5
35. Os cistos odontogênicos nas radiografias são radiolúcidos, apresentando os limites arredondados. Quando, porém, se observa área multilocular, esta imagem é sugestiva de cisto do tipo:
B. Granulomatosa
A. Ceratocístico
40. Mulher de 25 anos apresenta-se com queixa de uma ulceração dolorosa na língua, com duração de 3 semanas. A úlcera tinha 1,5cm de diâmetro, sendo que a paciente já tivera outra semelhante há um ano, na mucosa da bochecha, que cicatrizou sem tratamento, deixando uma pequena marca. Este quadro é sugestivo de:
B. Lateral C. Radicular D. Folicular 36. Ao proceder a uma intervenção cirúrgica em um paciente portador de lesões sifilíticas, deve-se tomar cuidado principalmente com as que ocorrem no estágio secundário da doença. Estas lesões são denominadas:
C. Totalmente fibrosada D. Fibrosada com áreas calcificadas E. Tecido de granulação com áreas fibrosadas
A. Herpangina B. Pênfigo vulgar C. Herpes simples
A. Rágades
D. Líquen plano erosivo
B. Cancro duro
E. Afta maior recorrente
C. Goma sifilítica D. Placas mucosas
41. A alteração endócrina que causa prognatismo nos pacientes afetados é o:
E. Glossite luética
A. Hipotireoidismo
37. O cisto odontogênico que está relacionado com a síndrome de Gorlin-Goltz é o do tipo:
B. Hipopituitarismo
A. Folicular
D. Hiperpituitarismo
B. Gengival
E. Hipoparatireoidismo
C. Dentígero D. Ceratocístico E. Periodontal 38. A ausência de papilas filiformes na língua pode ser uma característica de deficiência da seguinte vitamina:
C. Hipertireoidismo
42. A presença de fissura palpebral antimongolóide, hipoplasia dos ossos da face, anomalia da orelha, macrostomia e palato profundo caracteriza a seguinte síndrome: A. Marfan B. Crouzon
A. A
C. Pierre-Robin
B. B
D. Franceschetti
C. C
E. Marie-Sainton
D. E
43. O tumor de glândula salivar que apresenta histologicamente células identificadas como oncócitos é denominado de:
E. K 39. O granuloma piogênico apresenta modificações no seu aspecto clínico, dependendo do estágio histopatológico em que se encontra. Aparecerá vermelho com áreas róseas quando a lesão for microscopicamente:
A. Mioepitelioma
A. Tecido de granulação
E. Cistadenoma papilar linfomatoso
B. Adenoma oxifílico C. Adenoma pleomórfico D. Adenoma monomórfico
C o p y r i g h t ©2 0 1 4E d i t o r aR u b i oL t d a . B i z u–OXd aQu e s t ã o–4 . 0 0 0Qu e s t õ e sp a r aC o n c u r s o sd eOd o n t o l o g i a . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
Patologia