Tratado de Cirurgia do Joelho | Philippe Neyret, Guillaume Demey, Elvire Servien e Sébastien Lustig

Page 42

Tratado de Cirurgia do Joelho

^^ Avaliação radiológica Ver Capítulo 14, Indicações cirúrgicas na artrose do joelho (Figuras 23.2 A e B, 23.3 e 23.4).

A incidência com redução (da deformidade) é, aos nossos olhos, o resultado a se obter. Esse resultado prefigura a radiografia de controle pós-operatório. A deformidade deve ser redutível, mas sem hipercorreção; é a incidência essencial (Figura 23.5). Na nossa experiência, hesitamos em propor uma PUC medial quando o varo pré-operatório ultrapassar 9° e uma PUC lateral para uma deformidade em valgo que exceda 41°.

Figura 23.2 Apoio monopodal de frente e perfil a 30° de flexão (A, B)

Figura 23.5 Uma translação tibial anterior em apoio monopodal é o sinal de artrose com frouxidão anterior. Pode levar a uma falha da PUC

^^ Técnica cirúrgica da prótese unicompartimental medial Figura 23.3 A artrose femorotibial aparece mais notadamente na incidência em apoio a 45° de flexão (Schuss)

Posicionamento do paciente Sem

particularidades, como na PTJ. na coxa. Suporte de sustentação lateral apoiado sobre o garrote; o outro possibilita o apoio do pé quando o joelho está flexionado a 90°. Garrote

Portal de acesso

Figura 23.4 Incidência em varo forçado (A). Incidência em valgo forçado à esquerda (B). Clichê em redução (da deformidade) (C)

23 - Tratado de Cirurgia do Joelho.indd 164

A incisão cutânea é paramediana medial, de 8 a 10cm, e estende-se do polo superior da patela ao bordo medial da TTA (Figura 23.6). O bordo inferior do músculo vasto medial e o bordo medial do tendão patelar são reparados. A artrotomia (Figura 23.7) é conduzida entre essas duas referências anatômicas. Ela incisa o corno anterior do menisco medial, expondo o platô tibial anterior. Com a tesoura de Metzenbaum, incisamos à maneira de Engh o vasto medial em “midavasto” sobre 15mm. Os afastadores são colocados no joelho. A avaliação articular confirma a topografia das lesões cartilaginosas e confere a integridade do LCA. Um retalho capsulomeniscal anteromedial é, então, rebatido a partir do platô medial em triângulo. A rugina de Trillat permite limpar a parte superior do platô. Nenhum procedimento de liberação ligamentar é realizado. Por fim, colocase a rugina montada sobre a interlinha femorotibial.

C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . Ne y r e t e t a l . T r a t a d od eC i r u r g i ad oJ o e l h o . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

164

03/05/2016 20:06:34


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Tratado de Cirurgia do Joelho | Philippe Neyret, Guillaume Demey, Elvire Servien e Sébastien Lustig by Editora Rubio - Issuu