15 minute read

Capítulo 6 – Lugares de cultura brasileira

6Lugares de

cultura brasileira

Advertisement

Nas cidades brasileiras, é comum nos depararmos com lugares, festas e eventos que celebram a diversidade cultural do nosso país. Nessas celebrações, a cultura de cada cidade ou região é expressa por meio de danças, músicas, arte e até mesmo da culinária.

Afinal, o que é cultura?

Antes de iniciarmos nossa conversa sobre as manifestações culturais no Brasil, é preciso entender o que é cultura. A cultura diz respeito ao nosso modo de vida, aos costumes, tradições e toda forma de produção artística, como a música, o teatro, a dança, o cinema, entre outras. Portanto, quando falamos de cultura brasileira, estamos falando dos diferentes modos de vida do povo, nos diferentes estados e regiões, bem como das diversificadas expressões artísticas brasileiras.

Você sabia que muitas festas que atualmente fazem parte da cultura brasileira foram trazidas por povos de outros países? É o caso da Festa de Nossa Senhora Achiropita, que ocorre todos os anos no bairro de Bela Vista.

Festa da Nossa Senhora de Achiropita, São Paulo, SP, 2017. A igreja de Nossa Senhora Achiropita foi fundada no passado por italianos que vieram para o Brasil. Hoje, muitos brasileiros frequentam a igreja e participam da Festa de Nossa Senhora Achiropita.

ALF RIBEIRO/SHUTETRSTOCK

51

PNLD2023-GEO3U2LA.indd 51 12/08/21 20:54

Sugestão para o professor

O antropólogo Roque de Barros Laraia, em seu livro Cultura: um conceito antropológico, discute os aspectos que compõem a cultura. Disponível em: <https://docs.google.com/ viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwcm9mZXNzb3JzaWx2aW9mYW1 ldHJvfGd4Ojc1N2JjY2YzNzFiMmIzNDI>. Acesso em: 13 ago. 2021.

Este capítulo pretende trabalhar com os aspectos que constituem a cultura brasileira e suas manifestações artísticas e nas paisagens. O estudante é convidado a refletir sobre como a cultura está presente no seu espaço de vivência. A Unidade Temática da BNCC trabalhada é “O sujeito e seu lugar no mundo”, e o objeto de conhecimento trabalhado é “A cidade e o campo: aproximações e diferenças”.

A partir dos conteúdos desse capítulo, espera-se alcançar os seguintes objetivos: • Compreender os aspectos que compõem a cultura. • Perceber as contribuições culturais dos diversos povos na formação da cultura brasileira • Perceber as manifestações culturais que ocorrem no seu espaço de vivência.

Encaminhamento didático

O Brasil é um país de grandes dimensões e possui uma enorme variedade de manifestações culturais; elas estão relacionadas com a origem da população e a paisagem em que está inserida.

Aproveite para questionar os estudantes sobre o que eles entendem como cultura. Dê exemplos que se relacionam com o dia a dia dos estudantes e como eles estão atrelados à paisagem em que ocorrem, como a alimentação, o material e a forma das casas, as festas típicas que acontecem na sua região.

Para enriquecer a aula, pesquise previamente outras imagens que retratem manifestações culturais da sua região para mostrar para os estudantes. 1. Espera-se que os estudantes identifiquem nas fotografias manifestações culturais que estão presentes no Brasil. Essas manifestações podem ser vivenciadas no seu cotidiano ou estar presentes em músicas, reportagens e fotografias. 2. Espera-se que o estudante reflita sobre o seu lugar de vivência e sobre as manifestações culturais que ocorrem na sua região.

Observe a seguir algumas imagens que apresentam um pouco da cultura brasileira.

PHOTOCARIOCA/SHUTTERSTOCK

Desfile de escola de samba no Rio de Janeiro, RJ, 2019. Crianças dançando quadrilha em Presidente Prudente, São Paulo, SP, 2019.

ALEXANDRE CAPPI/PULSAR IMAGENS

Pessoas dançando forró no Mercado Central, Fortaleza, CE, 2019. Roda de capoeira, São Paulo, SP, 2016.

52 1 Você conhece ou já viu alguma das manifestações culturais representadas nas fotografias? Já participou de alguma delas?

2 Converse com os colegas sobre outras manifestações culturais com as quais você já teve contato no lugar onde vive.

Resposta pessoal.

Resposta pessoal.

PNLD2023-GEO3U2LA.indd 52

Atividade complementar

Peça para os estudantes formarem duplas para pesquisar uma manifestação cultural presente no Brasil. Ela deve ser diferente das representadas nas fotografias. A pesquisa deve conter informações de como ela surgiu e quais são as suas principais características. Ao final da pesquisa, peça para eles ilustrarem os resultados e apresentarem para a classe.

Sugestão para o professor

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é o responsável pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/>. Acesso em: 13 ago. 2021.

• Agora, você fará um desafio! Com o auxílio dos adultos, faça uma pesquisa em livros e na internet e descubra qual é a origem das festas típicas representadas nas fotografias da página anterior. Será que elas surgiram no Brasil ou foram trazidas por outros povos? Descubra a resposta e depois compartilhe com os seus colegas.

O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Acredita-se que era um tipo de brincadeira chamada entrudo, na qual as pessoas saíam nas ruas e jogavam farinha e líquidos umas nas outras.

A festa junina foi trazida para o Brasil pelos colonizadores espanhóis e portugueses. Esse evento era muito popular nesses países.

O forró surgiu na região Nordeste do Brasil, na década de 1930.

A capoeira foi um tipo de luta e uma forma de resistência dos povos africanos escravizados que foram trazidos para o Brasil no período da colonização.

ILUSTRAÇÕES: TOFU ILUSTRAS

53

Converse com os estudantes sobre a formação da cultura e de como novas manifestações culturais continuam surgindo. Aborde a questão da criminalização de algumas culturas por elas não estarem de acordo com a mentalidade hegemônica do local em que surgiram, como a capoeira, o samba, o candomblé, a umbanda e atualmente o rap e o funk. Questione os estudantes sobre os motivos que levaram a essa situação.

O funk é uma manifestação cultural periférica que tem como cenário as áreas de habitação precárias dos grandes centros. Apesar de ser uma criação recente, ela contém elementos que a qualificam como cultura. Questione os estudantes sobre as novas tendências da música e como elas surgiram, qual foi o contexto de sua formação e o porquê de elas serem consideradas manifestações culturais.

PNLD2023-GEO3U2LA.indd 53 12/08/21 20:54

Atividade complementar

Divida a sala em quatro grandes grupos e solicite que cada grupo pesquise os sons relacionados com as imagens presentes na página. Eles devem escolher uma música para apresentar para os colegas e falar sobre ela.

Sugestão para o professor

A Fundação Palmares foi criada com o intuito de preservar e documentar as contribuições culturais da população negra para a sociedade brasileira. No site da fundação você encontra informações sobre a cultura, além de um grande acervo de livros que podem ser baixados. Disponível em: <http://www.palmares.gov.br/?page_id=34089>. Acesso em: 13 ago. 2021.

Um dos mais importantes espaços culturais de matriz africana é o quilombo. Estes territórios têm como características a resistência e a luta pela autonomia da população negra escravizada. Existem hoje no Brasil quase quatro mil comunidades quilombolas espalhadas por quase todos os estados.

Atividade complementar

Peça para os estudantes se organizarem em duplas para pesquisarem espaços culturais de matriz africana no Brasil. Eles devem realizar uma apresentação para a classe. Oriente os estudantes a enriquecer a apresentação com fotos, vídeos e música.

Espaços culturais de matriz africana

No Brasil, há importantes espaços de celebração da cultura africana. Entre estes, destacam-se os espaços religiosos de matriz africana, como os terreiros de candomblé. Alguns desses espaços foram eleitos como patrimônio cultural brasileiro, por preservarem a memória, a cultura e a história do povo africano no Brasil. Conheça um desses espaços:

Cais do Valongo, Rio de Janeiro, RJ, 2018. O cais foi construído em 1811. Ele foi usado como local de desembarque dos navios que traziam africanos escravizados para o país. Até o ano de 1831, o cais recebeu cerca de um milhão de escravos.

Conhecendo o Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil, localizado em São Paulo, é um importante espaço de valorização e divulgação da cultura africana no Brasil. Acesse o site do museu <http://www.museuafrobrasil.org.br/omuseu> e pesquise sobre as influências africanas na cultura brasileira.

O que você conseguiu descobrir?

54

PNLD2023-GEO3U2LA.indd 54

Sugestão para o professor

O Ministério da Justiça e Cidadania elaborou a cartilha “Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana” contendo informações sobre suas origens, tradições e seus territórios tradicionais. Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/igualdaderacial/cartilha-povos-e-comunidades-tradicionais-de-matriz-africana>. Acesso em: 13 ago. 2021.

Diversidade cultural do Brasil

Vimos que a cultura brasileira é muito rica e que foi formada a partir da contribuição de vários povos. Existem muitos espaços em que as diferentes culturas são celebradas. Observe:

Comércio de cerâmica marajoara no mercado Ver-o-Peso, em Belém, PA, 2019. No Pará, temos a cultura marajoara, de origem indígena, que se expressa, principalmente, por meio do artesanato.

Festa do Boi-de-mamão, Antonina, PR, 2017. Em muitos lugares do Sul do Brasil é realizada anualmente a festa do boide-mamão. Acredita-se que a tradição foi levada a região pelos açorianos.

PETRA MAFALDA/MAFALDA PRESS/FUTURA PRESS

1 Você já visitou espaços ou participou de eventos que celebram a riqueza cultural brasileira na cidade onde mora?

Compartilhe suas experiências com os colegas.

55

Converse com os estudantes sobre os espaços culturais do seu município e qual é a cultura representada ali. Faça uma lista com as sugestões que eles levantarem para auxiliar na troca de experiências com os colegas. 1. Espera-se que os estudantes compartilhem experiências presentes no seu cotidiano, como igrejas, terreiros, construções antigas e eventos que celebrem a cultura, como o Carnaval, a Festa Junina, feiras de artesanato e gastronomia e outros.

PNLD2023-GEO3U2LA.indd 55 12/08/21 20:55

Atividade complementar

Uma das matrizes culturais brasileiras é a indígena. Esse povo habitava as terras ocupadas pelos portugueses há milhares de anos. A influência cultural destes povos é imensa e permeia diversos aspectos do nosso cotidiano, como o hábito de tomar banho todo dia, o folclore, alimentação, língua e o uso de remédios fitoterápicos. Peça para os estudantes formarem grupos para pesquisar um destes aspectos para apresentarem para os colegas.

Sugestão para o professor

A Fundação Nacional do Índio possui um site com informações referentes aos povos indígenas, seus territórios e seus direitos sociais. Disponível em: <https://www.gov.br/funai/ pt-br>. Acesso em: 13 ago. 2021.

Oriente os estudantes a compor esta página com alguns elementos que representem culturas distintas, como instrumentos musicais, elementos folclóricos, comidas típicas, artesanato e cenas cotidianas.

Atividade complementar

Organize a sala em grupos para realizar uma feira cultural na escola. Cada grupo deve apresentar um aspecto da cultura brasileira diferente do outro para a comunidade escolar. Incentive os estudantes a usarem formas criativas de apresentação, com música, danças e comidas tradicionais.

Depois de realizar a feira, proponha uma roda de conversa com os estudantes para discutir as dificuldades encontradas, as descobertas e como eles se sentiram participando desta atividade. 2 No espaço abaixo, faça um desenho ou recorte e cole fotografias que expressam a diversidade cultural do Brasil.

56

PNLD2023-GEO3U2LA.indd 56 12/08/21 20:55

Descobrindo a ciência e a tecnologia

Uso de drones na agricultura e na cidade

Normalmente, associamos o uso de tecnologias apenas ao espaço da cidade. Mas você sabia que a tecnologia também é essencial para o desenvolvimento das atividades no campo? Uma dessas tecnologias são os drones. Você já ouviu falar deles? Os drones são pequenos veículos aéreos não tripulados, guiados por controle remoto. Neles, são instaladas câmeras que transmitem imagens para um computador, o que permite ao agricultor monitorar toda a plantação sem sair do lugar. • Com a ajuda de seus familiares, faça uma pesquisa na internet sobre outras tecnologias utilizadas nas atividades do espaço do campo. Registre as tecnologias que você descobriu no espaço abaixo.

Drone sobrevoando plantação, Mato Grosso, 2021.

JRSLOMPO/SHUTTERSTOCK

Descobrindo a ciência e a tecnologia

O uso de tecnologia na agricultura envolve diversos aspectos, como o melhoramento genético de sementes, os defensivos e fertilizantes, o uso de máquinas e agora a utilização de drones.

Além de monitorar as plantações, os drones também são utilizados para o geoprocessamento e a produção de mapas. As imagens aéreas também são aliadas do monitoramento ambiental e podem ser utilizadas no combate ao desmatamento e em diversas outras funções de monitoramento.

Questione os estudantes sobre outras formas com que essa tecnologia pode ser empregada na agricultura ou no campo.

Atividade complementar

Monte uma roda de conversa e peça para os estudantes levantarem possíveis usos dessa tecnologia na cidade. Levante quais seriam os problemas enfrentados e possíveis soluções.

57

PNLD2023-GEO3U2LA.indd 57 12/08/21 20:55

Sugestão para o professor

Questões norteadoras para a avaliação do estudante: 1. O estudante participa com entusiasmo de todos os processos e coloca sua opinião? 2. Ele apresenta dificuldade de entender o que se pede nas atividades? 3. O estudante consegue superar as dificuldades de maneira criativa? 4. No desenrolar das atividades, o estudante possui foco para desenvolver os exercícios propostos? 5. O estudante auxilia os colegas na realização das atividades? 6. Ele entrega os trabalhos no prazo certo? 7. O estudante se expressa em público com desenvoltura? 8. O estudante assume a liderança nas atividades?

O objetivo desta Unidade é trabalhar com o conceito de paisagem e os elementos que a compõem. O estudante deve analisar as transformações antrópicas e naturais, através da identificação e análise das principais características que compõem uma paisagem natural e uma paisagem cultural.

Este estudo possibilita uma reflexão sobre o impacto da ação humana na paisagem, bem como contribui para pensar na relação entre a extração da matéria-prima e o processo de transformação no produto final.

Ainda nesta Unidade, os alunos terão a possibilidade de conhecer as diferentes comunidades tradicionais do Brasil. Espera-se que possam entender a cultura e a relação que esses povos estabelecem com a paisagem e com os elementos naturais. Dentro dessa discussão, falaremos sobre as populações indígenas, caiçaras, ribeirinhos e quilombolas.

AS PAISAGENS E SUAS TRANSFORMAÇÕES

CASSANDRA CURY/PULSAR IMAGENS

Aldeia kamayurá, Gaúcha do Norte, MT, 2019.

Você provavelmente já se deparou com muitas paisagens em lugares que visitou ou que viu na internet, filmes ou livros. Algumas delas são muito diferentes daquelas com que estamos acostumados no nosso dia a dia, não é mesmo? Nesta unidade, você poderá conhecer um pouco mais sobre as paisagens e suas transformações. Vamos começar? Converse com os colegas e com o professor sobre as questões na página ao lado.

58

PNLD2023-GEO3U3LA.indd 58 Objetivos da Unidade • Entender o conceito de paisagem. • Perceber os elementos que constituem a paisagem. • Compreender as transformações antrópicas e naturais na paisagem. • Analisar os elementos que compõem uma paisagem natural e uma paisagem cultural. • Entender os impactos das atividades humanas na paisagem. • Perceber a relação entre a extração da matéria-prima e a transformação no produto final. • Entender o que são comunidades tradicionais. • Compreender o modo de vida indígena. • Apreender o que são comunidades quilombolas, seu modo de vida e sua distribuição no território brasileiro. • Realizar leitura de mapa e compreender os elementos que o compõem. • Identificar quem são os caiçaras e os ribeirinhos e o que os difere.

O lugar onde você mora se parece com a paisagem da fotografia? Explique as semelhanças e/ou diferenças. Como você acha que é o estilo de vida das pessoas que vivem nesse lugar? Será que é o mesmo das pessoas que vivem nas cidades? Descreva para os colegas a paisagem de algum lugar que você já visitou e que tenha chamado muito a sua atenção. Se possível, leve fotografias para compartilhar com a turma.

Resposta pessoal. Resposta pessoal. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que os povos indígenas vivem em harmonia com a natureza. Por outro lado, na cidade, predominam as construções humanas, e encontramos poucos elementos da natureza.

NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI ESTUDAR

• AS PAISAGENS E SUAS TRANSFORMAÇÕES. • PAISAGENS NATURAIS E CULTURAIS • POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

DO BRASIL

1. Espera-se que os estudantes observem a fotografia e apontem semelhanças e diferenças com o seu lugar de vivência. Se o estudante morar na cidade, aponte elementos que podem ser encontrados no seu cotidiano, como a antena parabólica e as casas (mesmo que sejam construídas com outro tipo de material). 3. Espera-se que os estudantes descrevam um estilo de vida mais integrado com a natureza, como a utilização de matérias naturais na construção das casas, a ausência de ruas e meios de transporte, e a presença de muitos elementos naturais, como as árvores ao fundo e a lavoura na frente. Espera-se que eles percebam que o estilo de vida das pessoas que vivem na cidade é bem diferente daqueles dos que vivem na paisagem retratada na fotografia. As relações de trabalho e de consumo são bem diferentes nos dois ambientes. 4. Espera-se que os estudantes descrevam uma paisagem que chamou a sua atenção pela beleza ou pelas diferenças do seu lugar de vivência. Eles podem enriquecer este relato falando sobre a sensação que sentiram, os cheiros, o clima, a presença ou ausência de vegetação e sua localização.

PNLD2023-GEO3U3LA.indd 59Na BNCC: Habilidades: EF03GE03 / EF03GE04 / EF03GE05 / EF03GE07

Competências gerais: 1, 2, 3, 4, 6, 7, 9; Competências de Ciências Humanas: 2, 3, 4, 5, 6, 7; Competências de Geografia: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7. 59

Unidades temáticas

• O sujeito e seu lugar no mundo • Conexões e escalas • Mundo do trabalho • Formas de representação e pensamento espacial

Objetos de conhecimento

• A cidade e o campo: aproximações e diferenças • Paisagens naturais e antrópicas em transformação • Matéria-prima e indústria • Representações cartográficas

12/08/21 20:50

This article is from: