15 minute read

Capítulo 3 – Espaços públicos de convivência

3

Espaços públicos de convivência

Advertisement

No capítulo anterior, você descobriu que há espaços públicos e privados. Você sabia que muitos dos espaços públicos são também importantes áreas de convivência de uma cidade? Esses espaços geralmente são usados para atividades de lazer ou para encontros com amigos e familiares. O desenvolvimento desse tipo de atividade cotidiana torna uma cidade mais democrática, ou seja, uma cidade em que todos têm o direito de usufruir de espaços comuns de lazer.

1 Quais são os espaços de convivência mais importantes que existem no lugar onde você mora?

2 Podemos dizer que os espaços de convivência são aqueles em que convivemos com outras pessoas, e que geralmente não são da nossa família. Com base nisso, observe as imagens a seguir e assinale qual delas não representa um espaço de convivência.

( X ) ( ) ( )

ILUSTRAÇÕES: TOFU ILUSTRAS

PNLD2023-GEO3U1LA.indd 27 27

12/08/21 20:55

Este capítulo tem como objetivo pedagógico principal conduzir os estudantes à compreensão das funções e usos dos espaços públicos de convivência. Espera-se que os estudantes compreendam a importância desses espaços para a vida em sociedade, refletindo sobre a importância de preservá-los e de comportamentos que devemos adotar pensando no bem-estar coletivo. A partir dessa discussão, trabalhamos com a Unidade Temática da BNCC: “O sujeito e o seu lugar no mundo”.

A partir dos conteúdos desse capítulo, espera-se alcançar os seguintes objetivos: • Refletir sobre o uso dos espaços de convivência. • Utilizar pontos de referência para a localização de diferentes espaços. • Reconhecer a importância dos espaços públicos para a sociedade.

• Refletir e propor melhorias nos espaços públicos do bairro. • Reconhecer a importância dos mapas digitais em situações do cotidiano.

Solicite que os estudantes selecionem em casa imagens de espaços de convivência. Podem ser imagens retiradas de revistas, jornais, sites ou do próprio acervo familiar de fotos. Distribua uma folha de sulfite para cada estudante e solicite que colem a imagem que escolheram e criem uma legenda para ela. Aproveite esse momento para retomar e/ou ampliar o conceito de legenda, com cuidado para que não o confundam com o conceito de legenda cartográfica. Recupere, oralmente, a função das legendas e suas características. Legendas são textos curtos que acompanham as fotografias ou imagens e servem para esclarecer, situar, orientar, nomear, localizar algo que está na imagem.

Auxilie os estudantes em suas produções e depois escolha, juntamente com eles, um espaço para exposição.

Solicite que leiam o texto do livro. Converse sobre a vivência dos estudantes nas situações apresentadas no texto. Ressalte a importância de cumprir as regras para uma boa convivência em sociedade.

Compartilhando espaços de convivência

Um espaço de convivência muito utilizado pelas pessoas são as praças. Em muitas cidades, grandes ou pequenas, as praças são importantes espaços de encontro e diversão. Nelas, costuma haver comércios importantes, como sorveterias e mercadinhos, bancos para as pessoas se sentarem e conversarem, mesas em que se pode jogar xadrez ou dominó, além de jardins, que tornam o ambiente mais bonito e agradável.

Em muitos lugares do Brasil, nos fins de semana, ir à praça é o principal passeio das pessoas. Assim, por ser um importante espaço de convivência, quando estamos no ambiente público de uma praça, algumas regras devem ser respeitadas, como a de garantir a limpeza do local e respeitar o espaço das outras pessoas. • Observe a imagem abaixo e faça um X em situações nas quais as pessoas estão quebrando regras e desrespeitando o espaço das outras pessoas.

X

X

28

PNLD2023-GEO3U1LA.indd 28 12/08/21 20:55

Apesar de as praças serem importantes espaços de convivência para uma cidade, em muitos lugares, principalmente em bairros pobres da periferia, faltam parques e praças para que as pessoas tenham boas opções públicas de lazer.

Leia o texto sobre a cidade de Crateús, no Ceará, e depois converse sobre ele com a turma.

Praça da Juventude trará lazer para os moradores

A construção da Praça da Juventude, neste município, está dando o que falar. É o principal assunto entre os jovens do bairro Cidade 2000, onde está situada, e dos bairros adjacentes, Patriarcas e Cajás. Não é para menos. Afinal, a praça é a primeira a ser construída na periferia da cidade. Até então, os jovens dos bairros precisam se deslocar para o Centro ou bairros centrais da cidade em busca de opções de lazer e diversão. “Estou achando muito interessante porque, com a praça, vai ter onde a gente se divertir, jogar bola, passear e conversar com os amigos”, comemora o estudante Paulo Vinícius, de 16 anos, morador do bairro Patriarcas. Leonardo Pereira, estudante de 16 anos, também está contente com o início da construção do local de lazer. “Por aqui não tem praça, então, agora, vai melhorar, porque teremos lugar para lazer”, destaca, enquanto conversa com amigos ao lado da obra. Eles aguardam o sol esfriar todo fim de tarde para bater uma pelada. “Quando a praça estiver pronta, o nosso bate-bola vai ser lá; tomara que seja logo”, comentam os dois jovens.

Diário do Nordeste. Praça da juventude trará lazer para os moradores. Disponível em: <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/praca-da-juventude-trara-lazerpara-moradores-1.626146?page=8> Acesso em: 1/08/2021.

1 No bairro onde você vive há espaços de convivência? Você frequenta algum? 2 Você acredita que no seu bairro deveriam existir mais espaços de convivência? 3 Pense sobre o que poderia ser feito para melhorar os espaços de convivência no bairro onde você vive. Depois, compartilhe suas ideias com os colegas.

29

PNLD2023-GEO3U1LA.indd 29 12/08/21 20:55

Antes da leitura do texto sobre a Praça da Juventude, converse com os estudantes sobre a utilização das praças. Pergunte a eles: vocês costumam ir a alguma praça no bairro onde moram? O que vão fazer lá? O que as pessoas costumam fazer nas praças?

Após a discussão, leia o texto com os estudantes e converse com eles sobre os termos “periferia” e “bater uma pelada”, presentes no texto.

Retome com os estudantes a fonte do texto. Fale com as crianças sobre a veracidade das informações. Qual é a fonte de informação do texto? Quando ele foi publicado? Qual relato ou justificativa presente no texto você achou mais interessante? Por quê? Qual é a função do uso das aspas nesse texto?

Questões 1, 2 e 3. Utilize as questões para iniciar a discussão sobre o tema abordado no texto. Há praças perto de sua casa? O que tem nelas (brinquedos, mesas com tabuleiros, árvores, pista para andar de bicicleta ou caminhar, lago)? Com que frequência você utiliza esse espaço? Quais melhorias vocês gostariam de sugerir?

Atividade complementar

Professor, você pode aproveitar este momento para escrever uma carta para a prefeitura da cidade com as solicitações dos estudantes, assim como suas justificativas. Seria um grande recurso trazer a importância e a função deste registro escrito, assim como suas características e funções.

Converse com os estudantes sobre o trabalho de pesquisa que realizarão em casa. Mais uma vez, ressalte onde obter informações confiáveis e como realizar isso. Traga exemplos de sites e compartilhe com os estudantes. Auxilie os estudantes a identificar quais são as informações necessárias para explorar e navegar nesses sites. Quais ícones presentes no site podem auxiliar na busca? Para ir de um ponto a outro, o que preciso fazer? Como escolher um ponto de referência? Ao utilizar a mesma origem e o mesmo destino, o que acontece se eu optar por diferentes meios de transporte?

Após essa discussão, solicite que escolham os espaços de convivência que irão pesquisar, assim como qual site irão utilizar e que justifiquem a sua escolha. Com o auxílio dos responsáveis, visitem e registrem suas descobertas para compartilhar na aula seguinte.

Localizando espaços de convivência

Você sabe quais são os espaços públicos de lazer, esporte e cultura da sua cidade?

No seu caderno, elabore uma tabela como o exemplo abaixo. Então, faça uma busca em mapas digitais pelos lugares listados na tabela. Para cada local que você encontrou, cite um ponto de referência. Peça ajuda ao professor e aos seus familiares para realizar essa tarefa.

Espaços públicos de lazer, esporte e cultura

Cinema Onde fica? (ponto de referência) Próximo ou distante de sua casa?

( ) próximo ( ) distante

Centro cultural ( ) próximo ( ) distante

Biblioteca

Escola de música

Quadra poliesportiva

Parques com área de lazer para crianças

Praças com área de lazer para crianças

Pista de skate

30

PNLD2023-GEO3U1LA.indd 30 ( ) próximo ( ) distante

( ) próximo ( ) distante

( ) próximo ( ) distante

( ) próximo ( ) distante

( ) próximo ( ) distante

( ) próximo ( ) distante

Vamos planejar espaço público!

Os espaços públicos de cultura, lazer e esporte são importantes pontos de convivência para a população. Agora, imagine que você seria responsável por construir um espaço público para que as famílias pudessem frequentar e se divertir nos momentos de lazer. O que você faria? Reúna-se em grupo com até quatro colegas e, juntos, pensem no que poderiam construir. Escrevam as ideias em um papel e, depois, em uma folha de sulfite faça um desenho de como seria esse espaço para apresentar ao restante da turma.

1. Troque ideias com os colegas.

3. Apresente seu trabalho para os colegas.

2. Faça um desenho representando as ideias.

ILUSTRAÇÕES: TOFU ILUSTRAS

Agora os estudantes serão os responsáveis por criar uma proposta de espaço de convivência. Leia com eles o texto e converse sobre a proposta. Ressalte a importância do planejamento e da troca de ideias entre os integrantes do grupo, uma vez que será uma produção coletiva.

Quanto a organização e planejamento, utilize as imagens do livro para ressaltar as etapas essenciais para a formulação e a apresentação do projeto.

Professor, aproveite o momento dos pequenos grupos para acompanhar e auxiliar cada grupo em sua proposta. Converse com os estudantes e levante questionamentos e hipóteses que auxiliem na organização e na sustentação de seus projetos.

PNLD2023-GEO3U1LA.indd 31 31

12/08/21 20:55

Descobrindo a Ciência e Tecnologia

Ressalte que utilizamos a sigla GPS, mas que ela remete ao nome em inglês (Global Positioning System). Se achar interessante, conte aos estudantes que o GPS foi criado em 1973 para facilitar os sistemas de navegação. Contudo, somente recentemente essa tecnologia foi incorporada no nosso dia a dia.

Realize a leitura do texto com os estudantes. Para que eles incorporem elementos da linguagem específica da disciplina, é importante que, durante a leitura do texto, ao se depararem com palavras e expressões novas, eles releiam o texto para que tentem inferir o sentido, considerando o contexto.

Professor, aproveite o momento para realizar um trabalho interdisciplinar com a língua inglesa. Convide os estudantes a explorarem intuitivamente o site da Nasa para crianças. O site traz propostas de exploração do espaço e da Terra. Tenha uma escuta atenta em relação às observações e dúvidas das crianças. Alimente a curiosidade dos estudantes e, com o auxílio do professor de língua inglesa, retome o tópico do livro: a utilização do GPS.

Site da Nasa para crianças: <https://spaceplace.nasa.gov/ kids/>. Acesso em: 13 ago. 2021.

Descobrindo a ciência e a tecnologia

Conhecendo mais sobre os mapas e sistemas de localização

Os mapas são recursos muito importantes para a nossa localização. Eles apresentam, em escala reduzida, o espaço geográfico de uma cidade, de um estado, do país e até mesmo do mundo. Isso quer dizer que os mapas reduzem proporcionalmente o tamanho dos lugares para que eles caibam na folha de papel do seu caderno ou na tela do celular. Assim, conseguimos ter uma ideia da forma, do tamanho e da localização do espaço representado.

Com o desenvolvimento das novas tecnologias, hoje temos acesso a mapas cada vez mais modernos, como os mapas disponíveis na internet. Por meio deles, você fica sabendo como chegar a uma rua que você não conhece em seu município ou mesmo ativar o GPS de um smartphone para guiá-lo.

Você sabe o que é um GPS?

GPS é a sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global. O GPS funciona a partir de um aparelho receptor que capta sinais emitidos por um satélite artificial e aponta onde você está e para qual direção está indo. Ele lhe dá, portanto, um posicionamento geográfico no planeta.

AV, Paulista

32

GLOSSÁRIO

Satélite: equipamento construído pelo ser humano e colocado em órbita ao redor do nosso planeta. Entre as muitas funções de um satélite está a captura de imagens e informações sobre a superfície terrestre.

PNLD2023-GEO3U1LA.indd 32 12/08/21 20:55

Pesquisa

Hoje em dia, uma série de profissões utiliza os mapas digitais e o GPS. Você certamente conhece alguém que trabalha ou já trabalhou em uma delas, como os motoristas de aplicativos ou entregadores de comida por aplicativos. • Pesquise em jornais, revistas ou em páginas de notícias da internet quais outras aplicações os mapas digitais e o GPS podem ter no mundo atual. Registre os resultados no espaço abaixo.

Converse com os estudantes sobre as aplicações dessa tecnologia no dia a dia. Leia a proposta da pesquisa e apresente um roteiro para que eles compartilhem o que encontraram. Onde encontrou a informação? Para que serve? Você já fez uso disso? O que achou?

Oriente os estudantes a fazer esta pesquisa na internet, em bibliotecas e arquivos públicos. Se julgar pertinente, sugira a eles que façam uma pesquisa sobre o uso dessa tecnologia nas diferentes profissões. Ou até mesmo que entrevistem os membros de sua comunidade familiar e escolar, identificando quem são as pessoas que utilizam essa tecnologia e para que elas utilizam. Professor, você pode auxiliar na construção deste questionário, assim como no roteiro de pesquisa. Qual foi a fonte de pesquisa escolhida? O que você descobriu? Quais profissionais utilizam essa tecnologia? Qual é a idade desses profissionais? Você encontrou imagens do que pesquisou? Gostaria de compartilhar com os colegas?

Se considerar pertinente, elabore um texto coletivo com os estudantes com base na análise das informações obtidas.

PNLD2023-GEO3U1LA.indd 33 33

12/08/21 20:55

Esta Unidade pretende trabalhar com a esfera do município e suas composições. O estudante deve pensar além do próprio espaço de vivência e ser questionado sobre as possíveis configurações de paisagens que cabem dentro deste território, além de pensar sobre sua formação e sobre as transformações da paisagem, que estão relacionadas com esse processo.

Para o desenvolvimento desta Unidade, espera-se que os estudantes compreendam o lugar em que vivem, (estudado na Unidade 1 deste livro) e extrapolem este conhecimento para o município, visando compreender a sua composição e complexidades. Espera-se também que os alunos possam entender as contribuições culturais dos diversos povos que formaram o Brasil na cultura do seu município e de outras regiões.

LUIS WAR/SHUTTERSTOCK

O MUNICÍPIO ONDE VIVEMOS

RUBENS CHAVES/PULSAR IMAGENS

A.PAES/SHUTTERSTOCK Vista aérea do município de Belo Horizonte, MG, 2020.

município de Alto Caparaó, MG, 2019.

Agora que você já estudou sobre o bairro onde vive, vamos explorar o seu município. Você sabia que em um mesmo município podem existir espaços muito diferentes, como o campo e a cidade? Outro fato muito curioso é que em cada município podemos observar na população hábitos, costumes e culturas diferentes, afinal, eles são formados por uma população bastante diversificada. Você está pronto para conhecer um pouco mais sobre o seu município? Então vamos lá!

34

PNLD2023-GEO3U2LA.indd 34 Objetivos da Unidade: • Identificar as diferenças entre os bairros que compõem um município. • Entender os diferentes modos de vida que ocorrem no campo e na cidade. • Compreender os problemas que ocorrem na cidade nos dias de hoje. • Analisar as diferentes atividades que acontecem no campo e na cidade. • Compreender a diferença entre município e cidade. • Entender o processo de formação das cidades. • Analisar as mudanças que ocorreram na população do campo e da cidade ao longo do tempo. • Identificar as transformações que ocorreram no campo e como isso afeta a cidade. • Reconhecer os principais problemas associados com o rápido crescimento das cidades. • Compreender os aspectos que compõem a cultura. • Perceber as contribuições culturais dos diversos povos na formação da cultura brasileira. • Perceber as manifestações culturais que ocorrem no seu espaço de vivência.

O município onde você vive se parece mais com qual fotografia? Por quê? Resposta pessoal. Em qual desses espaços você acha que a vida é mais agitada? E mais tranquila? Por quê? Resposta pessoal.

Descreva as características dos dois espaços representados na fotografia. Espera-se que os estudantes reconheçam que na fotografia 1 há mais construções humanas, como os prédios, casas, rodovias etc. Já na figura 2, há poucas construções humanas e predominam elementos da natureza.

NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI ESTUDAR

• A VIDA NO CAMPO. • A VIDA NA CIDADE. • A DIFERENÇA ENTRE MUNICÍPIO E CIDADE. • A FORMAÇÃO DAS CIDADES. • OS PROBLEMAS DAS CIDADES.

Peça para os estudantes observarem a fotografia atentamente. Se possível, mostre outras imagens que representem o campo e a cidade, com cidades menores e imagens que retratem o emprego da tecnologia no campo. É interessante mostrar imagens do próprio município em que a escola está inserida, de sua zona urbana e rural, de modo que evidencie todos os aspectos que compõem o município do estudante. 1. Espera-se que o estudante identifique a fotografia que mais se assemelha com a sua realidade. Muitas vezes, pequenas cidades se parecem mais com a fotografia que retrata o campo. Converse com os estudantes sobre essa possibilidade. 2. Espera-se que os estudantes percebam que a cidade concentra uma maior oferta de serviços, acessos e concentração populacional, acarretando maior atividade e agitação. 3. Espera-se que os estudantes reflitam sobre as diferenças na paisagem retratadas nas duas fotografias, como a interferência humana atuou nas duas realidades e seus impactos.

PNLD2023-GEO3U2LA.indd 35Na BNCC: Habilidades: EF03GE01 / EF03GE02 /

EF03GE11

Competências gerais da educação básica: 1, 3, 6; Competências específicas de Ciências Humanas: 3, 4, 5; Competências específicas de Geografia: 1, 3, 6. 35

12/08/21 20:52

Unidades temáticas:

• O sujeito e seu lugar no mundo. • Natureza, ambiente e qualidade de vida.

Objetos do conhecimento:

• A cidade e o campo: aproximações e diferenças. • Impactos das atividades humanas.

This article is from: