Protozoologia Médica

Page 27

Introdução à Protozoologia

 Motilidade A maioria dos protozoários é capaz de se movimentar, e muitas vezes esta propriedade é fundamental para que sobrevivam nos vários ambientes em que vivem. Esta motilidade deve-se a algumas estruturas especializadas. As mais comuns e mais conhecidas são os cílios e flagelos, estruturas que inclusive permitem identificar um conjunto de protozoários como ciliados e flagelados, respectivamente. A estrutura básica dos cílios e flagelos é a mesma e o movimento é gerado a partir do deslizamento entre microtúbulos, com a participação de uma ATPase especial chamada dineína. A Figura 1.3 mostra o detalhe de um flagelo visto tanto ao microscópio eletrônico em um corte fino (Figura 1.3A) como em uma réplica obtida após congelamento rápido, criofatura, sublimação e sombreamento rotatório (Figura 1.3B). Outro movimento importante é conhecido como ameboide e deve-se à formação de projeções do corpo celular como consequência da interação entre moléculas de proteínas contráteis como actina e miosina. Um terceiro tipo de movimento, conhecido como deslizamento, também envolve a participação de moléculas de actina e miosina. No entanto, diferencia-se do movimento ameboi-

9

de por exigir a adesão permanente do protozoário a um determinado substrato. É o que se passa, por exemplo, com formas infecciosas do T. gondii ou de Plasmodium.

 Divisão Celular Ao longo do ciclo de vida os protozoários passam por processos de divisão que podem variar de acordo com o habitat. Em geral, o processo clássico de divisão binária, na qual duas células são formadas a partir de uma, predomina na maioria dos casos. Nesse processo, primeiro ocorre a divisão do núcleo, seguida da divisão do citoplasma. Em alguns protozoários que apresentam outras estruturas citoplasmáticas contendo DNA, como é o caso do cinetoplasto em membros da ordem Kinetoplastida (Figura 1.4), ou no grupo Apicomplexa, que contém o apicoplasto (Figura 1.5), essas estruturas dividem-se antes do núcleo. Ao longo do processo mitótico quase sempre ocorre a participação de microtúbulos que formam um fuso mitótico. Em vários protozoários esse fuso é intranuclear e a membrana nuclear permanece íntegra durante todas as fases do processo mitótico, como ocorre com os tripanossomatídeos (Figura 1.6). Em outros casos, como ocorre

A

A

B

Figura 1.3 (A) e (B) Visão longitudinal do flagelo de um tripanossomatídeo mostrando o axonema (A) e uma complexa rede de filamentos que formam a estrutura paraflagelar (B). Outros filamentos conectam os dois componentes do flagelo (setas). As mesmas estruturas podem ser vistas em corte fino (A) e em uma réplica obtida após congelamento rápido, criofratura, sublimação e sombreamento rotatório Fonte: imagem gentilmente cedida por Souto-Padron, De Souza e Heuser.

01 - Protozoologia Medica.indd 9

21/01/2013 09:09:58


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.