Arritmias Cardíacas: Diagnóstico e Tratamento
Classificação Todas as arritmias que dependem do átrio ou da junção atrioventricular (AV) para sua manutenção são chamadas de TSV. Fazem parte desse grupo a taquicardia sinusal, a taquicardia atrial (TA), a taquicardia por reentrada nodal atrioventricular (TAVN), a taquicardia reentrante atrioventricular (TRAV) mediada por via acessória, fibrilação atrial e flutter atrial. Classicamente, a fibrilação atrial e o flutter atrial são classificados separadamente do grupo das TSV devido às diferenças no tratamento imediato e de longo prazo entre elas. A maioria das TSV tem como mecanismo a reentrada. A taquicardia AV nodal e a TRAV mediada por via acessória são arritmias reentrantes que utilizam o nodo AV como parte do circuito e são conhecidas como taquicardias paroxísticas supraventriculares (TPSV).2 Taquicardias atriais podem ser automáticas ou reentrantes e não dependem do nodo AV para sua perpetuação (Figura 4.1).
Apresentação e Avaliação No atendimento emergencial de pacientes com TPSV, devemos avaliar a ocorrência de instabilidade hemodinâmica, correlacionar os sintomas com a FC elevada e pesquisar comorbidades.3 Nesses casos, deve-se proceder à cardioversão elétrica sincronizada, precedida de sedação com ou sem agente analgésico. A carga utilizada inicialmente para cardioversão das TPSV em aparelhos bifásicos é de 50J, aumentando progressivamente para 100 e 200J. Os pacientes estáveis devem ser submetidos à anamnese, que deve focar no tempo do início da taquicardia e no tipo de início, se súbita ou gradual, além da localização da sensação de palpitação e ocorrência de poliúria. A TAVN em geral causa palpitação em fúrcula esternal e mais raramente poliúria por aumento da secreção de fator natriurético atrial. Avaliar
Os sinais de instabilidade hemodinâmica, segundo o Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS), são: Dor precordial Dispneia Depressão do nível de consciência Hipotensão ou choque Congestão pulmonar Infarto agudo do miocárdio (IAM)
Figura 4.1 Sinais de instabilidade hemodinâmica segundo o Adranced Cardiovascular Life Support (ACLS)
164-Rotinas em arritmias cardíacas - cap-04.indd 44
C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . S o u z a / S c a n a v a c c a . Ar r i t mi a sC a r d í a c a s : Di a g n ó s t i c oeT r a t a me n t o . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
44
16/05/2016 15:57:02