
13 minute read
Capítulo 5 – Diferentes formas de cidades
O objetivo pedagógico do capítulo é fazer com que os estudantes reflitam sobre as esferas que compõem um município e o processo de formação das cidades, suas causas e consequências. As Unidades Temáticas da BNCC trabalhadas são “O sujeito e seu lugar no mundo” e “Natureza, ambiente e qualidade de vida”, e os objetos de conhecimento envolvidos são: “A cidade e o campo: aproximações e diferenças” e “Impactos das atividades humanas”.
Ao longo do capítulo, serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: • Compreender a diferença entre município e cidade. • Entender o processo de formação das cidades. • Analisar as mudanças que ocorreram na população do campo e da cidade ao longo do tempo. • Identificar as transformações que ocorreram no campo e como isso afeta a cidade.
Advertisement
• Reconhecer os principais problemas associados com o rápido crescimento das cidades.
Encaminhamento didático
A análise do mapa deve ser feita de forma cuidadosa; explore todos os elementos que ele contém, como o estado de São Paulo, os estados que fazem fronteira com ele, sua localização e todas as subdivisões que representam os municípios. Se possível, apresente aos estudantes o mapa de munícipios do seu estado e destaque o município em que a escola está inserida.
5Diferentes formas de cidades
Neste capítulo, vamos estudar as características das cidades do município onde você vive. Mas antes de iniciar esta discussão, é preciso descobrir a resposta para a seguinte questão: você sabe qual é a diferença entre município e cidade? Embora, muitas vezes, usemos esses dois termos como sinônimos, eles possuem significados diferentes.
Para que você possa entender essa diferença, observe o mapa abaixo com atenção:
São Paulo: Municípios
MATO GROSSO DO SUL
MINAS GERAIS
RIO DE JANEIRO
HACHURA ESTÚDIO DE CRIAÇÃO
TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO
PARANÁ
OCEANO ATLÂNTICO
0
50º IBGE. Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/ sao-paulo/panorama>. Acesso em: 2/08/2021.
90 km
O mapa que você acabou de observar mostra o estado de São Paulo. Veja que os estados são divididos em vários territórios menores, que são chamados de municípios. Os municípios, por sua vez, são formados por áreas urbanas (cidades) e áreas rurais (campo). Assim, em um mesmo município, podemos encontrar esses dois tipos de espaço: campo e cidade.
44
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 44
Sugestão para o professor
No site do IBGE, você pode encontrar uma série de informações pertinentes, jogos, brincadeiras e um grande acervo de mapas temáticos, incluindo todos os estados do Brasil e seus municípios. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/criancas/mapas-5.html>. Acesso em: 13 ago. 2021.
1 Em qual município você vive? Sua casa está localizada na cidade ou no campo? Resposta pessoal.
Formação das cidades
Vamos conversar, agora, sobre o processo de surgimento e formação das cidades. Para iniciar esta discussão, analise a imagem abaixo:
ARIONAURO CARTUNS
1 Em sua opinião, o que a charge acima nos mostra sobre as cidades?
Espera-se que os estudantes reconheçam que a charge representa a expansão das
cidades, ocupando áreas do espaço do campo.
2 Observe o semblante dos personagens. Você acredita que o crescimento da cidade em direção ao campo é algo positivo para eles? Justifique sua resposta.
Espera-se que os estudantes relatem a fisionomia assustada e o olhar desanimado dos
personagens, demonstrando preocupação com essa aproximação.
45
As charges são uma representação gráfica que contém uma opinião ou uma crítica. Observe a charge atentamente com os estudantes e peça para eles descreverem os elementos que constam na imagem. Pergunte aos estudantes se eles estão familiarizados com este tipo de linguagem e quais são as vantagens da utilização de charges no aprendizado.
Aproveite para questionar os estudantes sobre o crescimento do seu município e quais bairros são novos e para onde a cidade está crescendo.
Atividade complementar
Peça para os estudantes desenharem uma charge relacionada com o crescimento das cidades. Ela deve conter no mínimo um quadro e no máximo três. Lembre os estudantes sobre a função crítica da charge e se possível sobre a utilização do humor.
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 45 12/08/21 20:54
Atividade complementar
Peça para os estudantes realizarem uma pesquisa sobre o surgimento das cidades. A pesquisa deve responder as seguintes perguntas: como surgiu a zona urbana do seu município? O que levou aquelas pessoas a se fixarem naquele local e como isso atraiu outros moradores? Questione os estudantes sobre os recursos naturais que existiam ali e como contribuíram para essa ocupação, e de que maneira a cidade utiliza esses recursos na atualidade. Peça para os estudantes compartilharem as suas descobertas com os colegas.
Oriente os estudantes sobre como realizar a leitura do gráfico. Destaque as informações contidas no gráfico, como o título, o que cada eixo representa e de que maneira eles se relacionam. Esse gráfico retrata as mudanças que vêm ocorrendo ao longo do tempo, da população rural para a população urbana, e como esse processo se intensificou a partir dos anos 1970. 1. Espera-se que a partir da leitura do gráfico eles percebam que havia mais pessoas morando no campo do que na cidade. 2. Espera-se que os estudantes percebam, através dos dados do gráfico, que a partir de 1970 a população das cidades se tornou maior do que a do campo. Este fenômeno está associado ao aumento da industrialização nas cidades e da mecanização que ocorreu no campo, onde muitos trabalhadores perderam seus empregos para as máquinas.
A imagem que você acabou de observar mostra o crescimento das cidades. Você já parou para pensar em como elas cresceram tanto?
Como vimos anteriormente, uma das principais características das cidades é a grande concentração de pessoas. Atualmente, a maior parte da população do nosso país vive nas cidades. Mas será que sempre foi assim? Para responder a essa pergunta, observe o gráfico abaixo:
1 No ano de 1960, havia mais pessoas vivendo no campo ou na cidade?
Brasil: população no campo e na cidade
População (%)
100 80 60 40 20 0 55
45 44 56
1960 1970 67 População no campo População na cidade
75 81 85
33
25 19 15
1980 1990 2000 2010
CATCHADESIGN
IBGE. Censo demográfico, 2010.
No campo.
2 A partir de que ano o número de pessoas que viviam na cidade se tornou maior que o número de pessoas que viviam no campo? Você consegue imaginar por que isso aconteceu?
A partir do ano de 1970.
As cidades cresceram a partir do surgimento das indústrias. As indústrias precisavam de um grande número de trabalhadores, e, por esse motivo, muitas pessoas saíram do campo e foram para a cidade em busca de oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.
46
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 46
Sugestão para o professor
O geógrafo Milton Santos discutiu em vários livros a temática da urbanização no Terceiro Mundo. Em seu livro A urbanização brasileira, promove uma discussão sobre a evolução das cidades e suas configurações. Disponível em: <https://www.athuar.uema.br/?page_id=484>. Acesso em: 13 ago. 2021.
O Canal Futura produziu uma série documental que retrata as dificuldades encontradas nas cidades. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bzZ4m7Uke8c&ab_ channel=MultipressDigital>. Acesso em: 13 ago. 2021.
Com o passar do tempo, o número de pessoas indo para a cidade aumentava cada vez mais. Por isso, foi preciso construir mais casas, prédios, hospitais, lojas, rodovias etc. Desse modo, a cidade foi crescendo rapidamente.
Mas por que a população do campo buscava emprego na cidade? Será que elas não tinham trabalho no campo? Para descobrir a resposta para essas perguntas, faça a leitura do texto a seguir. Depois, conte para os colegas e para o professor o que você entendeu da história.
Do campo para a cidade

Seu Luís passou a maior parte de sua vida morando no campo. Por muito tempo, trabalhou em uma fazenda que ficava próxima à sua casa. Lá, ele e outros trabalhadores plantavam milho que, depois, era vendido para a cidade mais próxima.
Com o passar do tempo, a cidade começou a crescer e estava cada vez mais cheia. Muitas pessoas estavam indo para a cidade, pois lá poderiam ter melhores condições de vida e acesso a boas escolas, bons hospitais e mais oportunidades de trabalho.
Quanto mais a cidade crescia, mais milho precisava ser plantado para fornecer alimentos aos moradores da cidade. Certo dia, quando seu Luís e os outros funcionários chegaram à fazenda, eles viram que havia máquinas realizando o seu trabalho. O dono da fazenda disse a eles que, utilizando as máquinas, conseguia plantar e colher muito mais rápido. E que, por esse motivo, não precisava mais do trabalho deles.
ILUSTRAÇÕES: TOFU ILUSTRAS

47
Assim como o seu Luís, muitos trabalhadores perderam seus empregos com a chegada das máquinas ao campo. Este tipo de agricultura tem como foco a produção em larga escala de um único gênero; muitas vezes esta produção é destinada para a exportação e para a fabricação de ração para a pecuária. Neste tipo de agricultura é comum a utilização de máquinas, fertilizantes e agrotóxicos.
No campo existem outras formas de produção, como a agricultura familiar, que é voltada para a produção de alimentos diversos. Este tipo de agricultura é o grande responsável pelos alimentos que chegam à nossa mesa. Atualmente, novas formas de consumo estão sendo pensadas, e existe uma grande valorização de alimentos orgânicos e que prezam a biodiversidade.
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 47 12/08/21 20:54
Atividade complementar
Questione os estudantes sobre as consequências da produção em larga escala de um único gênero (monocultura) para a natureza. Levante pontos como a utilização de máquinas, a mão de obra utilizada, o uso de agrotóxicos, o uso das águas e a contaminação dos solos e das águas. Aproveite para perguntar sobre a existência desse tipo de atividade no município. Peça para eles imaginarem possíveis soluções para os problemas levantados e compartilharem suas ideias com a classe.
Oriente os estudantes a ler o texto “Do campo para a cidade” atentamente para responder as questões. A interpretação de texto é uma habilidade que vai sendo aperfeiçoada ao longo do desenvolvimento dos estudantes. Ela contribui para com o processo comunicativo do estudante e auxilia em um maior entendimento e absorção de ideias e conteúdos. 1. Espera-se que o estudante perceba a relação direta da mecanização da mão de obra no campo com a extinção das vagas de trabalho que antes era realizado manualmente. 2. Espera-se que os estudantes respondam que, de acordo com o texto, as famílias que perderam o emprego para as máquinas no campo foram buscar novas oportunidades na cidade. 3. Espera-se que os estudantes se coloquem no lugar do seu Luís e percebam que é muito difícil passar por essa situação de não encontrar solução para permanecer no seu local por falta de opções e se ver obrigado a migrar em busca de novas oportunidades.
Assim como aconteceu com seu Luís, aconteceu também com trabalhadores de outras fazendas. Sem trabalho, muitas famílias que viviam no campo migraram para a cidade em busca de oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.
1 O que fez com que o seu Luís perdesse seu trabalho na fazenda?

2 O que fez com que as famílias que viviam no campo se mudassem para a cidade?
Sem trabalho devido à mecanização do campo, as famílias migraram para a cidade
em busca de oportunidades de trabalho.
3 Como você acha que seu Luís se sentiu quando perdeu seu emprego e precisou se mudar para a cidade com a família?
Como você se sentiria se precisasse deixar o lugar onde vive?
Resposta pessoal.
48
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 48
Atividade complementar
Peça para os estudantes reescreverem essa história pelo ponto de vista do seu Luís. A história deve descrever a sua rotina antes da chegada das máquinas, como ele se sentiu na mudança e as dificuldades enfrentadas por ele na cidade.
Problemas na cidade
No Brasil, as cidades cresceram muito rapidamente, o que resultou em diversos problemas para a população e para o meio ambiente. Muitos desses problemas são comuns na maioria das cidades brasileiras e também em outras cidades do mundo. Infelizmente, por conta deles, a qualidade de vida da população que vive nas cidades é afetada. Observe alguns exemplos na imagem a seguir:

TOFU ILUSTRAS
49
Oriente os estudantes na interpretação da ilustração; eles devem observar com atenção todos os detalhes contidos, desde os desenhos ao texto associado a ela, como o enunciado.
Peça para eles apontarem os elementos naturais e os elementos humanizados que aparecem na imagem. Então, levante os seguintes questionamentos: como é a interferência humana nos elementos naturais? Todas as construções são iguais? Há diferenças de funções nos elementos construídos? Como está o estado de conservação dos elementos representados?
Sugestão para o professor
O Canal Futura produziu o vídeo “O crescimento das cidades e a periferização”, que aborda a temática do crescimento das cidades e suas consequências. Disponível em: <https://www.youtube.com/ watch?v=puIh8Hr8tX4&ab_ channel=CanalFutura>. Acesso em: 13 ago. 2021.
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 49 12/08/21 20:54
Atividade complementar
Peça para os estudantes pesquisarem em casa imagens que representem cidades pelo mundo para apresentar para a classe. É importante que eles compreendam que muitas cidades ao redor do mundo compartilham problemas semelhantes e que algumas cidades encontraram soluções interessantes para os problemas que enfrentam.
Monte uma roda de discussão para eles compartilharem suas descobertas e observações.
1. Espera-se que os estudantes identifiquem, além dos problemas evidentes na imagem, como a poluição emitida pelos carros e pelas fábricas, a poluição dos rios, o congestionamento, o lixo espalhado pela rua e os buracos no asfalto, a precariedade de algumas moradias. Questione os estudantes sobre os problemas enfrentados na cidade que não foram representados na ilustração. 2. Espera-se que os estudantes percebam que o campo e a cidade enfrentam problemas diferentes, mas que, dependendo de cada região, alguns problemas talvez sejam os mesmos, como a poluição das águas, ou a presença de indústrias no campo que emitem poluentes. 3. Espera-se que os estudantes lancem um olhar crítico sobre o seu espaço de vivência e apontem os principais problemas enfrentados.
50 1 Quais problemas você consegue identificar na imagem?
Os estudantes devem indicar: a emissão de gases poluentes de indústrias
e veículos, o rio poluído, o congestionamento de carros, buracos nas rodovias
e moradiasem situações precárias
2 Você acredita que esses problemas também ocorrem no campo? Explique sua resposta.
e a cidade enfrentam problemas diferentes.
3 Na cidade onde você vive também há problemas como esses? Quais outros você poderia citar? Caso você viva no campo, aponte os problemas presentes no lugar onde você vive.
Resposta pessoal.
VOCÊ SABIA?
Você sabia que a cidade de Cubatão, no Brasil, já foi considerada uma das mais poluídas do mundo? Na cidade, havia muitas indústrias que lançavam todos os dias grandes quantidades de gases poluentes no ar. Com o aumento da poluição, muitas pessoas desenvolveram problemas respiratórios e espécies de animais que viviam na região desapareceram. Diante de todos esses problemas, entre os anos de 1980 e 1922, Cubatão esteve na lista das cidades mais poluídas do mundo. Atualmente, apesar de a cidade ser muito mais limpa do que no passado, os níveis de poluição ainda são muito elevados.
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 50
Atividade complementar
Peça para os estudantes desenharem a sua cidade ideal em uma folha de papel. Ela deve conter soluções para os problemas frequentes da cidade. Ao final da atividade, eles devem apresentar o desenho para a classe, evidenciando as soluções encontradas.
Após a apresentação, converse com os estudantes sobre a aplicabilidade das soluções encontradas e seus desdobramentos.