PARTE I | Fundamentos da Cirurgia Endovascular
Veia ilíaca externa Artéria poplítea
Veia circunflexa femoral Artéria tibial anterior
Artéria tibial posterior
Veia femoral profunda
Veia femoral
Artéria fibular
Veia safena magna
Veia poplítea Artéria plantar lateral Artéria plantar medial
Artéria dorsal do pé
Veia tibial anterior Arco plantar
Veia safena parva Veia fibular Veia tibial posterior
Figura 5.16 Artérias da perna, vista posterior
Sistema venoso O sistema venoso do membro inferior é dividido em superficial e profundo, sendo este último responsável pela drenagem de 70% do sangue. O arco venoso dorsal do pé vai formar medialmente a veia safena magna (VSM) e lateralmente a veia safena parva (VSP). A VSM é a veia mais longa do corpo, e ao longo do seu trajeto comunica-se com o sistema venoso profundo através de veias perfurantes. Termina no hiato safeno, onde desemboca na veia femoral comum (VFC), formando antes a sua croça, que contém as seguintes tributárias: veia circunflexa ilíaca superficial, veia epigástrica superficial e veia pudenda externa. A VSP, por sua vez, percorre um trajeto mais curto, inicialmente atrás do maléolo lateral e depois posterior na perna, desembocando nas veias poplí teas na fossa poplítea, onde também forma a sua croça. As veias tibiais anteriores e posteriores acompanham as suas respectivas artérias e vão desembocar na veia poplítea, que irá se transformar na VFC acima do canal dos adutores (Figura 5.17). O trígono femoral é composto lateralmente pelo nervo femoral, seguido da AFC e medialmente pela VFC. Estes elementos situam-se abaixo da fáscia profunda, enquanto a VSM situa-se na fáscia superficial. A VFC cruza por baixo do ligamento inguinal, dando origem à veia ilíaca externa (Figura 5.18).
Arco venoso dorsal Arco venoso plantar
Figura 5.17 Principais veias do membro inferior, sistema superficial e profundo Fonte: © iStock.com/JFalcetti.
Nervo femoral
Bainha femoral
Veia femoral
ANATOMIA VASCULAR CERVICAL E INTRACRANIANA Sistema arterial As artérias carótidas são a principal fonte de suprimento de sangue rico em oxigênio para o encéfalo, e podem ser ramos diretos
05 - Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia.indd 44
Artéria femoral
Figura 5.18 Trígono femoral. Os elementos que constituem o trígono são profundos em relação à veia safena magna
C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . B e l c z a k . C i r u r g i aE n d o v a s c u l a r eAn g i o r r a d i o l o g i a . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
44
05/09/2015 20:27:25