Perguntas e Respostas Comentadas de Cardiologia

Page 23

14

Respostas – Fisiologia e Semiologia Cardiovasculares

15. Resposta B Os sopros diastólicos são classificados de acordo com o tempo de início, como proto, meso ou telediastólico (Porto, 2009). O sopro protodiastólico começa na segunda bulha (A2 ou P2) ou logo após a abertura da valva aórtica ou pulmonar; o sopro mesodiastólico inicia-se após um intervalo posteriormente à segunda bulha; e o sopro telediastólico (também chamado pré-sistólico) começa pouco antes da primeira bulha subsequente. A Figura 1.15 mostra as características dos sopros diastólicos. A insuficiência aórtica é a causa mais comum de sopro protodiastólico, audível no lado esquerdo do coração (Swartz, 2006). O sopro tem início durante a segunda bulha e vai decrescendo durante a diástole, sendo esse o padrão encontrado na insuficiência aórtica grave.

Figura 1.15 Tipos de sopros diastólicos (desenho esquemático) B1: primeira bulha; B2: segunda bulha; A2/P2: segunda bulha foco aórtico/ foco pulmonar.

A irradiação do sopro da insuficiência aórtica para a borda esternal direita implica dilatação do arco aórtico (síndrome de Marfan). O sopro da insuficiência aórtica grave e aguda caracteriza-se por ser curto e levemente audível devido ao desequilíbrio precoce da pressão diastólica aórtica. Ao contrário, o sopro protodiastólico da insuficiência aórtica crônica é longo, puro, de alta frequência, fortemente audível. O sopro de Graham Steell, encontrado na insuficiência pulmonar hipertensiva, começa com a segunda bulha bem audível (devido a pressões elevadas), com fluxo regurgitante fortemente audível. 16. Resposta C Os sopros sistólicos caracterizam-se por ser em crescente-decrescente ou em diamante, em platô ou variável. Há três categorias de sopros: sistólicos, diastólicos e contínuos. Sopro contínuo iniciase na sístole e continua, sem interrupção, até a segunda bulha cardíaca. O sopro sistólico começa na primeira bulha cardíaca e termina na segunda bulha, correspondente ao ventrículo que originou o sopro. Contudo, os sopros originários no lado esquerdo do coração são audíveis antes do término do componente diastólico da segunda bulha, e o mesmo acontece com o sopro do lado direito, que termina antes do componente pulmonar da segunda bulha. O sopro holossistólico

01-Bizu Com - Cardiologia.indd 14

9/9/2011 13:00:55


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.