Revista Petro & Química edição n°347

Page 96

Retrospectiva

UTC conclui módulos da P-58 e P-62

Vibropac lança sistema de odorização de gases

A UTC Engenharia começou a entregar os 14 módulos de processamento de óleo e de desidratação de gás, remoção de CO2, injeção de água e remoção de sulfato que serão instalados nas plataformas P-58 e P62. Os módulos foram montados na base da empresa em Niterói / RJ, e serão integrados pela Quip no Estaleiro Rio Grande (P-58) e pelo consórcio TOP 55 no Estaleiro Atlântico Sul (P-62) – a construção e montagem dessa quantidade de módulos em um único canteiro mobilizou 4.850 toneladas de estrutura metálica, 1.650 toneladas de tubulação e 7.631 válvulas. A P-58 será instalada no campo de Baleia Azul, na Bacia de Campos – a unidade deve produzir o primeiro óleo em 2014. Já a P-62 será instalada no campo de Roncador, e também deve entrar em operação em 2014. Agora a UTC aguarda as novas licitações da Petrobras. “Estamos em busca de outras oportunidades”, conta o presidente da empresa, Ricardo Pessoa. Na área offshore, a empresa mantém contratos de serviços de manutenção e pintura para plataformas na Bacia de Campos. E faz parte do consórcio Quip – responsável pelas plataformas P-55 e P-63 – e do consórcio que irá converter navios VLCC nos cascos das plataformas P-74, P-75, P-76 e P-77. No downstream, a UTC vem trabalhando na construção de uma nova unidade de hidrotratamento de diesel na Refap.

A Vibropac aproveitou a presença na Rio Oil & Gas para lançar o sistema de odorização de gases – um sistema de injeção química que tem a função de injetar mercaptana no gás natural desenvolvido em seu departamento de engenharia. “A aceitação de nosso sistema de odorização de gases em lançamento foi surpreendente, pois nos ajudou a fechar novos negócios”, conta o diretor comercial da empresa, Carlos Dompieri. A Vibropac participou pela nona vez da Rio Oil & Gas, com o objetivo de consolidar a posição no fornecimento de sistemas de injeção química e bombas API 610, 676 e 675. “Este evento tem data garantida em nosso calendário”, destaca Dompieri. Recentemente a empresa fechou o fornecimento de um pacote de sistemas de injeção química e bombas API 610 da americana Sundyne para a Refinaria Abreu e Lima – através do Consórcio Conest. A lista de representadas inclui, além da Sundyne, a japonesa Yamada - fabricante de bombas pneumáticas – e a alemã Leistritz – fabricante de bombas de fuso e sistemas multifásicos.

Pessoa: construção de módulos para plataformas e refinarias

96

Petro & Química

Dompieri: destaque para bombas API nº 347


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.