Neurociências: Diálogos e Interseções
114
radiação óptica e seguem até o córtice visual primário, no lobo occipital, conforme observado na Figura 6.8. Ademais, a partir do destino seguido pelos impulsos nervosos de origem visual, podem-se distinguir quatro conjuntos de fibras nas vias ópticas (Horton, 2006; Jeffery, 2001; Machado, 2006): Fibras retino-hipotalâmicas: destacam-se do quias ma óptico e vão até o núcleo supraquiasmático no hipotálamo, sendo importantes para a coordenação do ritmo circadiano e alterações fisiológicas do cor po durante o dia e a noite. Fibras retino-tectais: controle de movimentos dire cionais rápidos dos olhos. Fibras retino-pré-tectais: atingem o colículo su perior e estão relacionadas aos movimentos reflexos dos olhos na focalização de objetos importantes e ativação do reflexo pupilar à luz. Fibras retino-geniculadas: somente estas se relacio nam efetivamente com a visão, pois fazem sinapse com os neurônios IV da via óptica, localizados no corpo geniculado lateral.
Um dos distúrbios mais comuns decorrentes do aco metimento das vias ópticas são os escotomas, traduzidos por uma falha no interior do campo visual, ou seja, au sência da visão dentro de uma parte desse campo. Quan do o escotoma ocorre na metade de um campo visual, passa a ser denominado hemianopsia. Esta última pode ainda ser subdividida em heterônima e homônima. Se a ausência do campo visual acontece em metades dife rentes desse campo, ou seja, metades direita e esquerda, denomina-se hemianopsia heterônima. O acometimento de metades iguais do campo visual (p. ex., metades es querdas) é denominado hemianopsia homônima. Esse possível comprometimento do campo visual pode ocor rer também em apenas um quadrante, sendo denomi nado quadrantanopsia (Cheung e cols., 2005; Couto & Pessoa, 2007; Machado, 2006).
Córtice visual O córtice visual localiza-se no lobo occipital e, assim como outras áreas corticais, é subdividido em regiões pri mária e secundária. A área cortical visual primária, ou V1,
Figura 6.8 Vias ópticas
06-Neurociencias.indd 114
28/5/2012 13:03:06