Terapia Manual nas Disfunções da ATM, 2ª edição | Marcelo Tenreiro Jesus da Silva / Robson Santos

Page 33

uma nova posição de alongamento. Pode-se realizar esse procedimento de três a cinco vezes, sendo uma excelente técnica de desbloqueio articular e alongamento. Para maior eficácia, o músculo tratado deve estar em posição confortável e alongado antes do início da técnica. Outra técnica que utilizamos é a inibição recíproca, quando solicitamos uma contração isotônica do antagonista do músculo tratado contra a resistência por um período de 5 a 10 segundos, o que gera seu relaxamento e seu alongamento. Os exercícios domiciliares de isometria que recomendamos ao paciente são realizados duas a três vezes ao dia, com seis repetições cada, com isometria de 6 segundos e relaxamento também de 6 segundos.

Alongamento O alongamento é uma técnica que tem por objetivo o estiramento fisiológico das fibras musculares, restabelecendo a amplitude de movimento articular e a mobilidade dos tecidos moles. Fisiologicamente, essa técnica facilita a troca de nutrientes, e o carreamento de metabólitos possibilita maior deslizamento dos filamentos proteicos e favorece o arranjo paralelo das fibras musculares. Utilizamos o alongamento passivo de modo lento e gradual por um período de 10 a 30 segundos.

Tratamento Miofascial dos Músculos da Mastigação Tratamento do Masseter Como já visto no Capítulo 1, Anatomia Funcional e Biomecânica da Articulação Temporomandibular, o masseter é um músculo extremamente forte e potente que atua na elevação da mandíbula, auxiliando em sua protrusão e em outros movimentos. O aumento de tensão nesse músculo é provocado por patologias em que haja má oclusão, dimensão vertical alterada, contatos prema-

186 – ATM - cap-06.indd 75

75

turos e hábitos parafuncionais, como o bruxismo diurno e noturno, que podem ou não estar associados a problemas emocionais. O masseter, junto com o temporal e pterigóideo medial, como já dito, forma uma “alça de sustentação” da mandíbula onde estes músculos devem se manter com a mínima de tensão para estabilizar a articulação. No entanto, vale ressaltar que a tensão exacerbada destes músculos pode criar alterações biomecânicas severas na ATM, já que se reduz o movimento de rotação condilodiscal e aumenta o movimento de deslize do começo ao fim da abertura. Isso potencializa o processo degenerativo articular e a fadiga do pterigóideo lateral. Por esse fato, o terapeuta precisa ter em mente que o relaxamento do temporal, do pterigóideo medial e, principalmente, do masseter, associado à conscientização do paciente quanto aos hábitos lesivos sobre as suas articulações, deve ser uma das prioridades na conduta de terapêutica. Outro fato com relação ao masseter é que frequentemente, como todos os outros músculos da mastigação, eles são fontes constantes de dor miofascial, com presença de pontos gatilhos que nele podem desencadear dor na região supraorbitária, na articulação temporomandibular (ATM), na orelha, nos dentes posteriores e, principalmente, na extensão do próprio músculo.

Técnica de inibição de ponto gatilho na porção superficial do masseter Pede-se ao paciente que faça uma rotação de cabeça e um leve apertamento dos dentes. Em seguida, executa-se a palpação do masseter superficial e procede-se, com o músculo relaxado, à inibição de ponto gatilho do tipo pressão progressiva, com a polpa digital do dedo indicador. Pode-se utilizar também, nessa posição, a técnica de pressão isquêmica para relaxamento desse músculo, quando o paciente não apresenta dor irradiada (Figura 6.1).

C o p y r i g h t ©2 0 1 8E d i t o r aR u b i oL t d a . S i l v a / S a n t o s . T e r a p i aMa n u a l n a sDi s f u n ç õ e sd aAT M, 2 ª e d . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

Tratamento Miofascial nas Disfunções Cervicocraniomandibulares

11-04-2018 14:02:10


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Terapia Manual nas Disfunções da ATM, 2ª edição | Marcelo Tenreiro Jesus da Silva / Robson Santos by Editora Rubio - Issuu