Bizu – O X da Questão – 3.600 Questões para Concursos de Farmácia, 2ª ed. | Guilherme Ferreira et al

Page 32

tence a uma importante classe terapêutica. Assinale a alternativa que relaciona corretamente sua fonte vegetal com a classe terapêutica:

156. O ópio, sob o ponto de vista farmacognóstico, pode ser caracterizado como: A. Folha simples, elíptica, oval-elíptica, de margem inteira, mais ou menos ondulada, com 4 a 9cm de largura e 8 a 20cm de comprimento B. O exsudato leitoso e dessecado ao ar livre, que se obtém por incisão das cápsulas amadurecidas da Papaver somniferum C. Folha adulta falciforme, de 8 a 30cm de comprimento por 2 a 7cm de largura D. Folha oval ou oblonga, de 10 a 16cm de comprimento por 8 a 11cm de largura, com margens inteiras e ápice agudo

Figura 6.153

A. Digitalis purpurea/glicosídio cianogenético

E. O exsudato leitoso e dessecado ao ar livre, que se obtém por incisão das cápsulas não amadurecidas da Papaver somniferum

D. Digitalis lanata/glicosídios cardiotônicos

157. Muitas farmacopeias especificam um teor mínimo de óleo volátil para cada planta. Para avaliar esse teor, usam-se métodos fundamentados na grande volatilidade dos óleos voláteis, que podem ser:

E. Passiflora alata/heterosídeo aromático

A. Diacolados com metanol

B. Datura stramonium/heterosídio cardiotônico C. Urginea maritima/glicosídio antracênico

154. Escolha a alternativa correta para preencher as lacunas na frase a seguir: O pau-brasil (Caesalpinia echinata) ocupou o centro da história brasileira durante todo o primeiro século da colonização. Essa árvore, abundante na época da chegada dos portugueses, e hoje quase extinta, só é encontrada em jardins botânicos e em parques nacionais, plantada vez por outra em cerimônias patrióticas. Esse relato destaca a importância ______________ dessa espécie, utilizada como ______________.

B. Evaporados por sublimação C. Percolados com água D. Arrastados com vapor d’água E. Destilados com gorduras fixas

158. Uma planta sofre lesão em determinado local, e as células adjacentes diferenciam-se, passando a se dividir e regenerando a região lesada. A essas células, aplica-se o conceito de: A. Meristema B. Floema

A. Holística, medicamento

C. Epiderme

B. Etnofarmacognóstica, alimento

D. Feloderme

C. Etnobotânica, medicamento

E. Súber

D. Financeira, alimento

159. A impregnação por cutina é tipicamente encontrada nas células do tecido vegetal denominado:

E. Comercial, corante

155. Tradicionalmente, os taninos podem ser clas-

A. Colênquima

sificados, segundo sua estrutura química, em dois grupos, que são:

B. Esclerênquima

A. Condensados e complexados

D. Epiderme

B. Gálicos e ciálicos

E. Meristema

C. Elagitaninos e hidrossolúveis D. Galotaninos e elagitaninos E. Condensados e hidrolisáveis

06-Bizu de Farmacia.indd 260

C. Parênquima

160. Considerando a anatomia floral (Figura 1.160), os números 1, 4 e 5 correspondem às seguintes partes, respectivamente:

C o p y r i g h t ©2 0 1 5E d i t o r aR u b i oL t d a . Ne v e sF e r r e i r ae t a l . B i z u–OXd aQu e s t ã o–3 . 6 0 0Qu e s t õ e sp a r aC o n c u r s o sd eF a r má c i a , 2 ª e d . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

260 BIZU de Farmácia

27/01/2015 12:01:05


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Bizu – O X da Questão – 3.600 Questões para Concursos de Farmácia, 2ª ed. | Guilherme Ferreira et al by Editora Rubio - Issuu