1 minute read

1.7 Conclusão

Next Article
classificações

classificações

Além disso, de acordo com a ABNT NBR 5410 (ABNT, 2018b), deve ser possível desenergizar os equipamentos elétricos de algum lugar apropriado se a sua energização contínua determinar algum risco, como sobreaquecimento.

Para esse seccionamento de emergência pode ser usada a unidade de controle operacional. Equipamentos elétricos que devem permanecer energizados para prevenir riscos adicionais não devem ser incluídos no circuito de desligamento de emergência, mas estar em um circuito separado.

Cabe ressaltar, então, que um dispositivo limitador de corrente poderá representar uma economia na instalação, pois, como o sistema elétrico operará praticamente dentro de suas condições nominais, a desenergização remota não será necessária.

9.3 DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES

Em ambientes com atmosfera salina, química ou ambos, atenção especial deve ser dada aos alimentadores elétricos quanto à isolação e dimensionamento. Deve ser verificada periodicamente, em função das possíveis alterações das cargas ou sobrecargas, a temperatura de superfície, dada a possibilidade de superaquecimento que pode colocar em risco a isolação e comprometer a instalação. Embora todo cuidado tenha sido dispensado ao aterramento e à equalização dos potenciais, nunca é demais a precaução a favor da segurança nos ambientes Ex.

O dimensionamento de condutores tem sua importância quando da necessidade de troca, quer seja para atender à manutenção ou à nova demanda. O diâmetro mínimo dos condutores nas áreas classificadas é definido em função da máxima temperatura permitida para condutores quando submetidos à máxima corrente possível em condição de falha. Pela queda de tensão, podemos fazer uso de fórmulas para especificar o seu dimensionamento.

Tabela 9.1 Condutores: cobre Isolação: EPR ou XLPE, Temperatura no condutor: 90°C, Temperaturas de referência do ambiente: 30°C (ar), 20°C (solo)

CAPÍTULO 10

INSTRUÇÕES LIMITADAS DE ATERRAMENTO

10.1 ATERRAMENTO DE EQUIPAMENTOS

Figura 10.1 Circuito monofásico de alimentação de potência com três condutores. Fonte: Composição do autor.

O aterramento dos equipamentos objetiva:

• Assegurar que todas as partes de uma estrutura, gabinete e carcaça de um equipamento não estejam com um potencial acima da terra que possa ser perigoso para pessoas. • Garantir que as conexões e dispositivos de aterramento sejam adequados para que, em condições anormais, não permitam a elevação do potencial da estrutura ou carcaça para níveis perigosos.

This article is from: