Aterramento em Atmosferas Explosivas

Page 32

CAPÍTULO 11 TANQUES DE ARMAZENAMENTO

11.1 TANQUES DE ARMAZENAMENTO Tanques de armazenamento são equipamentos encontrados nas refinarias e terminais. Eles são construídos com chapas de aço carbono, soldados, verticais, cilíndricos, não enterrados, sujeitos à pressão atmosférica e destinados ao armazenamento de petróleo e seus derivados. O concreto e as ferragens no solo formam a base do tanques e se comportam como um eletrodo de aterramento, porque retêm umidade, pela resistência do conjunto ser baixa. Isso atribui ao tanque a característica de estar bem aterrado. Os tanques de armazenamento são imprescindíveis ao funcionamento de uma unidade operacional e são classificados como:

11.1.1 TETO FIXO Os tanques de teto fixo que obedecerem às seguintes condições podem ser considerados auto protegidos quando da ocorrência de uma descarga atmosférica, de acordo com a ABNT NBR 5419 (ABNT, 2015): a) A espessura do teto for superior a 4 mm. b) Obter continuidade elétrica em todas as chapas. c) Possuir válvula de pressão PV para compensar a sobre ou subpressão interna. Se o tanque não tiver esse tipo de válvula, deverá ser provido de corta-chamas, que é um conjunto de chapas corrugadas que permitem, quando frias, a passagem de


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.