BIZU de Odontologia
A. Nevo celular pigmentado, neurofibroma e ameloblastoma
A. De extravasamento
B. Hemangioma, nevo celular pigmentado e odontoma
C. De retenção do seio maxilar
C. Neurofibroma, hemangioma e papiloma
B. Cirúrgico ciliado da maxila D. Folicular
A. Defeito genético
13. Entre as lesões hiperplásicas que ocorrem na cavidade bucal, uma está relacionada com a fricção do tecido palatino pelas dentaduras frouxas, recebendo a denominação de:
B. Traumatismo indireto
A. Hiperplasia fibrosa inflamatória
C. Hematoma compressivo
B. Hiperplasia papilar inflamatória
D. Iatrogenia medicamentosa
C. Epúlide granulomatosa
D. Odontoma, papiloma e ameloblastoma 8.
A microssomia hemifacial tem como causa:
9. Além da presença de dentes supranumerários inclusos, os dentes permanentes não fazem erupção, devido à ausência ou escassez de cemento celular nas raízes, em casos de: A. Displasia cleidocraniana B. Disostose mandibulofacial C. Disostose craniofacial D. Displasia fibrosa
D. Epúlide fissurada 14. Mulher, branca, 42 anos, queixou-se de bolhas na cavidade bucal e em grandes áreas da pele. Estas bolhas, ao se romperem, deixaram a superfície cruenta e erodida. Deve-se suspeitar de que se trate de um caso de pênfigo do tipo: A. Vulgar B. Foliáceo
10. Máculas vermelho-purpúreas no palato podem ter origens diferentes. As condições capazes de produzir este quadro clínico são:
C. Vegetante
A. Mononucleose, felação e púrpura
15. O granuloma periférico de células gigantes apresenta, em alguns casos, uma coloração azulada devido à quantidade de:
B. Felação, hanseníase e hemofilia C. Púrpura, mononucleose e sífilis D. Hemofilia, sífilis e hanseníase
D. Eritematoso
A. Vasos B. Colágeno
11. Segundo Neville e cols. (2004), o cisto do canal incisivo localiza-se na maxila, e alguns clínicos empiricamente consideram que uma radiotransparência do canal incisivo deve ser uma lesão cística, quando tiver mais de:
C. Hemossiderina
A. 0,3cm
A. Palato duro, lábio e gengiva
B. 0,4cm
B. Palato mole, mucosa alveolar e lábio
C. 0,5cm
C. Palato mole, mucosa alveolar e gengiva
D. 0,6cm
D. Palato duro, gengiva e mucosa alveolar
12. Em uma radiografia panorâmica, ao encontrar uma radiopacidade em forma de cúpula ou arredondada, bem-definida, originando-se no assoalho do seio maxilar e superpondo-se a ele, o diagnóstico provável é de cisto do tipo:
17. Uma radiotransparência persistente e assintomática, na região periapical de um dente submetido apenas a obturação de canal, que, controlada por radiografias, não aumenta de tamanho, provavelmente é:
D. Células gigantes multinucleadas 16. As lesões herpéticas bucais recidivantes desenvolvem-se, quase invariavelmente, no:
C o p y r i g h t ©2 0 1 4E d i t o r aR u b i oL t d a . B i z u–OXd aQu e s t ã o–4 . 0 0 0Qu e s t õ e sp a r aC o n c u r s o sd eOd o n t o l o g i a . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
2