MANUAL DE ALERGIA ALIMENTAR
Reação mista de linfócitos e anticorpos bloqueadores: IgG3
MØ NO, TNF-alfa
LB Anticorpo assimétrico
TCR-alfa e beta/P60
R80k
Célula do trofoblasto
TCR-alfa e beta/P60 Célula do trofoblasto
LTCD8+
NK
LTh1 padrão LTc
Feto
CD4–CD8–
R80k
NK
IL-2, IFN-gama, TNF-alfa
IL-3, IL-4, IL-6, IL-10, IL-13,TGF-beta2
Apoptose
LTh2 padrão Mecanismo antiaborto
Mecanismo de abortamento Mãe
nn
Figura 1.4 Mecanismo protetor fetal e de indução de abortamento Notas: LB (linfócito B): LTh2, linfócitos T auxiliares 2 (padrão linfocitário antiaborto); LTh1, linfócitos T auxiliares 1 (padrão de abortamento); LTc: linfócito citotóxico; receptores/antígeno placentários: TCR-alfa e beta (receptor da célula T alfa e beta); P60, R80k: receptor antígeno-plaquetário; +: estimula; –: inibe; CD: células dendríticas; IFN-gama: interferon gama; IgG3: imunoglobulina G3; IL: interleucina; MØ: macrófagos; NO: óxido nítrico; TGF-beta2: fator de transformação de crescimento beta 2; TNF-alfa: fator de necrose tumoral alfa; LTCD8+: linfócitos T CD8.
Paralelamente às mudanças que fisiologicamente seguem ocorrendo nas crianças desde o nascimento, o meio ambiente em que se desenvolvem mudou muito devido à industrialização e à urbanização acelerada, ao mesmo tempo que aparecem carência à amamentação exclusiva e redução do adequado tempo de amamentação, devido à necessidade do trabalho materno. Com a urbanização e o progresso vem o excesso de higiene ambiental e a redução do tamanho das famílias e tendência ao filho único, levando ao parto cesariano e aos nascimentos em ambiente hospitalar, ambiente tipicamente estéril, diferente do meio ambiente familiar e do parto normal, em que ocorre o contato precoce dos RN com o canal de parto por via vaginal. O parto cesariano induz descanso materno pós-parto, retarda a “descida” do leite materno, o que não raro leva ao uso de mamadeira de leite de vaca no berçário, antes da amamentação com o leite materno. Com toda razão essa mamadeira, que coloca no trato digestório de
Manual de Alergia Alimentar - cap-01.indd 8
um RN proteína do leite de vaca, vai provocar RI na criança que nasce Th2, ativando o sistema de resposta alérgica no tecido linfoide associado à mucosa gastrintestinal (GALT). Essa mamadeira pode certamente ser chamada de “mamadeira assassina”, devido às consequências adversas que traz para o sistema imunológico do RN. Paralelamente, o RN ingere as bactérias provenientes do meio ambiente hospitalar, uma microbiota coliforme, totalmente diferente da microbiota materna, rica em lactobacilos e bifidobactérias. Essas bactérias potencialmente patogênicas não raro vencem o equilíbrio bacteriano entérico, requerendo atenuação com antibióticos, que alteram ainda mais a microbiota entérica. O retardo no crescimento da flora entérica leva ao retardo da maturação do TGF-beta, adiando assim a maturação do sistema imunológico Th1. A somação desses fatores leva a resposta natural do RN a apresentar reação do tipo Th2, comportando-se como alérgico.
C o p y r i g h t ©2 0 1 5E d i t o r aR u b i oL t d a . S a b r a . Ma n u a l d eAl e r g i aAl i me n t a r . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
8
11-11-2014 10:41:18