Bizu Comentado – Perguntas e Respostas Comentadas de Ecografia Vascular

Page 64

Cisto sinovial

Cisto de Baker

A Figura 13.2A Ilustração do cisto de Baker

Cisto face medial joelho direito

bro unilateral e varizes unilaterais, podendo evoluir para os quadros mais graves de insuficiência venosa crônica, porém classicamente a SKT é diferenciada da síndrome de Parkes-Weber pelo fato de não cursar com microfístulas arteriovenosas. A ecografia vascular é fundamental para diferenciar as causas de insuficiência venosa grave. No caso apresentado, são observados aumento do volume do membro inferior direito e escurecimento da pele no tornozelo e no pé. Já no exame de ecografia vascular da paciente, é possível identificar fluxo arterializado no sistema venoso e ondas de baixa resistência com fluxo diastólico contínuo, característico de FAV no sistema arterial.3 4. Resposta B A varicocele é muito mais comum do lado esquerdo, podendo ser bilateral em 20% dos casos de infertilidade (Figura 13.4). A ultrassonografia em modo B mostra imagens anecoicas tubulares e serpiginosas, paratesticulares, estendendo-se para o canal inguinal. Raramente, em cerca de 2% dos casos, as varicoceles são intratesticulares. Elas geralmente ficam à esquerda e são associadas a varicoceles extratesticulares ipsilaterais, podendo ser responsáveis por quadros de dor, edema e massa escrotal. Esta aparece no modo B como imagens tubulares, anecoicas e serpiginosas, situadas em torno do mediastino testicular, e subcapsulares, podendo ser confundidas com cistos testiculares, ectasia da rede testis, hematoma e orquite focal.

B Figura 13.2B Imagem ecográfica do cisto de Baker

3. Resposta D Os pacientes portadores da síndrome de Parkes-Weber apresentam hipertrofia de membro, com malformação capilar-linfática. Esses pacientes apresentam microfístulas arteriovenosas (FAV) e estas tipicamente são de alto fluxo, o que pode gerar sopros audíveis no exame físico. Em alguns casos, os pacientes podem desenvolver insuficiência cardíaca congestiva em decorrência das FAV. Importante destacar que a ecografia vascular permite diferenciar as várias causas de insuficiência venosa crônica em pacientes jovens. Os pacientes com compressão da veia ilíaca podem apresentar manifestação clínica de insuficiência venosa crônica grave, assim como aqueles que apresentaram caso de trombose venosa profunda prévia. A síndrome de Klippel-Trenaunay (SKT) também se manifesta com desproporção do volume do mem-

13-Bizu Comentado de Ecografia Vascular.indd 252

Figura 13.4 Imagem de fluoroscopia de paciente submetido à embolização com molas de varicocele bilateral

C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . Ne t oe t a l . B i z uC o me n t a d o–P e r g u n t a seR e s p o s t a sC o me n t a d a sd eE c o g r a f i aV a s c u l a r . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

252 BIZU Comentado de Ecografia Vascular

28/07/2016 12:50:16


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Bizu Comentado – Perguntas e Respostas Comentadas de Ecografia Vascular by Editora Rubio - Issuu