Capítulo
Introdução à Nutrição: Digestão, Absorção, Transporte e Excreção de Nutrientes
1
NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO Para iniciar o estudo da Nutrição é preciso conhecer alguns conceitos básicos: n
Alimento: “Toda substância que, ingerida por um ser vivo, o alimenta ou nutre” (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira). “Substância que, introduzida no organismo (por via oral, enteral ou parenteral), preenche a função de Nutrição” (ORNELLAS, 2001).
n
Nutrição: “É a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes, bem como sua ação, interação e balanço em relação à saúde e doença, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes” (CUPPARI, 2005).
n
Nutrientes: São substâncias que estão inseridas nos alimentos e têm funções variadas no organismo. Exemplos de nutrientes: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, fibras e água. Existem discordâncias entre autores em considerar fibras e água como nutrientes. Como os nutrientes estão presentes nos alimentos, a alimentação diária deve ser a mais diversificada possível. Os nutrientes podem ser: Nutrientes essenciais. Aqueles que o organismo não consegue sintetizar, devendo estar presentes na dieta. Nutrientes condicionalmente essenciais. Aqueles que o corpo normalmente produz durante o metabolismo, mas que em situações especiais (doenças, estresse etc.) o organismo não produz ou o faz em quantidades insuficientes. Nutrientes limitantes. Dieteticamente indispensáveis e que aparecem em concentrações e proporções abaixo do necessário para que determinado alimento manifeste elevado valor biológico. Nutrientes biologicamente disponíveis. Frações ou partes de nutrientes que o organismo utiliza no seu metabolismo.