mais decididamente à pintura. Utiliza em seus trabalhos pigmentos naturais, retirados de minérios, materiais que também usa na produção de monotipias, muitas delas realizadas em ambientes naturais, como o Pantanal Mato-Grossense. Os alunos do 5º ano foram convidados a explorar o universo das obras de Vergara e, também, os acontecimentos no município de Brumadinho, em Minas Gerais. Inspirados pelo processo de criação do artista e pelo tema abordado, utilizamos pigmentos naturais como: páprica, açafrão e flor de Lótus para produzir pinturas pigmentadas que refletem conceitos da reconstrução de uma cidade. Montamos uma grande matriz e depois aplicamos a um tecido que imprimiu o resultado final.


5° ANO | ARTES | ALINE COHEN

BRUMADINHO Tocados pelos acontecimentos que ocorreram no município de Brumadinho, os alunos construíram uma maquete que envolve conceitos de “destruição” e “reconstrução” de uma cidade que foi coberta por lama. Embora as marcas de destruição ainda estejam vivas na cidade, uma árvore, simbólica, representa a esperança de dias melhores.



1°ANO, 2°ANO E 3°ANO | OFICINA DE XADREZ E XADREZ HUMANO | VANESSA CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS

XADREZ É JOGO, ESPORTE, CIÊNCIA E ARTE O ensino de xadrez é uma importante ferramenta pedagógica. A prática enxadrística nas escolas é uma atividade que, além de proporcionar lazer, também permite valorizar o raciocínio por meio de uma atividade lúdica. O exercício do jogo de xadrez no meio acadêmico permite alcançar, dentre outros, os seguintes objetivos: desenvolver o raciocínio lógico, aprimorar habilidades de observação, reflexão, análise e síntese, aperfeiçoar habilidades e hábitos necessários à tomada de decisões, compreender e solucionar problemas pela análise do contexto geral em que estão inseridos, ampliar os interesses pelas atividades individuais, melhorar o desempenho nos estudos, em particular, em Matemática. Na relação com a Matemática, podemos afirmar que o xadrez é um dispositivo eficaz para aprendizagem da aritmética (noções de troca, valor comparado das peças, controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares) e da geometria (o movimento das peças é uma introdução às noções de linhas, coluna (vertical), fileira (horizontal) e diagonal (a representação do tabuleiro é estabelecida como um sistema cartesiano). O xadrez é jogo, é esporte, é ciência e é arte. É um jogo, pois pode ser jogado ludicamente sem nenhuma pretensão dos participantes que não seja a diversão. É um esporte, pois existe uma federação que rege suas regras e campeonatos. É ciência, pois existem registros de partidas jogadas há mais de 600 anos e estudos de diversas fases das partidas. Pesquisas científicas realizadas comprovam seus benefícios. É arte, pois existe a composição de problemas, um tipo de modalidade que os autores destas posições apresentam e são realizadas competições para a solução desses diagramas. As jogadas bem realizadas são consideradas incríveis e belas obras de arte.



5° ANO | TECNOLOGIAS CRIATIVAS | ESTHER ANGELO

MODELAGEM 3D No 5º ano, nosso tema geral gira em torno da ótica e da visão. Abordando questões da óptica em Física, analisamos o funcionamento da nossa visão e de que maneira conseguimos enxergar o mundo ao nosso redor. Focando na tridimensionalidade, começamos a entender as diferentes vistas de um objeto 3D. Inicialmente, utilizamos técnicas de modelagem em massinha para trabalhar objetos do cotidiano. Em seguida, utilizamos o software Web Tinkercad (Autodesk) para desenvolver peças do xadrez. Finalmente, imprimimos as formas desenvolvidas na impressora 3D e montamos um tabuleiro de xadrez.


O TEMPO TAMBÉM É POESIA...



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.