Cuidado Integral do Recém-Nascido: Prevenção e Condutas Terapêuticas
papilas dérmicas são mais atenuadas, gerando uma junção dermoepidérmica mais frágil. A área de superfície corporal é cinco vezes maior que a de um adulto, além de menos pigmentada, sendo que as glândulas sudoríparas serão funcionais a partir da terceira semana de vida por imaturidade do sistema nervoso autônomo.
e secreção aumentada das glândulas sebáceas, similares às que ocorrem na puberdade no período da adolescência.
Dermatoses transitórias da pele do recém-nascido Bebê-Arlequim
Vérnix Caseoso O vérnix caseoso é um biofilme sintetizado pelo feto humano no último trimestre de gestação. É uma substância escorregadia, gordurosa, que possui coloração esbranquiçada e compõe-se de células epiteliais, secreção sebácea e lanugo. Age como um creme natural hidrofóbico protegendo a pele do feto enquanto submerso no líquido amniótico. Por esse motivo, o vérnix caseoso protege a pele do feto contra a maceração provocada pelo líquido amniótico e previne lesões causadas pela pressão intrauterina no útero, além de desempenhar função fundamental como lubrificante, facilitando a passagem do feto através do canal do parto, bem como seu controle térmico. A coloração do vérnix pode refletir alguns problemas intrauterinos. A coloração amarelo-acastanhada é frequente em bebês pós-termo, ao passo que a coloração esverdeada relaciona-se com sofrimento fetal ou doença hemolítica. O vérnix pode ser colonizado por bactérias durante infecções intrauterinas, adquirindo, neste caso, odor fétido característico, o que constitui um sinal de sepse neonatal. O mecônio é uma secreção produzida pelo intestino do feto. Apresenta cor escura e esverdeada e pode impregnar a pele, as unhas e o cordão umbilical. Quando é eliminado no líquido amniótico, pode ser sinal de sofrimento fetal. A puberdade em miniatura é caracterizada pela presença de várias alterações fisiológicas e transitórias decorrentes da passagem transplacentária dos hormônios maternos para o feto. Ocorre em RN de ambos os sexos. Compreende a hiperpigmentação dos genitais e o aumento da turgência das mamas com secreção láctea e descarga vaginal nas meninas (que pode ser mucoide ou mucossanguinolenta). A ação da testosterona na pele pode ocasionar hiperplasia
Cuidado Integral do Recem-Nascido - cap-37.indd 214
É um fenômeno vascular decorrente da imaturidade vasomotora dos vasos da pele. Ocorre eritema (vasodilatação) no lado do hemicorpo em que o bebê está encostado e palidez (vasoconstrição) na outra metade do corpo, demarcando a linha média. Pode durar segundos a horas e não representa risco para o RN. Em geral, deixa de ocorrer após a terceira semana de vida.
Descamação Fisiológica do Recém-Nascido É a presença de uma descamação fina, mais acentuada nas extremidades (mãos, tornozelos e pés), nas duas primeiras semanas de vida. Deve ser tratada com a aplicação de cremes emolientes. A frequência da descamação fisiológica é maior em bebês nascidos entre 40 a 42 semanas de idade gestacional. Bebês nascidos com mais de 42 semanas de idade gestacional apresentam descamação mais intensa e generalizada, acompanhada de outros sinais, como ausência de vérnix, unhas e cabelos mais longos e diminuição da gordura subcutânea (Figura 37.1).
Figura 37.1 Descamação fisiológica do RN: observe que a descamação é mais evidente na região dos tornozelos e joelhos
C o p y r i g h t ©2 0 1 5E d i t o r aR u b i oL t d a . Ar a u j o / Na d e r . C u i d a d oI n t e g r a l d oR e c é mn a s c i d o : P r e v e n ç ã oeC o n d u t a sT e r a p ê u t i c a s . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
214
15-03-2015 11:02:59