Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia | Sergio Quilici Belczak

Page 62

Luiz Antônio Furuya

INTRODUÇÃO Os cirurgiões vasculares e endovasculares que se dedicam ao tratamento de casos complexos, de anatomia desafiadora e de difícil resolução utilizam, cada vez mais, os recursos tecnológicos disponíveis para agilizar e facilitar suas programações pré-operatórias. Os modernos escâneres (tomografia computadorizada e ressonância magnética) geram uma enorme quantidade de informação, a qual, se for bem utilizada e analisada, pode não só facilitar um ato intraoperatório, como também fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso de um procedimento. Dados provenientes desses escâneres, as chamadas imagens DICOM – digital imaging and communications in medicine (comunicação de imagens digitais em medicina) devem ser analisadas não apenas pelo médico radiologista que será responsável pelo laudo do exame, mas também pelo cirurgião responsável por um possível ato cirúrgico, seja endovascular ou cirurgia aberta convencional. Esta tática de planejamento pré-operatório tem se difundido cada dia mais entre os cirurgiões, o que, sem dúvida alguma, leva a uma melhora dos resultados intra- e pós-operatórios. Porém, como já foi dito, esses dados são armazenados em imagens DICOM, que só podem ser analisadas com visualizadores específicos, que até bem pouco tempo atrás só estavam disponíveis nas centrais de laudo de radiologia, embutidos em grandes servidores ou workstation, indisponíveis para uso diário do cirurgião vascular. Em concomitância com o avanço tecnológico nos métodos diagnósticos, os avanços na área de cirurgia minimamente invasiva, com desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, tem tornado o tratamento endovascular o padrão-ouro para muitas doenças arteriais e também venosas. Este cenário criou a necessidade de uma solução adequada, eficiente, prática, ágil e acessível para que o médico do paciente possa utilizar os dados obtidos nesses exames para programar adequadamente os procedimentos cirúrgicos, sejam endovasculares ou não. As indicações de correção de doenças específicas como aneurismas de aorta ascendente,

19 - Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia.indd 202

toracoabdominais, transrenais e justarrenais pelo método minimamente invasivo dependem de uma programação prévia e da correta escolha de materiais, muitas vezes customizados para cada paciente, com base na interpretação dos dados DICOM provenientes das angiotomografias ou angiorressonâncias. De nada adiantaria todo esse avanço tecnológico se o médico especialista não tivesse em suas mãos a possibilidade de planejamento e aferição adequada para a correta escolha de todo esse material. Desenvolvido pela empresa TeraRecon, fundada por Dr. Motoaki Saito em 1997, o sistema Aquarius iNtuition® nasceu com a missão de desenvolver uma poderosa tecnologia de processamento de imagens médicas. Baseado nessa visão, em 2005, este sistema tornou-se uma solução para o pós-processamento de imagens DICOM. O sistema destaca-se no mercado pelo pré- e pelo pós-processamento das imagens em determinados fluxos de trabalho, seja proporcionando ganho de tempo para o profissional responsável pela análise das imagens, seja melhorando a qualidade dos laudos executados. Com o Aquarius iNtuition não há necessidade de realização manual, como na maioria dos programas de visualização disponíveis, dos passos básicos, como remoção óssea, limpeza de fragmentos, identificação dos vasos-alvo, linha central de fluxo etc., pois o sistema é dotado de uma inteligência de algoritmos que se encarrega do processamento automatizado de maneira rápida e eficaz. O médico solicitante dos exames, ou seja, o especialista médico, pode visualizar e processar seus exames por meio de um laptop (VPsoft – licença de utilização para laptop) ou do iNtuition Cloud, com uma conta da TeraRecon na nuvem (cloud), acessada por um navegador de Internet e inclusive compartilhada com outros profissionais previamente autorizados. Todas as aplicações avançadas, como reconstrução multiplanar (MPR), linha central de fluxo, remoção automática de osso, fluxo automatizado de trabalho, compartilhamento de imagens, entre outras, estão disponíveis tanto no sistema físico (VPsoft) como no iNtuition Cloud.

C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . B e l c z a k . C i r u r g i aE n d o v a s c u l a r eAn g i o r r a d i o l o g i a . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

19

Visualizador de Imagens Aquarius iNtuition TeraRecon

05/09/2015 21:31:05


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.