arte parte 7

Page 211

18 2:54 PM

3. Playlist imaginária Claro que você já conhecia as músicas que faziam parte do seu repertório pessoal. Agora, o seu repertório cresceu com novas sonoridades. É hora de um desafio! Vamos partir para o território da imaginação, daquilo que ainda não existe, das coisas inventadas. Sua próxima playlist será feita inteiramente de músicas e bandas que não existem mundo afora, só na sua imaginação. Busque nos espaços mais secretos da sua mente, invente da forma mais irreverente, ouça internamente aquilo que nunca foi ouvido. Nesse processo de imaginação talvez nasça a criação de novas músicas que um dia farão parte de playlists de outras pessoas. O que você achou dessa ideia? Vamos criar músicas novas? Na arte sempre há espaço para aquilo que ainda não foi criado! Veja o exemplo de uma partitura não convencional. 2

3

4

5

6

7

8

PARTITURA GRÁFICA ELABORADA PELOS AUTORES/REPRODUÇÃO: EDITORIA DE ARTE

1

VEJA E OUÇA ARTE

Veja uma partitura sendo construída e ouça a música que vai se formando. Disponível em: <http://livro.pro/koju7k>. Acesso em: 28 ago. 2018.

Legenda Estalos de dedos

SOM

Tapa no peito

Palma

Tapa na coxa

Som vocal livre

Pé no chão

Silêncio

SÍMBOLO

D i á r i o d e a rt e

Na composição de novas sonoridades, faça várias experiências. Em seu Diário de arte, crie desenhos que representem graficamente as músicas que estão em sua cabeça. Pode ser apenas uma melodia ou ter letra. Se possível, grave-as com a sua voz, do jeito que você gosta. Quando terminar, compartilhe com os colegas, veja o que eles inventaram e qual sequência de músicas eles propuseram.

177

se apresenta como uma maneira didática de proporcionar experiências originais de criação e interpretação musical. Incentive-os a fazer registros dessas composições da forma que desejarem e escrever suas ideias no Diário

D3-ARTE-EF2-V7-U4-C1-158-207.indd 177

de arte em partituras que tenham significado para eles. Caso você seja especialista ou tenha conhecimento específico de música, partituras convencionais também podem ser utilizadas para ampliar os saberes dos alunos.

+IDEIAS Depois de os alunos terem interpretado essa partitura não convencional, você poderá propor a eles que, com base nos dados da legenda (som e símbolo), sugiram outras correspondências entre as figuras 10/24/18 5:57 PM

representadas e sua realização sonora, a fim de produzirem novas versões ou arranjos musicais, ou mesmo “novas músicas”. A seguir, incentive-os a criar partituras não convencionais próprias e interpretá-las em classe e para outras turmas da escola. Você pode sugerir aos alunos que gravem em CD ou outra mídia dez músicas novas. Esse material será disponibilizado. Os arquivos feitos por cada aluno serão permutados com outro aluno, seguindo uma ordem aleatória. Cada um ficará com um conjunto de músicas gravadas pelo prazo de uma semana, por exemplo, para ouvi-las e registrar suas impressões no Diário de arte. Na semana seguinte, outra troca será feita. Você também pode gravar seu arquivo de músicas e incluí-lo na troca. Se os alunos não puderem gravar as músicas, você poderá assumir esse trabalho coletivamente com as sugestões musicais deles. Outros professores também podem ajudar nesse processo.

REGISTROS E AVALIAÇÃO Proponha aos alunos que pesquisem sobre o processo de criação de compositores atuais. O Diário de arte é um recurso constante para que os alunos registrem suas pesquisas e experiências no estudo artístico. Recomende que a pesquisa contemple composições de gêneros e contextos diversos, incluindo, por exemplo, a música de concerto, a chamada música popular, a música pop e o rock, e até mesmo músicas relacionadas com etnias não ocidentais etc. CONEXÕES • Livros sobre música e educação musical. Disponíveis em: <http://livro.pro/ 8js6n4>. Acesso em: 25 out. 2018.

177

D2-ART-F2-2057-V7-U04-C01-MP-G20.indd 177

10/31/18 10:58 AM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.