Doenças Exantemáticas em Pediatria | Carlos Eduardo Schettino

Page 42

Doenças Exantemáticas em Pediatria

Não se sabe se as manifestações clínicas ocorreriam por primoinfecção, ou se ocorre uma reativação viral. As lesões cutâneas não parecem ser resultado da infecção direta pelos vírus, mas sim de uma reação à replicação viral sistêmica. Existem reações a fármacos (farmacodermias) que produzem lesões muito similares às da pitiríase rósea. Os fármacos que já foram relatados como causadores de reação pitiríase rósea-símile são: bismuto, barbitúricos, captopril, ouro, mercuriais, metronidazol, d-penicilamina, terbinafina, isotretinoína, omeprazol e adalimumabe, entre outros. Também pode ocorrer após aplicação de algumas vacinas. As recidivas são consideradas infrequentes, surgindo em aproximadamente 3% dos casos.

moderado (75% dos casos). O paciente mantémse apirético. A erupção secundária dura, em média, duas a quatro semanas (Figuras 35.1 a 35.4). Formas atípicas também podem ser observadas. Pode haver apresentação vesicular, purpúrica ou hemorrágica, além de erupções cutâneas urticariformes. As formas vesiculares são mais comuns em crianças e adultos jovens, e geral-

Manifestações clínicas Alguns sintomas prodrômicos são mal-estar, náuseas, perda de apetite, febre, artralgia, cefaleia, irritabilidade e linfadenomegalia.

 Figura 35.1 Lesões ovoides e descamativas

Na erupção cutânea O elemento inicial (placa primitiva, placa primária, lesão-mãe, medalhão) é observado em 50% a 90% dos casos, e precede a erupção secundária por um período de 2 a 21 dias. É oval ou arredondado com área central mais escura, às vezes pálida e ligeiramente deprimida e zona periférica eritematodescamativa. Pode alcançar 10cm de diâmetro e é mais frequente no tronco, mas também pode ser vista nos membros. Tais lesões se mantêm isoladas por aproximadamente 2 semanas, até que se generalizam, o que constitui a erupção secundária. A erupção secundária é simétrica, constituída por pequenas lesões elípticas eritematodescamativas com diâmetro aproximado de 1cm e semelhantes à lesão inicial. Mais frequentes no tronco e no abdome, distribuem-se ao longo das linhas de clivagem com padrão em “árvore de natal”, mais bem observado no dorso. A coalescência das lesões mascara tal aspecto. O prurido é discreto ou

35-Doencas Exantematicas em Pediatria.indd 200

 Figura 35.2 Diversas lesões distribuídas nas linhas de clivagem da pele, em “árvore de natal”

C o p y r i g h t ©2 0 1 5E d i t o r aR u b i oL t d a . S c h e t t i n o . Do e n ç a sE x a n t e má t i c a se mP e d i a t r i a , 2 ª E d i ç ã o . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

200

18/03/2015 14:34:19


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.