Emergências Cardiovasculares – Respostas
329
14. Resposta E A parada cardiorrespiratória (PCR) é um quadro grave e a reanimação cardiorrespiratória (RCR) representa um desafio para investigação e avaliação pelo médico e sua equipe. As diretrizes atuais enfatizam a simplicidade para tornar os procedimentos da reanimação cardiorrespiratória mais fáceis de serem lembrados. As compressões torácicas eficazes restabelecem o fluxo sanguíneo durante a RCP, e as diretrizes enfatizam os seguintes aspectos: para aplicação de compressões torácicas eficazes, todos os socorristas devem fazer compressão forte, rápida e sem parar, comprimindo o tórax a uma frequência de aproximadamente 100 compressões por minuto, para todas as vítimas (exceto recém-nascidos); permitir que o tórax recue totalmente, retomando a posição normal após cada compressão, e utilizar aproximadamente o mesmo tempo para compressão e relaxamento; tentar minimizar as interrupções das compressões torácicas, pois, a cada vez que as compressões torácicas são interrompidas, o fluxo sanguíneo cessa. Quando só uma pessoa realiza a massagem cardíaca, deverá agir da seguinte maneira: 30 massagens torácicas para cada duas ventilações (Lane, 2007). A manobra de Heimlich é um método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores, em caso de suspeita de corpo estranho (Figura 13.14). Por este método, o socorrista põe-se por trás da vítima e comprime o diafragma desta com as duas mãos; isso irá comprimir os pulmões e também exercerá pressão sobre a traqueia, fazendo, assim, com que o corpo estranho seja expelido (Nolan, 2005).
Figura 13.14 Ilustração da manobra de Heimlich
15. Resposta B A crise hipertensiva é uma emergência cardiológica. O edema pulmonar agudo constitui urgência clínica e motivo frequente de internação hospitalar, conforme foi apresentado na questão 4. Seus mecanismos mais frequentes envolvem:
Desequilíbrio nas formas que regem as trocas de líquido entre o espaço intravascular e o interstício.
Ruptura da membrana alveolocapilar
Independentemente do mecanismo iniciante, uma vez que ocorra inundação do alvéolo, sempre está presente algum grau de ruptura da membrana. O edema pulmonar instala-se quando o fluxo
13-Bizu Com - Cardiologia.indd 329
9/9/2011 13:19:52