ACERTO – Acelerando a Recuperação Total Pós-Operatória

Page 33

40

ACERTO | Acelerando a Recuperação Total Pós-Operatória

Para a realização da ASG, o registro do peso habitual é essencial, por ser o que registra com maior fidedignidade o percentual de perda ou ganho de peso ocorridos após o surgimento da doença. Alguns indivíduos apresentam peso atual inferior ao peso teórico, sem que isto traduza algum grau de desnutrição, ao passo que em pacientes obesos a desnutrição poderá passar despercebida. A Tabela 4.7 assinala perda de peso considerada significativa de acordo com Blackburn & Bristain (1977).15 Tabela 4.7 Perda de peso considerada significativa

≥1% a 2% em uma semana ≥5% em um mês ≥7,5% em três meses ≥10% em seis meses ou mais

Ao final da ASG, o examinador classificará o paciente como bem nutrido (ASG-A), desnutrido moderado ou em risco de desnutrição (ASG-B) ou desnutrido grave (ASG-C). É muito importante que, para a classificação de ASG-B, o profissional marque se o paciente encontra-se em risco nutricional ou já em desnutrição moderada. Para os pacientes classificados como ASG-B ou ASG-C, nossa indicação é que se inicie com uma INTERNUTI, imunomoduladora e precoce durante 5 a 7 dias no pré-operatório. Para a classificação nutricional de acordo com a ASG, aconselhamos o uso de etiquetas coloridas, que ajudarão a chamar a atenção de toda a equipe multidisciplinar. Para os pacientes classificados como ASG-A, a etiqueta deverá ser de cor verde; para os ASG-B, de cor amarela; e para os classificados com ASG-C, de cor vermelha. As Tabelas 4.8 e 4.9 trazem a classificação do estado nutricional pela ASG, parâmetros a serem avaliados pelo examinador e o que se deve fazer após o diagnóstico nutricional.

04-ACERTO.indd 40

14/3/2011 17:55:37


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
ACERTO – Acelerando a Recuperação Total Pós-Operatória by Editora Rubio - Issuu