6 minute read

CASE

POR UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL, LIMPO E PERFUMADO

Empresária de Itajubá, Minas Gerais, aposta em produtos de limpeza ecológicos e tecnológicos, que otimiza a logística e minimiza resíduos

Por Giuliano Gonçalves, da Redação do E-Commerce Brasil

Imagine você criar todo o plano de negócio da sua empresa, detalhe por detalhe, e… vem uma pandemia para virar tudo de cabeça para baixo! Assim como muitas empresárias, Cilene Monteiro passou por esse susto e teve de mudar toda a sua estratégia. “Apesar da falta que o contato físico proporciona para a venda do nosso produto, entendemos que o público digital é mais do que necessário”, afirma Cilene, que é formada em Engenharia de Produção Mecânica na Universidade Federal de Itajubá (MG), com pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gerenciamento de Projetos pela FGV. Aliás, foi depois de trabalhar por muitos anos em multinacionais que ela sentiu uma necessidade de criar algo que gerasse impacto positivo na vida das pessoas - e, claro, no mundo.

Essa vontade a fez entrar de cabeça em estudos sobre a economia circular, trazendo uma série de campos a serem trabalhados. Porém, a ideia da Desembala surgiu em um acaso (se é que é possível afirmar que acasos existem). “Estava de licença maternidade, amamentando minha filha, quando olhei para a dispensa da minha casa e vi um monte de embalagens de produtos de limpeza. Aquilo me trouxe um sentimento muito ruim, pois dali a 15, 20 dias todos aqueles plásticos iriam para o lixo e outros voltariam à prateleira, num movimento sem fim”. O desafio, portanto, estava lançado para Cilene: “como desenvolver uma solução considerando o modo de consumo atual?”

O nascimento da Desembala

Como a própria empresária sugere, desenvolver um produto sustentável requer uma boa dose de estudo e criatividade. “O cenário perfeito seria criar um produto focado no meio ambiente para alguém que saiu da região urbana para viver na [e para a] natureza. Afinal, seria uma conversa muito mais fácil, pois essa pessoa está aberta a essas mudanças. No entanto, isso infelizmente ainda não é possível, pois nem todos têm essa oportunidade de mudar para o campo e criar sua própria condição de vida sustentável”. A estratégia então foi pesquisar como usar a ciência e a tecnologia para trazer menos impacto ambiental e soluções

de sustentabilidade para serem aplicadas em larga escala.

Cilene, portanto, mergulhou em estudos e pesquisas sobre a indústria de saneantes e descobriu, por exemplo, que mais de 90% do conteúdo presente nas embalagens de produtos de limpeza na verdade são… água! “A gente carrega água do supermercado para casa, com um pouquinho de produto concentrado. E tudo isso sobrecarrega a logística dos produtos, tanto em peso como em armazenamento”, lembra. Esse então foi o ponto de partida para o nascimento da Desembala. A alternativa nesse caso foi a criação de minissachês com os produtos de limpeza concentrados, que basta a pessoa colocar no frasco com água que a mágica acontece.

Não, você não leu errado! Ao adicionar o sachê no borrifador plástico, seu invólucro (biodegradável) se desfaz e, em poucos minutos, a água ganha a cor e o aroma do respectivo produto. “Fizemos uma pesquisa recente sobre a possibilidade de mudar os borrifadores translúcidos para modelos foscos, e ganhamos um unânime NÃO como resposta. Entendemos que, além da eficácia dos produtos, as pessoas adoram ver a transformação dos sachês dentro dos borrifadores”, acrescenta.

Foto: Divulgação

Outras vantagens dos sachês

Como você pode imaginar, a estratégia de sustentabilidade da empresária mudou muito a cadeia de produção e venda da Desembala. O volume dos produtos, por exemplo, foi reduzido em (pasmem) 50 vezes. Já o peso ficou 40 vezes menor, uma vez que os frascos são entregues vazios e quem adiciona a água e o sachê é quem compra. “Eu entrego cerca de cinco litros de produtos de limpeza em uma caixinha de 6 x 9 centímetros, com peso aproximado de 100 gramas”, vibra a executiva.

E a sustentabilidade vai ainda além: salvo a embalagem de papelão (reciclável) que acompanha os produtos, nada mais precisa ser descartado. “Nossos frascos de plástico são comprados somente no primeiro pedido, e podem ser utilizados por gerações. A partir da segunda compra, a pessoa adquire somente os sachês, que são transformados em agentes de limpeza”. Um detalhe interessante é que tanto os sachês como os frascos já vêm identificados por cores e nomes em suas etiquetas - portanto, cada borrifador combina com o seu sachê. Os pigmentos dos sachês, segundo Cilene, são corantes alimentícios, cuja única função é a de distinguir uns dos outros.

Público consumidor da Desembala

Grande parte do perfil consumidor da empresa é feminino, sendo a maioria entre os 30 e 35 anos (60%). Ainda assim, Cilene diz que há muitos jovens casais que já se tornaram clientes recorrentes da marca. “É um produto novo, usado principalmente por quem não tem aquela ‘neura’ por limpeza, como acontecia com as pessoas mais velhas. A facilidade de uso permite que o processo de limpeza seja rápido e eficaz. Afinal, ele não requer enxágue nem esforço, uma vez que basta fazer a aplicação, aguardar um pouco e remover a sujeira com um pano”, explica. Ou seja, funciona como uma luva para quem trabalha e estuda o dia todo e tem pouco tempo para investir em atividades domésticas.

Em relação ao tíquete médio, Cilene diz que o valor está em torno de R$ 110. A cereja do bolo, inclusive, fica com as compras recorrentes, que podem ser feitas como uma espécie de “assinatura”. Pelo site, é possível programar as compras entre mensal, bimestral e trimestral, de acordo com o produto desejado. “Se a pessoa não quiser repetir a compra, ela tem a opção de pausar os pedidos ou até mesmo cancelar. Entendemos que isso traz muita versatilidade e, claro, facilidade, uma vez que sempre precisamos usar os produtos”. Além disso, a compra pode ser feita por praticamente todos os canais de vendas da Desembala. “Se mandarem sinal de fumaça, atendemos”, brinca Cilene, dizendo que entendeu que a marca deve estar presente em todos os pontos de contato.

Marketing

É nesses pontos de contato que Cilene traz conteúdos sobre a empresa e o mercado de sustentabilidade. Afinal, assim como o “multiatendimento”, a empresária percebeu que esse público é ávido por informações do segmento. “Geramos muita coisa para Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn… E a venda ocorre meio que organicamente, pois os assuntos trazem interesse de usar os produtos para ser um agente de mudança no mundo”. Interessante é que os próprios consumidores tiram as dúvidas de pessoas interessadas, organicamente, comprovando os benefícios e as qualidades da Desembala. “É o que encoraja uma pessoa presa às marcas tradicionais a experimentar o nosso produto”, afirma Cilene.

Bom saber que, enquanto você lê esta matéria, a Desembala já está maior, mais abrangente e sustentável. Isso porque entre os

Foto: Divulgação

planos da empresa estão o investimento em entregas ecológicas e novos pontos de distribuição pelo Brasil - a fim de reduzir o valor do frete e os impactos da logística ao meio ambiente também. “Em São Paulo, faremos as entregas com carros elétricos, para reduzir a emissão de carbono. Também estudamos investir nas entregas por bicicletas e fazer a venda cruzada com outras empresas que oferecem produtos benéficos ao planeta”.

Ah, e provavelmente você já terá à disposição novos produtos da Desembala, focados em limpeza de roupas e linha de detergentes. “Nosso próximo passo é lançar esses produtos e, se tudo der certo, passar a atender redes hoteleiras que seguem a nossa proposta de sustentabilidade”, encerra a empresária.