3 minute read

MAPEAMENTO

A IMPORTÂNCIA DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Os processos de gestão, especialmente de um e-commerce, são dinâmicas orgânicas que exigem do gestor a necessidade de uma atenção constante e ritmada, cadenciada pela melhora e transformação de suas operações e processos de forma que os gargalos possam ser identificados, antecipando as necessidades e recursos, estimando e mensurando o desempenho de cada etapa do processo. Todos esses alinhamentos são imprescindíveis para garantir que o seu e-commerce entre num fluxo próspero de funcionamento.

Algumas métricas são bem relevantes para um vendedor de e-commerce, pois elas expressam, em dados, a experiência de relacionamento do consumidor com a plataforma de vendas. Eis algumas delas: taxa de clique, tempo de permanência no site, visualizações, número de visitas. O estudo e a análise dessas métricas iniciais irão fornecer informações referentes ao comportamento do consumidor. É a partir dessas informações que o vendedor poderá tomar controle mais apropriado visando ao crescimento exponencial de suas operações. Uma restrição de capacidade, ou gargalo como costumam chamar, é a fase na qual um determinado processo não está funcionando da maneira que foi desenhado, atrapalhando todo o andamento dos outros processos. Identificar esses gargalos irá ajudar não só a aprimorar o processo, como dar continuidade ao fluxo sem erros de resultado.

Como identificá-los propriamente?

Existe uma estrutura por trás dos processos que determinam suas funções e que, necessariamente, precisa ser executada pelos seus responsáveis diretos. Portanto, a delimitação dessas funções e seus responsáveis precisa obedecer um critério específico para que assim sejam bem mapeados.

O desenho operacional é a forma mais prática para conseguir detalhar todo o processo. Você pode seguir estes passos para elaborar o desenho do seu processo de forma prática:

• Determine os principais componentes do processo;

LUIZ FELIPE ROCHA

Social Manager e Redator da SGPweb

• Ordene as atividades;

• Escolha os símbolos corretos para cada atividade;

• Faça a conexão entre as atividades;

• Indique o início e o fim do processo;

• Revise seu diagrama de processos de negócios.

E os recursos, como prevê-los? Com o máximo de detalhamento possível. Todos os recursos que serão alocados ao longo de toda cadeia produtiva devem ser detalhados a fim de que nenhum deles comprometa o processo.

O fator crítico: custos

Antes de explorar esse tópico, devemos diferenciar custo fixo de custo variável. O primeiro trata daqueles custos recorrentes, que aparecem com uma periodicidade programada; e o segundo faz referência a custos que se alteram de acordo com uma série de fatores associados. Estimar os custos é uma parte fundamental do processo que precisa ser considerada antes de tudo. Essa etapa irá delimitar tudo que entra e sai do processo de forma a garantir um equilíbrio entre custos e benefícios.

Definir o quanto será gasto em cada etapa com a execução do processo é ter domínio sobre pontos que podem ser otimizados, mas você conhece, de fato, todas as classificações de custos? • Custo operacional: relativo a todo o funcionamento do negócio; em suma, ele é a soma de gastos administrativos, comerciais, dos recursos humanos, entre outros.

• Custo total: aqui, tratamos de custos em geral, a soma dos custos fixos e variáveis.

• Custos diretos e indiretos: todos aqueles que podem ser mensuráveis e relacionados ao produto.

• Custo primário: tudo que é necessário para a produção do bem que será comercializado.

Métricas do desempenho são uma forma de aferir a saúde das suas operações, pois permitem que as atividades sejam padronizadas. Qualquer alteração nelas terá um reflexo direto nos indicadores que sofreram distorções.

Visto que essas foram algumas formas essenciais de mapear os processos, percebe-se o quanto se torna vital passar por esse mapeamento e garantir um bom funcionamento do seu negócio. Entenda que a cadeia do comércio precisa ser destrinchada para ser controlada com sucesso. Quanto antes você conseguir dominar todas as esferas do seu processo de vendas, mais rápido você conseguirá atingir suas metas.

Luiz Felipe Rocha é apaixonado pela produção de textos e conteúdos que incentivem a articulação de assuntos sobre mercado, marketing e mídias sociais. Entrou no time SGPweb em novembro de 2021 com o intuito de manter o grupo por dentro das atualidades do setor e deixar os canais de comunicação da empresa ainda mais cheios de novidades e tendências do e-commerce.