Perguntas e Respostas Comentadas de Cardiologia

Page 22

Fisiologia e Semiologia Cardiovasculares – Respostas

11

pulmonar (EAo) e o sopro da insuficiência mitral/tricúspide diminuem. O sopro na cardiomiopatia hipertrófica aumenta; o estalido e o sopro mitral do prolapso da valva mitral ocorrem mais precocemente na sístole. A manobra de Müller é uma inspiração forçada, com as vias aéreas superiores (nariz, boca e glote) firmemente fechadas. Essa manobra ocasionalmente aumenta o sopro da valva tricúspide. Exercícios isométricos que sustentam a manobra de handgrip são benéficos para ausculta cardíaca, levando a um aumento na pressão sistólica e na pós-carga, com elevação das pressões sistólica e diastólica do ventrículo esquerdo, bem como na frequência cardíaca. O sopro da cardiomiopatia hipertrófica aumenta durante a manobra de handgrip (Braunwald, 2008). 9. Resposta E As ondas pressóricas do pulso venoso traduzem o ciclo cardíaco, onde se podem obter informações hemodinâmicas relevantes. A onda A reflete a sístole atrial direita; o descenso X ocorre por redução da pressão no átrio direito devido à sístole atrial; a onda V representa o aumento da pressão no átrio direito pelo enchimento atrial, durante a sístole ventricular; o descenso Y ocorre durante a abertura da valva tricúspide, com redução da pressão intra-atrial (enchimento ventricular rápido). Após o descenso Y há um período de enchimento lento ou diástase, denominado onda H. A onda H reflete rigidez do átrio direito (Figura 1.9). Durante a inspiração, a amplitude do pulso venoso normal cai. Porém, algumas patologias levam a um aumento paradoxal do pulso venoso à inspiração, constituindo o sinal de Kussmaul. Uma onda A proeminente ocorre na estenose tricúspide, na hipertensão pulmonar e na hipertrofia ventricular direita. Na dissociação atrioventricular, ondas A em canhão são encontradas no pulso venoso jugular, traduzindo a contração atrial direita contra a valva tricúspide fechada. O refluxo abdominojugular compreende a pressão firme e mantida da região periumbilical por 10 a 30s. Em patologias como a insuficiência cardíaca ou insuficiência tricúspide há um aumento sustentado do pulso venoso jugular (Porto, 2009).

Figura 1.9 Pulso venoso jugular

10. Resposta D O pulso venoso jugular é mais bem observado à beira do leito, com o paciente sentado em posição de 45º. Um refluxo hepatojugular positivo aumenta a pressão no lado direito do coração e leva a uma elevação sustentada na coluna venosa jugular. É frequentemente encontrado na in-

01-Bizu Com - Cardiologia.indd 11

9/9/2011 13:00:55


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Perguntas e Respostas Comentadas de Cardiologia by Editora Rubio - Issuu