
9 minute read
Capítulo 2 – Espaços públicos e privados
2
Espaços públicos e privados
Advertisement
No capítulo anterior, você aprendeu um pouco sobre o seu bairro e como representá-lo utilizando mapas. Agora, vamos refletir sobre como se comportar nos diferentes lugares do seu bairro ou da sua cidade. • Você costuma agir da mesma forma na escola, em casa ou na rua? O que você só faz em casa e não faz na rua e vice-versa?
A cidade e o bairro onde vivemos dividem-se entre diferentes espaços, como o espaço da praça, da nossa casa, da escola e das ruas. Você sabe qual é a diferença entre eles?
Os espaços mais íntimos que pertencem a um indivíduo são identificados como espaços privados. Podemos citar como exemplo sua casa, uma loja ou um supermercado. Por outro lado, os espaços públicos são aqueles de uso comum, isto é, que pertencem a todas as pessoas e são administrados pelo governo. É o caso das praças, ruas, parques, hospitais públicos, entre outros.
Resposta pessoal.
Os espaços públicos pertencem a toda a população. Os espaços privados pertencem a alguém ou a uma família.
TOFU ILUSTRAS TOFU ILUSTRAS
Este capítulo tem como objetivo pedagógico principal conduzir os estudantes à compreensão das noções de espaço público e privado. Espera-se que os estudantes reflitam sobre as funções e usos dos espaços, bem como os diferentes comportamentos que adotamos em cada um deles. A partir dessa discussão, trabalhamos com a Unidade Temática da BNCC: “O sujeito e o seu lugar no mundo”.
A partir dos conteúdos desse capítulo, espera-se alcançar os seguintes objetivos: • Compreender as diferenças entre espaços públicos e privados.
• Investigar a democratização dos espaços públicos e privados.
• Reconhecer a importância das regras na utilização dos diferentes espaços. • Construir o conceito de legenda cartográfica. • Elaborar legendas utilizando símbolos para a representação de objetos.
21

PNLD2023-GEO3U1LA.indd 21
Encaminhamento didático
12/08/21 20:55
Inicie este capítulo falando sobre comportamentos que temos em casa e na escola. Levante os seguintes questionamentos: será que agimos do mesmo jeito em lugares diferentes? Sempre utilizamos o mesmo tipo de roupa, qualquer que seja o local que vamos visitar? Quem consegue pensar em algum exemplo de lugares em que nos comportamos de maneiras diferentes? Professor, crie um ambiente no qual o estudante se sinta confortável em trazer exemplos e possa se expressar sem se sentir julgado. Acolha as contribuições dos estudantes e nomeie a casa como um espaço privado. Faça um contraponto com o espaço público e solicite exemplos.
Sugestão para o professor
Professor, se achar interessante, exiba para os estudantes o vídeo “Democratização do espaço público”, produzido pelo Departamento Nacional de Trânsito. Ele fala sobre formas de se comportar no espaço público para garantir o bem-estar de todos os cidadãos. Disponível em: <https://www.youtube.com/ watch?v=M1YMLKP1Lis>. Acesso em: 13 ago. 2021.
Monte na lousa uma tabela com dois tópicos: regras em casa e regras na rua ou regras em espaços privados e regras em espaços públicos. Modele o exercício por meio da contribuição dos estudantes. Solicite que leiam o texto do livro em duplas e montem uma tabela em seus cadernos, seguindo o exemplo da lousa. Após alguns minutos, converse com a sala sobre o que levantaram de informação a partir do texto e o que acrescentaram de acordo com a vivência de cada um. Solicite que a dupla escolha um dos tópicos para desenhar e crie uma legenda para expor na escola como dica de boa convivência.
Identificando os espaços
1 Com base no que você aprendeu sobre espaços públicos e privados, classifique os espaços abaixo como públicos ou privados:
2 Leia o quadro Você Sabia? e, no seu caderno, elabore duas listas.
Uma delas deve conter as regras que você precisa seguir na sua casa. Na outra, registre as regras que precisamos seguir na rua para garantir a nossa segurança e o bem-estar das outras pessoas.
Público Privado
Privado Público Público
VOCÊ SABIA?
Se a casa é um espaço privado, a rua é o espaço público. Nela, encontramos pessoas que não conhecemos. No entanto, na rua, em especial na nossa vizinhança, há também as pessoas que conhecemos com quem desenvolvemos relações de maior proximidade ou até mesmo de amizade. Quanto mais distantes estamos de nossa casa, mais pessoas desconhecidas encontramos. Se na casa as regras do que se pode ou não fazer são definidas pelos adultos, na rua as regras são definidas pelo governo. Na casa, geralmente falamos com maior intimidade com as pessoas. Já na rua, por outro lado, evitamos falar com desconhecidos e seguimos algumas regras, como respeitar os sinais de trânsito para atravessar a rua, ser educado com o próximo e não jogar lixo no chão.
22
PNLD2023-GEO3U1LA.indd 22 12/08/21 20:55
Brincando com legendas
Uma das formas de encontrar e localizar áreas públicas e privadas é por meio do uso de mapas e plantas. Observe a imagem abaixo com atenção:
1 Liste os espaços públicos e os espaços privados que você identificou no mapa:
Rua Maria de Paiva Rua do Gramado Avenida 23 Rua das Flores
TOFU ILUSTRAS
Posto de saúde Praça Shopping Restaurante Posto de gasolina Supermercado Estação de ônibus
Espaços públicos Espaços privados
Praça, posto de saúde,
gasolina, supermercado.
Professor, o conteúdo desta página é essencial para a alfabetização cartográfica, pois as legendas são elementos indispensáveis no mapa. O objetivo, nesse momento, é que os estudantes compreendam a função de uma legenda e a sua importância para a leitura de um mapa. Para iniciar essa discussão, explore a planta presente nesta página junto aos estudantes. Pergunte a eles: quais lugares foram representados? Como vocês descobriram? Já viram símbolos como esses em outros lugares? Onde? Os símbolos ajudaram na identificação dos lugares?
Sugestão de atividade extra
Combine com os estudantes que recolham jornais e revistas e tragam para a escola. Em grupos, solicite que busquem imagens que ilustrem os espaços públicos e os privados. Monte dois painéis com a turma e cada grupo irá colocar a imagem correspondente embaixo de cada tópico. Converse com os estudantes, tentando identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
PNLD2023-GEO3U1LA.indd 23 23
12/08/21 20:55
3. Escolha símbolos presentes no mapa e converse sobre a função deles. Qual é a contribuição da legenda no mapa observado?
Para a elaboração do desenho, solicite que cada estudante represente um cômodo de sua casa ou até mesmo a sua sala de aula e crie a respectiva legenda. Explique que eles devem usar símbolos para representar os objetos do quarto. Caso apresentem dificuldades, cite alguns exemplos: um pequeno quadrado para representar o travesseiro, um retângulo para representar a porta, um círculo para representar a lâmpada. Depois de finalizado, convide os estudantes a compartilharem suas produções e conversarem sobre seus registros e legendas.
Sugestão para o professor
Segue, no link abaixo, sugestão de material de apoio da rede pública do Paraná sobre alfabetização e leitura de mapas no ensino fundamental.
Disponível em: <http://www. diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/ cadernospde/pdebusca/producoes_ pde/2016/2016_pdp_geo_unioeste_ sirleiaparecidapimentelgonzatto. pdf>. Acesso em: 13 ago. 2021. 2 Como os espaços foram representados no mapa?
Por meio de símbolos e cores.
3 O que a cruz vermelha representa? E o garfo e a faca? Como você descobriu essas informações?
A cruz vermelha representa o hospital, e o garfo e a faca, o restaurante.
As informações estão presentes na legenda.
Você deve ter percebido que as legendas são indicações gráficas em um mapa (símbolos, cores ou formas), que explicam o que cada elemento presente no mapa representa. • Agora, vamos praticar! Elabore o desenho de um cômodo da sua casa. Pode ser a cozinha, a sala ou o seu quarto. Utilize símbolos para representar os objetos presentes no cômodo escolhido por você. Depois, crie uma legenda identificando o que cada símbolo representa.
Legenda
24
PNLD2023-GEO3U1LA.indd 24 12/08/21 20:55
A escola
As escolas municipais, estaduais e federais são também espaços públicos importantes, pois são geridas pelo Estado e podem ser frequentadas por toda a população. A escola tem regras diferentes da casa e da rua. Nela, deve-se respeitar as normas estabelecidas pela gestão escolar e pelos professores. Não se pode agir como se estivesse na rua, pois é preciso seguir certas normas que garantam maior atenção aos estudos.
Assim como a nossa casa, a escola também é dividida em diferentes espaços: as salas de aula, a sala dos professores, a sala da direção, o pátio, a quadra esportiva, entre outros. Em cada um desses espaços, nos comportamos de maneiras diferentes, seguindo as regras estabelecidas.
• Descreva abaixo como é a sua escola, identificando de quais espaços você mais gosta nela e o porquê.
TOFU ILUSTRAS

Resposta pessoal.
PNLD2023-GEO3U1LA.indd 25
Inicie o tópico “Ampliando conhecimento” dialogando com os estudantes sobre regras e combinados. Solicite que se organizem em dois grandes grupos. Cada grupo será responsável por refletir e elencar as regras de um dos seguintes espaços: casa e escola. Acompanhe a discussão e ressalte que em algumas casas algo que pode ser uma regra pode não ser na outra. Após a discussão, convide os grupos a apresentarem seus pontos de vista. Escolha dois espaços escolares, como a sala de aula e o pátio da escola, onde acontece o intervalo, e pergunte se as regras e os combinados da sala de aula são os mesmos na utilização do pátio. Escute a contribuição dos estudantes e faça a mediação.
Após a realização da atividade desta página, proponha que os estudantes compartilhem suas respostas com os colegas.
25
12/08/21 20:55
Leia o texto da seção Reflita junto aos estudantes. Na sequência, cite exemplos de situações do cotidiano sobre regras e boa convivência. Pergunte aos estudantes como agiriam nessas situações apresentadas por você. Depois, proponha que discutam sobre as questões apresentadas. A discussão aqui proposta visa ao desenvolvimento da habilidade socioemocional da responsabilidade, associada ao eixo Consciência – Responsabilidade.
Encaminhamento didádico
Os labirintos contribuem para o desenvolvimento da atenção, do pensamento lógico, desenvolvem a perseverança e habilidades motoras finas. Convide os estudantes a observar o labirinto e identificar diferentes espaços públicos presentes nele. Solicite que levem o personagem até seu destino. Há mais de uma possibilidade de caminho? Em sua opinião, o trajeto é curto ou longo? Por quê? Por quais lugares o personagem precisou passar até chegar ao seu destino? As regras são extremamente importantes para garantir a organização e a boa convivência entre todos. Já pensou como seria se, na sua escola, não existisse nenhuma regra? Os professores poderiam faltar sempre que quisessem, os estudantes não precisariam estudar ou fazer atividades nem respeitar o espaço do colega. Seria uma confusão, não é mesmo? • Como você costuma agir em relação às regras da sua escola e da sua casa? Você age com responsabilidade, seguindo as regras dos lugares que você frequenta? Alguma vez você já quebrou alguma regra? Por quê? Como você se sentiu?
Labirinto
• Leve Júlio da casa dele para a escola, atravessando somente espaços públicos.
Resposta pessoal.
Escola
ROUPAS
TOFU ILUSTRAS
MERCADO
26
PNLD2023-GEO3U1LA.indd 26 Casa do Júlio