Técnicas Radiográficas, 2ª ed. | Antônio Biasoli Jr.

Page 34

Técnicas Radiográficas    BIASOLI

Formação da Imagem Radiográfica

Formação dos Raios X

Sistema Emissor de Raios X

Equipamento Gerador de Raios X

Tomografia linear A tomografia, também chamada de planigrafia, ou estratigrafia, é uma técnica especial que mostra, em detalhes, imagens de estruturas anatômicas de um plano predeterminado no corpo humano, apagando os detalhes fora desse plano. Isso é obtido por meio de movimentos coordenados, em direções opostas do tubo de raios X e do anteparo (chassi [filme radiográfico] ou detector digital), durante a exposição radiográfica.

Tipos de tomografia linear O tipo de tomografia é determinado em função do tipo de movimento do conjunto tubo de raios X–anteparo (Figura 11.16). Estes podem ser os seguintes:  Linear (mais comum).  Circular.  Elíptico.  Em forma de “8”.  Sinusoidal.  Espiral.  Hipocicloidal. Com o advento da tomografia computadorizada, atualmente apenas o tipo linear ainda é utilizado.

Movimento linear

Documentação da Imagem Radiográfica

Movimento circular

Imagem Radiográfica Digital

Movimento sinusoidal

Proteção Radiológica

Qualidade da Imagem Radiográfica

Movimento em forma de “8”

Movimento hipocicloidal

Movimento espiral

Figura 11.16 Esquema dos tipos de tomografia

Noções Básicas de Anatomia

A tomografia obedece a dois princípios  Geométrico: a forma da imagem não muda se as distâncias foco-anteparo (dFoA) e objeto-anteparo (dOA) permanecerem constantes.  Cinemático: todo deslocamento do foco corresponde a um deslocamento da imagem em sentido inverso. Uma translação conjunta e síncrona do tubo de raios X e do anteparo mantém uma imobilidade relativa da imagem do plano selecionado com o anteparo, o que possibilita a obtenção de imagens nítidas das estruturas desse plano (Figura 11.17).

11 - Tecnicas Radiograficas - 2 ed.indd 114

B A C

B

B A

A C

F2

C

F1

Figura 11.17 Esquema do funcionamento de um corte tomográfico

Determinação do nível do corte tomográfico (fulcro)

Movimento elíptico

Exame Radiográfico

T2

T1

O plano de corte é uma camada em que, teoricamente, todos os pontos devem ser vistos com precisão. Ou seja, é a única região que aparece nítida na imagem. As estruturas situadas fora do plano de corte projetam-se no anteparo (chassi [filme radiográfico] ou detector digital) em pontos diferentes, apagando sua imagem. Esse apagamento é proporcional à complexidade do movimento do conjunto tubo de raios X–anteparo. O fulcro, também denominado ponto pivô, corresponde ao centro da camada selecionada e determina o corte anatômico de interesse a ser registrado. É obtido por meio da medida da distância (em centímetros) da superfície da mesa (início da medida – 0cm) até o centro da região anatômica a ser examinada (camada selecionada), após o posicionamento do paciente na mesa de exames. O conhecimento da localização dos órgãos e das estruturas internas do corpo humano (anatomia) é muito importante para a realização desse tipo de exame. Uma regra prática para a determinação do fulcro (nível do corte tomográfico) no tórax e no abdome consiste em dividir a espessura da região a ser examinada em três partes iguais, denominadas faixas. Feito isso, e de acordo com a anatomia da região, é determinada a faixa em que se localiza a estrutura a ser examinada. Para exemplificar essa regra, pode ser citada a tomografia em anteroposterior (AP) dos rins: com o paciente em decúbito dorsal na mesa de exames, mede-se a espessura do abdome na topografia dos rins. A medida encontrada é então dividida em três partes iguais. Se a medida encontrada for 18cm, serão três faixas de 6cm, sendo a mais próxima da superfície da mesa de 0 a 6cm; a intermediária de 6 a 12cm; e a mais afastada de 12 a 18cm. Como os rins estão localizados posteriormente no abdome, estarão dentro da faixa posterior, mais próxima da superfície da mesa (Figura 11.18).

C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . B i a s o l i . T é c n i c a sR a d i o g r á f i c a s , 2 ª e d i ç ã o . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

114

18/10/2015 14:30:46


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Técnicas Radiográficas, 2ª ed. | Antônio Biasoli Jr. by Editora Rubio - Issuu