Respostas
1. Resposta A O maxilar é composto de duas hemimaxilas, e alguns autores consideram tratar-se de dois ossos. Ocupa quase todo o terço médio da face, formando o maxilar. Cada maxila apresenta um corpo, em cujo interior encontra-se uma cavidade denominada seio maxilar, que apresenta os seguintes limites: Na parte superior, compõe o rebordo orbitário inferior. Na cavidade oral, o palato com o processo palatino do maxilar. Na cavidade oral, também está presente o processo alveolar nessa parte da maxila, em que estão implantados os dentes superiores. Superiormente, estão as fossas nasais (cavidade nasal). 2. Resposta C A mandíbula é o único osso móvel da face, dividido em corpo e ramo. No corpo da mandíbula, encontram-se os processos alveolares, onde estão situados os elementos dentários inferiores. Na parte anterior da mandíbula, encontra-se a sínfise. Na união do corpo da mandíbula com o ramo, forma-se o ângulo da mandíbula e ramos ascendentes (direito e esquerdo). O ramo é composto de duas estruturas distintas: 1. Processo coronoide (situado anteriormente). 2. Processo condilar (situado mais posteriormente). O processo condilar articula-se bilateralmente com o crânio, formando a articulação temporomandibular (ATM), situada nos ossos temporais. Essa articulação possibilita a movimentação da mandíbula com ajuda dos músculos da mastigação. Na face interna do ramo, está situado o forame do conduto do nervo alveolar inferior, por onde passa a inervação dos dentes inferiores do hemiarco. Pelo lado vestibular, encontra-se um orifício chamado forame mentoniano, por onde sai o ramo terminal do nervo alveolar, já com a denominação nervo mentoniano.
08-Bizu comentado de ASB.indd 85
Alguns autores consideram serem articulações móveis do crânio a articulação entre a bigorna e o martelo, localizado na orelha média, e a articulação entre o dente e o alvéolo (gonfose) (Figura 8.2). 3. Resposta D A língua é um órgão formado por uma musculatura estriada esquelética que faz parte do sistema digestório. É revestida por uma membrana mucosa com uma estrutura que varia de acordo com a região. Este órgão é essencial para o começo do processo de digestão, moldando e guiando o alimento, além de estar relacionado com o sentido do paladar e com a formação de fonemas da fala. A superfície ventral deste órgão é lisa, enquanto a superfície dorsal é irregular, recoberta anteriormente por pequenas eminências denominadas papilas gustativas (estruturas especializadas que contêm as células gustativas, capazes de detectar o sabor). A parte dorsal pode ser dividida em duas partes: a parte oral (encontrada dentro da cavidade bucal) e a parte faríngea (terço posterior da língua). Estas duas partes são divididas por uma região em formato de V. Posteriormente a esta região, a superfície lingual apresenta saliências formadas, principalmente, por dois tipos de agregados linfoides e pelas tonsilas linguais. As papilas gustativas que compõem a língua são de quatro tipos e assumem diferentes funções: Papilas filiformes: têm formato cônico alongado, são muito numerosas e estão espalhadas por toda a superfície dorsal da língua. Papilas fungiformes: têm formato semelhante ao de cogumelos, com uma base estreita e uma porção superior mais dilatada e lisa. Papilas foliadas: pouco desenvolvidas. Consistem em duas ou mais rugas paralelas divididas por um sulco presente na superfície dorsolateral da língua e contêm muitos botões gustativos. Papilas circunvagadas: constituem 8 a 12 estruturas circulares grandes, cuja superfície achatada se estende acima das outras papilas. Estão distribuídas na região do V lingual, na parte posterior da língua.
C o p y r i g h t ©2 0 1 5E d i t o r aR u b i oL t d a . C o i mb r a / S a n t o s . B i z uC o me n t a d o–P e r g u n t a seR e s p o s t a sC o me n t a d a sd eAu x i l i a r e mS a ú d eB u c a l . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
Anatomia
24/06/2015 13:26:36