212
A Pele e suas Conexões: 500 Questões Comentadas de Dermatologia
20. Resposta E Ambos os dados estão normais no granuloma anular.
21. Resposta E Na histopatologia, às vezes o diagnóstico diferencial é difícil. Entretanto, na maioria dos casos, ocorre justamente o inverso. Enquanto o infiltrado granulomatoso no lúpus vulgar em geral ocorre na derme superior, na sarcoidose ele invade toda a derme podendo até mesmo “herniar” na hipoderme.
22. Resposta C Pacientes portadores de HT com frequência exibem tubérculos espalmados frontais. No entanto, só em aproximadamente 7% dos casos podemos encontrar bacilos álcool-ácido resistentes nas lesões.
23. Resposta C As lesões dendríticas brancacentas, quando acometem a mucosa jugal, têm um substrato anatomopatológico que se traduz por: 1. Hiperceratose com paraceratose, podendo haver focos de hipergranulose. 2. Acantose em “dente de serra”. 3. Degeneração hidrópica da camada basal. 4. Infiltrado inflamatório mononuclear com disposição em banda na derme superior, que pressiona e invade a epiderme (exocitose). 5. Com relativa frequência, corpúsculos de Civatte. 6. Melanófagos na derme superior que aumentam em número nas lesões tardias. Nota: a atrofia com liquefação da basal pode ocorrer no líquen plano atrófico, entretanto o infiltrado inflamatório mononuclear focal perivascular e perianexial é a “chancela” do lúpus eritematoso. Os corpúsculos de Civatte (ceratinócitos necróticos), conquanto ocorram com maior frequência no líquen plano na epiderme inferior e na derme papilar, não são exclusivos dessa patologia, podendo existir em qualquer processo que desenvolva degeneração hidrópica da basal, como o lúpus eritematoso, o líquen nítido, na doença enxerto-hospedeiro e, até mesmo, na pele normal. Existem casos, porém, não muito bem definidos (overlap syndrome), em que a histologia e a imunofluorescência direta favorecem o líquen plano, outros com uma imunofluorescência indicativa de lúpus, e ainda pacientes que apresentam em raras oportunidades coexistência de lesões do líquen plano e lúpus eritematoso.
01_A pele e suas conecções.indd 212
20/08/2012 23:58:50