METODOLOGIA DE PESQUISA EM NUTRIÇÃO: EMBASAMENTO PARA A CONDUÇÃO DE ESTUDOS E PARA A PRÁTICA CLÍNICA
Justificativa Nessa seção, o autor deverá indicar como os acha dos do estudo poderão contribuir para o avanço do conhecimento.4 No componente Justificativa, a importância da realização da pesquisa deve ser fun damentada, considerando a população envolvida, a instituição (se pertinente) e o crescimento científico; as metas a serem atingidas como definição de novas rotinas, a mudança de condutas na prática clínica, a formação de serviços especializados e a implanta ção de uma nova técnica científica são exemplos de itens que devem estar claras e embasadas. A justi ficativa está relacionada com os benefícios espera dos com o desenvolvimento da pesquisa e com as consequências do conhecimento advindo dela.
Objetivos Na seção Objetivos, deve-se identificar sucintamen te o que se espera obter com a pesquisa e qual a fi nalidade do projeto.2 Frequentemente os objetivos são subdivididos em: Objetivo geral: consiste naquilo que se preten de alcançar em linhas gerais, remetendo à hipó tese do estudo quando apropriado.4 Objetivos específicos: caracterizam fases ou etapas do projeto, detalhando e mantendo a co erência com o objetivo geral.2 Os objetivos devem ser redigidos utilizando verbos operacionais no infitivo (definir, determinar, descrever, avaliar, comparar, detectar etc.), caracte rizando diretamente as ações propostas pelo pro jeto de pesquisa.2 Ao final do desenvolvimento da pesquisa, os objetivos deverão ser respondidos. Por exemplo: Título: associação entre a ingestão de suple mentos alimentares e o estado nutricional em pacientes admitidos em um hospital geral do Sul do Brasil.
16-Metodologia de pesquisa em nutricao.indd 192
Objetivo geral: verificar a associação entre a in gestão de suplementos alimentares e o estado nutricional em pacientes admitidos em um hos pital terciário. Objetivos específicos: • Quantificar a ingestão de suplementos nutri cionais orais oferecidos aos pacientes. • Detectar os motivos que influenciam na acei tação ou não dos suplementos oferecidos pelo Serviço de Nutrição. • Associar o estado nutricional dos indivídu os detectado por avaliação subjetiva global (ASG) ao percentual de aceitação dos suple mentos oferecidos.
Métodos No componente Métodos, deve-se descrever como será feita a pesquisa de maneira detalhada, de acor do com o desenho escolhido para o estudo: Pesquisa qualitativa (ver Capítulo 2, Fundamentos de Pesquisa Qualitativa). Pesquisa quantitativa (ver Capítulo 4, Fundamentos da Pesquisa Quantitativa; Capítulo 5, Estudos Observacionais: Estudos Transversais; Capítulo 6, Estudos Observacionais: Estudos de Casos e Controles; Capítulo 7, Estudos Observacionais: Estudos de Coorte; Capítulo 8, Estudos de Intervenção e Ca pítulo 9, Revisões Sistemáticas e Metanálises). Desenho misto (quali-quantitativa). Deve-se identificar claramente o(s) local(is) onde será realizada a pesquisa, e citar o tempo ne cessário aproximado para a realização dela, quando pertinente.
Delineamento do estudo Identificar claramente qual o delineamento do es tudo ou seja: Pesquisa de caráter qualitativo: estudo de caso, análise de documentos, pesquisa-ação,
C o p y r i g h t©2 0 1 8E d i t o r aR u b i oL t d a . Ol i v e i r ae ta l . Me t o d o l o g i ad eP e s q u i s ae mNu t r i ç ã o : E mb a s a me n t op a r aaC o n d u ç ã od eE s t u d o sep a r aaP r á t i c aC l í n i c a . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
192
10/10/2017 12:32:18