Urgências em Dermatologia Delio Delmaestro
INTRODUÇÃO Serão abordadas neste capítulo as patologias mais graves que ocorrem frequentemente no consultório e que necessitam de uma atenção imediata por parte do dermatologista. Isso porque, além de trazerem grande desconforto para o paciente, às vezes ameaçam a vida deste.
URTICÁRIA Reação alérgica, de natureza aguda multifatorial. Caracteriza-se por lesões eritematosas e edematosas que duram poucas horas com alternância de forma. Apresenta prurido intenso e pode vir acompanhada de edema palpebral, labial e da área genital, podendo atingir glote e até ocorrer choque (choque anafilático) (Figuras 44.1 e 44.2). Geralmente, é mediada por IgE e desencadeada principalmente por fármacos, hemoderivados, alimentos, radiocontrastes, infecções e picadas de abelhas e vespas. A patologia é edema, além de presença de eosinófilos e mastócitos. O tratamento consiste no uso de hidroxizina (8 em 8h), cetirizina (10mg/dia) desloratadina (5mg/dia) e corticoterapia sistêmica nos casos mais graves.
Figura 44.1 Urticária e angioedema
SÍNDROME DE HIPERSENSIBILIDADE ÀS DROGAS Na síndrome de hipersensibilidade às drogas (DRESS, na sigla em inglês), o paciente apresenta erupção cutânea, linfadenopatia generalizada,
Figura 44.2 Urticária
C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . P e r y a s s ú . De r ma t o l o g i ap a r aoC l í n i c o : Di a g n ó s t i c oeT r a t a me n t o . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
44