76
Manual de Técnicas em Ressonância Magnética
Cada um desses componentes desempenha um papel específico e fundamental na RM, dispondo de parâmetros e opções de desempenho parƟculares.
MAGNETO PRINCIPAL A função deste componente é formar um campo magnéƟco estáƟco uniforme, sobre o qual se superpõem os gradientes do campo magnéƟco e os pulsos de RF necessários para a obtenção das imagens. É um equívoco supor que a dimensão do campo magnético define completamente o desempenho de um sistema de RM. Embora influencie objetivamente o desempenho das máquinas, os demais componentes podem prestar maior ou menor contribuição em algumas situações. De fato, no caso dos modernos instrumentos de RM, o tipo e a força do magneto principal são apenas alguns dos fatores que contribuem para a qualidade final da imagem. Atualmente, dispõe-se de três principais Ɵpos de magnetos para a geração do campo magnéƟco principal: (1) magnetos permanentes, (2) magnetos resisƟvos e (3) magnetos supercondutores (Tabela 5.1).
Magnetos permanentes Os magnetos permanentes são consƟtuídos por grandes blocos de material ferromagnéƟco, que conservam o magneƟsmo após serem expostos a outro campo magnéƟco. O material mais comumente uƟlizado para a sua produção é uma liga de alumínio, níquel e cobalto, conhecida como ALNICO, com aspecto semelhante ao de uma ferradura simples. Tabela 5.1
Características dos principais tipos de magnetos
Magnetos
Eixo do campo
Limite do campo
Custo
Campos marginais
Permanente
VerƟcal ou horizontal
0,3T
Baixo
Baixos
ResisƟvos
Horizontal
0,2T
Médio
Médios
Supercondutores
Horizontal
3T ou mais
Alto
Altos
T: tesla (unidade do Sistema Internacional para medidas de indução magnéƟca e de densidade de fluxo magnéƟco.
MTRM_TRIO-05.indd 76
01/10/2010 14:28:13