
16 minute read
Capítulo 4 – A vida na cidade e no campo
O objetivo deste capítulo é mostrar as diferentes paisagens que constituem um município, como as cidades e o campo. Para isso, é importante que o estudante já tenha conhecimento sobre o seu espaço de vivência, como o bairro em que está inserido, e perceba como esses espaços diferem e se complementam. A unidade temática da BNCC trabalhada é “O sujeito e seu lugar no mundo”, e o objeto de conhecimento é “A cidade e o campo: aproximações e diferenças”.
Ao longo do capítulo, serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: • Identificar as diferenças entre os bairros que compõem um município. • Entender os diferentes modos de vida que ocorrem no campo e na cidade. • Compreender os problemas que ocorrem na cidade nos dias de hoje. • Analisar as diferentes atividades que acontecem no campo e na cidade.
Advertisement
4A vida na cidade
e no campo
36
No capítulo anterior, vimos que existem bairros muito diferentes uns dos outros. Essa diferença pode ser ainda maior quando comparamos bairros do campo e da cidade.
Os espaços do campo e da cidade têm características muito distintas. Observe as imagens para entender o porquê:
A.
B.

PNLD2023-GEO3U2LA.indd 36
Encaminhamento didático
Professor, aproveite o momento para trabalhar com os conhecimentos prévios dos estudantes. Pergunte de que forma as duas paisagens retratadas nos desenhos foram modificadas pelo ser humano. Quais são os impactos da ação humana, que eles podem perceber analisando os desenhos. Questione sobre as diferentes paisagens encontradas em seu município e se essas representações poderiam pertencer ao mesmo município.
Converse com os estudantes sobre essa relação do campo e da cidade dentro de um mesmo município. Converse também sobre atividades podem ser encontradas em cada espaço.
1 Para iniciar nossa conversa sobre o campo e a cidade, escolha duas cores diferentes para representar os elementos presentes nas ilustrações. Uma cor será utilizada para pintar os elementos da natureza presentes nas imagens. A outra representará as construções humanas.
2 Identifique qual das imagens acima representa: o espaço da cidade: B o espaço do campo: A
3 Descreva as diferenças que você observa entre os espaços do campo e da cidade.
Espera-se que os estudantes respondam que no espaço do campo predominam os
elementos da natureza, como vegetação, solo, rio, animais etc. Já no espaço da cidade,
temos muitas construções humanas, como as rodovias, prédios, casas e carros.
Você deve ter percebido que os espaços da cidade e do campo são muito diferentes.
Nas cidades, temos muitas construções humanas, como casas, prédios, rodovias, pontes e veículos. Também há um grande número de pessoas vivendo nesse espaço. Percebemos isso quando enfrentamos problemas no trânsito, pegamos longas filas ou vamos para lugares com muitas aglomerações, como é o caso das áreas comerciais e o centro da cidade. Já o espaço do campo, por outro lado, é marcado pela presença de muitos elementos da natureza, como a vegetação, rios, lagos e animais.
37
Após a realização da atividade proposta, aponte para os estudantes que muitas vezes um elemento que parece natural pode ter sido construído pelo ser humano. Como no caso da imagem que representa o campo, onde há um açude que pode ter sido construído pelo ser humano, assim como as áreas de pastagem e de plantio.
Peça aos estudantes que reflitam sobre as transformações do ser humano na paisagem e quais são os motivos dessas alterações. Questione os estudantes sobre a existência de paisagens naturais, que não sofreram alterações diretas do ser humano, se elas existem no seu município, como elas são preservadas e qual é a importância destas áreas para a população.
Toda área urbana já foi uma paisagem natural, que foi sendo modificada pelo ser humano. No campo, a paisagem também foi modificada para se adequar a atividades que são realizadas através da utilização de ferramentas e de máquinas. Questione os estudantes sobre as atividades do campo que mais alteram a paisagem.
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 37 12/08/21 20:53
Encaminhamento didático
É sempre bom lembrar que toda interferência humana na paisagem traz consigo consequências, em maior ou menor grau. No caso das cidades, a interferência é tão grande que muitas vezes é difícil imaginar que antes ali existia uma paisagem natural. Instigue os estudantes a imaginar como seria a cidade antes da interferência humana, se ali havia rios, lagos, montanhas, vegetação e bichos. No desenho do campo também é possível identificar alterações na paisagem natural, como a construção da casa, da estrada, da cerca, postes de eletricidade, além da utilização da terra para pastagem e plantio. Mesmo estas atividades executadas no campo causam impactos negativos para a natureza, como a erosão, a compactação dos solos e a contaminação dos solos e das águas com o uso de agrotóxicos.

As fábulas são histórias criadas para passar um ensinamento ou uma moral, elas são caracterizadas pela utilização de animais que possuem características humanas. Muitas vezes elas apresentam generalizações que fazem referência ao comportamento humano.
Na fábula de Esopo apresentada, os ratos representam moradores da cidade e do campo. Questione os estudantes se eles identificam os comportamentos apresentados pelo rato da cidade e pelo rato do campo como representações das pessoas da cidade e das pessoas do campo.
Hoje em dia, com a chegada da tecnologia, muitas transformações ocorreram na maneira de trabalhar no campo e na cidade. Nas cidades, muitas pessoas trabalham de forma remota e possuem hábitos saudáveis, e sua rotina é mais tranquila. No campo, a rotina de trabalho pode ser árdua e sem descanso, e com a chegada de novas formas de trabalho, muitas pessoas trabalham de forma muito similar ao ritmo da cidade, vendendo sua mão de obra e respeitando o tempo do relógio.
Com tantas diferenças, será que o estilo de vida das pessoas que vivem no campo e o das pessoas que vivem na cidade também são distintos? Antes de responder a essa questão, faça uma roda de leitura com os colegas para ler a fábula de Esopo O rato do campo e o rato da cidade:

ILUSTRAÇÕES: TOFU ILUSTRAS
38
O rato do campo e o rato da cidade
Era uma vez um rato que morava na cidade e foi visitar um primo que vivia no campo. O rato do campo era um pouco arrogante, mas gostava muito do primo e recebeu-o com muita satisfação. Ofereceu-lhe o que tinha de melhor: feijão, toucinho, pão e queijo. O rato da cidade torceu o nariz e disse: — Não posso entender, primo, como consegues viver com estes pobres alimentos. Naturalmente, aqui no campo, é difícil obter coisa melhor. Vem comigo e eu te mostrarei como se vive na cidade. Depois que passares lá uma semana, ficarás admirado de ter suportado a vida no campo. Os dois puseram-se, então, a caminho. Já era noite quando chegaram à casa do rato da cidade.
— Certamente gostarás de tomar um refresco após esta caminhada — disse ele polidamente ao primo. Conduziu-o até a sala de jantar, onde encontraram os restos de uma grande festa. Puseram-se a comer geleias e bolos deliciosos. De repente, ouviram rosnados e latidos. — O que é isso? — perguntou, assustado, o rato do campo. — São apenas os cães da casa — respondeu o da cidade.
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 38 12/08/21 20:53
— Apenas? Não gosto desta música durante o meu jantar. Nesse momento, a porta abriu-se e apareceram dois cães enormes. Os ratos tiveram que fugir a toda pressa. — Adeus, primo — disse o rato do campo. — Vou voltar para a minha casa, no campo. — Já vais tão cedo? — perguntou o da cidade. — Sim, já vou e não pretendo voltar — concluiu o primeiro. Moral da história: mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.
Prefeitura Municipal de Piúma. O rato do campo e o rato da cidade. Disponível em: <https:// www.piuma.es.gov.br/portal/uploads/documento/46/20201116193353-16-cap.pdf> Acesso em: 2/08/2021..
1 Como era a vida do rato que vivia no campo? E do rato que vivia na cidade?
A vida do rato do campo era muito tranquila, apesar da simplicidade. Já a vida do rato
da cidade era muito agitada e estressante, apesar de mais sofisticada.
2 Qual dos ratos tinha uma vida mais tranquila?
O rato do campo.
3 Pense no dia a dia das pessoas que vivem no campo e na cidade. Converse com os colegas e aponte uma semelhança e uma diferença nos hábitos dessas pessoas.
Espera-se que os estudantes comparem o que foi abordado na fábula com a vida real e,
sem julgamento de valores, apontem semelhanças e diferenças nos hábitos de vida.
Espera-se que os estudantes interpretem a fábula para responder as questões apresentadas, reparando que os ratos representam comportamentos humanos.
Questione os estudantes sobre os trabalhos realizados no campo e na cidade. Pergunte de que maneira a tecnologia vem transformando estes trabalhos e quais atividades precisam necessariamente ser realizadas no campo e na cidade. Pergunte também sobre quais atividades podem ser executadas em qualquer um desses dois cenários.
Tanto no campo quanto na cidade existem diferenças sociais que estão diretamente ligadas ao poder de compra e consumo. No campo, as famílias de baixa renda possuem mais opções de alimento, pois esses itens são produzidos ali na vizinhança e custam mais barato ou podem ser adquiridos de forma gratuita através de colheitas e trocas. Na cidade, as famílias de baixa renda muitas vezes sofrem com o problema da fome e da pobreza alimentar (poucas opções de alimento e baixo valor nutricional).
A fábula que você acabou de ler nos mostra que, apesar de a cidade ter muitos lugares para passear, se divertir ou fazer compras, a agitação desse espaço pode ser também muito estressante.
39
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 39 12/08/21 20:53
As cidades grandes sofrem com alguns problemas estruturais. Uma das questões que mais afetam o cotidiano da sua população é a mobilidade. O número excessivo de carros particulares e a falta de investimento em transportes públicos como os ônibus e o metrô ocasionam congestionamentos que geram um maior tempo nos deslocamentos.
Questione os estudantes sobre quais meios de transporte eles utilizam para realizar seus deslocamentos, quais são as vantagens e desvantagens desse meio de transporte. Aproveite o momento para questionar os estudantes sobre possíveis soluções para os problemas encontrados no deslocamento. Quais outros meios de transporte podem ser usados e como incentivar a população a aderir a estas medidas. 1 Ficar horas preso em um congestionamento, enfrentar filas ou frequentar um local muito cheio, que dificulte a locomoção, pode nos deixar um tanto estressados, não é mesmo?
Nessas horas, é preciso saber manter a calma para cuidar da nossa saúde emocional e para evitar problemas e conflitos com outras pessoas. Você já passou por alguma situação na qual ficou muito estressado? Como você costuma agir em situações de estresse? O que faz para tentar relaxar?
2 Observe o desenho da mulher no trânsito. Então, converse com o professor e com os colegas sobre as seguintes questões: vocês acham o comportamento dela adequado? Quais tipos de problemas esse comportamento pode gerar? Qual seria a melhor maneira de agir nessa situação?

Resposta pessoal
40
VOCÊ SABIA?
Você sabia que, devido à grande aglomeração de veículos, o ar das cidades é muito mais poluído que o ar do campo? Como você sabe, para funcionar, os carros precisam de combustíveis, como a gasolina. Ao queimar o combustível, os carros liberam no ar gases poluentes que são muito prejudiciais à nossa saúde, já que podem gerar ou agravar doenças respiratórias, como asma e bronquite.
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 40
Atividade complementar
Peça para os estudantes pesquisarem sobre as soluções encontradas pelo mundo para resolver esta questão. Depois forme uma roda de conversa com eles para discutir essas soluções e, se possível, levante sugestões para serem implantadas no município.
Sugestão para o professor
No site da Agência Brasil você encontra informações sobre a mobilidade urbana no Brasil. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/eleicoes-2020/noticia/2020-11/mobilidadeurbana-o-ir-e-vir-que-leva-alem> Acesso em: 13 ago. 2021.
Modos de vida
As crianças no campo e na cidade têm estilos de vida diferentes. Uma das diferenças está na maior ou menor possibilidade de consumo, isto é, na disponibilidade de produtos para a compra.
Na cidade, geralmente, a população tende a ser mais consumista. Isso significa que muitas pessoas compram uma grande quantidade de produtos que não são realmente necessários. Podemos citar, como exemplo de atitudes consumistas, comprar brinquedos frequentemente, mesmo já tendo muitos em casa. Também somos consumistas quando temos muitas roupas no guarda-roupa e, ainda assim, compramos roupas novas.
Nas grandes cidades, há mais espaços comerciais do que no campo, o que faz com que as pessoas organizem suas atividades de lazer, por exemplo, em torno de atividades de compra, como os passeios em shopping centers. Já no campo, as atividades de lazer das crianças estão mais ligadas à relação com a natureza. Correr ao ar livre, subir em uma árvore para pegar uma fruta, banhar-se no rio ou brincar com os animais. Por outro lado, o acesso a determinados aparelhos tecnológicos que deixam a vida mais confortável é mais difícil para quem vive no campo.

ILUSTRAÇÕES: TOFU ILUSTRAS

41
Sugestão para o professor
A Central Ailos é uma cooperativa de crédito que atua na Região Sul do Brasil; ela produziu uma animação que aborda o tema do consumo consciente. Disponível em: <https://www.youtube.com/ watch?v=h-SJQalRAng&ab_ channel=Ailos>. Acesso em: 13 ago. 2021.
Atividade complementar
Peça para os estudantes refletirem sobre essas duas realidades e imaginarem um dia de lazer em cada cenário diferente. Quais atividades eles gostariam de realizar no campo e na cidade. A forma de apresentação pode ser um desenho que represente uma atividade realizada no campo e outro desenho representando uma atividade na cidade.
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 41 12/08/21 20:53
Ampliando conhecimento
É importante ressaltar que o poder aquisitivo e o acesso ao consumo não são uma realidade para todos os moradores das cidades, assim como a falta de acesso a esses serviços e produtos não é uma realidade para todos os moradores do campo.
Durante muito tempo o acesso a esses serviços e bens era exclusivo das cidades, mas com a chegada da internet e de novos serviços oferecidos no campo esta realidade vem se transformando e alterando as relações de consumo.
1. Espera-se que o estudante levante os pontos positivos e negativos de cada realidade. No campo ele pode citar como positivo o contato com a natureza, a liberdade, acesso a rios limpos e o convívio com diversos animais. As desvantagens seriam a falta de acesso a serviços e produtos e o contato mais próximo com outras pessoas. Na cidade ele pode citar como vantagem a variedade de opções culturais, acesso a tecnologia e esportes variados, e como pontos negativos, o tempo de deslocamento, a poluição, a ausência de liberdade, a violência, entre outros. 2. A resposta deve variar de acordo com as necessidades de cada estudante. 3. É importante ressaltar que vivemos em uma sociedade de consumo e somos incentivados a todo momento a comprar, desde coisas de que necessitamos a itens completamente supérfluos. Questione os estudantes sobre de que forma essa necessidade é imposta sobre as pessoas.
42
Agora, o professor organizará um debate na sala. Converse com os seus colegas sobre as seguintes questões:
1 Quais são as vantagens e as desvantagens da vida na cidade? E da vida no campo?
2 Se tivesse de escolher entre a vida no campo e na cidade, qual você escolheria? Por quê? 3 O texto fala sobre o consumismo das crianças na cidade, isto é, comprar coisas que não são realmente necessárias.
Você costuma pedir para os seus pais comprarem roupas, brinquedos e outros acessórios? Com qual frequência você faz isso?
Você já comprou algo que não era realmente necessário naquele momento? Você acredita que precisa mudar seus hábitos de consumo?
Além do estilo de vida, também existem muitas diferenças entre as atividades humanas desenvolvidas no campo e na cidade. Na cidade, destacam-se atividades como a industrial, a comercial e a prestação de serviços. Já no campo, são desenvolvidas atividades como agricultura, pecuária e extrativismo.
NOMAD_SOUL/SHUTTERSTOCK Ser consumista pode parecer hábito de adulto. Mas, muitas pessoas começam a adquirir hábitos consumistas desde crianças.

GLOSSÁRIO
Agricultura: produção de vegetais voltada para o consumo humano. Pecuária: criação de animais voltada para a produção de alimentos. Extrativismo: extração de recursos da natureza para fins industriais e/ou comerciais.
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 42
Atividade complementar
Peça para os estudantes se reunirem em grupos de três pessoas para elaborar uma propaganda de um produto que eles utilizam em seu cotidiano. Eles devem pensar no público alvo a ser atingido pela campanha, estratégias de vendas, como promoções, e na forma em que irão veicular essa propaganda: pode ser um anúncio escrito, pode ser um vídeo gravado, um áudio ou outras formas que pensarem.
1 Observe as imagens abaixo e identifique quais estão associadas ao espaço do campo e quais estão relacionadas ao espaço da cidade.
A. Espaço do campo

Homem plantando uma muda de árvore.
HALFPOINT/SHUTTERSTOCK B. Espaço da cidade

Rua 25 de Março. São Paulo, SP, 2019.
ROBERTO EPIFANIO/SHUTTERSTOCK
C. Espaço da cidade

Área industrial, Paraná, 2018.
ROBERTA BLONKOWSKI/SHUTTERSTOCK D. Espaço do campo

Criação de Gado, Mato Grosso, 2019.
ALF RIBEIRO/SHUTTERSTOCK
2 Converse com os colegas sobre como é o município onde vocês vivem, apontando características que indiquem se vocês estão no campo ou na cidade. Para isso, observem a paisagem pela janela da sala de aula ou de algum outro lugar da escola. Depois, faça um desenho ilustrando o que você observou.
43
PNLD2023-GEO3U2LA.indd 43 12/08/21 20:53
Encaminhamento didático
Para enriquecer esta atividade, selecione outras imagens que retratem o campo e a cidade e peça aos estudantes que as relacionem com os espaços que representam.
Divida a sala em grupos de cinco estudantes. Peça para eles procurarem dentro da escola pessoas que viviam no campo e se mudaram para a cidade ou vice-versa. Eles devem realizar uma entrevista com essa pessoa, para que narre sua mudança de cenário, quantos anos ela tinha quando mudou, o motivo da mudança, quais eram suas atividades preferidas antes de se mudar e quais são as atividades preferidas agora, de que mais sente falta, e se ela gostaria de retornar para o seu local de origem e o porquê.
Oriente os estudantes a escreverem as respostas no caderno para apresentarem para a turma.
Sugestão para o professor
• O autor José Graziano da
Silva, em seu livro O novo rural brasileiro, discute as novas configurações e transformações que vêm ocorrendo no campo.
Disponível em: <https://www. eco.unicamp.br/colecaopesquisa/o-novo-ruralbrasileiro>. Acesso em: 13 ago. 2021.
• A autora Ana Fani Alessandri
Carlos, em seu livro O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade, traz reflexões sobre a cidade e suas adversidades.
Disponível em: <https://gesp. fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp. br/files/Espaco_urbano.pdf>.
Acesso em: 13 ago. 2021.