Aterramento em Atmosferas Explosivas

Page 31

160

Aterramento em Atmosferas Explosivas: Práticas recomendadas

• Propiciar um caminho efetivo sobre o qual as correntes de fuga envolvendo a terra possam escoar sem centelhamento ou superaquecimento, para evitar a ignição de materiais em atmosferas explosivas.

A estrutura de equipamentos elétricos, com todas as partes metálicas e não condutoras decorrente dos equipamentos e dos dispositivos elétricos, deve ser aterrada por meio de conexão a um sistema de aterramento. Em geral, o condutor de aterramento dos equipamentos deve ser conectado tão diretamente quanto possível à terra do sistema elétrico. Colocando os condutores de aterramento tão próximos quanto possível dos condutores de alimentação, a queda de tensão será minimizada nas condições de falta.

Figura 10.2 Condutores de fase e terra próximos. Fonte: Composição do autor.

10.2 ATERRAMENTO DE SISTEMA O principal requisito de um sistema de aterramento é manter a resistência à terra das estruturas e carcaças dos equipamentos no nível mais baixo possível. Com um sistema de aterramento adequado, o potencial à terra, durante as condições de falta, não será perigoso para o pessoal nem para o equipamento, e os dispositivos de proteção operarão corretamente. As conexões de aterramento podem ser feitas de várias maneiras.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Aterramento em Atmosferas Explosivas by Editora Blucher - Issuu